cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Testando a qualidade da Conexão

Highlighted
Aronguejo

Testando a qualidade da Conexão

E ai pessoal, beleza?!

Apesar de termos o Lag Report, várias dicas na base de conhecimento, leitores de logs, ferramentas de reparo, etc... Ainda vejo muitos jogadores entrando em contato conosco sobre problemas de lentidão e desconexão. E após analisar os logs enviados por eles, quase todas as vezes detectamos problemas na conexão das provedoras, e então os orientamos a falarem com elas. Isso porque quando o problema é de nosso lado, afeta vários jogadores (VÁRIOS mesmo), e portanto temos diversas ferramentas de monitoramento para ficar de olho nisso, e corrigir assim que acontece.
Algumas vezes pode parecer que o problema é apenas no LoL, pois o YouTube e a Netflix funcionam normalmente por exemplo. No entanto lembre-se que a rota da sua conexão para os serviços na internet é diferente, e é extremamente comum que apenas uma rota esteja com problemas.

Dito isso, queria apresentar para vocês uma ferramenta muito bacana chamada WinMTR. Essa ferramenta junta em um único relatório informações de PING e ROTA de sua conexão, facilitando muito a detecção de problemas. E pra você já poder fazer o teste e entender como ler o relatório, fiz esse guia abaixo (mas caso tenha dificuldades em entender o resultado, entre em contato conosco por ticket e te ajudamos, ok?)

1. Baixe o WinMTR clicando AQUI (Não esqueça de escolher a versão que seja igual ao do seu sistema operacional: 32 ou 64 bits).
  2. Extraia o conteúdo do arquivo .zip para sua área de trabalho.
  3. Abra o WinMTR e insira o endereço IP que você quer testar no campo Host. A lista de endereços encontra-se abaixo:
    > Servidor de jogo: 8.23.24.5 ou 8.23.24.100
    > Servidor de patcher (atualizador): l3cdn.riotgames.com
    > Servidor de Login: lq.br.lol.riotgames.com
    > Servidor do cliente: prod.br.lol.riotgames.com
    > Servidor de chat (cliente): chat.br.lol.riotgames.com
    > Servidor da loja (cliente): store.br.lol.riotgames.com

4. Clique em "Start", e se a lentidão acontece dentro do cliente, vá para o próximo passo. Já se a lentidão ocorre durante as partidas, pule para o passo 6!

5. Abra o cliente do LoL e teste a navegação alternando entre perfil, loja, coleção, etc. Se nenhum problema de conexão for encontrado nos primeiros 10 minutos, reinicie o teste. Vá para o passo 7!
  6. Se a lentidão é em jogo, entre em uma partida personalizada apenas com bots e com o WinMTR rodando jogue normalmente. Se nenhum problema de conexão for encontrado nos primeiros 10 minutos, reinicie o teste.
  7. Quando um erro de conexão ocorrer, permaneça conectado por mais 6 minutos, depois clique em "Stop" no WinMTR.
  8. Agora é hora de analisar o relatório:

Ele vai se parecer com algo assim:

(informações de alguns saltos censurada com a tarja preta por precaução =P )

"Legal Geek, fiz isso tudo ai! Mas que que é esse monte de número?!?!"

Vamos por partes! Pra ler esse relatório é bem simples, basta você saber o que cada coluna significa:

• Hostname: Servidor ou roteador por onde sua conexão está passando
  • Nr: Número do salto (salto é o caminho entre o último destino e o próximo)
  • Loss %: Porcentagem de pacotes perdidos. (Pacotes são pedaços de informação que seu PC envia e recebe da internet. Para uma conexão eficiente não pode haver nenhuma perda)
  • Sent: Pacotes totais enviados
  • Recv: Pacotes confirmadamente recebidos no destino
  • Best: Melhor latência em milissegundo para esse destino
  • Avrg: Média da latência em milissegundo para esse destino
  • Worst: Pior latência em milissegundo para esse destino
  • Last: Última latência em milissegundo para esse destino registrada

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Caso seu teste mostre alta latência ou perda de pacote SOMENTE em um salto intermediário (ou seja, nos demais volta a ficar no mesmo padrão dos anteriores até chegar ao destino final), isso significa que não há um problema em sua conexão, apenas alguma configuração incorreta naquele servidor/equipamento de rede. Agora se a perda de pacote ou aumento de latência permanecer nos demais saltos. Salve o resultado e entre em contato com sua provedora para cobrar uma solução.

Como o cliente do LoL não fica no Brasil, caso faça testes de rotas para os endereços da loja, cliente, chat ou login, não estranhe se os saltos chegarem próximos aos 200ms. No entanto os servidores de jogo e patcher (atualizador) estão em solo Brasileiro! Portanto para esses endereços os saltos devem ficar bem mais baixos.

Em alguns saltos pode aparecer (como no exemplo acima):
"No response from host / 100% de perda de pacotes"
Isso é normal, significa que naquele host existe alguma configuração que não envia os pacotes de volta a fonte (seu computador), mas se os próximos saltos estão normais (sem perda de pacotes e no mesmo padrão de latência dos anteriores), está tudo certo =)

Se em todos os últimos saltos aparecer 100% de perda de pacote (também como no exemplo acima), pode significar que existe alguma proteção nos hosts que impede o envio desse tipo de pacote. Portanto leve em consideração somente até onde é possível ler.

Não somos responsáveis por essa ferramenta, e portanto não podemos dar suporte a ela. Caso esteja com problemas de conexão e não consiga usar o WinMTR, entre em contato conosco através do suporte para que possamos ajudá-lo.

Por fim, se aparecem problemas de perda de pacotes (ou latência alta) de forma consistente em seu relatório, entre em contato com sua provedora e envie esse resultado cobrando uma solução. E caso não tenha visto nada de incomum, envie o resultado desse teste junto com os relatórios da Ferramenta de Reparo Hextec para nós via ticket, para que possamos ajudá-lo o/

Espero que esse guia tenha sido útil ^^

Um abração!

65 RESPOSTAS
Arauto

Re: Testando a qualidade da Conexão

Não sabia que existia essa ferramenta. Bem útil para o pessoal que ta com problema.
Aronguejo

Vou usar como exemplo esse Tuto !

Live, em breve !
Twitch.tv/NicinLoL
Que Deus te abençoe !
Aronguejo

senhor nao usa este treco vermelho nas letras,incomoda demais.
Aronguejo

Ótimo tópico Geek! E também ótima escolha de ícone, tá de parabéns.
Tropa

Geek,

Fiz tudo isso, meu relatório aparece que não tenho resposta do servidor.

Minha dúvida, eu tenho duas contas, uma está com o problema de ir até a tela de loading para entrar na partida e aparecer erro de conexão com o servidor;

A segunda conta entra normal na partida como se nada tivesse acontecendo.

Há alguma explicação?

estou com o mesmo problema. esta insuportavel jogar esse jogo, fui kitado duas vezes e o pessoal nem foi prejudicado pois o jogo foi recriado. Ja eu , levei baixa prioridade de 20 min por um erro do jogo e nao meu

estou com o mesmo problema. esta insuportavel jogar esse jogo, fui kitado duas vezes e o pessoal nem foi prejudicado pois o jogo foi recriado. Ja eu , levei baixa prioridade de 20 min por um erro do jogo e nao meu.

Comigo a mesma coisa  , minha internet ta tudo certinho jogo com 9 de ms , mas agr  patida nem abre fica no  no loading  se for ver meu historico só tem remake  peguei ban de 20 min tbm D:

LEAGUE OF BUGS

Eu estou com problema na hora da tela de carregamento dos campeões, fica falando que esta sem conexão de internet, acabei de perder uma rankeada (Recreação), e estou com leavebuster porfavor resolvam, isto esta acontecendo desde ontem

Aronguejo

Fico imaginando alguem ligando para o suporte de sua net e falando: "Olha, estou tendo perda de pacotes com o servidor do league of legends, ip x.x.x.x"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não obstante..o que a riot se recusa a admitir é que o servidor BR está longe de ter as rotas seguras que ela diz ter acordado com os provedores.

O fato é que várias pessoas sofrem perdas de pacotes exclusivamente com o servidor da riot.

Para vcs fazerem o teste basta abrir dois CMD e digitarem os comandos:

ping  8.23.24.100 -t

ping www.google.com -t

Um comando em cada tela gente....depois entrem para jogar.

Se vc tiver algum disconnect, de alt tab e veja as telas. 

Vcs vão observer que o servidor da riot para de responder mas o da google não.

Ai a riot vem dizer que é problma de rota...muito conveniente. 

olá tudo bem!

vivo reclamando de minha net aqui, pois aqui o bairro infelizmente por ser uma área considerada rural, isto é, afastada do centro da cidade, aqui só tem internet via rádio.

é por isso que não costumo jogar normal ou ranqueado, pois o sinal aqui é instável demais!

adoro o jogo, amo as personagens Sona, Soraka e Janna!

pena que não posso usufruir melhor do jogo por causa da net.

Um abraço a vocês, fiquem com Deus e bons jogos!

FELIZ ANO NOVO!

Aronguejo

Apesar do post ser bem útil eu fiquei meio doidão tentandor ler as letras vermelhas, por favor não usa que eu nem consegui ler, aaa

Tropa

A rito poderia criar um sistema para ver o ping antes de iniciar uma partida, seria útil e bem mais rápido do que criar uma personalizada só pra testar isso.

Aronguejo

Eu pensei a mesma coisa, seria ótimo se tivesse como ver como está a conexão com o servidor antes de iniciar a partida. assim evitaria Leve Busters e perca de PDL teria bem menos reportes por jogadores afk.

Informação relativamente útil, valeu mesmo seu lindo <3

esta me afetando esse erro :/ em todos esses anos nessa indústria vital eh a primeira vez que isso me acontece.

Mas é claro que vai parar de responder ._., até porque imagine as pessoas pingando e o servidor aceitando todas as conexão sem "fixar apenas 1" ai seria um pode fazer DoS que nós aguenta..., e você bota "-t" e não diz o tempo logo pode fazer infinitamente esse teste e é obvio que várias pessoas fazendo isso vai "quebrar"...

tenho visitado este tópico com frequencia, mtu bom, bem util as informacoes