cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Recente FPS Stuttering (Engasgadas)

Resolvido
Gsm Aronguejo
Aronguejo

Recente FPS Stuttering (Engasgadas)

Recentemente, poucos dias após a entrada do patch 8.16, no fim da tarde do dia 21/08/2018, o LoL vem apresentando problemas de extrema má otimização. Sou formado em Sistemas de Informações e realizei todos "Tips & Tricks" de performance possíveis pra computador de sistema operacional Windows 10, também executei todos passos de todos guias disponíveis pela suporte da Riot relacionados à desempenho. Sempre tive resultados exercendo as possíveis soluções disponibilizadas pela Riot e as demais apresentadas por sites de terceiros mas desta vez posso afirmar com uma altissima probabilidade de acerto que há algum conflito nos seguintes:

- Engine do LoL
- Windows
- Recent GPU Driver (Driver da Placa de Vídeo recente)

Eu afirmo com tamanha confiaça pois formatei meu computador em prol da resolução deste problema , logo em seguida executei todos procedimentos de otimizações possíveis no Windows 10 e considerei recentes reclamações não só deste fórum como também no de outras regiões.

Segue aqui um tópico que cita inúmeras reclamações a poucas horas atrás.

Meu objetivo aqui é o feedback de vocês da comunidade BR relatando se também vem enfretando o assunto retratado neste tópico e que ajude a tornar essas reclamações notaveis para a Riot dar um parecer sobre elas e quem sabe uma possível solução tanto pela parte deles ou com algo que possamos fazer para deteriorar essas engasgadas.

Grato, Att.
Gsm

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Aronguejo

Re: Recente FPS Stuttering (Engasgadas)

E ae, @Gsm e galera do tópico! Beleza?

Eu sou o Valarin e sou o Live Producer do servidor brasileiro, o que significa que eu sou o cara que está sempre atento aos problemas que estão acontecendo seja no servidor, seja na rede ou seja no jogo em si.

Desculpa demorar para responder esse tópico, mas eu estava querendo trazer o máximo de informação que eu podia.

Sendo direto e reto: sua leitura está corretíssima. A performance do jogo deu uma sambada na atualização 8.16 e os sintomas de queda de FPS são exatamente como os que você citou. Isso ocorre devido a alguns bugs (sim, mais de um) que introduzimos no jogo.

Os times responsáveis estão trabalhando para solucionar os problemas, mas infelizmente as correções não entraram na 8.17. Eu estou em cima deles para que as correções sejam feitas sem falta para o 8.18 e em breve quero trazer mais informações aqui mesmo no fórum sobre esse e outros problemas que vocês tem apontado.

Isto dito: além dos bugs que eu citei, a última atualização do Windows 10 trouxe uma série de problemas para quem tem processadores Intel (como algumas outras pessoas citaram aqui pelo tópico), então o seu conputador tiver recebido a atualização e foi afetado, então são duas paradas que não tão ajudando.

A Microsoft já anunciou que está trabalhando em uma correção.

Obrigado pelo tópico! Trazer esses problemas pra gente me ajudam muito a ir atrás para que tudo seja resolvido o mais rápido possível.

Valeu e desculpe a falha nossa

160 RESPOSTAS
Aronguejo

O Windows 10 é um péssimo sistema que vai ser eternamente Beta e propício a bugs e engasgos. Tente trocar pra um sistema que não seja rolling release.
Tropa

Verdade tá impossível jogar lol.... antes eu jogava com 130/140 de fps sem quedas... agora desce pra 90 durante o jogo todo e dá muito lag. Meu amigo está com o mesmo problema e utiliza uma GTX 1060. Estou sinceramente quase desistindo de jogar lol pois nenhuma configuração resolve o problema.
Tropa

Cara , não é problema de windows nem de setup nem de nada relacionado a isso , essa empresa não faz um patch sem que ocorra algum problema .. eestou tendo o mesmo problema de " stuttering " mesmo se você travar o FPS vai ver as travadas .. tive que ir ate os forums NA e EUW pra ver se tinha alguem com o mesmo problema , e para minha não surpresa tinha varios posts sobre isso , então só depende deles arrumarem .

estou com o mesmo problema ta impossivel jogar mesmo com  a camera travada em 60 fps o jogo da os lags graficos e fica impossivel jogar ta foda 

Estou com o mesmo problema e parece que a nossa data é a mesma. Desde então venho enfrentando problemas com o FPS no LoL e somente nele. Entrei em contato com o suporte e me falaram que estava utilizando a placa de video integrada, mas não foi isso. Fiz a verificação pelo Teamview com um atendente da Nvidia ele me mostrou que estava sendo executada pela placa de video dedicada. O suporte da Riot está protocolado para nos enrolar e vai ser assim sempre. Está impossível de jogar.
Gsm Aronguejo
Aronguejo

Agradeço o feedback de todos, isso me tranquiliza pois prova que é realmente algo relacionado a má otimização do jogo logo após a data citada. Sei que muitos sabem que o LoL não tem uma otimização das melhores, pois a cada patch o jogo fica mais denso e nada é pronunciado ... Mas de certa forma ainda passa a ser compreensível e solúvel, algo que não se aplica a este caso.

Acredito que dessa vez, em especial, algo será feito e comunicado por parte da Riot considerando que o fato presente é extremamente incabível. Como muitos relataram, mesmo limitando o FPS a 60 e tendo feito a maioria das medidas cabíveis para a resolução do incômodo, o jogo permanecera repleto de engasgadas conjuntas a uma inconstância surreal dos frames.

Peço encarecidamente que usufruam deste tópico como referência ao problema que vem ocorrendo para conquistarmos uma visibilidade considerável digna de atenção. De nada adianta criar inúmeros tópicos sobre o mesmo assunto com respostas genéricas de terceiros sem o parecer de alguém relevante para nos dar uma posição.

Grato.
Gsm

Aronguejo

A minha maquina (FX 6300 4.0 OC + 8gb + GTX 960 +Windows 10 pro x64 + Internet 25 mb GVT super estável ) sempre rodou perfeitamente o LOL, mas nestes últimos dias, logo após o patch, mesmo deixando sincronização vertical ativado pra cravar no 60fps ele dropa, cai pra 59, de repente vai pra 57, quando du nada vai pra 40+ ou 50+. Tentei deixar desativado a sincronização, mas não adianta, o problema persiste, fica acontecendo pequenos "freezes", muito fácil notar este problema quando você arrasta a câmera pelo mapa com o mouse (pela lane, não pelo minimapa), em vez da câmera prosseguir de forma lisa e contínua, ela vai gerando pequenos "picks- freezes". Eu já fiz limpeza física, limpeza lógica, testei todos tipos de configurações possíveis na placa de video (Painel Nvidia etc..), efetuei formatação completa para testar apenas o LOL, nada adiantou. Eu já verifiquei tudo, o problema é o LOL, foi logo após o patch.
Gsm Aronguejo
Aronguejo

Andei pesquisando pelos fóruns da NVDIA  e descobri possíveis problemas com o recente driver deles, vou tentar instalar uma versão retrógrada onde o jogo fluia dentro do padrão.

Também é citado no mesmo fórum a alta probabilidade de conflitos com programas de monitoramento de Hardware, foi sugerido que removamos estes mesmos Softwares ou desabilitemos suas funções de monitoramento. No meu caso desabilitei o monitoramento conjunto do programa (Que utilizo para Overclock) "MSI Afterburner" o qual de primeira impressão não trouxe os resultados esperados, caso consiga retrocedendo o Driver de minha placa de vídeo atualizo o post e fixo o mesmo como solução.

Aproveitando, @Uzí Crack gostaria de agredecê-lo pela indicação de re-direcionamento a este tópico para um post retratando sobre este mesmo assunto, obrigado. Acredito que atitudes como essa unificam e fortalecem a probabilidade de um parecer da Riot pois contribuem com nossa visibilidade.

Também estou com esse problema, Por favor RIOT resolva isso no próximo patch, está insuportável jogar assim !
Gsm Aronguejo
Aronguejo

Fiz mais uma tentativa a respeito do mencionado em meu último post deste mesmo tópico e para nossa infelicidade não é a possível solução, mas achei interessante a sugestão da remoção dos programas/funções de monitoramento de terceiros pois estes podem implicar com os drivers recentes de GPUs da fabricante NVIDIA.

Ta tenso aqui tbm
Tropa

cara eu to nessa mesma situação, tem um rioter me ajudando e me dando VARIAS soluções mas nenhuma delas funciona, o mais esquisito é eu jogar Overwatch no ultra com 80 fps e dar literalmente 0 travadas, mas o lol ta pessimo
mesmo eu jogando entre 120-180 fps, parece que o jogo ta a 50

Exato, se alguma solução que ele passar de algum resultado passa aqui no fórum.
Highlighted
Aronguejo

Gsm eu que agradeço, fiquei feliz em saber que alguém está passando pelos exatos problema que eu venho enfrentando nos últimos dias, e que também tentou de varias formas encontrar a solução e não encontrou, pois eu estava quebrando a cabeça também ,e só fiquei aliviado sabendo que você também está passando pelos mesmos problemas, eu já estava partindo pra outros testes com processador e memória, mas agora sei que não é, seu post foi muito útil, e existem vários outros também. A sua atitude de expor no fórum é nobre, todo mundo ganha Smiley Very Happy Vamos tentar descobrir como corrigir o problema, pois pode ser que a riot demore meses pra corrigir por meio de path ou quem sabe, nem corrija.
Aronguejo

Meu computador (GA-970A-DS3P (rev. 1.0) bios f1, 8gb memória, Fx 6300, GTX 960, Windows 10 x64.
Eu usava overclock p/ 4.0, testei varias vezes tirando o OC, deixando padrão, e também com OC, das duas formas não muda em nada em relação ao problema.
O meu windows estava limpo, não tem vírus, não tem nada corrompido, em perfeito estado e muito bem configurado.
De um dia para o outro os drops+freezes começou no jogo, logo apos estes 2 últimos patch's, e coincidentemente teve uma atualização do windows de segurança também acho que no mesmo dia deste último patch, pensei que o problema era a atualização do windows , desinstalei ela, não resolveu, desinstalei todas atualizações, nada. Eu tentei todas combinações possíveis de configurações da placa de vídeo por meio do painel Nvidia, não adiantou, tanto com sincronização ativado pra cravar o fps 60 ou deixando solto o fps, também não deixei nenhum programa rodando junto como o mencionado Afterburner ou outro qualquer, nem mesmo teamspeak, nada resolveu.
Atualizei o driver da Nvidia para o mais recente, não resolveu.
Eu tinha dúvidas se poderia ser o meu HD, retirei todos os HD atuais, peguei um outro HD zero, formateio PC nele e instalei novamente o windows 10 x64 (uma versão mais limpa sem otimização pra não ter dúvidas), instalei somente o necessário para rodar o LOL, desativei atualizações automaticas do windows, baixei o lol e instalei o LOL do zero, instalei os drivers da placa mãe e Bingo, o problema continuou exatamente do mesmo jeito, sem nenhuma alteração.
Atualizei a Bios hoje, peguei a próxima versão da Bios da minha placa mãe lançada 1 ano depois, última versão (f2j) e também não resolveu o problema. Agora, vou tentar o que você comentou Gsm baixar um driver bem mais antigo da placa de video, e vou atualizar o windows novamente full, quando eu reiniciar o pc e testar, volto aqui.
Gsm Aronguejo
Aronguejo

@Uzí Crack Também fico aliviado que exista alguém que realmente vai atrás da resolução dos problemas que enfrenta e não fica parado de braços cruzados feito bobo esperando uma resposta, saber que existe pessoas como você por aqui é gratificante demais para mim!

Eu pensei em atualizar a BIOS também, creio que seja a única coisa que não vim a testar de tudo que você mencionou e graças a seu feedback posso tirar essa pulga atrás da orelha e cada vez mais descartar possíveis agentes deste incômodo. A NVIDIA lançou um Driver hoje mesmo lá pelas 3 horas da tarde e infelizmente ele também não soluciona nosso problema, achei que seria a luz necessária desse túnel escuro que nos encontramos. Por enquanto já tentei de tudo que tive conhecimento, sabendo mais de algo atualizo aqui na mesma hora.

Gsm Aronguejo
Aronguejo

ATUALIZANDO

Há um tópico recente no Reddit oficial do LoL com visibilidade considerável retratando exatamente deste mesmo caso.

Suspeito com maior precisão de que este fenômeno que vem ocorrendo foi algo feito no jogo (Dia 21/08/2018, no período da tarde do dia de estréia do Patch 8.16) que acabou desencadeando algum conflito com alguma opção/versão/patch do Windows ou do Driver da GPU.

Segue o link do tópico mencionado no início deste post:
https://www.reddit.com/r/leagueoflegends/comments/99v5ud/recent_frame_skipping_and_stuttering_is_mak...

Aronguejo

Trava o FPS cara, coloca no 60.
Aronguejo

Ótima noticia, vou ler o post.
Eu fiz meus últimos testes aqui, atualizei o windows full e tentei jogar com 4 versões de drivers da placa de vídeo diferente, uma bem antiga, outra mediana, e as últimas mais recentes, o problema continuou. Provavelmente neste último patch a Riot fez algo de errado que provocou conflitos com windows 10 ou algumas GPU. Enfim T_T.