cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

PLACA DE VIDEO AMD

Tropa

PLACA DE VIDEO AMD

Boa tarde, recentemente adequrir um novo notebook. Obviamente sei que pc de mesa é melhor que o notebook, logo reconheço todas suas limitações. O que ocorre é que o jogo lol tá injogavel de tanta queda de fps. Pelo que pesquisei eu já apliquei tudo que possivel para o lol rodar com fps estavel. Eu realmente n ligo muito para qualidade e sim estabilidade. Conf do note: 

Notebook Acer A515-41G-1480 AMD A12 2.7Ghz 8GB RAM 1TB HD AMD Radeon™ RX 540 com 2GB 15.6" Windows 10 e 8gb de ram

mesmo com essas configurações, que aparenta ser razoavel o lol fica muito instavel. quem tiver alguma solução me ajudem pfvr 

21 RESPOSTAS
Dragão

Re: PLACA DE VIDEO AMD

Por essas configurações, não vejo por que o Lol está tão instável, deveria rodar sem problemas...

Já tentou jogar com o carregador conectado? Jogar sem o carregador faz com que o desempenho caia para poupar energia.

Arauto

É, apesar da placa ser mais inferior, as configurações estão OK pra League.. Tente jogar apenas League, sem navegador ou player de música ou qualquer outra coisa aberta (isso inclui programas de gravação, tipo OBS)

E a dica do carregador é super válida, mas indicaria remover a bateria, senão vai viciar!
Arauto

Tente responder algumas perguntas antes:

1) Seu note está superaquecendo?
2) Você já apertou a tecla Windows + Pause Break para conferir se realmente está com essas especificações?
3) Ele já era usado?
4) Você conferiu se as config do vídeo inGame estão adequadas (Ex: Sombras, Qualidade)?
5) Está com o V-Sync e Antialiasing ativados?

6) Já rodou e deixa ativo algum Antivirus?

7) Deixa muitos processos de segundo plano ativos?

---

Senhoras e Senhores, peguem as pipocas

---
Tropa

Já, eu só jogo jogos com carregador ligado
Tropa

Já testei sem nenhum aplicativo, sem nada ligado. Fechei a steam, discord, tudo que possa ficar em segundo plano, o problema ainda persiste
Tropa

1) Seu note está superaquecendo? Não, e jogo em um ambiente que deixo a temperatura baixa. Em media de 18 grau. E utilizo uma mesa para colocar o notebook
2) Você já apertou a tecla Windows + Pause Break para conferir se realmente está com essas especificações? Já, é o que diz realmente, tudo nos conformes da confg
3) Ele já era usado? Não, é novo
4) Você conferiu se as config do vídeo inGame estão adequadas (Ex: Sombras, Qualidade)? Sim, e eu já coloquei até no mais baixo, porém não adianta, o fps cai muito
5) Está com o V-Sync e Antialiasing ativados? Nem uso esses programas

6) Já rodou e deixa ativo algum Antivirus?
Deixo o Norton, porém quando jogo deixo ele desligado
7) Deixa muitos processos de segundo plano ativos?
inicialmente só o yt, porém deixei de lado e o problema ainda persistiu
Arauto

@CuteDog@  escreveu:
...
5) Está com o V-Sync e Antialiasing ativados? Nem uso esses programas
...

O V-sync e o antialiasing não são softwares, eles são opções de configuração de vídeo do jogo. Se não estou enganado, essas duas opções pesam no jogo. Assim como os detalhes de efeito, como "Piscar a tela", quantidade de informações na tela (ex: dano no adversário, exp ganha). O Som também pesa e as animações de interface também.

---

---
Tropa

antialiasing é para tirar o serrilhado né? ele não tá ligado. Agora o V-sync n localizei ele não
Tropa

Esquece o que esse pessoal está falando. Não é problema com sua maquina. Eu tenho um pc high end com tecnologia AMD e tenho problemas com o fps, que fica instavel na casa dos 80-90 fps. Se você ver streamers por ai vai perceber que é um problema comum e que é impossivel cravar 144fps mesmo com um pc top.

Esse problema já acontecia antes, mas não era tão ruim. Esse mês ficou bem pior. Sugiro que mande um ticket para a riot e busque uma solução direto com eles. Apesar de que eu acredito que esse problema só será solucionado na segunda semana de janeiro, quando os desenvolvedores voltarem das festas de fim de ano.
Arauto

@Tropcal@  escreveu:
Esquece o que esse pessoal está falando. Não é problema com sua maquina...

Ok. Vamos lá então, não quero discutir, mas já que você manja tudo ai, vamos falar sobre as especificações que o cara deu, pra um Notebook:

[Acer A515-41G-1480 AMD A12 2.7Ghz 8GB RAM 1TB HD AMD Radeon™ RX 540 com 2GB 15.6" Windows 10]

Primeiro ponto: 2.7GHz de CPU, quando o mínimo seria 3.0GHz. Se estivesse em OC, isso iria sim satisfazer, mas devemos lembrar que fazer OC em um Notebook, com espaço reduzido, aumentando sua temperatura, pode ocasionar em queima dos componentes de forma fácil.

8GB de RAM - Ajuda em processos secundários e inclusive em segurar o sistema e o próprio client do jogo (Aliás, ele também deveria desativar o Client na opção enquanto o jogo está rodando). Mas dizer que isso vai aumentar consideravelmente o FPS é errado.

HD - Não vai mudar em quase nada o rendimento do FPS (a não ser memória cache e etc).

Placa de Vídeo - Parece ser boa, o que me incomoda são esses 2GB de VRAM... porém, para rodar lol no mínimo se não estou enganado, seriam uns 512MB de VRAM, o que seria mais do que recomendado.

Então o que eu posso tirar como análise disso tudo?

1. O Note dele está bom, mas por algum motivo está rodando com FPS abaixo do esperado. Isso pode ser causado por superaquecimento (inclusive, causando BSOD), ou algum software que esteja pesando demais e ele não está percebendo.
  2. A CPU não é tão ruim assim, mas CPU e GPU são os fatores que mais interferem para ter um bom resultado de FPS dentro do jogo. Temos outras também, por exemplo, as da AMD Ryzen 5 pra cima. Mas estamos falando de Notebook, aliás, algo que passou despercebido é: Como uma máquina dessas está consumindo energia? Será que está sendo bem suprida? Ou Será que fizeram um Underclock na máquina para ela não superaquecer e assim, consequentemente, gastar menos energia?

Eu entendo que devido algumas atualizações o jogo pode sim ficar mais pesado. Mas dizer que o jogo fica 100% travado depois de alguma atualização é muito coisa de leigo no assunto.

---

---
Tropa

Beleza então explica  como o pc do yoda, sneaky, qtpie e tantos outros não chegam nem a 144 fps? Todos estão com gargalo no pc? Sério mesmo que você acredita nisso? Cara, o principal problema tá na otimização do jogo, é inegável. Imagina só o impacto disso em computadores com menor capacidade, se nos high end não dão conta?

Tenho um ryzen 3.60 GHz, 16 GB de RAM e uma placa de vídeo rx 580 8GB com uma ótima fonte de 500 e ainda tenho problemas de fps...

Eu não disse que foi culpa de 1 atualização amigo, eu disse que na última atualização a situação ficou insustentável. Esse é o conceito de "TECH DEBT", algo que já foi apresentado pela própria riot no blog de desenvolvimento. Se você é mal caráter para distorcer o que eu falei para que você possa confirmar sua opnião que o principal fator é o hardware do usuário não posso fazer nada.

Arauto

@Tropcal
Primeiramente, um ser humano não enxerga mais que 60 fps, sendo assim, instabilidades acima disso não devem ser muito notáveis. O que você está discutindo são Números do próprio contador do LoL.

Beleza, você deu exemplos de streamers, mas eles são voltados ao jogo "League of Legends", eles fazem Streams (Que pesa MUITO na capacidade de um PC) e gravam vídeos (Programas de gravação também pesam). Pra realidade do Brasileiro, comprar um ultra PC gamer acima de uns 6.000 é inviável. Os caras podem até levar como profissão, mas o valor é extremamente salgado para começar com qualquer ramo, seja pro player, seja streamer, seja o que for. Por isso, acredito que eles comprem o Set de especificações para rodar o LoL no Ultra, e ponto (até porque é dificil ver incentivos do governo, de alguma empresa interessada em E-sports ou da própria Riot para alguém se equipar adequadamente para rodar o LoL e usar gravadores e softwares de transmissão).

Você já viu, por exemplo, alguém que joga somente LOL falando o seguinte: "Esse PC tem Water Cooler que retira X de aquecimento do Processador, tem o Intel i9 (ou Ryzen 7), placas duplas sli/crossfire, Motherboard de última geração, Gabinete de alta refrigeração, Fonte com X watts reais"? Já viu? Eu nunca vi. Os caras falam assim: "Comprei meu PC na empresa [propaganda], montaram meu PC pra rodar LoL no Ultra e fazer stream". Eu mesmo consigo fazer o FPS do LoL passar de 120 de FPS, mas esse valor fica variando entre 140 e 80. Quando eu marco as opções de "V-Sync e antialiasing, esse FPS fica CRAVADO em 60, o que pra mim está Ótimo, até porque eu sei que não vai mudar em NADA no resultado final da gameplay.

E sabe, no final das contas nada disso importa. Você não percebeu que o cara veio no fórum procurar uma solução para o problema dele. Eu dei uma visão um pouco mais técnica sobre o assunto, tentando mostrar algumas coisas que poderiam sim reduzir o FPS, enquanto você chega aqui "de forma super educada", e fala para o cara esquecer o que todo mundo disse, porque na verdade, só você sabe o problema, e ele (pra você) é unicamente a Riot com a atualização dela. Ou seja, você que tenta descredibilizar os outros, sem motivo algum, e eu que sou o "mal caráter".

Aliás, não sei se você percebeu as dicas do próprio texto dele, e do meu:
Em momento algum ele falou com quanto de FPS ele roda o LoL, ele não falou pra quanto cai, e ele não falou pra quanto ele mantém depois que esse drop acontece. Se tudo isso está acontecendo acima dos 60 FPS, isso vai pouco importar pra maioria dos jogos, pois é um valor flutuante. Você pode ter 1000 de FPS que seu cérebro ainda vai processar 60 FPS. Nesse lance de cravar o FPS em 60, a única coisa que vai interferir de fato é o Lag, ou seja, ele clicar e ter um tempo de resposta ruim, com as imagens do jogo bugando por causa do atraso. Se for uma mera reclamaçãozinha do tipo "Meu FPS cai quando o Baron nasce", bem, isso deve acontecer com muitas pessoas, o problema é o FPS cair e ficar sempre baixo.

Se o FPS dele fica baixo, e tem essas configurações, só posso deduzir isso:
Ele não configurou direito o Driver da Placa de vídeo, ou;
Vírus, ou;
Hardware com mal funcionamento, ou;
Alguma coisa puxando o processamento gráfico do PC dele na hora do jogo.

É isso.
Tenha uma boa virada de ano.

---

---
Highlighted
Tropa

"Primeiramente, um ser humano não enxerga mais que 60 fps"

??? kkk ok, vc tá trolando

Então é um desperdício de dinheiro esses monitores de 144hz do cblol kkkk

ai ai viu bom fim de ano
Arauto

@Tropcal
Bem, agora que passou a virada de ano, vou deixar claro aqui algumas coisas: O que eu falei não é de conta própria. Tem ciência envolvida, pesquisas e testes. Eu disse 60 FPS porque essa quantidade irá deixar o jogo fluído, mas segundo outras pesquisas, o ser humano chega a ver de 24 a 30 FPS.
Você deu o exemplo de um cenário competitivo, comparando com um jogador que não leva o LoL a esse nível. O que pode acontecer, e acredita-se, é que quanto maior a quantidade de FPS, menor seja o tempo de reação entre comandos, sendo assim, não focando o aspecto Visual do jogo, mas sim o desempenho do mesmo para reduzir os tempos de respostas (se não me engano, o MS em um evento local de LoL é 0, ou seja, Ping = 0).
Não adianta nada o cara comprar Placa de vídeo, monitor e etc, se a conectividade dele fazer com que o MS seja acima de 40, 20, até mesmo 10.
---------------------------------------------------------------------
Por fim, vou deixar separado:
O Ser humano não enxerga mais que 30 FPS/s.
Até 60 de FPS é para deixar o jogo fluído.
Acima disso é para supostamente ter um tempo de resposta melhor.
Não adianta nada ter tudo High para diminuir o tempo de resposta, mas a conexão com o servidor ser ruim/mediano.

---

---
Tropa

Kkkk.. Man, você tá confundindo tempo de resposta com taxa de atualização. Deixa eu explicar para um desavisado que passe por aqui.

144HZ significa que o monitor é capaz de reproduzir (ou simplificando, "mostrar") 144 frames por segundo na tela. Agora, se o jogo está em 144 FPS, significa que sua máquina está mandando 144 frames para a tela. Se a tela é 60hz quer dizer que o limite que ela vai mostrar é 60 frames por segundo. E o olho humano é capaz de distinguir até a faixa dos 200HZ, depois disso parece a "vida real". Desafio você trazer 1 artigo de fonte confiável que mostre que um grupo de pessoas não seja capaz de apontar a diferença entre um monitor de 144hz e um de 60hz.

Você disse que acima de 30fps é pra deixar o jogo flúido, mas para perceber a fluidez você já considera que o ser humano é capaz de perceber a diferença... só tó apontando a incoerência do seu raciocìnio, o que até pra troll é meio vergonhoso por sinal... 🤭

Já "MS" é o tempo de resposta que um comando leva para gerar uma resposta no servidor da riot e ela chegar até seu pc. Como um clique para seu boneco andar, por exemplo. Quando uma rota de conexão está com problemas é possivel notar uma demora par o seu boneco jogo responder aos seus comandos.

Tropa

Cara eu tenho o mesmo pc q vc e é só atualizar os drivers da amd q vem com a versão de 2017. Atualiza para a versão 18.9.3 que dá bom.

Sempre jogue com o carregador conectado.

Eu jogo no Ultra só desligando algumas coisas pra manter os 60 fps na tf.

Arauto

O que me incomoda é que além de explicar, eu ainda tenho  que mastigar.

Se você não quer acreditar, ok, não estou obrigando ninguém a acreditar a nada

@Tropcal  escreveu:
144HZ significa que o monitor é capaz de reproduzir (ou simplificando, "mostrar") 144 frames por segundo na tela. Agora, se o jogo está em 144 FPS, significa que sua máquina está mandando 144 frames para a tela. Se a tela é 60hz quer dizer que o limite que ela vai mostrar é 60 frames por segundo. E o olho humano é capaz de distinguir até a faixa dos 200HZ, depois disso parece a "vida real". Desafio você trazer 1 artigo de fonte confiável que mostre que um grupo de pessoas não seja capaz de apontar a diferença entre um monitor de 144hz e um de 60hz.

Você disse que acima de 30fps é pra deixar o jogo flúido, mas para perceber a fluidez você já considera que o ser humano é capaz de perceber a diferença... só tó apontando a incoerência do seu raciocìnio, o que até pra troll é meio vergonhoso por sinal... 🤭

Já "MS" é o tempo de resposta que um comando leva para gerar uma resposta no servidor da riot e ela chegar até seu pc. Como um clique para seu boneco andar, por exemplo. Quando uma rota de conexão está com problemas é possivel notar uma demora par o seu boneco jogo responder aos seus comandos.

Agora, assista esse vídeo (se puder também, se não puder passar bem)

Assistiu?

Pois bem, quais GRANDES diferenças você enxergou entre 30 e 60 FPS? E entre 60 e 120 FPS? Muita? Pouca? Nenhuma?

Aliás, eu só enxerguei uma diferença gritante de frames quando o vídeo sofreu um slow de metade do tempo  e também na metade da metade do tempo.

A cada SEGUNDO, pra mim, não teve muita diferença entre FPS, mas quando o tempo foi divido por 2 (ou seja, vou deixar bem explicadinho pra não ter dúvida = 0,5 segundos), então a QUANTIDADE de frames adicionais pesou SIM, mas podemos entender que isso acontece porque estamos medindo quantidade em um tempo reduzido, e não 1 segundo (até porque agora 1 segundo vale na verdade 0,5 segundos do jogo, neste exemplo). Em 0,5 segundos a gente percebe que existe muito mais quadros a cada segundo real, o mesmo ocorre com animações: quanto mais quadros de desenhos, mais movimento eles parecem executar. Porém, se a quantidade de quadros for demais, esses mini-movimentos serão deixados de lado, pois serão imperceptíveis ao olho humano.

Agora, imagine se você tem uma empresa de animações, e resolve fazer tais desenhos a 144 frames, em vez de 30 fps. Ok, gaste mais mandando seus profissionais desenharem 114 frames além do necessário para o consumo dos espectadores. A, e deve-se lembrar que mutias pessoas detestam a tecnologia de 3D em televisões, que por sinal, só ganham essa característica por causa da grande quantidade de frames adicionais que recebem. Quer arriscar mais com "Tecnolia de ponta e extrema?" Boa sorte.

Em outras palavras, entre 30 e 60 FPS eles parecerão fazer as mesmas coisas, a diferença é que com 60 FPS, a amostragem fica SIM mais fluída pela QUANTIDADE de frames preenchendo os espaços, mas não significa que que você enxerga o DOBRO de coisas por ter o DOBRO de FPS. Porém, de 30 FPS para 15 FPS  a sensação que dá é de travamento, ou seja, como se o movimento não estivesse sendo 100% concluído.

Uma explicação bem plausível para as pessoas que acham que tem milhares de diferenças entre 30 e 60 fps é uma coisa chamada Hardware. Se o Hardware não for bom, e ele pesar na hora de rodar um jogo, pode ser que nem a 30 de FPS ele esteja rodando, mesmo esse valor sendo indicado, enquanto que a Taxa de frames que um usuário de 60 fps tem, ao cair, dará uma menor sensação de perda de quadros ou travamento.

Eu entendo seu posicionamento de ficar falando que "O ser humano enxerga sim Acima de X"... mas na moral? Isso pra mim é discutir extremos, e o pior, extremos que não mudam nada. Eu sinceramente não acho que estamos orientando nessa discussão um usuário de PC normal e casual, que não seja profissional. Se o cara ter isso como PROFISSÃO, realmente, ele tem que procurar as melhores marcas, os melhores desempenhos, as coisas mais caras do universo. É igual usa protetor solar: Quer comprar o de 90? Vai na fé, mas entenda que de 30 pra 90 não vai mudar muita coisa, vai mudar, mas não é muita coisa.

Agora, eu não sei se você sabe, até porque presumo que você já entende tudo de tudo, mas, os periféricos do PC possuem MS entre eles. Tendo um bom hardware, você irá sim reduzir MILISEGUNDOS de respostas entre você e o Servidor. Inclusive, existem outros conceitos, como Input Lag, por exemplo. Mas vou resumir, né, porque eu duvido muito que vai ler tudo isso.

=========================================== RESUMÃO ================================

Imagine que você está assistindo um anime a 30 FPS e outro a 60 FPS.

O de 30 faz a mesma coisa que o de 60.

Mas a percepção que dá entre um e outro é que existe mais movimento do primero ponto ao último, mas mesmo assim, não é muita coisa. Só vai deixar mais "FLUIDO". Abaixo de 24 começa dar a sensação de "perca de quadros".

Outra coisa: Você está comparando Olho Humano com capacidade em Hz/Pixels/RAM sei lá oque. Sério? Aliás, qual pesquisa comprova que o olho humano enxerga isso, ou além? Eu não sei se você já pegou uma roda na mão, e girou, e em vez de enxerga-la girando no mesmo sentido começou a ve-la ir para o outro lado...

O cara tem monitor de 144Hz, e provavelmente vai querer rodar o jogo a 210 FPS ou mais. Provavelmente o cara trabalha com isso. Se não trabalha, pra realidade brasileira é perca de recurso em comparação com o benefício.

---

---
Tropa

tbm ta acontecendo comigo o msm pc sem nada aberto por tras ele fica em 81 fps mas na lane ja cai pra 40 e em fight uma vez foi pra 20

Tropa

o problema n e o fps baixo e a instabilidade as quedas de repente que congelam o game