cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Dicas para Melhorar o Desempenho de sua Máquina

Tropa

Dicas para Melhorar o Desempenho de sua Máquina

Fala galeraaaaa, belezinha?

Este post é um Re-post do antigo fórum, eu tentei apenas linkar, mas a pagina em que meu post foi postada foi deletada, infelizmente :/. Entretanto, para nossa alegria, eu tinha o arquivo do post salvo em Word. Espero que gostem e ajude! 

Então, dessa vez vim deixar para alguns que ainda não saibam dessas dicas, para aumentar o desempenho de seu PC. Grande parte das pessoas que usam aparelhos eletrônicos os usam por meses/anos e nem se quer fazem algum tipo de limpeza, e como qualquer aparelho o computador também sobrecarregará se estiver cheio de programas, Adware, vírus, etc.

Lembrando que: Qualquer dano ao aparelho é de sua INTEIRA responsabilidade.

Mas fica tranquilo, que esses passos eu os garanto 99% de segurança. E são os que sempre uso para limpar meu PC e os de meus amigos. Sem mais delongas, vamos as dicas:

• Primeiro de todos é que você limpe seu pc de Adwares (programas indesejáveis que abrem propagandas em seu pc, abrem páginas sem você querer e até baixam programas sem sua permissão. Grande parte dos “Vírus” que o pessoal tem, são os Adwares. O que sugiro para isso é o programa ADWClean, um software que limpará esses arquivos indesejáveis de seu PC. É só buscar no Google ou Youtube sobre “ADWClean” que rapidamente achará como proceder com esse programa.

Se você não é nenhum cara conservador que permaneceu no windows XP, siga esses passos para habilitar o alto desempenho de sua máquina:

1. Habilitando o modo Alto desempenho de seu PC:

É bem simples, mas vai por mim, já me livrei de formatação de computadores apenas por que a pessoa não sabia dessa opção o que melhorou bastante o desempenho, =).

Se você assim como eu usa notbook, basta apenas dar um click direito no ícone da bateria. Sabe aquele ícone no canto inferior direito? que mostra o quanto sua bateria estar carregada? Pronto, esse ai mesmo. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione Opções de Energia, uma tela abrirá, mostrando as opções de energia que seu PC/Not possui. Se você nunca mexeu nisso, provavelmente estará selecionado a opção Equilibrado. Pois bem, localize a opção Alto Desempenho e a selecione. Caso não localize essa opção é porque ela estar ocultada, basta clicar na seta onde tem Mostrar Planos Adicionais E basta marcar Alto Desempenho.

OBS: Com essa opção, seu PC/Not dará prioridade ao desempenho de seus programas, porém, em troca irá consumir mais energia. Minha Dica é que: Quando for jogar, habilite, quando parar de jogar, Desabilite, Simples =).

OBS2: Se você usa um Desktop e não tem o ícone da bateria, basta apenas abrir o menu iniciar e digitar na área de procura Opções de Energia, selecionar e seguir os passos acima.

2. Habilitando Alto Desempenho 2.0

Esse outro passo também é simples.

Abra seu gerenciador de arquivos (Explorer/Documentos). Vá no ícone do Meu Computador dê um clique direito em cima dele e selecione Propriedades. Se você usa Windows 7, se não engano basta dar um clique direito na área de trabalho e selecionar Propriedades (mas por via das dúvidas, abra o menu iniciar e clique com o botão direito em meu computador e selecione propriedades).

Uma tela se abrirá, mostrando as configurações de seu sistema, Versão do Windows, memória RAM, Processador, etc. O que vai importar pra gente é a parte superior esquerda onde tem Configurações Avançadas do Sistema, clique lá. Uma janela se abrirá, navegue até a guia Avançado e na primeira opção onde tem efeitos visuais, agendamento de processador, uso de memória virtual  clique em Configurações, outra janela se abrirá.

Nessa parte selecione a opção: Ajustar para obter um melhor desempenho, note que todas as caixinhas serão desmarcadas, Seu Windows perderá um pouco os elementos “boniteza” mas compensará em desempenho. Mas para que ele não fique totalmente feio (kkk) iremos marcar as três últimas opções: Salvar visualizações de miniaturas..., usar fontes de tela com cantos arredondados e usar sombras subjacentes... e um pouco acima a caixa onde diz Mostrar miniaturas em vez de ícones, dê um aplicar e um OK. Pronto seu pc já estará mais rápido.

OBS: Antes de fechar a janela, confira ao lado da guia Efeitos visuais > Avançado. Confira se está marcado a opção Programas, se não estiver, marque-a.

3. Apagando os arquivos temporários do seu PC.

Aperte o atalho para “Executar” (Tecla Windows (Aquela tecla da bandeirinha) + R) a janela executar abrirá. Digite nela o comando Temp e dê um enter. Caso necessite de permissão de administrador clique em continuar. Uma janela abrirá com vários arquivos dentro. Use Crtl+A e delete tudo. Se no final aparecer que não pode apagar tal arquivo porque ele está sendo usado, apenas clique em ignorar.

Nessa pasta ficam os arquivos temporários que o Windows usou de programas que você instalou e não há problema algum em apaga-las pois, só estarão deixando a memória de seu pc cheia o que ocasionará lentidão e travamentos. Depois disso, use o comando Executar novamente e digite %temp% e repita o processo.

Agora vem o comando Prefetch

Essa pasta Prefetch são os arquivos que seu Windows lista para que ele não precise ir diretamente na Memória buscar os arquivos, é como se fosse um atalho que ele pega, para abrir determinados programas mais rapidamente ou inicializar mais rapidamente. Se você é um cara que não instala muitos programas em seu PC, aconselho não apagar essa pasta. Mas se você é assim como eu, que instala um programa a cada 5minutos eu aconselho apagar essa pasta pelo menos 1 vez a cada 6 meses. O que acontece é que nessa pasta ficam listados os “atalhos” que seu PC usa durante a inicialização e execução de programas e como você instalou, desinstalou, instalou de novo e desinstalou mais uma vez, ficará ali naquela pasta listados os arquivos dos programas que você instalou há 6meses atrás (ou mais) e que você não tem mais. Ai aconselho apagar, pra eliminar esses registros que estão apenas ocupando espaço em seu disco.

Abra o excutar digite Prefetch e repita o mesmo processo da pasta temp.

Reinicie seu PC  para a aplicação das modificações.

4. Desfragmentando o Disco Rígido.

Outro processo que é essencial se fazer em todo PC/Not pelo menos 1 vez a cada 6 meses.

Abra Meu Computador clique sobre o Disco Local, geralmente Disco Local C: clique com o botão direito do mouse sobre ele e vá em Propriedades.

Na janela que abrir navegue na guia Ferramentas, onde tem Otimizar e Desfragmentar Unidade clique em desfragmentar, no meu caso (Win10) É Otimizar. Abrirá a janela de desfragmentação, clique em analisar, depois em Otimizar. Espere, esse processo geralmente tende a ser demorado, de uns 30 à 40 min. Quando finalizar dê um OK.

Esse comando é basicamente o mesmo processo da pasta Prefetch. No seu disco rígido (HD) o Windows organiza seus arquivos por categorias, de modo que facilite sua busca quando determinado programa for usado. O que acontece é que com o tempo de tanto passar e apagar arquivos a organização dessas categorias fica bagunçada e o desfragmentador reorganiza as categorias novamente para uma melhor busca por arquivos. Pense no Disco Rígido como seu quarto e o Desfragmentador como sua mãe (ou empregada), seu quarto ta uma zona e as vezes dificulta encontrar as coisas certo? Mas depois de organizado (Desfragmentado) É bem mais fácil de encontrar as coisas não é mesmo? No meu caso era o contrário, quando minha mãe arrumava, eu não encontrava mais nada

5. Software de Booster

Sugiro também que usem algum software de Impulsionamento de jogos, por exemplo: Eu uso o Razer Cortex, que fecha os processos desnecessários em segundo plano lhe dando mais memória RAM e consequentemente mais desempenho, além de também, organizar melhor meus jogos =).

6. Reinstalação do Jogo (Ferramenta Hextec)

Por último, a utilização da ferramenta hextec que a Riot disponibilizou à comunidade para solução de alguns problemas com o game. Atraves desta ferramenta, é possível fazer a desinstalação do jogo completamente (limpando resistros) e reinstalar. Essa parte se torna cansativa se você não disponibiliza de uma boa internet. Como o game já é grande pakas (sdds dos tempos que cabia num pendrive de 2GB) , se torna demorado esperar baixar tudo novamente. Porque baixar novamente? Podem haver problemas com atualizações passadas, dlls que faltaram, e isso acaba prejudicando o desempenho tbm, e a reinstalação do game pode ajudar neste quesito.

Galera, é isso, espero que lhes tenham sido útil este post. Se possível, deixem seu Gg pois assim, outros amiguinhos irão ver e quem sabe tbm não seja útil para eles? Outra, é que deu bastante trabalho, mesmo dando um Crtl C de meu post antigo, tive que reorganizar tudo novamente de modo a deixar a leitura mais agradável, enfim.

OBS Final: Não mencionei sobre atualização de drivers, pois foquei mais nas configurações de desempenho de sua máquina física. Mas já fica avisado, procure sempre manter atualizado seus drivers de vídeo, audio, rede, placa de vídeo, etc.

NOS VEMOS NOS CAMPOS DA JUSTIÇA!

~Patu
16 RESPOSTAS
Dragão

Re: Dicas para Melhorar o Desempenho de sua Máquina

Não esqueçam que caso você tenha um SSD, desfragmenta-lo pode reduzir a vida útil do mesmo, então esse processo de desfragmentação NÃO É RECOMENDADO PARA SSD.

Tropa

@Samanozuke@  escreveu:

Não esqueçam que caso você tenha um SSD, desfragmenta-lo pode reduzir a vida útil do mesmo, então esse processo de desfragmentação NÃO É RECOMENDADO PARA SSD.

Essa eu não sabia, mas vlw por compartilhar! Já ficam avisados =)

~Patu

Esses processos eu aprendi com um amigo meu e realmente funcionam! Vai ajudar bastante quem tá com problemas de desempenho.

Algo que pode ajudar bastante, no caso de máquinas menos potentes é tirar o foco dos detalhes do computador e focar no Desempenho, basta seguir os seguintes passos:

1. Abra as Propriedades do Sistema; basicamente basta usar o comando Windows+PauseBreak 
  2.  No canto superior esquerdo, vá em Configurações avançadas do sistema
  3. Desempenho → Configurações
  4. Ajustar para obter um melhor desempenho.

PS: Eu uso essa configuração aqui, pra conseguir ver a miniatura dos arquivos na área de trabalho ou em qualquer pasta, sejam imagens, vídeos etc.

Tropa

Excelente tópico, vai ajudar muita gente, principalmente os invocadores com os PCs mais antigos.
Boa iniciativa.

Arauto

Da de energia eu n lembrava e o razer eu n sabia!

"O lance não é quanto tempo você tem, e sim como o usa!"

Ótimo tópico! Me ajudou bastante. Smiley Happy

Dessa eu também não sabia ;-;

Tropa

Eu vi um vídeo de um cara que mexe c essas coisas de pc, tem um canal e é patrocinado pela microsoft. Ele disse que esses "boosters" de pc fazem é estragar a maquina, pq ele bagunça seu pc todo e fica mais lento conforme usa os boosters. O que acontece é que o pc fica viciado nos boosters e só funciona bem c eles, depois de um tempo. Foi o q aconteceu c o pc do meu primo e da minha tia, q eu jogava neles antes de comprar um pra mim, com 6 meses usando boosters os notebooks ficaram tão lentos que pareciam ter 10 anos d uso, só funcionavam normal qd eu usava o booster.

A dica q eu deixo é NAO USE BOOSTERS, aceite que seu pc não roda lol ou outro jogo de forma eficiente, é melhor q estragar sua máquina, o mesmo serve pra atualização de drivers, o sistema ele já vem com os drivers prontos pra funcionar da melhor forma possível, se for preciso atualizar, ele fará isso automaticamente.

Se tiver alguma dúvida, procurem vídeos no youtube falando o porquê dos booster deixarem lento.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tropa

Vlw pela postagem!!! Irei fazer essas coisas pra melhorar o desempenho do meu PC com o lolzinho

@Samanozuke@  escreveu:

É sério que tu que acredita nisso? kkk

Dragão

Como assim? É um fato kkk

Highlighted
Tropa

parabéns pelo tópico,mais coisas q posso fazer para melhorar minha experiência no joguinho o/
Tropa

valeu mesmo me ajudou muito em minhas duvidas
Tropa

Usar pendrive para a função "ReadyBoosters" prejudica a maquina também ? porque eu uso ;=;
Love Is Blue
Dragão

@Emi Evans

O ReadyBoost é mais eficiente em HD e em computadores com pouca memória RAM, mas usar em SSD não prejudica. Esse processo ajuda, mas não vai melhorar o desempenho de forma absurda.

Tropa

Muito obrigado
Love Is Blue