cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Desejo excluir minha conta

Tropa

Desejo excluir minha conta

Há um tempo atrás fui banido permanentemente em uma conta, o meu intuito aqui não é dizer se sou inocente ou não, afinal é impossível se comunicar com os rioters eles são irredutíveis e dão apenas Ctrl C + Ctrl V em suas respostas padronizadas, mas a questão que eu quero trazer aqui é que:

Eu desejo excluir a minha conta do LOL, não quero ter mais nenhum dos meus dados afiliados a empresa Riot.

Tenho vários motivos. Um deles é por não concordar mais com os termos de uso, afinal busquei em outros jogos termos de uso, e realmente comprovei que a Riot tem o termo de uso mais arbritário e muitas de suas ações não seguem nenhuma lei estabelecida pelo Marco Civil, realmente não tenho nenhum interesse em fazer parte, nem que seja mínima, dessa empresa.

Enfim, enviei a solicitação, o Rioter me respondeu que eu não posso excluir minha conta.

Ou seja, sou obrigado a deixar meus dados com vocês? Qual lei vocês seguem?

Apenas como informação:
O Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) garante ao usuário o direito de pedir a exclusão dos dados.

De acordo com a relatora, desembargadora Ana Paula Theodosio de Carvalho, o Marco Civil da Internet não exige o uso indevido dos dados para ser possível o direito de exclusão.

"Nota-se que a lei apenas ressalva tal direito frente às hipóteses de guarda obrigatória. Não exige o uso indevido para, então, surgir o direito do usuário. Trata-se de verdadeiro direito potestativo, sem qualquer condição para seu exercício", afirmou.

Ou seja, eles não tem a escolha de querer excluir ou não, anteriormente eu já havia dito que eles agem acima da lei, e submetem todos os usuários a isso, e realmente mais uma vez isso fica exposto a todos que infelizmente é verdade.
Meu objetivo não é recuperar minha conta. Eu desejo nunca mais ter nada meu relacionado a esse jogo, e esse direito meu é obrigatoriedade de vocês cumprir.

Deixarei uma matéria sobre o assunto, onde explica uma mesma situação porém aconteceu com a empresa PagSeguro, onde não queriam excluir a conta de um usuário, dizendo que ele havia aceitado os termos de uso. Porém a desembargadora definiu a causa ganha para o usuário citando as palavras abaixo.

A desembargadora diz ainda que o fato de o usuário ter autorizado o armazenamento dos dados ao efetuar o cadastro não significa que esse armazenamento será eterno. "O fato de autorizar o armazenamento não revoga o direito básico de exigir sua exclusão, posteriormente"

E isso criou um precedente a todos os outros serviços de armazenamento de contas, como por exemplo, jogos, emails, forums, redes sociais.
[https://www.conjur.com.br/2018-fev-12/solicitado-usuario-servico-on-line-excluir-dados-pessoais]

Alguém já passou por algo semelhante ao solicitar a exclusão de sua conta?

Alguém tem sido injustiçado em alguma coisa dentro do jogo e a Riot tem simplesmente ignorado as Leis?

27 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Desejo excluir minha conta

SInto te informar isso mas :

Ninguém liga.
Tropa

Infelizmente, mas é bom pra deixar a comunidade ciente da identidade da empresa, se ela realmente cumpre, ou não as leis, e que se hoje a empresa parece estar bem com você, se eles te tratam bem quando vc envia um ticket (o que ja aconteceu comigo em 2013, eram muito atenciosos e solícitos), mas a qualquer momento ela pode simplesmente não ligar mais pra nenhum direito seu, inclusive não ligar pra nenhuma lei.

Aronguejo

A maioria das pessoas que tá aqui só quer se divertir cara, isso é um jogo, não uma empresa de celular ou algo do tipo, o jogo é grátis, jogamos por que queremos, não devemos nenhum direito a riot e nem ela a nós, damos nosso dinheiro porque queremos, o jogo não é pay2win, o povo cobra demais de uma empresa que não deve nada a gente, se ela quiser ela pode muito bem fechar sem dar satisfação a ninguém, afinal o jogo é grátis.
Dragão

Ué, tem uma opção no support só pra excluir conta cara '-'
Como assim não conseguiu?
Tropa

Entendo amigo, independente de ser grátis ou não, se há investimento ou não, você não pode fazer o que bem quiser, assim como eles também não, existem leis para isso, essas leis devem ser cumpridas, para isso exige o Marco Civil da Internet, leis regidas para mostrar os direitos e deveres dos usuários, e ninguém está acima dessas leis, nem eles. O fato de serem uma empresa virtual, independente de qual ramo, já os inclui como obrigação de cumprir tais leis. Não é tão bagunçado como muitos imaginam. E o direito de armazenamento de nossos dados, nós damos a eles, porém a qualquer momento temos o direito de excluir permanentemente, ou seja, de retirar a permissão deles de armazenar nossos dados.

Tropa

Então, eu utilizei essa opção, e ele me respondeu que não posso excluir a minha conta. rsrs

Tropa

Processa a RIOT, você ganha sem problemas, e ainda, quando estiver la, você pode pedir o juiz pra RIOT pagar seus advogados já que ela perdeu a causa.
Tropa

Pelo visto é a única saída. Vergonhoso a eles ter que chegar a esse ponto.

Tropa

Apenas pra mostrar a vocês a conversa por completo

ALECRIM - Novembro 8º 2018, 4:23:34 pm 
Fala aí Kreps, Nook aqui!

Cara, contas suspensas não podem ser removidas. Foi mal mesmo :/

Qualquer outra coisa que precisar estamos por aqui!

"Shine bright like a diamond" - Taric

KREPS - Novembro 9º 2018, 12:09:54 pm 

Entendo, gostaria de saber onde nos termos de uso, no EULA, na política de privacidade ou no Códico do Invocador informa sobre essa informação que você disse acima? 
Afinal, independente de ban perma ou não, é meu desejo não ter mais nenhuma informação/associação com a RIOT games, esse direito eu sei que eu tenho.

KREPS - Novembro 9º 2018, 12:32:40 pm 

Além disso, com todo respeito, o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) garante ao usuário o direito de pedir a exclusão dos dados. 
Deixarei apenas uma citação da desembargadora Ana Paula Theodosio de Carvalho 
De acordo com a relatora, o Marco Civil da Internet não exige o uso indevido dos dados para ser possível o direito de exclusão.

"Nota-se que a lei apenas ressalva tal direito frente às hipóteses de guarda obrigatória. Não exige o uso indevido para, então, surgir o direito do usuário. Trata-se de verdadeiro direito potestativo, sem qualquer condição para seu exercício", afirmou.

VEIGARLIC - Novembro 12º 2018, 10:03:28 am 

Oi Kreps, tudo bom?

Então, os nossos Termos de Uso são criados se baseando nas leis do Brasil e o que estamos te falando está seguindo ele justamente, inclusive você concordou com os Termos ao criar a conta.

Caso queira dar uma lidinha nele, segue o link:
https://br.leagueoflegends.com/pt/legal/termsofuse

Um abração o/

"A MAGIA... está me chamando" - Veigarlic

KREPS - Novembro 13º 2018, 11:34:42 am 

Se vocês estivessem seguindo a Lei eu não estaria reclamando. 

Apenas um exemplo: https://www.conjur.com.br/2018-fev-12/solicitado-usuario-servico-on-line-excluir-dados-pessoais
Vocês cumprirem uma ou outra lei nao necessariamente significa que estao cumprindo em sua totalidade. 
(Lei 12.965/14) garante ao usuário o direito de pedir a exclusão dos dados.

Nesse mesmo relato informado a explicação da lei segue da seguinte forma: 

De acordo com a desembargadora Ana Paula Theodosio de Carvalho, o Marco Civil da Internet não exige o uso indevido dos dados para ser possível o direito de exclusão.

A desembargadora diz ainda que o fato de o usuário ter autorizado o armazenamento dos dados ao efetuar o cadastro não significa que esse armazenamento será eterno. "O fato de autorizar o armazenamento não revoga o direito básico de exigir sua exclusão, posteriormente"

Se voces tem duvidas sobre as Leis do Brasil, vou deixar o link pra vocês lerem: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm

Que fique claro que eu EXIJO a exclusão total e permanente de minha conta e meus dados. E isso não é um direito protestativo, e não existem condições impostas por nenhuma empresa para o exercício de tal direito. E essa é uma exigência minha, meu direito, não existe nada que vocês possam fazer contra isso. Apenas cumprir com o que eu estou pedindo, afinal são meus dados, e são as leis que garantem o meu direito.

Agora fale pra mim novamente que estão cumprindo com as leis do Brasil? Fale pra mim que vocês cumprem com o Marco Civil? 
A comunidade vai acompanhar de perto esse caso!

Agora estou esperando a resposta.

Enfim apenas pra mostrar e deixar como testemuhas, as mensagens enviadas por eles. Eu acho incrível como eles não leem a mensagem que nós mandamos. É simples, se eles vissem o que estava escrito, que é uma lei, e que nao existe nada que possa impedir esse direito eles simplesmente parariam de ser arrogantes, e cumpririam com a Lei. Eles simplesmente não leem as mensagens que enviamos e respondem qualquer coisa.

O pessoal reclama que a comunidade é toxica e etc, o real problema não é a comunidade, mas quem criou a comunidade, eles são mais toxicos que todos nós juntos.

Você está sendo muito prestativo com a empresa, eu conheço pessoas que processaram empresas de jogos por MUITO MENOS do que isso, ganharam a causa e arrancaram um bom dinheiro da empresa. Eles não escolhem se querem ou não deletar os dados, se o jogador pedir, eles vão ter que atender, afinal, não passam de mais uma empresa dentre as outras milhares que existem no Brasil, nos quais seguem as mesmas leis.
E não tem essa de "ain o jogo é gratis rçrçrçrçrç" se o jogo é grátis ou pago, o problema é deles. A lei é a mesma.

Bem, ao meu ver já está claro a vontade deles com esse ticket, agora cabe a você as atitudes que tomará daqui pra frente.
Moderador

Hey @Kreps,

Dei uma conversada com o suporte, pelo que informaram você pode pedir a remoção de dados pessoais da conta, porém excluir não é possível depois de uma suspensão permanete, isso significa que apenas o nome de invocador permanecerá, mas o resto dos dados será removido.

Recomendo que reenvie o seu ticket perguntando sobre essa exclusão de informações.

Tropa

Entendo, eu realmente estou disposto a isso, porém eu acredito que não seja necessário, afinal a Lei é tão clara, não vejo motivos de não me respeitarem.
Tropa

Se você se refere a remoção completa de dados, ou seja, nada sobre mim ficará arquivado no sistema de vocês. Ok  é o que eu tenho pedido desde o inicio, só que infelizmente nao tiveram a paciencia de ler meu ticket.

Na verdade desde o inicio eu deixei claro que quero me desvincular da Riot, ou seja, nao quero mais essa conta Kreps, não quero mais login no site, nem no jogo, nem forum, nao quero mais que meu email vinculado a essa conta fique no sistema de voces. Em resumo, exclusao permanente e total dos dados pessoais meus dessa conta. Agora se voces vao deixar bloqueado o uso do nickname Kreps, isso eu nao me importo, isso nao me afetará, vai afetar apenas alguem que algum dia tente criar uma conta e por coincidencia queira usar tal nick, e isso realmente nao tem nada a ver comigo.

Agradeço por ter procurado intermediar minha situação com o suporte. Mas fico decepcionado por ter que causar todo esse transtorno apenas pelo fato deles nao quererem apagar um nickname que foi banido.

É muito simples verificar pelas mensagens que eu nao me importo com o nick e sim com meus dados.

E independente de voces quererem apagar o nick ou nao, conforme a lei, nao querer apagar um nick nao é justificativa para a não exclusao de meus dados, afinal essa lei é inescusável.

Tropa

O meu ticket ainda está aberto, entao eu irei aguardar a resposta do mesmo, e após isso solicitar a remoção completa e permanente de dados pessoais.
Tropa

A solicitação segue a essa situação
NEDSMATY - Novembro 15º 2018, 1:53:20 pm

Olá novamente, Kreps!

Infelizmente não podemos excluir sua conta pelos motivos citados anteriormente. Vale lembrar que as contas de League of Legends pertencem a Riot, você pode conferir essa informação em nossos Termos de Uso.

Mas caso você realmente queira que suas informações sejam removidas de nossos registros, basta avisar que removerei os seus dados pessoais da conta. Mas a conta em si não será excluída.

Estarei aguardando sua resposta.

Abraço,

NedSmaTy
"Hora de mostrar ação de verdade!" -Ezreal

ez

KREPS - Novembro 20º 2018, 9:40:37 am

Quero que remova todos os meus dados pessoais, e que não haja nenhum registro pessoal meu vinculado a vocês. 
Vocês se fazem de desentendidos, falei por diversas vezes que queria exclusão de dados, diversas vezes. 
Tenho que saber agora até o termo técnico que vocês preferem utilizar pra que seja feita a remoção de meus dados? Por favor né, sejam mais humanos e deem uma melhor atenção as solicitações de pessoas que fazem a sua empresa funcionar. 
Sim quero a remoção de todos os meus dados pessoais.

Esse é o suporte galera, de uns anos pra cá realmente esse suporte ficou irreconhecível.

Tropa

A riot pode te processar pela merda q vc fez no jogo dela tbm?
Tropa

Na verdade não, porque a penalidade prevista é a descrita no código do invocador e nos termos de uso, e além disso no Brasil não há nenhuma clausula que defina exatamente grau e penalidade para jogos virtuais. O processo só se enquadra caso seja identificado um cybercrime ou algo nesse teor.

Tropa

NEDSMATY - Novembro 20º 2018, 12:41:10 pm

Olá, Kreps!

Prontinho, seus dados pessoais não estão mais vinculados aos nossos registros.

Qualquer dúvida, basta avisar.

Abraço,

NedSmaTy
"Hora de mostrar ação de verdade!" -Ezreal

ez

KREPS - Novembro 20º 2018, 4:42:23 pm

Como você me explica o fato de eu conseguir fazer login nessa conta, com meu email pessoal e minha senha, mesmo após ter sido apagado os meus dados pessoais?

Até o exato momento ainda me surge dúvidas sobre eles apagarem meus dados ou não. Afinal o direito que temos é de exclusão total e permanente, ou seja, se eu consigo ter acesso a minha conta, quer dizer que meu email e senha estão arquivados no servidor deles.

Aronguejo

O suporte tem que saber responder né, tem que ser orientado. "Mais problemas..." - Graves.