cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Vamos falar sobre o Smurf (contas extras)

Tropa

Vamos falar sobre o Smurf (contas extras)

Salve gente.

Acho que depois de 4 anos de LOL, chegou o tempo de me dar a esse trabalho. Quero falar sobre uma prática que não é exclusiva do game, mas que é fato que complica demais a vida de todo mundo.

Contas Smurf. Chamadas assim, são as contas de alguém que tem um Elo X em contas ranqueadas e, seja pelos mais variados motivos, cria uma conta de EloX-2....até mesmo Elo X-3. Ex.: Um cara Diamante III cria uma conta para “brincar” contra Bronzes, Pratas e Ouros.

Sabemos que é uma realidade, muitos adoram essa possibilidade, alguns se beneficiam com isso (famosos amiguinhos que calham de subir junto a alguém que joga MUITO e que criou uma conta Smurf) mas no final o que **cogumelo do teemo** é que a existência desse tipo de conta simplesmente torna absolutamente INÚTIL o sistema de “Matchups” do League.

Se o sistema pretensamente deve procurar aliados e oponentes compatíveis com o seu nível...e ele falha miseravelmente mais da metade das vezes...admitamos: Ele é um placebo em forma de game design.

Ok, todos podemos encontrar eventualmente com alguém que tem um nível de jogo alto e, seja lá pelo motivo que for...essa pessoa está passando na sua partida enquanto “sobe de volta ao seu elo original”.

Mas na prática, seja você um cara que é Diamante e adora destruir os Bronzes na sua conta Smurf....ou quem está do outro lado...o fato é que isso acaba com a experiência de jogo.

Falando o óbvio: Se uma liga esportiva de boxe fizesse algo assim, teríamos pesos pesados lutando contra...sei lá...bancários sedentários...e o resultado disso seria todo fim de semana assistirmos pessoas sendo provavelmente mortas no ringue.

Ok, League não é sério assim. Ninguém morre lá. Mas será que ninguém mesmo morre? Ao que parece, O JOGO morre um pouquinho a cada partida ranqueada que alguém se depara com um Smurf.

Não vim aqui para discutir o Meta-Game, o snowball, bla bla bla.

Vim aqui pra falar sobre transparência. Não sei quais seriam as possibilidades práticas para começar a coibir HARD o uso de contas Smurf.

Até mesmo porque uma conta Smurf não faz mal ao jogo só nas partidas ranqueadas. Uma vez munido de uma conta dessas, que geralmente não é alvo de investimentos e gastos em Riot Points...essa pessoa pouco se lixa com o que faz durante suas partidas.

E aí encontramos um personagem comum demais em Summoner’s Rift: O cara que joga para caramba e é um jogador absolutamente tóxico. Ele xinga. Ele pinga. Ele faz e desfaz o que quer. Afinal de contas...o cenário hoje para coibir isso é pífio.

Mesmo que fosse sua conta “original, cheia de skins”...hoje o tribunal de punições é automatizado por um algoritmo que está configurado pra ignorar 99,9% das reclamações. A piada que faço com meus colegas é : “Talvez o algoritmo do tribunal puna alguém em caso da detecção da palavra “homicídio”. Qualquer coisa abaixo disso...ele trata como mimimi. Rsssss”

Então o papo tá aberto. É preciso entender que o game ainda é gigante no mundo inteiro, mas quem tem um pouco de estrada sabe que um dia um tal de WOW já foi esse game. Mais lá atrás...BF 2 da EA também já foi. Enfim...se tem algo que eu aprendi nesses meus mais de 30 anos em games é que uma comunidade podre é um fator que nenhum marketing, skin ou benefício resolve a longo prazo na hora de segurar base de clientes.

Quais seriam as soluções para simplesmente reduzir em 90% a existência de contas Smurf? Ideias?

Registro com CPF?

Registro atrelado à conta de Facebook?

Talvez coçar um pouco o bolso e retornar com um tribunal não-automatizado e capaz de identificar padrões de um cara Smurf atropelando todo mundo?

É isso. E o papo tá aberto. A questão aqui é entender que “GG” (Good Game) só existe quando um mínimo de honra é praticado. Esse é um passatempo nosso e parte da diversão é saber que ganhando ou perdendo...você pelo menos teve alguma chance. E cabe a você evoluir para “chegar lá”.

Buffes pra vocês; )

10 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Vamos falar sobre o Smurf (contas extras)

CPF existem muitos geradores na internet, não funcionaria muito bem, apesar de poder trazer futuros problemas para o usuário caso ele necessite de confirmar o mesmo. conta de facebook também é muito rápido e fácil criar uma fake só pra ter uma smurf, eu votaria pra confirmação por telefone, as vezes alguém tem 2,3 chips, mas uma hora acaba e essa pessoa vai ter que recorrer a outros meios para ter uma nova conta, e é claro, a ideia que você mesmo disse no post, um melhor sistema de identificação de smurfs, para de alguma forma colocá-los numa fila mais avançada, não para puni-los (já que pode ser alguém que tomou permaban na main e pretende subir tudo de novo, não é bom generalizar essas pessoas como sendo tóxicas, já que alguns podem ter se arrependido)

RG - CPF e numero de telefone, após o cadastro você recebe uma mensagem com codigo de confirmação, e assim você pode criar uma conta, a RIOT por ser uma empresa que presta serviços digital, pode facilmente confirmar os dados (evitando os geradores de cpf/rg), eu mesmo sou totalmente a favor, apesar de ter 2 contas, iria "perder" uma, mas se for para uma bem maior da comunidade e evitar estresses, desgaste e aborrecimentos em gerais, que seja.

E vamos ser sincero, o cara que com um sistema desse ainda tentar "burlar" e criar as smurf, esse ai tem que merecer um troféu de 'não tem o que fazer século 21'
Aronguejo

CPF: Existem geradores de cpf, e mesmo se não existisse o cara pode pegar o cpf do pai e da mãe para criar contas smurfs.
Facebook: Você pode criar varias contas no facebook
Numero de celular: Você compra um chip por 5 reais, ou se trocar de celular as vezes eles te dão o chip.
IP: Irmãos jogam no mesmo computador, e isso seria ruim para lan houses(acho que em alguns lugares ainda existe isso).
Tribunal não automatizado: Só por que o cara é estraga a partida no elo dele não quer dizer que seja smurf, afinal se você está no diamante, você pode cair pro gold só por inatividade(mesmo que isso não mude o seu mmr).
Qualquer solução que você tente achar para isso, pode ser burlado ou vai prejudicar alguém que não é smurf.

Sem falar que contas smurfs não são contra o codigo do invocador.

" Agonia, êxtase, paz... Cada passagem tem sua própria beleza. "
Arauto

Só para comentar uma coisa sobre os "geradores de CPF": se voce for apanhado fazendo isso, pode ser processado por cometer crime de falsidade ideológica (entre outras possibilidades), sendo válido ou não o número utilizado.

Quanto ao tema em si, o problema todo é que a a própria Riot é obrigada a criar um sistema próprio de identificação e privacidade em paralelo ao jogo. Acho que refinar algoritmos de identificação (afinal ela tem dados para calcular isso), e fazer o camarada cair com gente do nível dele o mais rápido possível já resolve em parte.

Outra parte vai ser mexer bem profundamente no proprio sistema de ranqueadas, e o que foi divulgado até agora provavelmente é neste sentido eu acredito.

Tropa

É, Enyalios, o sentido dessa discussão não é punir o cara por ter Smurf. É justamente evitar que exista a conta Smurf, uma vez que a existência dela torna absolutamente inútil o sistema de "Match-ups" das filas ranqueadas. Uma coisa que outro brother disse aqui é real: Criar mais passos para confirmação e participação de rankeadas não irá evitar 100%, mas tudo que dá mais trabalho diminui drasticamente a adesão. No final, eu acredito que esse problema será sanado não por 1 medida, mas por uma série delas.
Ex.: Há confirmação de perfil semanal aleatória pelo celular. + Há partidas que aleatoriamente estão sendo monitoradas por um Admin (já auxiliando também na toxicidade de alguns players, vigiados aleatoriamente)+Atrelar CPF ao profile, com os devidos avisos sobre os riscos de cometer falsidade ideológica. (o que é muito "frágil" no momento, diante da jurisprudência sobre esses assuntos não só no Brasil, mas fora dele). Mas acho que é isso. Não é "1 medida". É uma série.

E dai chegamos a causa do problema.
O carinha diamante é banido pela riot permanente por causa de troll e cria outra conta.
O culpado pelos smurfs, A riot e o troll.
FIM.
Tropa

Entendo. E como seria esse cenário se a pessoa tivesse seu CPF e celular atrelados à sua conta? Será que ele continuaria a ser tóxico ao ponto de ser banido? Ademais: Será que alguém banido do jogo por ser tóxico auxilia a empresa e deveria conseguir retornar ao jogo? Digo, em tão pouco tempo? (Mesmo dia, outra conta). Talvez esse diamante não passe de um multiplicador de jogadores largando o game? Nada a ver? (que já é famigerado por sua comunidade tóxica). A refletir aqui.
Arauto

Não é questão de jurisprudencia, se ao celebrar contrato em qualquer forma e especie uma das partes apresenta documentação falsa, esta comete crime de falsidade ideológica, que é exatamente o caso que falamos. Problema parte de como confirmar, obrigar de algum modo a confirmação via QRcode da RF seria um começo. Inclusive daria mais segurança aos jogadores para as compras, mas enfim.

Smurf infelizmente não tem solução definitiva, a questão é ter política de contingencia funcional, mesmo nos piores cenários, algo que inexiste na Riot (e que se ela planeja ter outros produtos é melhor investir em ter para ontem) além do algoritimo de desempenho. Políticas e metodos de anti-elojob mais eficientes (tem oferta até no mercado livre...) com certeza são obrigatórias para manter a coisa toda em um nível "saudável".

cara elo alto nesse jogo representa 5% da comunidade, nem metade deve ter smurf, isso não é nem de longe motivo pra alguém não subir, hipocrisia, certamente você fica feliz quando cai no teu time aquela lb smurf com 80% de win
Tropa

A questão aqui não está só no Win Rate. É justamente também pela taxa de derrotas. A questão é perder ou ganhar com gente compatível, o que auxilia a gente a ter uma experiência não-viciada. Perder justamente ou ganhar justamente (sem o smurf diamante no seu time) é a mesma questão. Não dá pra ter nenhum desses casos.

Sobre os 5% da comunidade...creio que isso já mudou.
Notícias fresquinhas da própria Riot:

"POR QUE VAMOS ADICIONAR O TIER GRÃO-MESTRE?
Se você é Mestre ou abaixo, talvez esteja preocupado que só aumentaremos a distância entre você e seu sonho de ser Desafiante, mas nosso objetivo na verdade é destruir um meme clássico: a ralé do Diamante V. Sem ofensas, mas o meme existe porque há uma diferença bem real entre o topo e a base do Diamante e o mesmo ocorre com a maioria dos tiers mais altos. Essa diferença de habilidade distorce o significado do tier como um todo, bem como a façanha de alcançá-lo.

Esse problema foi surgindo gradualmente, porque há muito mais jogadores nas ranqueadas agora do que havia quando o sistema foi criado, cinco anos atrás. À medida que o número de jogadores nos tiers mais altos (exceto Desafiante) crescia, a discrepância de habilidades dentro de cada tier também aumentava. Isso fez com que as divisões mais altas do Diamante se assemelhassem mais ao tier Mestre do que ao Diamante V."