cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Um desabafo sobre as Ranqueadas em League of Legends.

Jogo League of Legends desde 2012. Sou um fóssil vivo nos Campos da Justiça. O League of Legends foi um dos primeiros MOBAs que joguei, se também for falar sobre os mods de Starcraft 2.

As Ranqueadas antigamente, eram muito mais tranquilas no aspecto de equilíbrio.

O jogador Prata realmente era Prata ou similar. Suas habilidades eram totalmente compatíveis com o elo Prata. O mesmo para o Bronze, Ouro, Platina.

Mas o que eu observo nos dias de hoje é algo bem estranho: Jogadores estão no Platina, por exemplo, e não sabem o básico do jogo. Não sabem o mínimo sobre as mecânicas avançadas, e a noção de jogo é semelhante a um Player de pouco tempo. O mesmo vale para outros elos e divisões.

Ao mesmo tempo é observável jogadores no elo Platina, ou em qualquer outro que possuem um certo nível de habilidade que está acima do seu elo/divisão.

O problema é que esses dois tipos de jogadores se misturam, e as Ranqueadas são o que são.

Quase toda a partida no Platina, por exemplo, acontece o que eu chamo de "Total stomp". Ou se você preferir: "Full stomp".

Um time destrói completamente o outro, sem o outro fazer absolutamente nada. Esse tipo de partida tira TOTALMENTE a graça do jogo. Mesmo quando você está ganhando.

Mas o que isso tem a ver com o que falei lá em cima?

Simples. Os dois tipos de jogadores de habilidades extremamente DIFERENTES, caem no mesmo time, ou se enfrentam em times diferentes. E é sem dúvidas por isso, que o League nesse exato momento sofre um aumento de partidas do tipo "Total Stomp".

Qual seria a solução AO MEU VER?

Quando você joga uma Ranqueada, o sistema só analisa duas coisas:

1. Seu MMR (Você tem mais Vitórias do que Derrotas?)

2. Se você Ganhou ou Perdeu.

Após isso, você recebe seus pontos de liga.

E qual o problema disso?

Lembra que eu falei sobre as partidas não serem tão disputadas quanto antes?

Sobre joradores de níveis totalmente diferentes no mesmo elo ou divisão?

Lembra quando você fez de tudo para ganhar uma partida, jogando muito, mas o "Jungler" do time oposto era inegavelmente superior ao seu em mecânicas e noção de jogo?

Daí você perde a partida ficando 2/0/25, e ganha (-19) de PDL de brinde.

Agora vamos olhar para o outro lado?

Quantas vezes você já viu um Mid que não entende o básico do jogo, ganhar uma partida, sem ao menos fazer nada? Pois é, isso é mais comum que vocês imaginam.

E ele, que jogou de qualquer forma, e ganhou sendo "carregado", pode ganhar até (+25) PDL de brinde.

Agora vamos projetar o que seria o mais RACIONAL.

O jogador do primeiro exemplo, jogou de forma ótima e perdeu. Então vamos analisar os seguintes aspectos:

1. Número de Assistências, e Abates em proporção ao número de mortes e Farm. Comparar com outros jogadores do mesmo elo de acordo com o campeão e rota.

2. Número de sentinelas colocadas no mapa. Comparar com outros jogadores do mesmo elo de acordo com o campeão e rota.

3. Objetivos realizados, sincronia com o time, dano causado, cura realizada, dano absorvido. Comparar com outros jogadores do mesmo elo de acordo com o campeão e rota.

Tudo iria ser analisado quando a partida acabasse, e o jogador iria receber uma nota de performance com o campeão.

Caso essa nota estivesse acima da média, o jogador ganharia mais PDLs caso ganhasse, e iria perder menos PDLs caso perdesse.

Caso essa nota estivesse abaixo da média, o jogador ganharia menos PDLs caso ganhasse, e iria perder mais PDLs caso perdesse.

Se isso fosse implantado, os jogadores de todos os elos seriam muito melhor divididos de acordo com as suas habilidades.

Ou seja... Para o cara que joga bem, seria mais fácil subir, e para o cara que joga mal, seria mais difícil subir!

Todos sabemos que embora as Ranqueadas não sejam totalmente injustas, o sistema de MMR é falho e ignora pontos bem relevantes sobre um jogador.

Agradeço pela leitura, se puderem repassar agradeço mais ainda!

10 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Um desabafo sobre as Ranqueadas em League of Legends.

Avalição individual NUNCA deverá ser critério de elo, pq o jogo é jogado em time. Então nada de ganhar pontos por assistência, sentinela, dano causado. Jogo lol desde a season 2 também e não vejo diferença igual vc mencionou no balanceamento.
Tenho 3 contas, 1 no ouro, essa no platina e outra no diamante.
Eu gosto de jogar de yasuo as vezes, mas meu yasuo é prata qdo vou jogar na conta do diamante eu não consigo fazer NADA, por conta disso vc pode falar q o sistema está desbalanceado? Obviamente que não, eu simplesmente não domino o boneco mas to lá no meu elo utilizando ele. Algum problema nisso? Nenhum, mas vai desequilibrar o jogo infelizmente. É isso que acontece na maioria dos jogos, não é o MMR que deixa desbalanceado, é a porcaria dos players. Cansa jogar sempre com os mesmos, cansa jogar com os nossos melhores q a chance de win é maior, ai pegamos picks q não sabemos em lanes que não sabemos, e isso desbalanceia pq se eu jogo de yasuo no mid no diamante contra um main orianna que chegou lá jogando de orianna, o stomp é certo e vai ter gente reclamando do jeito q vc reclamou sobre balanceamento.

Então você acha justo um jogador não fazer nada, ser carregado e ganhar a mesma quantidade de pontos do que carregou?

Você falou sobre desequilíbrio, mas sua noção de jogo mesmo com o Yasuo é superior a muitos jogadores que acham que sabe de tudo do campeão, se você é Diamante.

Se você jogasse mal, perderia mais PDLs, se você jogasse bem, ganharia mais PDLs, oras.

Isso faria TODO mundo tentar jogar ainda melhor, e consequentemente, melhorar no jogo.

Seria mais fácil subir para uns, e mais difícil de subir para outros.
Aronguejo

sim eu acho justo ganhar sendo carregado, um dia vc carrega, outro dia é carregado, sobe de elo quem carrega mais
Quantas vezes vc já perdeu sua lane mas o time te levou? inúmeras acredito

A questão é que criar critérios pra fazer ganhar + pdl e menos pdl vai amarrar o jogo.
Pra q suporte vai pickar um Braum se matar mais da mais pdl? Vou jogar só de Brand pra dar penta todo jogo
Pra q vou entrar nas tfs se levar torre splitando da mais pdl?

Ta entendo a lógica? Ganhar e perder começa a ser secundário pq primeiro o pessoal vai querer garantir os pontos pra ganhar pdl

Vcs tem q entender que ELO é a soma de todo o seu esforço individual e não o pdl q vc ganha depois de cada partida
Tropa

tem gente prata nas minhas rankeds que joga como se fosse mestre (no time inimigo sempre ). hahaa

Então eu devo ser ruim pra kct, pq eu jogo pra caramba e só perco, minha main é Plat IV e minha smurf está quase caindo pro Prata.

Não, amigo. NÃO é justo ganhar muitos PDLs por ser carregado. Se o jogador não fez algo para mérito, que mérito ele conquistou?

O meu método funcionaria assim: Se você jogasse bem, iria perder menos PDL e ganhar mais.

Se você não jogasse bem, perderia mais PDL ao invés de perder menos.
Aronguejo

Então melhora os critérios pra ser individual pq acabei de refutar eles. Vc quer ganhar pdl por desempenho individual mas ainda não percebeu q o seu individual é refletido na soma do todo.

Você não refutou nada, cara.

O que eu quis dizer, é que as Ranqueadas seriam bem melhor, e formariam jogadores bem melhores se fossem do jeito:

Jogador que teve uma partida ruim: Ganhou? (+10) de PDL // Perdeu? (-28) de PDL (exemplo)
Jogador que teve uma partida boa: Ganhou? (+25) de PDL // Perdeu? (-10) de PDL (exemplo)

Critérios seriam avaliados pelo SEU desempenho. O LOL Skill faz isso. Riot também pode.

Eu realmente devo jogar bem mal pra perder a maioria e ter um desempenho ótimo uehuehuhee
Aronguejo

É isso que quero saber amigo. Que critérios são esses?
Kda?
Número de ward?
Dano total?
Last hit na torre?
Gold acumulado?

O q adianta ser mecanicamente bom, ter Kda bom se não sabe fazer rotação? Dá e segue call errada? Vc esquece que lol é jogo de estratégia, dá pra ganhar o jogo só acertando as Calls e rotação. Isso não dá pra medir individualmente como vc quer.

Vai me falar agora que o Tom Brady deveria ganhar menos do que o ataque dos patriotas, afinal, ele não faz nada só joga a bola, quem faz touchdown é o ataque

Pra q o povo vai jogar de tanker se jogar de Jax vai me dar mais kil e mais pdl? Tá entendendo sua lógica ou não? Isso é algo discutido a anos e todo mundo q não sobe de elo acha q é culpa do time. Se limita a enxergar o jogo somente em mecânica.

Você certamente não entendeu o que quis dizer. Estou falando de mecânica e noção de jogo, cara.

É mais do que óbvio que esses critérios não iriam ser seguidos apenas em mecânica. Aliás, controlar visão de jogo e fazer objetivos não tem nada a ver com mecânica!

O novo sistema avaliaria isso, o quão bom você é mecanicamente e o quão bom você é de acordo com as estatísticas referentes a visão, objetivos, controle de mapa, assistências, etc...

O LOL SKILL faz isso, **cogumelo do teemo**.