cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Sobre Riot...

Resolvido
Tropa

Sobre Riot...

Gente, eu quero perguntar se alguem ja viu um negro ou uma negra trabalhando na Riot?
Tipo, eu nunca vi nenhum negro ou negra trabalhando como Rioter, e sei la, pode ser somente algo como eu não ter visto, mas alguem aqui ja viu?
Não quero tambem acusar a Riot de racismo, eu apenas estou tirando uma duvida, alem de que tambem não temos muitos campeoes negros no jogo, alem de ter demorado de sair um

A questão é que eu levanto isso é que eu acho importante ter essa divercidade, pois faz a pessoas de raças diferentes se sentirem importantes, e assim não levantarem questões racistas ou preconceituosas, gerando assim uma ma visão sobre a empresa....

E o problema não é nem ter sabe, mas que, se não tiver, o porque não tem? Não ah pessoas que se candidatam ou algo do tipo? Eu queria saber mais

É uma duvida que tenho e que pelo amor de Deus, não falem que estou acusando a Riot de Racismo, é porque tanto como Rioter, tanto como jogador profissional, tanto em champions, eu não vejo uma diversidade grande de raças ou etinias, alguem poderia me responder essa pergunta?

(Edit 1Smiley Happy Estou vendo muita gente comentando mal do post sendo que em nenhum momento eu quis ofender a riot e acusar-la de racismo, primeiro, eu fiz uma pergunta e não uma afirmação, segundo, em nenhum momento ou situação esse post melhorará minha qualidade de vida ou saude, vou continuar sendo a mesma pessoa, terceiro, a questão não é sobre ter ou não negro na riot, e sim quais são os meios de avaliação porque tendo em vista que mais de 50% da população Brasileira é negra, não faria sentido nao ter como rioter um negro, porem nao tiro o fato de que tem essa possibilidade.

Parem de me xingar sem motivo, nao podemos mais ter uma discução? Sera que meu direito de perguntar algo será retirado só por causa de uma questão? eu tenho total direito de perguntar, eu não acusei, EU PERGUNTEI

Obrigado desde ja ^^

"Sal-ti-tar"

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Rioter

Re: Sobre Riot...

Fala galera, beleza?

Mundico no fórum novamente pra trocar ideia com vocês! Só pra lembrar, hoje trabalho com recrutamento dentro do time de Talent (nosso RH) Smiley Wink

Primeiro eu fico feliz de ver esse tipo de discussão por aqui - Feliz Fred? Pois é, feliz! Acho muito importante cada vez mais discutirmos sobre assuntos como diversidade e inclusão (D&I) pois é só assim que vamos aprender mais sobre o assunto. Só dessa forma conseguiremos ajudar a construir um novo mundo mais justo e inclusivo.

Pontos importantes: Toda opinião é válida e se queremos engajar em uma discussão com outros membros da comunidade precisamos antes de tudo respeitar o próximo para que as discussões sejam saudáveis para todos.

Vou me ater ao tema que eu acredito agregar aqui - recrutamento + D&I, portanto não vou comentar sobre o tema dentro do jogo por não ser a minha área de experiência.

“Nós celebramos a diversidade dos Rioters ao redor do mundo e valorizamos aquilo que nos faz diferentes para que consigamos nos unir por algo que amamos de forma tão apaixonado… desenvolver e jogar jogos que ressoem de forma intensa com nossos jogadores ao longo de gerações.”

A frase acima é usada para abrir a seção de diversidade e inclusão hoje publicada em nosso site. Eu acredito que ela representa muito bem o aspecto cultural de D&I da nossa empresa. Somos perfeitos? Claro que não, afinal somos uma empresa feita de pessoas… e pessoas são imperfeitas. O que posso dizer sobre a Riot Brasil é que somos responsáveis por buscarmos melhorar nesses aspectos. Mas como fazemos isso? Como temos jogado esse jogo?

Informados em dados: A Riot sempre foi uma empresa informada em dados. Isso tem sido verdade em como analisamos nosso produto mas também como abordamos o tema de D&I. Estamos trabalhando para ser mais cautelosos com informações de Rioters e candidatos para que sirvam de certa forma como guia em buscar melhorias.

Sistemas justos: Somos uma empresa comprometida em desenvolver e manter sistemas justos - tanto para oportunidades quanto para o que entregamos para nosso jogador hoje. Usando dados conseguimos identificar onde precisamos melhorar quanto ao processos voltados ao desenvolvimento de talentos, incluindo processos de recrutamento, gestão de performance, sistemas de remuneração e evolução de carreira (promoção ou mudança de cargo).

Times diversos: Times diversos são vitoriosos. Quando se tem times diversos atacando problemas ambiguous - os tipo de problemas favoritos aqui na Riot - a performance deles é claramente melhor quando comparado a situações onde temos times mais homogêneos. Queremos que nossa organização seja empoderada por times diversos que se desafiem entre si para que continuemos evoluindo no que entregamos para nosso jogador.

Clima inclusivo: Queremos que qualquer pessoa que trabalha na Riot (ou em parceria) se sinta confortável e seguro de ser quem ela é no trabalho. Não existe um molde exato que define o que é ser um/a Rioter, suas crenças ou como expressam sua identidade de gênero, de onde vem ou até mesmo quem amam. Quando temos múltiplos pontos de vista atacando problemáticas nos ajudam a contestar nossas próprias “verdades”.

Beleza até aqui? Texto tá ficando grande!

Pra completar, acho que vale também dar um pouco mais de contexto de quais são nossos focos hoje em dia:

Recrutamento: Para muitas organizações, recrutamento é uma disciplina onde existe predisposição ou viés (chamemos de bias) de análise e pensamento de forma inconsciente. Nós estamos trabalhando para que isso não seja uma verdade na Riot nos comprometendo a: revisar todas as nossas descrições de vagas para garantir que elas sejam acolhedoras para todos os grupos demográficos; reavaliar de quais universidades estamos recrutando; treinar e educar nossos entrevistadores para que sejam craques na hora de reconhecer e evitar o bias; e também expandir o universo de candidatos que buscamos.

Desenvolvimento de talentos: Estamos avaliando com muito cuidado nossos processos de desenvolvimento como, por exemplo, gestão de performance e plano de carreira onde estamos comprometidos com sua evolução constante. O futuro da Riot inclui processos robustos de mentoria para Rioters para que assim consigamos ajudar nossos melhores colaboradores a chegar a posições de liderança.

Educando nossos líderes: Líderes na Riot são os guardiões da nossa cultura. O time de D&I tem trabalhado com consultoria externa com o objetivo de educá-los frente ao impacto de bias inconsciente no ambiente de trabalho e também para prover ferramentas que garantam que temos um ambiente inclusivo. Nós cobramos essa responsabilidade dos nossos líderes e reforçamos esses valores através da nossa gestão de performance.

Empoderando Rioters que representam a diversidade: Temos Rioters que são famintos pelo desafio de se conectarem com o objetivo de construir uma comunidade que vai ajudar a Riot e a indústria de games a evoluir como um todo. Temos explorado grupos de recursos que empoderam mulheres, LGBTQIA+, pessoas com limitações ou necessidades especiais, e pessoas de diferentes etnias para que todos os Rioters saibam que apoiamos e estamos aqui para elas.

Como podem ver, o tema D&I não é algo que a Riot deixa de lado, pelo contrário, é um tema extremamente importante para nós. Mas também importante ressaltar que a principal missão da Riot é a de aspiração em entregar a melhor experiência para nossos jogadores.

Sendo assim, finalmente chegamos a pergunta do nosso amigo Vittex: “Gente, eu quero perguntar se alguém já viu um negro ou uma negra trabalhando na Riot?”

Somos uma empresa global e diversa, em todos os aspectos (raça, cor, etnia, religião, sexo, orientação sexual e/ou identidade de gênero), mas sabemos que ainda podemos melhorar bastante e, por isso, o que posso dizer é que D&I é um tema mega importante para a cultura da Riot.

Uma realidade nua e crua é que é extremamente difícil recrutar pessoas para trabalhar na Riot - por exemplo: Alguns requisitos imprescindíveis para participar do nosso processo seletivo são: formação superior, fluência em inglês, experiência relevante nas disciplina buscada além de ser core-gamer. Vocês podem imaginar quão difícil é entrar todos esses pontos em um único profissional. De qualquer forma, estamos trabalhando em como tornar esse processo cada vez mais inclusivo para pessoas de diferentes grupos.

Outro ponto questionado foi o da diferença de contratação: A Riot trabalha com diferentes modelos de contratação e todos os colaboradores são imprescindíveis no desenvolvimento da companhia. Honestamente, são pessoas e a única diferença é o papel delas no desafio maior que temos.

Todos, indiferente da área que trabalham ou de que posição ocupam na empresa, são essenciais e importantes para conseguirmos chegar no nosso objetivo.

Espero que de alguma forma tenha atendido a sua dúvida Smiley Happy

GGWP!

Mundico (um dos piores  do prata I).

Fred "MrMundico" Machado de Campos
118 RESPOSTAS
Acadêmico de Piltover

É uma questão que eu acho super importante ser debatida e levantada aqui

necessidade de criar conta smurf pra postar isso em ... -_-

Arauto

Cara, eu acredito que COM CERTEZA tenha negros trabalhando na Riot, assim como homosexuais, fique tranquilo qnto a isso!

Até pq ela n parece descriminar ninguem, o jogo tem vários campeões, de negros, mulheres, homosexuais e etc... Vc só deve ter "essa sensação" pq não veh mtos vídeos da Riot, mas se ver bem e procurar mais vc vai encontrar.
Tropa

Na vdd é pq eu jogo nessa conta mesmo-_-

vc veio do video do ken harusame né?
Highlighted

e se não tiver qual o problema? odeio esse negocio de ter que contratar alguem pra fechar uma cota ou algo do tipo por exemplo tenho que contratar 1 pessoa 10 se candidataram 3 são extremamente bem qualificados para o trabalho mas desses 3 nenhum é negro então eu tenho que contratar um negro que não é tão qualificado quanto os outros 3 pra fechar uma cota que eu preciso ter de negros mulheres etc pra não haver nenhum problema para a nossa empresa como ser chamada de racista o problema seria se a riot não contratasse pessoas muito qualificadas simplesmente por serem negras ai sim seria um problema
Tropa

eu quero saber mano...
Tipo eu falei que eu acho importante pra dar valor a todas as raças e etinias, assim gerando um equilibrio...
E mesmo se não tiver eu gostaria apenas de saber o motivo

Ter ou n ter não é o problema, mas o porque?
Tropa

Eh curioso não é?,
Tropa

Não foi oq o post quis dizer, cara vivemos em um pais em maioria negra, então obviamente deveria ter na Riot
e eu entendo as cotas, inclusive sou totalmente contra, mas a questão é, pq em um pais onde a maioria é negra não vimos um rioter negro lá, é pq eles não querem trabalharam com isso?
eu não sei e essa é a duvida
Tropa

É o que eu sempre digo pra quem n acredita em cotas, simples questão de proporção, são 66%  de negros pra todo resto ter brancos, asiáticos e indigenas, daí uma empresa cheia de funcionários n ter um negro...é de se duvidar, vou perguntar uma amiga de lá, conheço alguns rioters, nenhum negro até então...

Tropa

Acredito que a empresa tem um Rh que sabe o que está fazendo, e consequentemente, o Rh que pessoas que sejam qualificadas para trabalhar, seja negro ou branco, agora, caso o dono da empresa explicitamente diga "quero só brancos" aí podemos ver um caso de racismo.
Acadêmico de Piltover

@Sour White  escreveu:
Cara, eu acredito que COM CERTEZA tenha negros trabalhando na Riot, assim como homosexuais, fique tranquilo qnto a isso!

Até pq ela n parece descriminar ninguem, o jogo tem vários campeões, de negros, mulheres, homosexuais e etc... Vc só deve ter "essa sensação" pq não veh mtos vídeos da Riot, mas se ver bem e procurar mais vc vai encontrar.

Eu já fui na Riot, várias vezes. E nunca vi um negro Rioter lá. Acho esse assunto bem interessante de ser abordado.

Tropa

Também gostaria de saber, ate hoje se não me engano nunca vi em videos que a Riot lança nenhum rioter negro(a), me corrijam se eu estiver enganado.
Tropa

Então a pessoa tem que contratar alguém por ser negro? ou por ser branco? tem que contratar a pessoa pelo mérito dela.
Quando as coisas saírem do controle, eu estarei aqui.

Arauto

Olha aí... cacei um pouco pra ver sobre o assunto, até porque acho interessante antes d vir e abrir um tema, primeiro dar uma analisada, pesquisada(n sei se fez) para vir falar...

Mas nesse link: https://www.google.com.br/search?q=Rioters+do+League+of+Legends&tbm=isch&tbs=rimg:CQXrK4OCUFjoIjiDHn...: tem imagens com Rioters e vc pode ver pela foto como tem negros.

https://www.google.com.br/search?q=Rioters+do+League+of+Legends&tbm=isch&tbs=rimg:CQXrK4OCUFjoIjiDHn...: nessa tbm

https://www.google.com.br/search?q=Rioters+do+League+of+Legends&tbm=isch&tbs=rimg:CQXrK4OCUFjoIjiDHn...:

https://www.google.com.br/search?q=Rioters+do+League+of+Legends&tbm=isch&tbs=rimg:CS2rjIr9k3f2IjgzdV...:

E muitas outras, cara, RELAXA, como dito antes a Riot não é de fazer separação, não trabalho lá, mas acho esse tema meio "meeeee", pq hoje em dia praticamente 99% das empresas tem que ter não só por cotas mas pq é importa a diversidade mesmo, e elas tem essa noção disso.
Tropa

Gente, n fujam da ideia, n foi questionado se quem ta la é qualificado ou n, nem é um pedido por cotas, nem que a empresa é incompetente como alguns interpretaram, foi apensa perguntado se vcs já viram ou n um Rioter negro, questão de representatividade. Acredito que esse post sirva de gancho para não somente negros, mas pessoas de todas etnias interagirem e dizerem se sentem-se representadas no jogo, hoje eu me sinto representado, apesar de tudo, e parando pra pensar nunca vi um Rioter negro, mas também nunca procurei um.

Se na empresa já é assim e então o game é reflexo dos seus organizadores ! Já deixam o jogo todo bugado e etc e dentro dela já é outro escarnio então já não me surpreendo mais com nada ruim vindo da Riot !
Tropa

Eu cheguei a comentar isto no vídeo do Ken Harusame, porém, eu tenho uma espécie de incômodo com meus textos, pois pra mim nunca estão bom, então farei um outro texto de opinião aqui.

Acredito que possa sim existir a presença de Rioters negros na empresa, porém, ou eles não possuem destaque, que nem os Rioters que gravam vídeos para a empresa, aparecem em entrevistas, eventos e reuniões por comando dos cargos superiores, ou não possuem a competência para tal. Digo isto porque empresas trabalham na base da meritocracia, que literalmente é: Se você não faz certo, não vai aparecer, não vai ir pra cargo x, vai ficar aí sem ninguém saber que você existe. É bem difícil saber se existem Rioters negros, pois eles não falam sobre suas vidas e si mesmos, então a única coisa que temos para checar isto são nossos olhos e as palavras de um Rioter. Mysto, porque nossos olhos? Simples, uma pessoa que tem contato com o ambiente da Riot Games poderia simplesmente ir em uma das sedes dela, onde lá ela veria com os próprios olhos se há ou não alguém negro trabalhando na Riot. Quanto às palavras dos Rioters, acredito que eles prezam por suas identidades, suas privacidades, mas caso tenha algum Rioter negro ou negra, cabe a ele(a) se apresentar, pois acima de tudo, eles são livres para fazerem o que desejarem, então podemos sim esperar o pronunciamento de um Rioter sobre o assunto, assim como podemos esperar a falta de tal pronunciamento.

Espero que minha opinião tenha ficado fácil de compreender, faz um bom tempo que não escrevo artigo de opinião, sorry por qualquer erro <3

PS: Repostei o coment aqui pois loguei na conta errada.
Tropa

Ninguém falou de cota, ele fez uma pergunta