cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Sistema mais útil de PDLs

Sistema mais útil de PDLs

Olá senhores(as),
(tentarei ser o mais breve possível)

Eu estive pensando em um sistema para ganho/perda de PDLs mais justo e efetivo. Atualmente, os PDLs são ganhos em função da vitória do time e perdidos com a derrota, e o MMR é calculado pelo número de vitórias e derrotas que um jogador tem. Assim, se você perder por culpa dos outros (o que é comum) vai cada vez mais pegar gente pior e pior, e depender da sorte para cair com gente boa e internet boa para poder ganhar.

A proposta:
Tabelar a quantidade de PDLs ganhos e perdidos de acordo com a nota do jogador em cada partida, por exemplo:
Vitória
S+ (+26 pdl)
S   (+23 pdl)
A   (+18 pdl)
C-  (+5 pdl)
Derrota
S+ (-5 pdl)
S   (-8 pdl)
C-  (-26 pdl)

Os benefícios disso:
a) levantar com mais rapidez os jogadores que estiverem mandando bem, derrubar com mais rapidez os jogadores que estiverem mandando mal;
b) dificultar a prática de Duo Boost já que o jogador carregado tenderá a tirar menor nota e subir mais lentamente (ainda que ganhe);
c) diminuir o prejuízo de bons jogadores que por azar caem com feeders, trolls, gente com internet ruim, gente testando champion, etc. com muita frequência e acabando caindo de elo por conta disso e pegando gente pior ainda;
d) focar mais no individual (em elos baixos*) e menos no grupal, já que em elos mais baixos o trabalho em grupo é inexistente, então é injusto que ele determine como se suba ou desça;
e) diminuir o benefícios de maus jogadores que por sorte têm no outro time trolls, feeders, gente com internet ruim, etc. e acabam sendo carregados em MUITAS partidas, subindo de elo e "pesando" na partida dos jogadores que jogam melhor do que ele;
f) uma melhor qualidade das filas ranqueadas em todos os níveis, subindo e descendo quem merece e não quem tem sorte ou azar;
g) "punir" com menos PDLs ganhos ou mais perdidos mesmo numa boa fase quando ele testar um champ novo sem sucesso, ter problemas com internet, etc. apenas na partida em que ele teve problemas, não prejudicando assim nem os outros jogadores, nem a sua carreira como um todo.

*claro que o trabalho em grupo é importantíssimo no LOL, mas isso poderia ser exigido em elos mais altos (talvez diamante+ ou master+) onde o sistema permaneceria o mesmo, ou seja, o número de vitórias determina a quantidade de PDLs porque, como eu disse, trabalho em grupo é inexistente em elos baixos.

Espero que entendam e apoiem a proposta. Se curtirem, vamos tentar fazer isso chegar a streamers, prós, influencers, para que pressionem a RIOT, iniciem campanhas ou sei lá como poderíamos melhorar a qualidade das filas.

Encontrei esse ticket que tem uma proposta um pouco parecida, apesar de não explorar tanto.

Edit1: Em um ticket que abri, um funcionário da RIOT fez a seguinte declaração:
"Primeiramente, é preciso entender que quando falamos em "estar no mesmo nível" isso se refere ao geral de como um jogador joga suas partidas. O MMR só se altera quando há uma vitória ou derrota do time, não importando outros fatores (nota da partida, nível de maestria, nível de invocador, sequência de vitórias/derrotas, quantas partidas por dia etc). Isso significa que se um jogador tem um MMR similar ao seu, ele ganha e perde mais ou menos a mesma quantidade que você. Porém, isso não garante de forma alguma que aquele jogador vai conseguir jogar o melhor dele em todas as partidas (sendo a que ele jogou contigo ou não). 
O gerenciador de partidas não tem como saber o que os jogadores vão fazer durante a partida, essa parte (o fator humano) é imprevisível. [...]

A questão de por que o MMR não é baseado no sistema de notas é porque as notas não são dadas com base no desempenho do jogador em relação aos jogadores da mesma partida, mas sim em relação a todos os outros jogadores da mesma faixa de MMR e que usaram aquele mesmo campeão naquele dia.
Ou seja, se você vê um Twitch tirar uma nota S, não é porque ele foi muito bem naquela partida com relação ao time dele e os adversários (mas ele provavelmente foi também). Aquele S é comparando o desempenho dele com todos os outros Twitch que jogaram no mesmo dia. Por esse motivo, as notas não são uma estatística confiável para basear o ganho e perda de MMR, já que é muito mais fácil conseguir notas S com alguns campeões do que com outros."

Ou seja, mudar o sistema de avaliação, melhorá-lo ou ter outro sistema (além do atual) para que possa ser associado aos PDLs talvez seja o primeiro passo.

5 RESPOSTAS
Tropa

Re: Sistema mais útil de PDLs

cara eu realmente acho q isso n ia dar certo pelo simples motivo: o jogo n pode se basear apenas em kda ou notas como S A w/e, mas sim o quao efetivo vc esta sendo para sua esquipe, por exemplo, mts sabem q é dificil pegar S com suporte, (palavras dos msm) justamente por n matar mt ou sla qual o criterio enfim, oq quero dizer com isso é q o cara pode estar 2/6 mas pode dar uma call q garente o game ou startar uma fight q ganha o jogo, e isso n seria possivel ver atras da nota, ja q com o kda ruim ele teria um B ou C, mas teria sido muito util para a vitoria do time, tanto em alguma call quando alguma pplay q tenha dado mt certo
Tropa

Concordo com você, eu como sou main suporte, muitas vezes não consigo pegar um S msm jogando bem.

@YonH  escreveu:
cara eu realmente acho q isso n ia dar certo pelo simples motivo: o jogo n pode se basear apenas em kda ou notas como S A w/e, mas sim o quao efetivo vc esta sendo para sua esquipe, por exemplo, mts sabem q é dificil pegar S com suporte, (palavras dos msm) justamente por n matar mt ou sla qual o criterio enfim, oq quero dizer com isso é q o cara pode estar 2/6 mas pode dar uma call q garente o game ou startar uma fight q ganha o jogo, e isso n seria possivel ver atras da nota, ja q com o kda ruim ele teria um B ou C, mas teria sido muito util para a vitoria do time, tanto em alguma call quando alguma pplay q tenha dado mt certo

Então, eu discordo disso porque é perfeitamente possível tirar S/S+ de support. Eu sou main support e não pego kill, as pessoas se enganam em achar que quanto mais kill melhor a nota. Com placar de visão alto, assistências, dano a objetivos, não feedar, é muito fácil tirar S, S-, S+. Não tenho qualquer problema, inclusive tirar S em derrotas.
Tropa

pse, ai vc citou "n feedar mt" tu pode feedar por estar em uma match up desfavoravel ou o cara simplesmente ser melhor q vc, tem mts pessoas melhor q vc no game, n da pra ficar bem em todas, mas msm assim, tu pode fazer uma bela jogada 1/10 como o yasuo acertar um furacao em 5 pessoas na fight e isso ganhar o game para o time, ele vai tira um C por estar 1/10 mas foi mt bem no final da partida, eu ja joguei mts partidas onde alguem com nota baixa tenha jogado mt bem, eu por exemplo ja fiquei com kda perfeito e tirei A, seria mt relativo isso, acredito q a forma com q esta agr é a mais junta

O Yasuo que stackou a passiva no 1/10 estava atrapalhando o time até conseguir acertar um furacão, ele não merece mesmo uma nota alta só porque fez UMA play boa na partida. Não é comum ficar /10, é comum morrer 3 vezes na lane e ter que ficar safe, perder a torre, mas ficar /8 na lane fase é feedar e merece uma nota baixa, sim.
E ainda que o time tivesse perdido, eles não mereciam perder 20PDLs porque o yasuo estava open, nem o yasuo open merecia ganhar 20 PDLs sendo carregado por 30 minutos até escorregar o dedo no Q e fazer UMA única play boa no jogo.