cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Saúde no LOL e torneio para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida

Highlighted
Tropa

Saúde no LOL e torneio para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida

Bom dia comunidade!

 

Normalmente utilizo o fórum apenas para ler, mas hoje, incentivado pelo suporte, resolvi postar alguma coisa sobre um assunto que venho largamente discutindo com a equipe de suporte do LOL: saúde e também propor um torneio apenas para deficientes, que um dia quem sabe possa até virar algo similar a uma paraolimpiada pois já percebi que mesmo em desvatagem muitas pessoas com mobilidade reduzida jogam LOL.

 

Mas vamos primeiro falar sobre saúde, não apenas do já deficientes, mas também de pessoas sem deficiência:

 

O Grande Problema

Quase ninguém nota mas a cada partida de 40 minutos um jogador normal faz mais de mil movimentos repetitivos. Sabendo que a maioria dos invocadores não jogam um jogo apenas por dia entramos em um cenário de milhares, talvez centenas de milhares de movimentos repetitivos.

 

E daí?

Ao longo do tempo o excesso de movimentos repetitivos causam disturbios dos movimentos, o mais famoso deles é a LER Lesão por Esforço Repetitivo. Como o nome já diz ela é causada por movimentos repetitivos, que é justamente o que o LOL mais exige dos seus jogadores.

A LER é um dos menores problemas, pois a LER é si não é doença e sim uma lesão que, se tratada, não será definitiva. Poém tantos movimentos repetitivos, especialmente com o mouse podem evoluir para problemas definitivos.

 

Mas esse é um problema do uso de computadores?!

Não, apesar de já ter sido, há duas decadas o termo acessibilidade vem sendo levado a sério no desenvolvimento de softwares (e também jogos). Por isto mesmo hoje é possível uma pessoa com mobilidade reduzida, ou mesmo você que não quer correr risco, escrever qualquer coisa sem ter de digitar através do reconhecimento de fala, um cego consegue existente em todos sistemas operacionais. No ambiente de jogos temos jogos com Football Manager que são bastante acessíveis e mesmo titulos mais populares como FIFA e PES podem ser controlados a partir de joystricks e similares sem perder a jogabilidade ou ser banido por que alguém acha que você está cometendo alguma fraude.

 

Postura x doença

Uma postura errada aumenta os riscos de adquirir esses disturbios, é recomendado:

  1. O uso de cadeira ergometrica;
  2. Coluna errata, encostada na cadeira;
  3. Monitor na altura do olhar;
  4. Uso de protetor de pulso;
  5. Uso de funções de acessibilidade que diminuam o clique repetitivo. 

 

 

Mouse x Joystrick

Lá atrás quando o homem pensou no computador o pensou para trabalhar, não havia interface gráfica, então a inventaram e precisavam de um dispositivo para tornar a interface mais acessível: foi criado o mouse. Começamos então a utilizar computadores excessivamente para o trabalho então pensarão em acessibilidade mais profundamente.

 

Se analisarmos uma das primeiras funções de acessibilidade criadas foram as teclas de atalho, hotkeys, elas não  são apenas para você acessar algo mais rápido, são para você usar menos o mouse!

 

A grande facilidade que o mouse proporcionou fez com que os softwares cada vez mais exigissem o uso dele, porém o mesmo para movimentar e clicar exige mais movimentos do o joystick (comum) ou teclado (comum).

 

"Já reparou que ao mexer com o mouse seu anti-braço, ombro e até pescoço dependendo do movimento também se desloca? Faça o teste agora mesmo, mova da mesma forma que faz normalmente, o mouse de um canto a outro da tela diversas vezes, mude de diração repentinamente, clique várias vezes."

 

Os jogos eram projetados pensando em controle por joysticks, então não tinham muito com que se procupar com acessibilidade, isso era quase que responsabilida maior do hardware,  um bom joystick resolvia o problema.

 

Começamos a usar os computadores para jogar também, até ai tudo bem, plugavamos os joysticks e continuava igual. Como fazemos até hoje em grande parte dos jogos como NFS, FIFA, PES e outros.

 

Começaram a aparecer jogos que era só com o mouse e teclado, como SIM City, Elifoot, Age Of Empires. Mas ainda sim tudo bem, você não tinha que clicar tão rápido além de possuirem teclas de atalho para quase todas funções do game, você poderia simplesmente até mesmo usar as direcionais do teclado númerico que conseguiria jogar mesmo perdendo um pouco da velocidade que jogaria de igual para igual pois o jogo não exigia se matar com cliques repetitivos. Até hoje muitos jogos tem esse mesmo conceito, como FM e outros.

 

Surgiram os jogos de tiro em primeira pessoa, como Counter Strike, Tom Clancys e outros. Dai começou o problema: o número de cliques aumentou e a velocidade também. Mas veio Call of Duty (e outros), introduzindo o joystrick  novamente.

 

Ai surgem DOTA e LOL aquelas coisas que só de ver alguém com mobilidade reduzida, LER ou algum conhecimento sobre o assunto já olha os outros jogando e pensa "esse negócio vai **cogumelo do teemo** comigo" e nem pensa em jogar.

Porém LOL se tornou um esporte tão mundialmente praticado que hoje é questão de inclusão social até, raramente você senta em uma roda de amigos que nenhum joga LOL ou DOTA, no final da história vocês já sabem: as pessoas jogam, se viciam e querem mais.

 

Dessa forma passam a usar mouse para uma coisa que ele não serve: ficar na mão o tempo todo, o dia inteiro produzindo zilhões de cliques. A atividade de um player com o mouse nem de longe se compara de um trabalhador que opera um computador, mesmo a de um designer ou programador (eu sou programador), um player de LOL vive com o mouse na mão, anda mais com o mouse que com a namorada! E dai? e dai que o mouse não foi projetado pra isso.

 

Como resolver?

Muito fácil, usando teclas de atalho para diminuir o uso do mouse ou jogando com joystck. Porém o LOL não te da condições de fazer isso e continuar jogando de igual pra igual.

 

O LOL já possui acessibilidade o suficiente?

Vamos a uma breve definição do termo acessibilidade: "Consiste, também, em ter acesso a todo e qualquer material produzido, em áudio ou vídeo, adaptando todos os meios que a tecnologia permite." e agora vamos a duas perguntas:

 

  1. O LOL usa todas tecnologias existentes para ser acessível para deficientes ou mesmo não provocar lesões em seus jogadores hoje "normais"?
  2. Você consegue jogar de igual para igual com uma pessoa do seu nível jogando, fazendo combos, dando flash, curando, escapando, fazendo OrbWalker tudo ao mesmo tempo só com as teclas de acessibilidade, sem mouse?

 

As respostas são NÃO. A primeira pergunta não da para discutir muito, basta lembrarmos do fato que não há como colar um texto no chat do jogo que já encontramos o grande problema, o LOL simplesmente não foi conceituado para ser acessível e inclusive bloqueia funções de acessibilidade nativas do sistema operacional, como o CTRL+V. 
Ao vermos o menu de teclas de atalho na categoria movimentos nos deparamos com, desculpe o termo, mas uma PIADA de mau gosto: tenho teclas de atalho pra ataques básicos, mas não temos teclas de atalhos com a mesma função para mágia. Ai você logo pensa "Olha que legal: então quer dizer que quem tem mobilidade reduzida só pode usar ataque básico?!"

 

A segunda pergunta a menos que você seja um ninja, que consegue programas como o Auto Clicker, Auto Hotkey e outros para conseguir jogar utilizando apenas o teclado x touch pad, também é não. Além do que se você consegue fazer essas coisas todas certamente seu nível é maior do que quem, dentro do jogo, tem ELOS mais fortes que você. Ou seja é otalmente injusto e vai contra os próprios termos de uso do LOL quando citam jogar com justiça para tratar do assunto fraudes, scripts e outros. 


Pedido a RIOT

Senhores parabéns pelo magnifico trabalho de popularização do game, o que o tornou esporte mundial, mas está na hora dos senhores entenderem "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades.", exatamente como SpiderMan diz, pensem na acessibilidade do jogo! A cada patche que toda semana sai tenho mais a impressão que vocês estão pouco se lixando pra isso, só vejo mudanças de habilidades. Me provem o contrário por favor!

 

Torneio para deficientes e pessoas com mobidade reduzida

As vezes vejo no fórum pessoas comentando sobre a deficiencia, como neste tópico do Daniel e sei também, por ser deficiente, o quanto as vezes, mesmo usando programas de terceiros, é frustante morrer ou perder um jogo pra uma pessoa pior que você por que não conseguiu clicar, realizar algum movimento ou mesmo conseguiu, com programas de terceiros, mas o outro cara foi  mais rapido a executar uma função que poderia ter hotkey no próprio jogo mais não tem.

 

Pensei em criar um torneio apenas para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, creio que se a ideia der certo, podemos com o tempo e divulgação ter mais player nessa condição e quem sabe realizar até mesmo campeonatos regionais para deficientes. Alguém anima a organaizar ou participar como player?

 

Obrigado pela atenção

 

1 RESPOSTA

Re: Saúde no LOL e torneio para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida

Meu engrandecido colega invocador, você já parou pra pensar que eu já caio com deficientes 99,9% do tempo, vc está me dizendo que tem que haver mais inclusão do que isso? daqui a pouco vão fazer um post pedindo para eu trazer pra casa, alimentar e dar banho nesses lindos e maravilhosos player com alguma dificuldade no cérebro... daqui a pouco vou ter que colocar uma rampa pra cadeirante no carro da minha mãe para incluir mais ainda esses ousados invocadores, venho lhe dizer humildemente que não esto falando de nenhum deficiente que é deficiente comprovado pelo médico e sim dos deficientes q são deficientes por já serem deficientes e pickar vladimir na minha ranked e feedar, abaixo a maconha, boa noite