cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

🔴 [SUGESTÃO{?}] A volta do Tribunal 🔴

Resolvido
Dragão

🔴 [SUGESTÃO{?}] A volta do Tribunal 🔴

A algum tempo atrás, nos despedimos de um sistema bacana, o Tribunal, onde os próprios players se voluntariavam a ajudar a Riot a penalizar players tóxicos, dando um veredito para o suporte analizar se é necessário ou não tal punição..

Por algum motivo, que acredito ser ineficiência, ele foi desativado, quando entrado no site, aparece a seguinte mensagem:

Ênfase no "No futuro, traremos uma nova versão do Tribunal (...)"

Acho que já se passou muito tempo, e o Tribunal mais do que nunca, se mostrou ser muito necessário para ajudar a comunidade a se tornar mais limpa.
Apesar de ser contra as regras, diversos tópicos de denúncias são abertos todos os dias, a fim de conseguir uma explicação ou resposta para seu problema, mas sem sucesso...
Já passou da hora de admitir que a ferramenta de denúncia pós jogo não se torna tão eficiente, já que as pessoas colocaram na cabeça que mesmo reportando, as chances da pessoa ser punida é bem baixa, então consequentemente, as pessoas param de reportar.

A volta do Tribunal poderia dar chance as pessoas de terem suas esperanças de volta, largar o pensamento de injustiça que assolam os players..

Pra quem não pegou a época do Tribunal, e não sabe do que se trata,tem um vídeo antigão do Player100regras demonstrando, segue:

Obviamente, com um sistema melhorado, mais atual, porém com a mesma idéia é o que eu proponho, onde players de level 30 e superior, que nunca levaram nenhum tipo de punição ou restrição, com honra superior a 4 poderiam ajudar no tribunal (só um exemplo), e claro, uma equipe determinada a prestar atenção nos vereditos, que estarão sempre presentes para ajudar..

Vale lembrar que no Tribunal, NINGUÉM VAI BANIR NINGUÉM, NENHUM PLAYER VAI TER PODER PRA BANIR QUEM ELE QUISER, o que vai acontecer é você dá sua opinião sobre o caso, julgar se ele cometeu algum erro grave passível a punição para sua decisão ser levada a Riot, X pessoas viram o caso, 60% deram como CULPADO e 40% deram como INOCENTE, então a Riot vai analisar o caso para que averigue se ocorreu algo de errado! (Obviamente é um exemplo de escolha de averiguação).

A ideia é sensacional, e é hora de voltar com ela, e voltar com tudo, pra mostrar que a Riot realmente se importa com players positivos, que se importam em sempre melhorar o jogo para deixar ele sempre limpo para nós podermos jogar sem problemas com pessoas de comportamento negativo.

Gostou da idéia da volta do Tribunal, deixe seu GG! Assim, mais pessoas serão alcançadas e a Riot pensar seriamente a respeito, pois é algo que acho que todos sentimos falta! Fiz um tópico simples de um assunto complexo, mais tarde talvez eu acrescente mais coisas nele para deixar ele mais completo!

Enfim..

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Dragão

Re: 🔴 [SUGESTÃO{?}] A volta do Tribunal 🔴

Complemento Fixado de Esclarecimento:

Muita gente está confundindo o que eu propus..

• O que eu deixei claro no tópico é que os players vão AJUDAR a Riot a ANALISAR a atitude dos players, NENHUM PLAYER VAI BANIR NINGUÉM, pessoas falaram que banir é papel da Riot, e está correto, obviamente é papel dela, o que propus é players voluntáriamente ajudarem a ENCONTRAR players que realmente são negativos, não quer dizer que se tal player foi julgado pela maioria, ele vai ser automáticamente banido, a maioria pode ter julgado como culpado, mas a Riot não vê dessa forma e pode deixar ele como inocente..

• Vemos um sistema parecido no jogo Counter Strike Global Offensive, chamado Overwatch, onde a própria comunidade ajuda a Valve a determinar se tal player é tóxico de alguma forma, seja usando cheats, praticando anti-jogo, etc. e lá, TODOS os players tem capacidade de julgar casos, basta alcançar pre-requisítos, e o CS:GO também já teve um grau de toxicidade bem elevado, e com a implementação desse sistema, os níveis abaixaram significativamente.. Como disse, é uma idéia bruta que precisa ser polida, e várias pessoas deram ideias, nenhuma ideia com o objetivo de melhorar é má-vinda,
    fora que somente o conceito do antigo Tribunal seria levado em conta, mas a forma de aplica-lo seria totalmente modificado, sem injustiças e sem pessoas pra passar o tempo.

• Outras pessoas falam de privilégios, e eu pergunto denovo, que privilégios? Privilégios de ser alguém que ajuda a comunidade? Leia o ponto 1 novamente

• Outros falam de como as pessoas julgam diferente cada caso, que é uma coisa óbvia, cada pessoa tem seu modo de pensar, mas independente disso, são só duas opções de escolha: CULPADO ou INOCENTE
    A Riot vai por na balança os votos e decidir se a pessoa realmente merece uma punição ou não, deixando claro novamente, NINGUÉM VAI TER O PODER DE BANIR NINGUÉM, não confundam as coisas, por favor!

• Esse ponto é exclusivo pro @Trexors.. 

• Deixei claro também que existem diversas formas de se escolher pessoas "dignas" de ajudarem no tribunal, e explicitei duas sugestões minhas para se fazer a seleção, através de conquistas no lol, como nível de invocador, nível de honra, ou pode até mesmo ser ELO, porque não.. A outra sugestão é a própria Riot fazer uma seleção de players que na opinião dela são mais apropriadas, aquelas que se encaixam melhor para poder ajudar, algo parecido com a Academia de Piltover.. 

Jeez, leiam direito.. 

67 RESPOSTAS

Gostei muito de sua ideia

Mas o que tu acha de Malphite Suporta?

O problema não é nem colocar o tribunal de novo, o verdadeiro problema é: e se alguma pessoa só pela zueira começar a punir?

Mas, isso é rápido de se resolver selecionando players positivos no jogo nem mesmo que seja para um Beta.

No, not gonna die tonight
We've gotta stand and fight forever (don't close your eyes)
No, not gonna die tonight
We've gotta fight for us together
Dragão

@Moro em Criciúma escreveu:

O problema não é nem colocar o tribunal de novo, o verdadeiro problema é: e se alguma pessoa só pela zueira começar a punir?

Mas, isso é rápido de se resolver selecionando players positivos no jogo nem mesmo que seja para um Beta.

Foi o que falei no tópico, somente pessoas positivas na comunidade receberiam o direito de julgar no Tribunal, e se caso uma pessoa for determinada como troll no tribunal, zoando e dando vereditos que não batem, eles são dispensados..

Tropa

Para quem usa tickets para denunciar jogadores tóxicos: é eficiente quando prints são apresentados?

Arauto

@ana Iuiza escreveu:

Foi o que falei no tópico, somente pessoas positivas na comunidade receberiam o direito de julgar no Tribunal, e se caso uma pessoa for determinada como troll no tribunal, zoando e dando vereditos que não batem, eles são dispensados..

essa e facil de resolver e so colocar um pre-requisito que somente pessoas com Honra 4 e 5 podem entrar no tribunal

Tropa

Olha eu gostaria muito da volta desse sistema, me parece interessante na situação que o servidor se encontra.

Highlighted

Ótima ideia, não sabia que o mesmo existia, já que entrei em dezembro de 2013, caso o mesmo voltasse deveria ser habilitado apenas para invocadores que possuem (Bom comportamento) há "mais de um Ano = +1 Ano"

Eu concordo com sua ideia. Seria relativamente parecido com a ideia que eu dei dos Guardiões...
Estou feliz com a sua volta no fórum, ana Iuiza.
Smiley Very Happy
Dragão

@CadêMeuClone escreveu:
Eu concordo com sua ideia. Seria relativamente parecido com a ideia que eu dei dos Guardiões...
Estou feliz com a sua volta no fórum, ana Iuiza.
Smiley Very Happy

Nada mais justo que juntar as duas idéias então, somente Guardiões poderiam auxiliar no Tribunal xD
Obg <3

Arauto

Te falar que eu estava sentindo falta exatamente disso esses dias... mas infelizmente a riot parece ter aposentado ele :T ( manutenção demorada né jdsoiajdoiasj )
Aronguejo

Também sinto falta do Tribunal, confesso que até lavava a alma quando analisava um caso de algum troll e descia o hammer of justice nele xD
O grande lance do tribunal era fazer com que os relatos que fazemos pós-jogo fossem avaliados pela comunidade, e por mais interessante que seja é complicado selecionar jogadores para realmente aplicar justiça. Pense na seguinte situação: Zezinho123 pegou um campeão "peculiar" para sua posição e jogou mal, morreu bastante, fez itens que não tiveram muito impacto na partida.
Invocador 1: Zezinho é um maldito troll, BAN NELE!
Invocador 2: Parece que ele não é um bom jogador mas se esforça, ele põe muita sentinela e não xinga ninguém...
Invocador 3: Entendi o que ele quis fazer, mas escolheu a composição errada e se perdeu na build. Acontece.
Invocador 4: O cara não faz ideia do que está fazendo, devia jogar contra BOTs ou coisa assim, vou dar ban nele.
Invocador 5: Nossa, olha o chat dessa galera, Gumercindo666 e Jurandíssico961 são muito mais tóxicos que esse tal de Zezinho!
Invocador 6: Zed AP suporte?! BAN NELE!! (obs: é só um exemplo haha)
Entendeu onde quero chegar? Os julgamentos acabavam indo em direções diferentes e, por mais que a comunidade desse BAN ou FORGIVE, a situação nem sempre era avaliada corretamente; também houveram casos de pessoas que só davam ban independente da situação...
O resultado, até onde lembro, era que os casos eram acompanhados pela própria Staff e eles viram mais ou menos a eficiência do sistema como um todo. Até hoje acho que a Riot pega muito leve com algumas situações, talvez isso também tenha influenciado.

Escolher jogadores pelo comportamento dentro do forum ou do jogo é muito desgastante e sabe-se lá qual a estabilidade de cada um (vai que o cara fica enfurecido e desconta no tribunal? vai que ele para de jogar ou analisar?), também não vejo sistema de Honra refletir muita coisa para ser um critério suficiente...
Sinto falta do Tribunal, dos boosts de IP que ele dava e de vários casos engraçados que já vi, mas não acho que ele voltará =/

BONUS:
Uma vez vi uma partida em que o reportado estava jogando de Draven e o relato foi o seguinte: "maldito hacker, onde já se viu Ult fazer curva?!".
XD
Dragão

@kaillarkz escreveu:
Também sinto falta do Tribunal, confesso que até lavava a alma quando analisava um caso de algum troll e descia o hammer of justice nele xD
O grande lance do tribunal era fazer com que os relatos que fazemos pós-jogo fossem avaliados pela comunidade, e por mais interessante que seja é complicado selecionar jogadores para realmente aplicar justiça. Pense na seguinte situação: Zezinho123 pegou um campeão "peculiar" para sua posição e jogou mal, morreu bastante, fez itens que não tiveram muito impacto na partida.
Invocador 1: Zezinho é um maldito troll, BAN NELE!
Invocador 2: Parece que ele não é um bom jogador mas se esforça, ele põe muita sentinela e não xinga ninguém...
Invocador 3: Entendi o que ele quis fazer, mas escolheu a composição errada e se perdeu na build. Acontece.
Invocador 4: O cara não faz ideia do que está fazendo, devia jogar contra BOTs ou coisa assim, vou dar ban nele.
Invocador 5: Nossa, olha o chat dessa galera, Gumercindo666 e Jurandíssico961 são muito mais tóxicos que esse tal de Zezinho!
Invocador 6: Zed AP suporte?! BAN NELE!! (obs: é só um exemplo haha)
Entendeu onde quero chegar? Os julgamentos acabavam indo em direções diferentes e, por mais que a comunidade desse BAN ou FORGIVE, a situação nem sempre era avaliada corretamente; também houveram casos de pessoas que só davam ban independente da situação...
O resultado, até onde lembro, era que os casos eram acompanhados pela própria Staff e eles viram mais ou menos a eficiência do sistema como um todo. Até hoje acho que a Riot pega muito leve com algumas situações, talvez isso também tenha influenciado.

Escolher jogadores pelo comportamento dentro do forum ou do jogo é muito desgastante e sabe-se lá qual a estabilidade de cada um (vai que o cara fica enfurecido e desconta no tribunal? vai que ele para de jogar ou analisar?), também não vejo sistema de Honra refletir muita coisa para ser um critério suficiente...
Sinto falta do Tribunal, dos boosts de IP que ele dava e de vários casos engraçados que já vi, mas não acho que ele voltará =/

BONUS:
Uma vez vi uma partida em que o reportado estava jogando de Draven e o relato foi o seguinte: "maldito hacker, onde já se viu Ult fazer curva?!".
XD

Mas não é algo manual kkkk
O jogo é todo automatizado, não é como se fosse usar recursos desnecessários pra fazer uma análise e uma separação de players ruins e players positivos..

O Tribunal é avaliado individual, você leva em consideração o contexto da partida, o contexto do chat e o contexto dos players, nunca é o contexto do jogador que está sendo analisado, se não você nunca vai ter precisão no seu veredito..

Por exemplo, o Zezinho123 apesar do pick e das escolhas de builds, ele estava fazendo de tudo para conseguir ajudar seu time, isso não classifica ele como troll, apenas como alguém inexperiente, comentários sem sequer ter mini-argumentos não são levados em consideração, como por exemplo o Invocador 1 e o Invocador 6, o resto deu seu ponto de vista corretamente, não se deixando levar pela emoção..

Claro que foi uma hipótese, não se tem apenas essas informações, afinal é uma limitação que o sistema de Tribunal não se pode dar o luxo de introduzir, deve-se ter o gráfico e linha do tempo geral da partida inteira, fora o chat, os itens, o profile do player a ser analisado, etc. Uma série de fatores que farão com que você faça uma análise precisa, e para isso é necessário players dedicados a isso, que são positivos e levam a sério.. E eu dei apenas uma solução pra isso, mas poderia ser também através de uma seleção da própria Riot, por que não?

Eles fazem um formulário onde você é analisado, desde seu comportamente, até seu tempo de jogo, seus conhecimentos e tal, algo parecido com o que acontece no PBE..

São várias opções para se explorar, e a comunidade está ai sempre dando idéias, porque não ouvi-la..

Obviamente é uma ideia bruta que precisa ser polida ainda, mas não há argumento nenhum que contrarie que tanto é necessário quanto pode ser sempre melhorado, como disse, é necessário Rioters ativos para ajudar a galera, se não vira o que foi um dia, pessoas dão o veredito e nada acontece, porque a Riot focou em outros assuntos e resolveram fechar por achar "desnecessário".

@Anselm escreveu:

Para quem usa tickets para denunciar jogadores tóxicos: é eficiente quando prints são apresentados?

Sim. Mas mesmo sem print se vc mandar o nome dos jogadores eles verificam o chat da partida que voces jogaram e te respondem. Eles só nao contam qual vai ser a punicao mas eles respondem.

Lendo isso me bateu muita saudade do tribunal... o tribunal acabou em 2013... né? ou 2014? não to lembrado, ou estou desatualizado.Não cheguei a avaliar muitos casos, mas né... bateu a saudades
Aronguejo

Então, tribunal é um sistema muito complexo e inexato. Muita gente não é 100% idônea e é complicado confiar na galera pra fazer julgamentos. Povo ia no tribunal mais pra rir do que pra realmente ajudar.

Infelizmente.

Mas vc tem um bom espírito Ana, continue assim haha

Aronguejo

105.267

Temos a honra pra isso, acho interessante.

picks diferentes a riot nao da ban ela ja falou isso... o que da ban é rage e trolar...
@Malphite Blitão
Aronguejo

Apoio, seria interessante ver essa função de novo, já vi alguns fóruns que utilizam dessa mesma ferramenta, e é smples para não ocorrer abusos, o player iria dar a punição e ela deveria ser aprovada, e selecionar jogadores com boa ênfase e histórico no jogo.

Aronguejo

Saudades tribunal. 

Mas como já argumentaram ai pra cima, o maior problema é responder a pergunta "Quem está apto pra julgar?".

Claro, que como você mesmo já deu a ideia, a RIot pode ela mesma selecionar as pessoas que farão os julgamentos, assim diminuiria e muito os problemas. 

Do contrário, sou contra. E não acho o sistema de honra válido para isso. Várias falhas. 

Btw, alinhando com a ideia:

- Report de Feedar intencionalmente: O cara ficar indo no mid/lane x e morrendo propositalmente. "Ah, mas zezinho morreu 4 vezes em 7 minutos; ele é burro, ruim, tapado, lagado, qualquer coisa, mas não é feeder intencional.

- Report por Abandono de Partida/AFk: Quitou ou ficou na base afk. "ah, mas zezinho caiu e voltou dez minutos depois"; foram problemas de net ou coisa do tipo, ele não tem culpa especificamente nesse jogo.

- Nesse report ainda acho válido fazer uma análise: um jogador X é reportado N vezes por Abandono de Partida: "ah, mas zezinho só caiu 5 min nessa, 2 min naquela" Se a sua net tá ruim em um ou dois jogos, ok. Você para, ou então sua net estabiliza. Agora sua net tá ruim o dia todo e tu joga 10 partidas e atrapalha o game de 90 pessoas ... bem, ai acho questionável. MAs aqui é só uma ideia pra debater.

- Report Atitude Negativa: Como diferenciar atitude negativa de argumentação racional para surrender? Por exemplo, quem nunca pediu aquele ff aos 20 porque tinha uma vayne 5/0, mas ai não deram o ff e vocês viram o jogo? Por mais que tenhamos virado, a partida foi um porre, e ganhamos por "sorte"; nao considero atitude negativa pedir o ff, por exemplo. Entre outros, como o "mala do ping".

- Report Abuso Verbal: "lixu" "seu bosta" "feeder do caralho" "seu merda elojobado" básico, né?

- Report por Discurso de Ódio: Qualquer tipo de apologia, sejam das "leves", como "vai lavar uma **cogumelo do teemo**", até as "pesadas", como "sua **cogumelo do teemo**, **cogumelo do teemo**" e etc, isso para machismo/racismo/lgbtfobia e quaisquer outros. Fez piada? Tcham. Xingou? Tcham. Etc. Tem que ser forte mesmo.

Acho que deveria ser implementado um tipo de report diferente:

- Report por Elojob: básico, o cara joga muito mal um jogo, muito abaixo do esperado, RUIM demais, tu reporta por elojob. Esse aqui precisaria de uma margem de partidas maior (por exemplo, caso você receba esse report em 20 partidas +, tu será julgado) e formas de se analisar maior. Mas por exemplo, um D5 que, em 30 partidas, joga no mid e leva stomp do tipo 0/5 - 100 de farm/20 minutos ... é bem complicado. Mas enfim, só outra sugestão mesmo.