cancelar
Showing results for聽
Search instead for聽
Do you mean聽

馃敶 [SUGEST脙O{?}] A volta do Tribunal 馃敶

Resolvido
Highlighted
Drag茫o

馃敶 [SUGEST脙O{?}] A volta do Tribunal 馃敶

A algum tempo atr谩s, nos despedimos de um sistema bacana, o Tribunal, onde os pr贸prios players se voluntariavam a ajudar a Riot a penalizar players t贸xicos, dando um veredito para o suporte analizar se 茅 necess谩rio ou n茫o tal puni莽茫o..

Por algum motivo, que acredito ser inefici锚ncia, ele foi desativado, quando entrado no site, aparece a seguinte mensagem:

脢nfase no "No futuro, traremos uma nova vers茫o do Tribunal (...)"

Acho que j谩 se passou muito tempo, e o Tribunal mais do que nunca, se mostrou ser muito necess谩rio para ajudar a comunidade a se tornar mais limpa.
Apesar de ser contra as regras, diversos t贸picos de den煤ncias s茫o abertos todos os dias, a fim de conseguir uma explica莽茫o ou resposta para seu problema, mas sem sucesso...
J谩 passou da hora de admitir que a ferramenta de den煤ncia p贸s jogo n茫o se torna t茫o eficiente, j谩 que as pessoas colocaram na cabe莽a que mesmo reportando, as chances da pessoa ser punida 茅 bem baixa, ent茫o consequentemente, as pessoas param de reportar.

A volta do Tribunal poderia dar chance as pessoas de terem suas esperan莽as de volta, largar o pensamento de injusti莽a que assolam os players..

Pra quem n茫o pegou a 茅poca do Tribunal, e n茫o sabe do que se trata,tem um v铆deo antig茫o do Player100regras demonstrando, segue:

Obviamente, com um sistema melhorado, mais atual, por茅m com a mesma id茅ia 茅 o que eu proponho, onde players de level 30 e superior, que nunca levaram nenhum tipo de puni莽茫o ou restri莽茫o, com honra superior a 4 poderiam ajudar no tribunal (s贸 um exemplo), e claro, uma equipe determinada a prestar aten莽茫o nos vereditos, que estar茫o sempre presentes para ajudar..

Vale lembrar que no Tribunal, NINGU脡M VAI BANIR NINGU脡M, NENHUM PLAYER VAI TER PODER PRA BANIR QUEM ELE QUISER, o que vai acontecer 茅 voc锚 d谩 sua opini茫o sobre o caso, julgar se ele cometeu algum erro grave pass铆vel a puni莽茫o para sua decis茫o ser levada a Riot, X pessoas viram o caso, 60% deram como CULPADO e 40% deram como INOCENTE, ent茫o a Riot vai analisar o caso para que averigue se ocorreu algo de errado! (Obviamente 茅 um exemplo de escolha de averigua莽茫o).

A ideia 茅 sensacional, e 茅 hora de voltar com ela, e voltar com tudo, pra mostrar que a Riot realmente se importa com players positivos, que se importam em sempre melhorar o jogo para deixar ele sempre limpo para n贸s podermos jogar sem problemas com pessoas de comportamento negativo.

Gostou da id茅ia da volta do Tribunal, deixe seu GG! Assim, mais pessoas ser茫o alcan莽adas e a Riot pensar seriamente a respeito, pois 茅 algo que acho que todos sentimos falta! Fiz um t贸pico simples de um assunto complexo, mais tarde talvez eu acrescente mais coisas nele para deixar ele mais completo!

Enfim..

1 SOLU脟脙O ACEITA

Solu莽玫es aceitas
Drag茫o

Re: 馃敶 [SUGEST脙O{?}] A volta do Tribunal 馃敶

Complemento Fixado de Esclarecimento:

Muita gente est谩 confundindo o que eu propus..

• O que eu deixei claro no t贸pico 茅 que os players v茫o AJUDAR a Riot a ANALISAR a atitude dos players, NENHUM PLAYER VAI BANIR NINGU脡M, pessoas falaram que banir 茅 papel da Riot, e est谩 correto, obviamente 茅 papel dela, o que propus 茅 players volunt谩riamente ajudarem a ENCONTRAR players que realmente s茫o negativos, n茫o quer dizer que se tal player foi julgado pela maioria, ele vai ser autom谩ticamente banido, a maioria pode ter julgado como culpado, mas a Riot n茫o v锚 dessa forma e pode deixar ele como inocente..

• Vemos um sistema parecido no jogo Counter Strike Global Offensive, chamado Overwatch, onde a pr贸pria comunidade ajuda a Valve a determinar se tal player 茅 t贸xico de alguma forma, seja usando cheats, praticando anti-jogo, etc. e l谩, TODOS os players tem capacidade de julgar casos, basta alcan莽ar pre-requis铆tos, e o CS:GO tamb茅m j谩 teve um grau de toxicidade bem elevado, e com a implementa莽茫o desse sistema, os n铆veis abaixaram significativamente.. Como disse, 茅 uma id茅ia bruta que precisa ser polida, e v谩rias pessoas deram ideias, nenhuma ideia com o objetivo de melhorar 茅 m谩-vinda,
    fora que somente o conceito do antigo Tribunal seria levado em conta, mas a forma de aplica-lo seria totalmente modificado, sem injusti莽as e sem pessoas pra passar o tempo.

• Outras pessoas falam de privil茅gios, e eu pergunto denovo, que privil茅gios? Privil茅gios de ser algu茅m que ajuda a comunidade? Leia o ponto 1 novamente

• Outros falam de como as pessoas julgam diferente cada caso, que 茅 uma coisa 贸bvia, cada pessoa tem seu modo de pensar, mas independente disso, s茫o s贸 duas op莽玫es de escolha: CULPADO ou INOCENTE
    A Riot vai por na balan莽a os votos e decidir se a pessoa realmente merece uma puni莽茫o ou n茫o, deixando claro novamente, NINGU脡M VAI TER O PODER DE BANIR NINGU脡M, n茫o confundam as coisas, por favor!

• Esse ponto 茅 exclusivo pro @Trexors.. 

• Deixei claro tamb茅m que existem diversas formas de se escolher pessoas "dignas" de ajudarem no tribunal, e explicitei duas sugest玫es minhas para se fazer a sele莽茫o, atrav茅s de conquistas no lol, como n铆vel de invocador, n铆vel de honra, ou pode at茅 mesmo ser ELO, porque n茫o.. A outra sugest茫o 茅 a pr贸pria Riot fazer uma sele莽茫o de players que na opini茫o dela s茫o mais apropriadas, aquelas que se encaixam melhor para poder ajudar, algo parecido com a Academia de Piltover.. 

Jeez, leiam direito.. 

68 RESPOSTAS

Gostei muito de sua ideia

Mas o que tu acha de Malphite Suporta?

O problema n茫o 茅 nem colocar o tribunal de novo, o verdadeiro problema 茅: e se alguma pessoa s贸 pela zueira come莽ar a punir?

Mas, isso 茅 r谩pido de se resolver selecionando players positivos no jogo nem mesmo que seja para um Beta.

Rex tremendae majestatis
Qui salvandos salvas gratis
Salve me, fons pietatis
Salve me, fons pietatis
Drag茫o

@Moro em Crici煤ma escreveu:

O problema n茫o 茅 nem colocar o tribunal de novo, o verdadeiro problema 茅: e se alguma pessoa s贸 pela zueira come莽ar a punir?

Mas, isso 茅 r谩pido de se resolver selecionando players positivos no jogo nem mesmo que seja para um Beta.

Foi o que falei no t贸pico, somente pessoas positivas na comunidade receberiam o direito de julgar no Tribunal, e se caso uma pessoa for determinada como troll no tribunal, zoando e dando vereditos que n茫o batem, eles s茫o dispensados..

Tropa

Para quem usa tickets para denunciar jogadores t贸xicos: 茅 eficiente quando prints s茫o apresentados?

Arauto

@ana Iuiza escreveu:

Foi o que falei no t贸pico, somente pessoas positivas na comunidade receberiam o direito de julgar no Tribunal, e se caso uma pessoa for determinada como troll no tribunal, zoando e dando vereditos que n茫o batem, eles s茫o dispensados..

essa e facil de resolver e so colocar um pre-requisito que somente pessoas com Honra 4 e 5 podem entrar no tribunal

Tropa

Olha eu gostaria muito da volta desse sistema, me parece interessante na situa莽茫o que o servidor se encontra.

脫tima ideia, n茫o sabia que o mesmo existia, j谩 que entrei em dezembro de 2013, caso o mesmo voltasse deveria ser habilitado apenas para invocadores que possuem (Bom comportamento) h谩 "mais de um Ano = +1 Ano"

Eu concordo com sua ideia. Seria relativamente parecido com a ideia que eu dei dos Guardi玫es...
Estou feliz com a sua volta no f贸rum, ana Iuiza.
Smiley Very Happy
Drag茫o

@Cad锚MeuClone escreveu:
Eu concordo com sua ideia. Seria relativamente parecido com a ideia que eu dei dos Guardi玫es...
Estou feliz com a sua volta no f贸rum, ana Iuiza.
Smiley Very Happy

Nada mais justo que juntar as duas id茅ias ent茫o, somente Guardi玫es poderiam auxiliar no Tribunal xD
Obg <3

Arauto

Te falar que eu estava sentindo falta exatamente disso esses dias... mas infelizmente a riot parece ter aposentado ele :T ( manuten莽茫o demorada n茅 jdsoiajdoiasj )
Aronguejo

Tamb茅m sinto falta do Tribunal, confesso que at茅 lavava a alma quando analisava um caso de algum troll e descia o hammer of justice nele xD
O grande lance do tribunal era fazer com que os relatos que fazemos p贸s-jogo fossem avaliados pela comunidade, e por mais interessante que seja 茅 complicado selecionar jogadores para realmente aplicar justi莽a. Pense na seguinte situa莽茫o: Zezinho123 pegou um campe茫o "peculiar" para sua posi莽茫o e jogou mal, morreu bastante, fez itens que n茫o tiveram muito impacto na partida.
Invocador 1: Zezinho 茅 um maldito troll, BAN NELE!
Invocador 2: Parece que ele n茫o 茅 um bom jogador mas se esfor莽a, ele p玫e muita sentinela e n茫o xinga ningu茅m...
Invocador 3: Entendi o que ele quis fazer, mas escolheu a composi莽茫o errada e se perdeu na build. Acontece.
Invocador 4: O cara n茫o faz ideia do que est谩 fazendo, devia jogar contra BOTs ou coisa assim, vou dar ban nele.
Invocador 5: Nossa, olha o chat dessa galera, Gumercindo666 e Jurand铆ssico961 s茫o muito mais t贸xicos que esse tal de Zezinho!
Invocador 6: Zed AP suporte?! BAN NELE!! (obs: 茅 s贸 um exemplo haha)
Entendeu onde quero chegar? Os julgamentos acabavam indo em dire莽玫es diferentes e, por mais que a comunidade desse BAN ou FORGIVE, a situa莽茫o nem sempre era avaliada corretamente; tamb茅m houveram casos de pessoas que s贸 davam ban independente da situa莽茫o...
O resultado, at茅 onde lembro, era que os casos eram acompanhados pela pr贸pria Staff e eles viram mais ou menos a efici锚ncia do sistema como um todo. At茅 hoje acho que a Riot pega muito leve com algumas situa莽玫es, talvez isso tamb茅m tenha influenciado.

Escolher jogadores pelo comportamento dentro do forum ou do jogo 茅 muito desgastante e sabe-se l谩 qual a estabilidade de cada um (vai que o cara fica enfurecido e desconta no tribunal? vai que ele para de jogar ou analisar?), tamb茅m n茫o vejo sistema de Honra refletir muita coisa para ser um crit茅rio suficiente...
Sinto falta do Tribunal, dos boosts de IP que ele dava e de v谩rios casos engra莽ados que j谩 vi, mas n茫o acho que ele voltar谩 =/

BONUS:
Uma vez vi uma partida em que o reportado estava jogando de Draven e o relato foi o seguinte: "maldito hacker, onde j谩 se viu Ult fazer curva?!".
XD
Drag茫o

@kaillarkz escreveu:
Tamb茅m sinto falta do Tribunal, confesso que at茅 lavava a alma quando analisava um caso de algum troll e descia o hammer of justice nele xD
O grande lance do tribunal era fazer com que os relatos que fazemos p贸s-jogo fossem avaliados pela comunidade, e por mais interessante que seja 茅 complicado selecionar jogadores para realmente aplicar justi莽a. Pense na seguinte situa莽茫o: Zezinho123 pegou um campe茫o "peculiar" para sua posi莽茫o e jogou mal, morreu bastante, fez itens que n茫o tiveram muito impacto na partida.
Invocador 1: Zezinho 茅 um maldito troll, BAN NELE!
Invocador 2: Parece que ele n茫o 茅 um bom jogador mas se esfor莽a, ele p玫e muita sentinela e n茫o xinga ningu茅m...
Invocador 3: Entendi o que ele quis fazer, mas escolheu a composi莽茫o errada e se perdeu na build. Acontece.
Invocador 4: O cara n茫o faz ideia do que est谩 fazendo, devia jogar contra BOTs ou coisa assim, vou dar ban nele.
Invocador 5: Nossa, olha o chat dessa galera, Gumercindo666 e Jurand铆ssico961 s茫o muito mais t贸xicos que esse tal de Zezinho!
Invocador 6: Zed AP suporte?! BAN NELE!! (obs: 茅 s贸 um exemplo haha)
Entendeu onde quero chegar? Os julgamentos acabavam indo em dire莽玫es diferentes e, por mais que a comunidade desse BAN ou FORGIVE, a situa莽茫o nem sempre era avaliada corretamente; tamb茅m houveram casos de pessoas que s贸 davam ban independente da situa莽茫o...
O resultado, at茅 onde lembro, era que os casos eram acompanhados pela pr贸pria Staff e eles viram mais ou menos a efici锚ncia do sistema como um todo. At茅 hoje acho que a Riot pega muito leve com algumas situa莽玫es, talvez isso tamb茅m tenha influenciado.

Escolher jogadores pelo comportamento dentro do forum ou do jogo 茅 muito desgastante e sabe-se l谩 qual a estabilidade de cada um (vai que o cara fica enfurecido e desconta no tribunal? vai que ele para de jogar ou analisar?), tamb茅m n茫o vejo sistema de Honra refletir muita coisa para ser um crit茅rio suficiente...
Sinto falta do Tribunal, dos boosts de IP que ele dava e de v谩rios casos engra莽ados que j谩 vi, mas n茫o acho que ele voltar谩 =/

BONUS:
Uma vez vi uma partida em que o reportado estava jogando de Draven e o relato foi o seguinte: "maldito hacker, onde j谩 se viu Ult fazer curva?!".
XD

Mas n茫o 茅 algo manual kkkk
O jogo 茅 todo automatizado, n茫o 茅 como se fosse usar recursos desnecess谩rios pra fazer uma an谩lise e uma separa莽茫o de players ruins e players positivos..

O Tribunal 茅 avaliado individual, voc锚 leva em considera莽茫o o contexto da partida, o contexto do chat e o contexto dos players, nunca 茅 o contexto do jogador que est谩 sendo analisado, se n茫o voc锚 nunca vai ter precis茫o no seu veredito..

Por exemplo, o Zezinho123 apesar do pick e das escolhas de builds, ele estava fazendo de tudo para conseguir ajudar seu time, isso n茫o classifica ele como troll, apenas como algu茅m inexperiente, coment谩rios sem sequer ter mini-argumentos n茫o s茫o levados em considera莽茫o, como por exemplo o Invocador 1 e o Invocador 6, o resto deu seu ponto de vista corretamente, n茫o se deixando levar pela emo莽茫o..

Claro que foi uma hip贸tese, n茫o se tem apenas essas informa莽玫es, afinal 茅 uma limita莽茫o que o sistema de Tribunal n茫o se pode dar o luxo de introduzir, deve-se ter o gr谩fico e linha do tempo geral da partida inteira, fora o chat, os itens, o profile do player a ser analisado, etc. Uma s茅rie de fatores que far茫o com que voc锚 fa莽a uma an谩lise precisa, e para isso 茅 necess谩rio players dedicados a isso, que s茫o positivos e levam a s茅rio.. E eu dei apenas uma solu莽茫o pra isso, mas poderia ser tamb茅m atrav茅s de uma sele莽茫o da pr贸pria Riot, por que n茫o?

Eles fazem um formul谩rio onde voc锚 茅 analisado, desde seu comportamente, at茅 seu tempo de jogo, seus conhecimentos e tal, algo parecido com o que acontece no PBE..

S茫o v谩rias op莽玫es para se explorar, e a comunidade est谩 ai sempre dando id茅ias, porque n茫o ouvi-la..

Obviamente 茅 uma ideia bruta que precisa ser polida ainda, mas n茫o h谩 argumento nenhum que contrarie que tanto 茅 necess谩rio quanto pode ser sempre melhorado, como disse, 茅 necess谩rio Rioters ativos para ajudar a galera, se n茫o vira o que foi um dia, pessoas d茫o o veredito e nada acontece, porque a Riot focou em outros assuntos e resolveram fechar por achar "desnecess谩rio".

@Anselm escreveu:

Para quem usa tickets para denunciar jogadores t贸xicos: 茅 eficiente quando prints s茫o apresentados?

Sim. Mas mesmo sem print se vc mandar o nome dos jogadores eles verificam o chat da partida que voces jogaram e te respondem. Eles s贸 nao contam qual vai ser a punicao mas eles respondem.

Lendo isso me bateu muita saudade do tribunal... o tribunal acabou em 2013... n茅? ou 2014? n茫o to lembrado, ou estou desatualizado.N茫o cheguei a avaliar muitos casos, mas n茅... bateu a saudades
Arauto

Ent茫o, tribunal 茅 um sistema muito complexo e inexato. Muita gente n茫o 茅 100% id么nea e 茅 complicado confiar na galera pra fazer julgamentos. Povo ia no tribunal mais pra rir do que pra realmente ajudar.

Infelizmente.

Mas vc tem um bom esp铆rito Ana, continue assim haha

Aronguejo

105.267

Temos a honra pra isso, acho interessante.

picks diferentes a riot nao da ban ela ja falou isso... o que da ban 茅 rage e trolar...
@Malphite Blit茫o
Aronguejo

Apoio, seria interessante ver essa fun莽茫o de novo, j谩 vi alguns f贸runs que utilizam dessa mesma ferramenta, e 茅 smples para n茫o ocorrer abusos, o player iria dar a puni莽茫o e ela deveria ser aprovada, e selecionar jogadores com boa 锚nfase e hist贸rico no jogo.

Aronguejo

Saudades tribunal. 

Mas como j谩 argumentaram ai pra cima, o maior problema 茅 responder a pergunta "Quem est谩 apto pra julgar?".

Claro, que como voc锚 mesmo j谩 deu a ideia, a RIot pode ela mesma selecionar as pessoas que far茫o os julgamentos, assim diminuiria e muito os problemas. 

Do contr谩rio, sou contra. E n茫o acho o sistema de honra v谩lido para isso. V谩rias falhas. 

Btw, alinhando com a ideia:

- Report de Feedar intencionalmente: O cara ficar indo no mid/lane x e morrendo propositalmente. "Ah, mas zezinho morreu 4 vezes em 7 minutos; ele 茅 burro, ruim, tapado, lagado, qualquer coisa, mas n茫o 茅 feeder intencional.

- Report por Abandono de Partida/AFk: Quitou ou ficou na base afk. "ah, mas zezinho caiu e voltou dez minutos depois"; foram problemas de net ou coisa do tipo, ele n茫o tem culpa especificamente nesse jogo.

- Nesse report ainda acho v谩lido fazer uma an谩lise: um jogador X 茅 reportado N vezes por Abandono de Partida: "ah, mas zezinho s贸 caiu 5 min nessa, 2 min naquela" Se a sua net t谩 ruim em um ou dois jogos, ok. Voc锚 para, ou ent茫o sua net estabiliza. Agora sua net t谩 ruim o dia todo e tu joga 10 partidas e atrapalha o game de 90 pessoas ... bem, ai acho question谩vel. MAs aqui 茅 s贸 uma ideia pra debater.

- Report Atitude Negativa: Como diferenciar atitude negativa de argumenta莽茫o racional para surrender? Por exemplo, quem nunca pediu aquele ff aos 20 porque tinha uma vayne 5/0, mas ai n茫o deram o ff e voc锚s viram o jogo? Por mais que tenhamos virado, a partida foi um porre, e ganhamos por "sorte"; nao considero atitude negativa pedir o ff, por exemplo. Entre outros, como o "mala do ping".

- Report Abuso Verbal: "lixu" "seu bosta" "feeder do caralho" "seu merda elojobado" b谩sico, n茅?

- Report por Discurso de 脫dio: Qualquer tipo de apologia, sejam das "leves", como "vai lavar uma **cogumelo do teemo**", at茅 as "pesadas", como "sua **cogumelo do teemo**, **cogumelo do teemo**" e etc, isso para machismo/racismo/lgbtfobia e quaisquer outros. Fez piada? Tcham. Xingou? Tcham. Etc. Tem que ser forte mesmo.

Acho que deveria ser implementado um tipo de report diferente:

- Report por Elojob: b谩sico, o cara joga muito mal um jogo, muito abaixo do esperado, RUIM demais, tu reporta por elojob. Esse aqui precisaria de uma margem de partidas maior (por exemplo, caso voc锚 receba esse report em 20 partidas +, tu ser谩 julgado) e formas de se analisar maior. Mas por exemplo, um D5 que, em 30 partidas, joga no mid e leva stomp do tipo 0/5 - 100 de farm/20 minutos ... 茅 bem complicado. Mas enfim, s贸 outra sugest茫o mesmo.