cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Reflexão sobre o jogo e a mentalidade dos jogadores!

Tropa

Reflexão sobre o jogo e a mentalidade dos jogadores!

Boa noite povo! Como podem ver, aqui quem fala é o Etros. Tudo bem com vocês?

Seguinte, galera....Ao longo das últimas semanas eu estive participando do falecido Subfórum " Comportamento do Jogador " . Lá, 90% das postagens eram críticas à Riot, ofensas a jogadores tóxicos e mais Rage. Durante esse tempo eu me dediquei a ajudar as pessoas que estavam indignadas com tal estado da Comunidade, e que não sabiam lidar com isso. Não querendo forçar a barra pra mim mas até que consegui um ótimo feedback. E como a antiga plataforma "não existe mais", aproveitei o incentivo que venho recebendo e decidi finalmente postar algo de fato. Lembrando que é apenas minha opinião em relação a algumas coisas específicas. E que seria muito importante a colaboração de vocês! Seja citando outros pontos que eu não cobri, ou me mostrando algum equívoco de minha parte. Beleza? Vamos lá então! 

Jogadores estão atrapalhando o andamento da sua partida? Você não está conseguindo ganhar partidas? E por isso você vai xingá-los e " pedir a cabeça deles pra Riot " ? Será que isso realmente faz sentido? 

1. Objetivos ao jogar LoL

- Em algum momento da sua vida você decidiu jogar LoL. E muito provavelmente, você pretendia se divertir com o jogo, certo? Quais são seus reais objetivos no jogo? Se tornar um jogador casual? Zoar jogando com os amigos? Provar para si mesmo e para todos que você é capaz de subir nos Rankings? Seja lá qual forem seus objetivos....tenha-os em mente! 

2. Obstáculos

- Se você tem objetivos, você deve saber que existem coisas que estão no caminho. Coisas que você terá de superar caso queira completar seus objetivos. Procure saber o máximo de obstáculos possíveis para seu objetivo, e depois reflita: Estou disposto a passar por isso? 

3. Pessoas

- Por se tratar de um jogo Online, todos já deveríam saber que teremos interações com outras pessoas. Pessoas essas que não conhecemos, não temos vínculo, nem confiança, nada. Não é preciso muito para saber que o mundo todo ta passando por problemas complicadíssimos. Que nosso país tem enfrentado crises, convivendo com a corrupção e etc. Como que no LoL poderia ser diferente? Ninguém ali é NPC do jogo. São pessoas! Umas vão lhe faltar com respeito, outras te tratarão de forma educada, é imprevisível. Então esse é o obstáculo mais óbvio que você pode encontrar. E você deve se preparar para esse tipo de situação. É horrível? SIM. Mas essa é a realidade, e não temos solução imediata. 

4. O que o jogo lhe dá?

- Um jogo é basicamente entretenimento. Independente do quão importante ele seja pra ti, o principal intuito dele é te fazer bem. A partir do momento em que você perceber que está passando mais raiva, ódio , estresse do que qualquer outra coisa, dê uma pausa! E repense suas prioridades. Pois certamente você se perdeu em alguma das etapas anteriores. E talvez as explicações disso sejam encontradas nos próximos itens. 

--> Se você já decidiu o que você quer. Já entendeu o que você terá de enfrentar, que pessoas complicadas estarão no caminho e que o resultado disso tudo tem que ser benéfico pra você e mesmo assim você opta por jogar, parabéns! Você está apto a jogar isso em paz. 

5. "Normal game é de boa.....Mas trollar em Ranked é sacanagem! Por isso eu não subo de elo! " 

- Já parou pra pensar que você só pode subir de elo porque existem elos acima do seu? E que se existem elos acima do seu, é porque pessoas conseguiram subir? Será mesmo que a culpa são dos outros jogadores apenas? 

- Ranked, nada mais é do que um modo de te fazer ver seu progresso no jogo. O sistema irá te atribuir uma média e te classificará em determinada patente/elo/divisão. Conforme você vai melhorando seu nível de jogo e tendo vitórias como consequência disso, você sobe de elo! Repare como as classificações são simplesmente um reflexo do seu aprendizado no jogo. 

" Mas Etros, os caras que caem no meu time são muito ruins e ainda trollam! Eu jogo melhor que eles então era para eu estar num elo acima! " 

- Definitivamente não! Você pode até ser consideravelmente melhor que a maioria dos jogadores do seu Elo. Mas se você ainda não subiu, foi porque ainda falta aumentar essa diferença de nível entre você e eles. É lógico que você será atrapalhado demais por alguns e perderá PdLs meio que " atoa ". Mas, novamente, veja bem....Todo mundo é atrapalhado por esse tipo de coisa. Se não existisse esse obstáculo, o caminho seria mais fácil pra todo mundo....Então, muito provavelmente, seria proporcional. Outra coisa que vejo os caras reclamando é : Ah no bronze tem muita gente tóxica, quero chegar no Platina/Diamante logo pra poder jogar em paz. E pra você perceber que isso não tem sentido algum, não precisa nem subir de elo! Pegue um gráfico que a Riot tenha disponibilizado em relação ao número de jogadores em cada elo. No bronze tem mais gente tóxica do que no Diamante, porque poucas pessoas são Diamantes! Mas dentro desse pequeno grupo, também tem gente tóxica.....Ou seja, mais uma vez, é porporcional. 

- Portanto, fica a dica : Seu time ta errando? Dê dicas, ajude. Não quiseram colaborar? Paciência. Mas a partida precisa acabar aí? Não! Você sempre terá como aprender algo na partida. Seja uma mecânica nova, uma Matchup nova, seja percebendo seus erros para consertá-los, seja se desafiando para ver quanto tempo você consegue segurar aquele jogo mesmo estando " sozinho " nele, e por aí vai..... 

" Mas Etros, eu jogo bem e mesmo assim não ganho " 

- Alguém la no time inimigo também jogou bem..... Você não é o unico que joga bem em todas as partidas. São sempre 9 jogadores além de você. E alguém tem de perder. Você pode ter feito sua parte, ter mandado bem....então fique feliz por isso e foque em aprender ainda mais para que nas próximas vezes você consiga a tão sonhada vitória! 

6. Trolls declarados/ Procura por erros / Teimosia

- Não se engane pela justificativa de quem Trolla! Essa justificativa é o menos importante nessa questão toda. Sabe porque? Quem vai trollar, já tava com essa ideia em mente. As desculpas só vão mudar: 

" Que? baniram meu champion? To troll " 
" Ah, é Flex mesmo! Nem ligo. " 
" Ah, é ARAM mesmo! To nem aí " 
" Ah é só um joguinho, não me importo " 

A culpa não é da Fila, não é de quem baniu um champion nem nada, mas sim do jogador em questão. Sim, banir um champion que o cara tinha interesse em jogar é mancada. Mas caramba, se você entra num jogo só porque está afim de jogar com um campeão em específico, porque você entrou com Randoms? Que como eu disse lá em cima, são pessoas que você nem conhece, que não confia e que tem altas chances de te decepcionar? Eles tão errados em fazer isso, devemos lutar para melhoria do comportamento , mas precisamos para pra pensar mais. Sabe um exemplo disso no jogo ? 

" A gente pode levar aquela torre ali, eu sou um adc sozinho aqui no Bot , sem visão.... hmmmm vou lá levar a torre " 
Esse ADC é pego e morre. Logo em seguida ele culpa o Suporte ( ou o time ) por não ter ido atrás dele. Mas pera....Se ele viu que não tinha o time com ele, porq q ele insistiu em algo arriscado? Independente de ser uma boa call ou não, ela depende de  muitos fatores para que dê certo. Se você não tem esses fatores a seu favor, mude o plano! 

7. A culpa não é SÓ da Riot! 

- Punições da Riot são  apenas um castigo. Assim como qualquer prisão, assim como qualquer castigo de mãe. Vão te tirar coisas aos poucos, te privar de tudo, para ver se você aprende a lição. Tem gente que aprende, tem gente que não. Ou seja, não adianta simplesmente pedir que a Riot exclua todo mundo do servidor.... Porque quem não aprende, simplesmente cria outra conta e volta a cometer os próprios erros. Sem contar que demora para analisar alguma acusação de toxicidade. Nem sempre a prova é óbvia. E como poderia também né? Pelo que li, parece que nosso servidor é o que menos reporta. Quando reporta, faz isso de maneira errada.....Seja colocando a categoria errada, seja sendo muito vago ou até mesmo sendo tóxico. O próprio subfórum de Comportamento era a prova disso! E claro, não podemos esquecer do espírito HUE BR de Reportar sem motivo algum, só porque o cara é o único Random do time ou coisa assim..... 

- Cobramos tanto da Riot, mas não paramos para pensar o que nós mesmos podemos fazer. Cadê a parte onde a comunidade se ajuda? Onde oferece apoio, tenta ser amigo, dar lição de moral e mostrar o certo para aquelas pessoas? Não to defendendo quem é tóxico! Apenas dizendo que eles sempre irão para algum lugar. Não dá pra apagar a existência disso. Então vamos lá, se ajudem! " converta um tóxico a ser um bom player " 

- O número de pessoas tóxicas só tende a aumentar....Pessoas perdem cada vez mais suas esperanças no sistema, na comunidade, alguns param de jogar....outros se rendem a toxicidade. Então eu deixo uma ideia : Rage só gera mais rage. Violência, preconceito, só gera mais disso. Ta na hora dos bons exemplos gerarem mais bons exemplos, não acha? Sejam bons exemplos! Deem esperança para mudanças positivas. Mesmo que isso não resolva o problema, com certeza já é uma ajuda para minimizá-lo. 

Desculpem qualquer coisa! Principalmente pelo textão kkkkk. É a primeira vez que posto algo do tipo, então não sei ainda a melhor forma para tal. Meu intuito aqui foi apenas compartilhar minha opinião sobre essas questões, e mostrar como encaro o jogo em si. Espero que eu possa ajudar mais alguém com isso, ou que pelo menos tenha mostrado um ponto de vista novo a respeito. 

Um abraço a todos! TMJ

" Se tiver problemas, venha à mim antes! " 
 - Braum 

4 RESPOSTAS

Re: Reflexão sobre o jogo e a mentalidade dos jogadores!

Este é um excelente tópico. Eu não li todo agora por que estou morrendo de sono e estou indo dormir agora.
Mas eu li uns 40% dele, e até onde li é ótimo. Amanhã eu termino de ler ele todo. ^^
Tropa

Obrigado pela atenção e pelo feedback mano! Estarei no aguardo kkkkk Bom descanso xD
Dragão

Um tipo de postagem dessa era pra ser desnecessário, mas nossa comunidade 

está tão tóxica.. Você apontou uns assuntos muito bons, realmente valeu a pena 

ler esse textão todo kkkk c: 

Tropa

Né? Ta triste a situação kkkk. Obrigado! Fico feliz que tenha sido uma boa leitura \o/