cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Racismo no lol

Racismo no lol

O racismo é algo recorrente no league of legends. Eu me lembro de já ter denunciado uns 5 casos(por ticket, pois foram mais pesados que os outros que já são "normais") e no momento não tenho uma perspectiva de mudança nesses acontecimentos. Fiz um ticket reportando mais um indivíduo essa semana, e na ocasião sugeri que a Riot utilizasse o grande alcance que eles tem nas redes sociais (Youtube, Facebook, Twitter, etc.) para fazer uma campanha contra atitudes discriminátorias no LoL. A princípio o(a) Moderador(a) que me respondeu curtiu a idéia, mas disse pra eu vir ao fórum e fazer um post pra expôr minha sugestão, e assim, conseguir mais apoio nessa causa. Então é isso. A idéia desse post é mostrar pra Riot que vale a pena fazer algo do tipo. O racismo é uma das mazelas sociais mais complexas que temos hoje em dia, e acaba prejudicando o jogo, uma vez que pode acabar abalando o psicológico de alguém que convive com isso no seu dia a dia fora do jogo. Vamos supor que o League of Legends seja sua "válvula de escape" do mundo real, e te proporciona um momento de esquecimento dos seus problemas do dia a dia. Agora vamos supor que conviver com racismo faça parte da sua realidade(infelizmente, é a realidade de muitas pessoas, e não podemos fingir que não vemos o que acontece na nossa frente, correto ?!). Você acharia legal sofrer preconceito naquele que deveria ser o seu momento de relaxamento/diversão ? Tenho certeza que não! E também tenho certeza que não sou o único incomodado com situações assim(nem preciso lembrar que racismo é crime, não é mesmo ?!). Agradeço sua atenção e espero que compreenda o quão importante é o seu apoio nessa luta!

8 RESPOSTAS
Arauto

Re: Racismo no lol

Compreendo onde ele quis chegar com isso. Só não concordo. Fechar os olhos pra uma situação que trás consequências perturbadoras pra vida de alguém não é a melhor saída e "esquecer"/parar de falar sobre isso não é a solução. Seria ilusão demais achar que a solução de um problema desse é assim tão simples. É preciso fazer algo a respeito sim. Com todo respeito ao ator, mas o comentário dele foi bastante infeliz. Falar que isso só tem que ser esquecido e virar as costas pra história. Seria esquecer o que M.L King e Nelson Mandela fizeram pela humanidade. O número de realidades que mudaram graças a eles. Seria ignorar a importância de uma luta histórica bem longa e importante pra sociedade. Volto a dizer, comentário bastante infeliz...

Toda vez que ce coloca "é isto" no final de qualquer coisa,sinceramente, só te faz perder toda a seriedade do conteúdo que ce quer passar.
"é isto."

Sobre o assunto em questão...
Não é tão simples quanto fazer uma campanha contra o racismo. E eu acredito que mesmo que exista a importancia de questões sociais, o objetivo e trabalho dos desenvolvedores e equipe em geral do League of Legends é implementar corrigir e trabalhar principalmente no jogo.
É uma questão de prioridades. A prioridade da RIOT é lucrar, para isso eles devem oferecer um serviço de qualidade, e pra oferecer esse serviço eles devem direcionar recursos principalmente para a manutenção desse serviço. Seriam recursos que eles poderiam estar utilizando nessas implementações que estariam sendo direcionados pra algo que não é o foco da empresa. 
A riot é uma empresa direcionada ao entretenimento digital, com foco principal em jogos e E-sports. 
Não digo que eles não tem dinheiro pra uma campanha anti racismo, nem que eles não devem fazer, digo que não me parece interessante do ponto de vista deles como empresa. 

"é isto", isso aí é a assinatura antiga do meu perfil hahahaha, valeu pelo toque, vou tirar isso. 
Quanto ao seu ponto de vista: eu compreendo e até concordo em parte. Até mencionei isso no ticket que eu me referi mais cedo. Mas olhando de um outro jeito, eles lançam vários vídeos incentivando trabalho em equipe, pensamento positivo, e "pregam" bastante sobre acabar com a "toxicidade" do servidor e melhorar a comunidade de LoLBR. Então por que não fazer um desses vídeos incentivando a denunciar comportamentos assim, e também de certa forma, conscientizando alguns que são discriminatórios ? Essa a minha questão, compreende ? 

Acho que a causa deveria ser mais ampla, abordando o preconceito de forma geral já que isso atinge muita gente que joga LoL e nosso servidor é um dos mais tóxicos do mundo. Não é raro pegar jogo em que tem alguém sendo preconceituoso com qualquer que seja o assunto. 
Sobre o vídeo do Morgan Freeman, eu concordo muito com o que ele quer dizer, mas isso não se aplica a esse caso. É diferente você "ver racismo em tudo" e ver um ato claro de racismo, onde alguém te ofende (sem nem mesmo te conhecer) quanto a sua raça, orientação sexual, classe econômica, etc. em um jogo que deveria ter o simples intuito de te entreter e divertir.
Não sofro com nenhum preconceito no dia a dia (ainda bem!) mas fico extremamente triste quando vejo no LoL alguém sendo preconceituoso por qualquer motivo que seja. A iniciativa é válida sim, se a Riot global não quiser abraçar a causa a Riot BR bem que poderia agir por conta própria.

Aronguejo

Eu apoio essa luta! Por vários motivos.

Primeiramente porque existem, além dos adultos e adolescentes, crianças que jogam League, sendo estes infantes muito facilmente influenciáveis, repetindo, portanto, coisas que veem com frequência, em jogos e por comportamentos de amigos. Isso é muito relevante porque, nessa ótica, se você fechar os olhos para crimes de racismo, você passa para essas pessoas a ideia de que o comportamento é normal e, mais reprovável, que pensar diferente é "frescura".

Além disso, é importante que se saiba que, no Brasil, essa ideia de que não há racismo ou que ele é diminuto, não merece prosperar. O racismo existe, mas é velado e a prova disso é que as pessoas, quando protegidas por uma tela de computador, demonstram o que pensam realmente e como se comportam quando estão livres dos "olhos morais da sociedade", se sentindo seguros para externar seu comportamento racista que costumam disfarçar pessoalmente.

Injúria racial é crime, portanto quem pratica é criminoso, bandido, como qualquer outro, e pensar que isso é aceitável por ser um ambiente competitivo e de desconto de frustrações, incentiva a reiteração desse crime, bem como a propagação dele por outras pessoas. A etnia de ninguém faz a pessoa jogar melhor ou pior.

Muito mais do que mandar ticket, eu recomendo que as pessoas registrem um B.O. quando se sentirem ofendidas racialmente, solicitando que a Riot informe a região em que a conta foi acessada, o proprietário da conta (já que é contra as regras de league passar a conta para outras pessoas), para que a ação penal se dê, no Termo em que vive a vítima, não o acusado, sendo que este deve pagar as custas necessárias para o percurso do processo.

Sua ideia é muito boa e a Riot devia colocar em prática, até porque se isso acontecer comigo, tenha certeza que o praticante vai pra cadeia.
Tropa

UP MERECE UP MIL VEZES
Highlighted
Tropa

não sei o que falar sobre esse assunto , sempre que vejo um cara dando rage ainda mais com palavroes de baixo calao e racisto eu reporto , porém sem esperança que a justiça seja feita para o mesmo .