cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Precisamos conversar sobre machismo!

Resolvido

Precisamos conversar sobre machismo!

Pensei muito antes de vir falar sobre isso, mas no fim, acho necessário.
Hoje passei, mais uma vez, por misoginia no jogo (e pasme, foi no aram! Quem briga em aram?). Seria cômico se não fosse trágico.

Que o servidor BR, infelizmente, é EXTREMAMENTE tóxico, todos nós sabemos. Mas é muito chato, muito difícil você tentar jogar quando o seu time está te xingando e atribuindo isso ao fato de você ser mulher. Já sofri ataques antes por um desempenho não tão bom em uma partida e, sinceramente, eu não me importo, apenas ignoro. Porém, quando alguns jogadores despejam insultos gratuitos APENAS por você ser mulher, é bem diferente de um rage "comum". Depois alguns reclamam que mulheres não se interessam por games.

Isso aqui não é uma denúncia, já mandei meu ticket pra riot. Inclusive, eu tentei printar as ofensas para mandar junto, mas o Replay não mostra o chat, só os pings (outra coisa que poderia ser mudada, se vocês aceitam a sugestão). Enfim, resolvi falar sobre isso porque algo precisa ser feito urgentemente . É completamente desestimulante jogar em uma comunidade tão agressiva, tóxica e desrespeitosa.
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Aronguejo

Re: Precisamos conversar sobre machismo!

Putz, sinto muito

Realmente tem um pessoal que age de forma muito escrota quando vê mulher no jogo, o pior é que muita gente vê e não reporta não faz nada, deixa o cara lá falando como se fosse algo normal, isso é foda. 

Conheci varias garotas que colocavam nick "neutro" para não sofrer com isso, qualquer coisa no nick que soasse de forma feminina ja era motivo pra ficarem falando bobeira pra elas.

Tem gente que vai falar como se fosse simples resolver, tipo: "Ah mas usa o  /Mute all" 

Cara isso foi no Aram, eu gosto do Aram pq além de jogar eu uso bastante o chat também, zoando de flash errado, ult torta, é legal pq vc se diverte com todos, é o modo de jogo mais suave pra descontrair, ter que mutar chat até no Aram ja é de mais. 

Espero que além da Riot ser mais severa com esses casos, o pessoal comece a reportar também, se todo mundo reportasse esse cara com certeza ele tomaria punição, agora se somente 1 pessoa reporta, ai é tenso mesmo, no outro jogo o cara ta fazendo isso de novo e de novo...  

86 RESPOSTAS

Primeiramente bom dia!
existem formas de denunciar esse tipo de atitude até mesmo fora do LoL.
minha esposa sofreu muito isso no inicio e sempre haverão imbecis e as famosa crianças do "clube do Bolinha".
infelizmente vivemos em uma comunidade ainda bem Tóxica e machista.
as pessoas querem descontar seus erros e frustrações em cima de pessoas que em nada tem haver com elas.
desde já te desejo sorte, a maior dica que dei para minha esposa foi o famoso /mute all.
tmj
''Você ainda vai ouvir falar de mim."

Olá!

Sua indignação é justa e você tem todo direito de reclamar das pessoas te ofendendo, mesmo sendo algo comum no jogo.

Porém a delicadesa do assunto é grande. Em um servidor de jogos as mulheres são minoria, e como boa parte das minorias, as mulheres tem poucos representantes influentes.

O grande problema é a agressividade e toxicidade geral do jogo que vai levar as pessoas aos argumentos mais absurdos para tentar ofender as pessoas. Se souberem que você é negro vão te ofender usando isso de argumento, se souberem que você é velho, vão usar o argumento de que você é velho.

Você tem todo o direito de se identificar como "menina" e sua atitude é até corajosa, mas infelizmente num jogo feito de adolescentes enfurecidos é algo um pouco bobo na minha opinião. Como colocar no nick "nordestino", "negro", "gay", você sabe que vão usar isso para te menosprezar sempre que puderem e nesse caso você está se submetendo a ter que reportar alguns jogadores todos os dias, que acabam se tornando muitos em um servidor com mais de 1 milhão de jogadores ativos, pois sabemos que pessoas assim nunca vão acabar mesmo com a riot fazendo campanhas ou com você postando no fórum para um número quase irrelevante de jogadores.

Logo minha sugestão é que você mude de nick.

Ainda vale observar que esse assunto é pouco sobre machismo e mais sobre toxicidade, que não incomoda exclusivamente as mulheres mas desistimula todos da comunidade e a Riot faz o que pode.

Abraço

Aronguejo

Seguinte @Soraka do SUS xD, sei que é problemático  e tenho consciência do problema.
A questão é: A riot NUNCA irá  conseguir Mudar a toxidade do jogo, é um problema que vem de Base. Vem da educação e cultura. A Riot como empresa já faz sua parte em punir, e promover eventos que possa diminuir isso, mas existe uma ferramenta que ajuda em 80% dos casos de toxidade !
A formula magica, que pouca gente usa mais é MUITO eficaz, é: tunduntundutundutndu "SILENCIAR OS JOGADORES".

Falando sério, já fui muito Rage nesse jogo, levei minha punição e aprendi que não vale a pena discutir no jogo pois o cara não vai melhorar ou parar apenas em 30min de dialogo explosivo. 
TODO jogo eu aviso que vou dá mute all nas pessoas que eu não conheço, quando vejo que a partida vai bem eu tiro o mute...e incrivelmente isso funciona para mim !

Tente mutar geral nas suas partidas e vc verá o como isso afeta positivamente !

Agora vc tem que AVISAR que vai mutar geral, isso vai evitar que alguem insista em parar pra digitar para falar algo que vc possa ter errado.

Enfim essa é minha dica que realmente funciona, ao menos para mim... ^^'

Ciao !

Aronguejo

Putz, sinto muito

Realmente tem um pessoal que age de forma muito escrota quando vê mulher no jogo, o pior é que muita gente vê e não reporta não faz nada, deixa o cara lá falando como se fosse algo normal, isso é foda. 

Conheci varias garotas que colocavam nick "neutro" para não sofrer com isso, qualquer coisa no nick que soasse de forma feminina ja era motivo pra ficarem falando bobeira pra elas.

Tem gente que vai falar como se fosse simples resolver, tipo: "Ah mas usa o  /Mute all" 

Cara isso foi no Aram, eu gosto do Aram pq além de jogar eu uso bastante o chat também, zoando de flash errado, ult torta, é legal pq vc se diverte com todos, é o modo de jogo mais suave pra descontrair, ter que mutar chat até no Aram ja é de mais. 

Espero que além da Riot ser mais severa com esses casos, o pessoal comece a reportar também, se todo mundo reportasse esse cara com certeza ele tomaria punição, agora se somente 1 pessoa reporta, ai é tenso mesmo, no outro jogo o cara ta fazendo isso de novo e de novo...  

Arauto

@Soraka do SUS xD Olá, bom dia. Sei que sua situação é terrível, pois você toma rage e recebe xingamentos pelo o simples fato de ser mulher. E isso é extremamente desgastante. É complicado porque foge um pouco da nossa realidade de tentar mudar isso, a gente pode tentar motivar, ensinar, explicar durante o jogo... Que vai ter sempre os mesmos que estão ali pra prejudicar e querer o mal. A Riot infelizmente não é imediatista, a demanda certamente é enorme... E não consegue dá conta de tudo, além dos fatos de terem casos específicos e precisarem de uma analisada melhor. Já presenciei casos assim, já vi gente próxima sofrer com isso... E é uma porcaria mesmo. O conselho que eu dou, é o mais simples, sempre dá mute all e focar seu jogo, apenas isso. Reportar quem te fez mal e esperar que a Riot faça a parte dela.

Eu tenho um convite a te fazer: Recentemente eu e uma amiga minha (se chama Joyce) criamos uma equipe e abrimos um recrutamento aqui no fórum. Recrutando as pessoas para antes de tudo, sermos amigos e depois podermos jogarmos em equipe, seja normal game, ranqueada e etc. E eu gostaria aqui, de te convidar para  fazer parte. Além dela de menina, tem mais umas duas que está pra fazer parte também. As pessoas no geral são muito gente boas e estão constantemente colaborando umas com as outras.

A gente tem discord pra se comunicar e facilitar todo tipo de ajuda. Você deseja fazer parte?

Conta comigo, espero que você não leve isso pro pessoal, e consiga sair vitoriosa dessas situações horrívels.

Aronguejo

Que bacana ! boa iniciativa ! ^^v
Arauto

@Kiskadi Hehe, e a gente faz questão de recrutar meninas também... Para enturmar cada vez mais elas nesse meio gamer. Mesclando os times e fazer com que elas se sintam encorajadas a seguir em frente com esses planos.

O projeto aqui tá bem legal e todo mundo se respeita. Não respeitou, toma kick, deu rage no colega, toma kick... Aqui a gente é severo em questão de comportamentos. Esses dias houve 15 convites de amizades para a minha amiga que tá liderando essa empreitada. Já conhecemos uns, jogamos com uns, tá sendo bem legal...

Tropa

Eu sinto muito mesmo de verdade, para mim quanto mais mulheres melhor porque normalmente mulher é sup e eu sou adc <3 então vem que vem haha falando sério, isso da toxidade não ira acabar nunca, na próxima se ofender você ja muta de primeira e segue jogando seu jogo, só não desista por favor, se desistir é vitória para eles, muta e reporta e escreve no motivo do report, e se mudar de nick resolve um pouco mas você vai se passar por quem não é e isso é chato, então eu sinto muito e não desista , precisar desabafar conte conosco <3
Dragão

Realmente é complicado. Mas isso tudo acontece por causa da falta de educação das pessoas. 

Lhe recomendaram mudar de nick, mas isso é com você. 

Aliás, só uma coisinha: Nem toda mulher é sup, aliás, sou péssima nessa role. E procure jogar com amigos, é bem mais divertido.

Muitas vitórias pra você!! 

Aronguejo

Quando acontecer esse tipo de coisa não precisa tentar mostrar pelo replay, printa no F12. As screenshots vão para Computador > Disco Local > Riot Games > Screenshots. 
Eu sempre mando ticket quando isso me acontece e logo já recebo feedback da Riot. Mesmo não sendo tão efetivo como eu gostaria (tem contas que já vi dar muito rage e continuam ativas) mas é melhor do que nada. 
No mais, eu sinto muito por você, por mim, por todas, infelizmente a gente vive num mundo misógino, e na internet isso só fica ainda mais escancarado visto que é terra de ninguém. Eu já fiz post sobre machismo a alguns anos atrás, nesse mesmo forúm, e fui xingada Smiley Happy De vitimista, e todos aqueles clichês de internet que usam pra rotular mulher que corre atrás do que acha certo e não quer ser ridicularizada. Não me admiraria se aparecesse alguém te xingando aqui. É muito frustrante, e eu mesma fico muito triste ás vezes, mas não vale a pena. Seja forte e não desista de nada na vida por causa desse tipo de pessoa!

Aronguejo

kkkkkkkkkkkkkk

Aronguejo

/mute all

Até a próxima pessoal!

Bom dia!
Eu não costumo dar mute, admito, mas porque acredito que muita gente ainda não usa os pings como deveriam, então tenho relativo medo de perder alguma informação durante o game. Mas visto que é um mal necessário, farei uso dele. Obrigada pela força!

Oi!
Entendo o que quis dizer, afinal, não é apenas no jogo que as pessoas decidirão te ofender simplesmente pelo que é. Sei disso.
Decidi falar assim mesmo, porque não posso simplesmente me conformar com a situação, é preciso falar e tentar conscientizar.
Sobre o meu nick, é engraçado porque Lol foi o meu primeiro jogo online, eu achei que tinha que ter descrições mais pessoais. Hoje, no entanto, eu gosto desse nick. Talvez eu mude em algum momento, mas certamente não para me esconder.

E, se me permite, discordo de você no último ponto. Como falei no post, tenho conhecimento que, a comunidade como um todo, é tóxica. O que levantei em questão foi quando o rage é especificamente por teu gênero. Não quis dizer que sofremos mais do que todos do game ou algo do tipo. Meu objetivo foi discutir sobre essa categoria. Só isso.

Abraços!

Olá!
Como falei ali em cima, eu não costumo dar mute porque acredito que muitos ainda se comuniquem pelo chat (por fazerem mau uso dos pings). Mas, obrigada pelo toque, acredito que o diferencial será o avisar antes de mutar mesmo. Smiley Very Happy
Vou colocar em prática! Vlw

Justamente, eu não vejo motivo algum para receber xingamentos por ser mulher. Eu não deveria ser alvo de insultos só por isso. Sinceramente, eu até "aceito" um rage se meu desempenho não estiver sendo dos melhores, todo mundo recebe, por que eu sairia impune? Infelizmente, como falei, a comunidade é tóxica. A questão não é o insulto, mas quando deixam explícito que fui ofendida por ser mulher.

Era pra ser bacana a experiência das mulheres ao entrar no universo dos games, afinal, somos a minoria. Só que, sendo bem sincera, eu não faço o tipo sensível, sou bem tranquila, então geralmente reporto bem detalhadamente e deixo passar. Mas e se a garota tiver outra personalidade? Ela certamente não vai se sentir bem no jogo. (Não tô aqui para dizer que somos as únicas vítimas, acredito que tenham homens que também fiquem extremamente chateados)

Enfim, como você falou, o importante é reportar sempre essas pessoas e esperar que o Lol consiga atender às demandas.
Obrigada pelo apoio! Até mais!

Oi, bom dia!
Justamente, você pontuou tudo de forma correta.
Como falei ali em cima: "Eu não costumo dar mute, admito, mas porque acredito que muita gente ainda não usa os pings como deveriam, então tenho relativo medo de perder alguma informação durante o game. Mas visto que é um mal necessário, farei uso dele."

Sobre o seu convite, eu aceito sim. Tem alguns grupos de amigos em que faço parte, mas é sempre bom conhecer pessoas novas. Vou te add no jogo. Muito obrigada pelo apoio e parabéns pela iniciativa!

Oi! Vou fazer isso sim. Não se preocupe, eu não vou desistir por causa de ninguém. Seguimos firmes e fortes!
Muito obrigada mesmo pelo apoio!!

É verdade, as pessoas são mal educadas mesmo. Eu resolvi relatar para fazer minha parte, tentar conscientizar essas pessoinhas, mas vida que segue, né? Continuemos jogando e reportando.
kkkk Pois é, eu já conheci garotas incríveis em outras roles. Sobre mim: Sou sup mesmo. E AMO jogar de suporte, prefiro assists do que kills. Adoro a sensação de conseguir salvar alguém de uma situação impossível de ser salva. haha Agora assim, é bem verdade que sou péssima em farm e outras coisinhas. Mas tô tentando aprender pelo menos outra lane, não é bom me limitar.

Muitas vitórias para nós! Obrigada por comentar!