cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[PSICOLOGIA] A manipulação psicológica das skins prestígio

[PSICOLOGIA] A manipulação psicológica das skins prestígio

RESUMO PARA OS QUE NÃO QUEREM LER (ou os "típicos brasileiros"):

As skins prestígio força a atenção de pessoas que estão dispostas a gastar uma larga quantidade de dinheiro em um sistema baseado em lootbox que utiliza mecânicas de jogos de azar e encorajam os gastos dito outrora. A Riot está atraindo uma população vulnerável de grandes apostadores em um sistema que encoraja grandes apostas, o que pode fazer com que eles continuem engajados com o sistema de loot e gastem ainda mais de seus salários como nunca antes gastaram.

 

Olá a todos. Esse é o meu primeiro post no fórum e desde que entrei eu estive espreitando as outras postagens desde que eu comecei a jogar o jogo (há 6 anos atrás). Entretanto, depois de ouvir sobre as skins Prestígio, eu decidi que precisava dizer algo. Eu trabalho para o governo como um especialista em influência e modificação comportamental, e eu imediatamente reconheci a tática de manipulação psicológica usada para adquirir as skins prestígio. Venho por meio deste dissecar exatamente o que a Riot disse, o que significa e como eles podem modificar suas ações para serem mais respeitosas e honestas para sua player base. Então vamos começar. 

 

Primeiramente, nós precisamos olhar para todas a skins prestígio de uma vez só. De acordo com esse post no fórum do League - https://boards.pbe.leagueoflegends.com/en/c/client-new-features-feedback/qKY4WrdK-kda-kaisa-prestige...essas skins foram inicialmente introduzidas aos jogadores como um símbolo de status por causa de seus valores e a exclusividade. Elas estão ai para pessoas estão dispostas a consegui-la como uma necessidade adicional de investimento (centrada) em torno do engajamento, enquanto também faz com que os jogadores "comprem passes do evento como forma de aumentar seus ganhos das fichas" (SE LEMBREM DESSE PONTO, será importante). Essas skins desenvolveram uma reputação na comunidade como skins que estão dispostos a jogar um grande números de jogos que são necessários para conseguir essas skins. As skins prestígio foram recebidas de maneira positiva, e no começo muitos jogadores estavam dispostos a investir horas de jogatina e seus recursos para adquiri-las, atingindo os específicos objetivos da Riot. As pessoas começaram a associar as pessoas que tinham essas skins com os investimentos necessários para adquiri-las.

 

E agora chegou a Vayne Prestígio. Essa versão das skins prestígio (igual a do Aatrox) não podem ser obtidas através de um investimento de tempo. Ela agora pode ser APENAS adquiridas através de Pontos de Prestígio, que devem ser comprados. Agora, o pensamento que se passa ao ver as pessoas com essas skins foi de um jogador que passou horas e horas jogando o jogo (um símbolo de dedicação) para o que o Rioter Mort descreveu nesse post - https://www.reddit.com/r/leagueoflegends/comments/aelmac/prestige_points_and_new_prestige_edition_sk...como sendo uma skin de "olha só, temos um sr. riquinho aqui" e "sou um grande torrador de dinheiro". A Riot está usando a boa vontade da player base dos jogadores de lol para aumentar a apelação para representar algo diferente do que elas originalmente representavam. Enquanto eu particularmente acho que isso é algo MUITO manipulador a se fazer, eu não acho que o conceito de um "grande gastador" para uma skin seja inerentemente ruim. Se tem um mercado para esses tipos de skin, então a Riot deveria enche-lo. Entretanto, é como a Riot faz com que você gaste que é realmente manipulativo. Para adquirir Pontos de Prestígio e conseguir as skins Prestígio, você precisa gastar seu dinheiro em uma área muito específica da loja: o Sistema de Loot.

 

A maioria das pessoas acreditam que as Loot Box são características ruins para as indústrias dos games, mas talvez eles não entendam exatamente o que esse sistema faz ao seu cognitivo para fazer com que você continue gastando. Para grosseiramente simplificar como esses sistemas funcionam, quando você abre uma loot box, você sente algo positivo dentro de si, e quando você ganha uma imensa recompensa (como uma skin que você realmente quer), seu cérebro libera ainda mais endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina que faz você se sentir melhor. Entretanto, ao fazer essas grandes recompensas de sentimentos positivos ocorrer aleatóriamente, esse sentimento de felicidade fica mais forte na sua mente e faz com que você deseje mais daquilo por muito mais tempo. E é por isso que jogos de azar podem ser tão viciantes. A randomicidade de uma grande recompensa faz com que você mantenha-se esforçando por ela por muito mais, o que faz com que você fique engajado nesse sistema. Então, ao querer adquirir as skins Prestígio, você ficará exposto a esse sistema de loot box que antes tinha uma margem de 20 caixas (para conseguir as cápsulas de cada skin prestígio e as Gemas) para 100 caixas (na qual você as compra individualmente). Você não está só gastando R$400,00+ para conseguir a skin, mas além disso você está ganhando uma larga variedade de conteúdo também, o que faz com que você tenha uma interação positiva com o Sistema de Loot. De novo, isso não é inteiramente ruim, mas quando você coloca tudo junto e olha de uma visão mais ampla, é revelada a complexa influência da Riot.

 

O público-alvo para essas skins são pessoas com um baixo teor de inteligência que estão dispostas a gastar muito dinheiro em apenas uma skin. Eles disseram isso por eles mesmos. Eles estão pegando essa audicência e estão levando para frente o Sistema de Loot, o que nós sabemos que é designado para encorajar mais gastos usando métodos de jogos de azar. Logo, por cativar toda essa audiência vulnerável nesse sistema predatório, eles estão ativamente tentando desenvolver mais para seus jogos. E o que é mais triste é o fato de eles terem visto isso desde o início. Quando eles inicialmente criaram as linhas Prestígio"","" eles juntaram essas skins ao sistema de Passe, que também lhe da caixas de loot de graça, e você pode sempre comprar mais caixas de loot para ter mais tokens. As skins prestígio sempre estiveram amarradas ao sistema de loot, tentando trazer jogadores para interagir com isso. A Riot sempre nos direcionou para esse caminho desde o começo, e agora eles estão seguindo o próximo passo que é criar skins exclusivas para esse sistema manipulativo.

 

Eu amo League of Legends. Eu jogo esse jogo mais do que qualquer outro, e eu investi toneladas de dinheiro de bom grado por todos esses anos porque eu amo as skins e quero oferecer suporte a Riot. Entrentanto, se minha teoria estiver correta, se a Riot estiver realmente ativamente tentando colocar pessoas vulneráveis nesse jogo de azar, então essa vai ser a unica pior coisa que eu já vi eles fazerem depois de anos. Entretanto, tem uma chance de eu estar errado, e eles não estarem tratando a gente como um rebanho de ovelhas. Se for esse o caso, a Riot precisa mudar esse sistema. E aqui vão algumas maneiras de como fazer isso:

1. Retornar em um sistema baseado em grind que recompensa jogadores que decidiram gastar seu tempo, e manter o objetivo da raridade;

2. Linkar a Skin com a Maestria de Campeão (essa seria perfeita), para REALMENTE recompensar aos dedicados mains desses campeões e, logo, manter o objetivo da raridade;

3. Dar para essas pessoas Pontos de Prestígio simplesmente por comprar RP, o que mantém esse objetivo para pessoas que são grande gastadoras. Existem muitas pessoas que estão decididas a gastar milhares de reais nesse jogo, e não apenas no sistema de loot.

 

Eu realmente espero que a Riot mexa nesse sistema. É manipulativo e abusa a boa vontade dos jogadores que investiram tanto nessse jogo. Nós somos a vida e o sangue da Riot, mas coisas como essa fazem com que eles sejam mais como mosquitos sugando nossa última gota de sangue. Essa decisão me faz questionar se a Riot realmente liga para os interesses da comunidade, mas eu espero que eles me provem ao contrário e mudem esse esquema manipulativo.

 

Lembrando que nos termos de contrato que você assina quando cria sua conta do League of Legends, há uma sessão reservada dizendo que "não envie ou submeta qualquer idéia criativa, sugestão ou material.  Nem a Riot Games nem qualquer um de seus empregados e/ou contratados aceitarão ou considerarão ideias não solicitadas, arte criativa original ou outras obras, incluindo, sem limitação, ideias ou sugestões para novos jogos ou tecnologias melhoradas, melhorias de jogo ou produto, planos de marketing ou nomes para novos jogos (coletivamente "Idéias Não Solicitadas"). Por favor, não envie ou submeta suas Ideias". O que reforça o fato da Riot não estar interessada na comunidade.

 

 

AVISO:

Esse post é uma tradução de outro post feito no Reddit do League of Legends. A intenção dessa tradução é, além de trazer para o fórum do Brasil, desenvolver uma discussão sobre o estado atual das skins prestígio. Meu nome é Bruno, faço Física Computacional na Universidade de São Paulo e jogo lol desde a 5ª temporada. O post original fala da skin do Aatrox, mas cita todas as skins prestígio ao mesmo tempo, por isso O TEXTO FOI ADAPTADO PARA UM MODO MAIS GERAL E AO INVÉS DAS PALAVRAS REFERINDO AO REDDIT, FORAM COLOCADAS SE REFERINDO AO FÓRUM.

Toda parte que é dita em primeira pessoa refere-se ao usuário wumboimus (https://www.reddit.com/user/Wumboimus) e não a mim.

Toda tradução foi feita por mim, então qualquer erro, por favor, falem abaixo que eu corrigirei.

O post no Reddit teve 11 mil upvotes (logo, equivalente a aproximadamente 12~13 mil GGs - considerando que no Reddit o downvote desconta 1 do upvote).

Você pode achar a versão original aqui: https://www.reddit.com/r/leagueoflegends/comments/af8642/the_psychological_manipulation_of_prestige_...

A RIOT ATÉ HOJE NÃO SE MANIFESTOU SOBRE.

8 RESPOSTAS
Tropa

Re: [PSICOLOGIA] A manipulação psicológica das skins prestígio

Acho bem interessante a sugestão de linkar as skins prestígios com a maestria,porém a uma grande chance de dificultar o craft das maestrias (mais do que já é), mas realmente espero que eles parem quem esse sistema atual de lootbox

Re: [PSICOLOGIA] A manipulação psicológica das skins prestígio


@mota27  escreveu:
Acho bem interessante a sugestão de linkar as skins prestígios com a maestria,porém a uma grande chance de dificultar o craft das maestrias (mais do que já é), mas realmente espero que eles parem quem esse sistema atual de lootbox

Ao meu ver, não há necessidade de alteração nos crafts de maestria. Se você for considerar tal fato das skins serem dadas baseado nos PONTOS e não no nível de maestria, a arbitrariedade de dificultar o crafting das skins aumenta.

Aronguejo

Re: [PSICOLOGIA] A manipulação psicológica das skins prestígio

O Problema é que muitos preservam a raridade, se a Riot liberasse as skins limitadas por 1 dia você não acha que o pessoal iria sobrecarregar o jogo pra comprar?

Este é o maior problema no meu ponto de vista.

Re: [PSICOLOGIA] A manipulação psicológica das skins prestígio

"quando você abre uma loot box, você sente algo positivo dentro de si, e quando você ganha uma imensa recompensa (como uma skin que você realmente quer), seu cérebro libera ainda mais endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina que faz você se sentir melhor. Entretanto, ao fazer essas grandes recompensas de sentimentos positivos ocorrer aleatóriamente, esse sentimento de felicidade fica mais forte na sua mente e faz com que você deseje mas daquilo por muito mais tempo."

Isso é muito real, eu compro RP todo mês e assumo que é muito prazeroso abrir os espólios, eu tenho um certo tipo de depressão e esses pequenos prazeres me fazem ir até o céu de tanta felicidade e empolgação, então sempre que tem um evento eu acabo gastando toneladas só pelo simples prazer de abrir os espólios.
O lance da edição prestígio, eu não criei interesse(ainda, pois não veio skin de nenhum Main meu), mas eu achei absurdo você ter que pagar tanto pela Vayne Prestígio, assim como o Aatrox.
No começo eu achei que o sistema se manteria o mesmo, de você comprar o passe e lutar para conseguir o objetivo, mas a rito sempre dá um jeito de ser extremamente mercenária.

Re: [PSICOLOGIA] A manipulação psicológica das skins prestígio


@Winter Lionheart  escreveu:
"quando você abre uma loot box, você sente algo positivo dentro de si, e quando você ganha uma imensa recompensa (como uma skin que você realmente quer), seu cérebro libera ainda mais endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina que faz você se sentir melhor. Entretanto, ao fazer essas grandes recompensas de sentimentos positivos ocorrer aleatóriamente, esse sentimento de felicidade fica mais forte na sua mente e faz com que você deseje mas daquilo por muito mais tempo."

Isso é muito real, eu compro RP todo mês e assumo que é muito prazeroso abrir os espólios, eu tenho um certo tipo de depressão e esses pequenos prazeres me fazem ir até o céu de tanta felicidade e empolgação, então sempre que tem um evento eu acabo gastando toneladas só pelo simples prazer de abrir os espólios.
O lance da edição prestígio, eu não criei interesse(ainda, pois não veio skin de nenhum Main meu), mas eu achei absurdo você ter que pagar tanto pela Vayne Prestígio, assim como o Aatrox.
No começo eu achei que o sistema se manteria o mesmo, de você comprar o passe e lutar para conseguir o objetivo, mas a rito sempre dá um jeito de ser extremamente mercenária.

Aproveitei e corrigi o "mas" ao invés de "mais" que eu reparei só agora. Que erro bobo. 

Eu também sinto um prazer imenso quando vem algo que eu queria. Sinto que até hora só não tive interesse nas skins prestígio porque não veio nada relacionado ao meu main, porque se viesse eu com certeza investiria para comprar (o que é algo triste de se admitir)... Somos todos ovelhas, de certo modo.

Re: [PSICOLOGIA] A manipulação psicológica das skins prestígio


@Solarius  escreveu:
O Problema é que muitos preservam a raridade, se a Riot liberasse as skins limitadas por 1 dia você não acha que o pessoal iria sobrecarregar o jogo pra comprar?

Este é o maior problema no meu ponto de vista.

Exato. É um dos pontos. Perceba que skins que "não são tanto assim" mas que são classificadas como legado, tem seu valor muito maior quando são adquiridas em comparação com outras skins. Por exemplo:

UFO Corki
O Magnífico Twisted Fate

Alistar Negro

e etc.

O buraco sempre é mais embaixo...

Highlighted

Re: [PSICOLOGIA] A manipulação psicológica das skins prestígio

E um rioter disse no fórum NA que será possível ganhar algums pontos de prestígio de graça, ao completar missões ao longo do ano. Porém esses pontos grátis não serão suficientes para trocar por uma skin.
Eu acredito que serão poucos pontos (menos de 20)... mas imagine se eles concedessem 40 pontos por missões. Considerando o pacote de compra única (que é o que te dá mais Pontos de Prestígio por RP gasto)... seria necessário comprar "apenas" 3 pacotes destes para chegar aos 100 pontos: 5250 RP

(Como podem ver, o pacote não é nem um pouco vantajoso... mesmo as gemas sendo raras).

 

O que eu quero dizer com isso é que muitos jogadores que compram RP casualmente poderão ficar tentados a completar os pontos, até porque eles já terão uns pontinhos grátis. 

Disseram também que pretendem lançar umas 10 skins prestigiosas por Pontos de Prestígio em 2019.

Re: [PSICOLOGIA] A manipulação psicológica das skins prestígio


@BOM DIA ARAGUARI  escreveu:

E um rioter disse no fórum NA que será possível ganhar algums pontos de prestígio de graça, ao completar missões ao longo do ano. Porém esses pontos grátis não serão suficientes para trocar por uma skin.
Eu acredito que serão poucos pontos (menos de 20)... mas imagine se eles concedessem 40 pontos por missões. Considerando o pacote de compra única (que é o que te dá mais Pontos de Prestígio por RP gasto)... seria necessário comprar "apenas" 3 pacotes destes para chegar aos 100 pontos: 5250 RP

(Como podem ver, o pacote não é nem um pouco vantajoso... mesmo as gemas sendo raras).

 

O que eu quero dizer com isso é que muitos jogadores que compram RP casualmente poderão ficar tentados a completar os pontos, até porque eles já terão uns pontinhos grátis. 

Disseram também que pretendem lançar umas 10 skins prestigiosas por Pontos de Prestígio em 2019.


É extremamente complexo. Tenho um amigo que fez uns cálculos e postou na página dele (Udyr o campeão mais graficamente bem feito). Aparentemente você teria que desembolsar muito mais do que parece para conseguir adquirir todas essas skins prestígio. Algo em torno das casas dos milhares.

Ah, e considerando que não é o mesmo passe (já que todo passe é diferente para cada evento, então você teria que desembolsar muito mais ainda).