cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

O que vocês pensam sobre machismo no LOL?

Aronguejo

Re: O que vocês pensam sobre machismo no LOL?

"O cara descobrir que o alvo de xingamento dele é uma mulher, ele certamente usará este fato para dar um leque de ofensas maior." 

Se fosse só isso acima, seria o normal sim. Os xingamentos iriam variar, mas seriam igualmente ofensivos para os dois lados. O problema é que as vezes a menina ta jogando bem, apenas xingam por causa do nick e da rota que ela esta jogando, nesse caso que te comentei, tanto time aliado quanto time inimigo xingaram no chat.

O trecho abaixo que tu pediu pra mim ressaltar, sobre ser ofensivo.

"De vez em quando aparece um zé graça da vida falando besteira, mas o mesmo sempre é punido quase que na mesma hora."

Mas concluindo a "nossa discussão", realmente acredito que não vamos mudar de opnião, mas espero que tu não sejas apenas outro cara a xingar o pessoal no chat, porque é ruim para todo mundo. Tenho mais nada acrescentar.

Highlighted
Arauto

@Nepya  escreveu:
...

O trecho abaixo que tu pediu pra mim ressaltar, sobre ser ofensivo.

"De vez em quando aparece um zé graça da vida falando besteira, mas o mesmo sempre é punido quase que na mesma hora."

...

Não amigo.

Você disse que eu estava sendo ofensivo na minha resposta à você. Eu só pedi para que você me mostrasse como minha resposta está te agredindo, ou agredindo qualquer pessoa que fosse. E você simplesmente deu uma parte do texto do próprio post que eu te pedi um exemplo de "ofensa". Por favor velho, você disse que eu estava respondendo de forma "ofensiva", só quero que você me mostre onde. Só isso. Não quero nada mais que isso. Se você não achar, só me responda que foi um erro. Acho que não é tão dificil assim assumir o próprio erro. Você pode me mostrar o texto que eu fui ofensivo?

---

Senhoras e Senhores, peguem as pipocas

---
Aronguejo

Eu já fiz um **cogumelo do teemo** trabalho na faculdade a respeito e não é só no lol, mas num aglomerado de jogos online.
A galera acha que machismo se resume a ofender ou assediar, mas tem certas atitudes que podem sim serem interpretadas como machismo e a galera simplesmente caga. Um ótimo exemplo disso é diferença salarial nos estúdios de game e a quantidade homens x mulheres nas vagas. Quantas mulheres trabalham na RIOT, por exemplo? Já tiveram casos antigos que a RIOT desmente (obviamente) dentro da empresa de assédios sexuais e que o "bro" code deles é forte, mas sempre tudo é acobertado.

No lol é ridículo a forma em que o machismo é escancarado e quem falar que não tem, mentiu. Já confundiram meu nick com de menina e o quanto me falaram merda, não foi brincadeira. Assim como na comunidade num todo, se tu joga mal, vai tomar rage gratuito... Se for mulher então, minha nossa.
Quanto ao fato no competitivo, foi infeliz demais a escolha de banirem 5 suportes contra as minas. Podem falar que eles seguiram as regras, que entre os 5 banidos, três eram mains de algumas delas (e porque não baniram só os 3? '-') mas eles fizeram sim pra atingi-las. A galera vai xiar de mimimi e chororo, porque é tudo macho e não tem noção do que a mulherada passa.
Aronguejo

@Gabuzera Pois é, as vezes parece que para algumas pessoas é bem difícil se colocar no lugar do outro. 

"Assim como na comunidade num todo, se tu joga mal, vai tomar rage gratuito... Se for mulher então, minha nossa."

As meninas mesmo jogando bem acabam levando rage gratuito muitas vezes, mas enfim, teu comentário foi ótimo.

Arauto

@GabuzeraVelho, eu concordo plenamente que existe sim machismo no jogo. Não estou afirmando o contrário. Mas como você mesmo disse, já "sofreu por pensarem que seu nome era feminino", mas isso acontece TODA VEZ ou de vez em quando aparece um cara falando isso, que por sinal dá rage a partida inteira, e depois que reporta quase na mesma hora ganha feedback de denúncia? Entende?

Eu não estou fazendo papel de advogado do diabo, mas perceba que não existe apenas um motivo para desconsiderar machismo dessa situação. O problema é que as pessoas criam bolhas de informação. Em um primeiro momento eu achei sim machismo, porque "5 suportes banidos contra um time de 5 mulheres", porém eu também passei a questionar outro ponto: Seria certo a gente categorizar como "machismo" um ato de simplesmente banir os campeões suportes? Entende? Está nas regras que não é permitido banir 5 campeões de qualquer tipo que seja? Aliás, o grupo  ROX se pronunciou e em algum momento teve uma postura machista?

Então, seria necessário criar uma regra que, quando se for jogar contra um tipo que não seja do gênero masculino, não fosse permitido banir determinados campeões baseados em estereótipos? E então, a gente estaria buscando "igualdade" fazendo isso, tendo em vista que é considerado um "E-Sport", e não há diferenças físicas que impossibilite a competição entre os gêneros? Iriamos criar regras diferentes para pessoas diferentes com base em seu gênero, em um jogo que não depende de gênero para ser disputado?

Você está entendendo a lógica?

Sei lá. Entrar em bolha de informação? Eu to fora, prefiro ligar os pontos.

---

---
Aronguejo

@Endless Ryu então, meu caso foi a parte, não é recorrente. Mas **cogumelo do teemo** uns doido que confundi, eu reporto e não acontece absolutamente nada, já não coloco fé em reportar, mas o faço mesmo assim.

Eu entendo seu ponto de vista, realmente o que eles fizeram, não vai contra as regras da Riot, sendo que o sistema banimento funciona de maneira simples, pode banir o que quiser contra quem quiser. O problema são as entre linhas que a maioria não quer ver.

Eu jogo lol desde 2013, metade pro final da season. Eu não sabia muita coisa, mas entre a roda de amigos experientes no game, ja ouvia muito "é mina? joga de suporte certeza!" e isso se estende desde então.

O problema não foi banir 5 suportes contra um time feminino e sim o esteriotipo forte que a mulher tem no jogo e esse tipo de atitude só aumenta este esteriotipo, já que o competitivo chama muito mais atenção que um normal game, por exemplo. As minas podem ser diamante, jogarem mal e terem perdido ou estarem no campeonato por méritos de terceiros, mas não justifica o fato da péssima atitude do time adversário. 

Arauto

@Gabuzera  escreveu:

@Endless Ryu então, meu caso foi a parte, não é recorrente. Mas **cogumelo do teemo** uns doido que confundi, eu reporto e não acontece absolutamente nada, já não coloco fé em reportar, mas o faço mesmo assim.

Eu entendo seu ponto de vista, realmente o que eles fizeram, não vai contra as regras da Riot, sendo que o sistema banimento funciona de maneira simples, pode banir o que quiser contra quem quiser. O problema são as entre linhas que a maioria não quer ver.

Eu jogo lol desde 2013, metade pro final da season. Eu não sabia muita coisa, mas entre a roda de amigos experientes no game, ja ouvia muito "é mina? joga de suporte certeza!" e isso se estende desde então.

O problema não foi banir 5 suportes contra um time feminino e sim o esteriotipo forte que a mulher tem no jogo e esse tipo de atitude só aumenta este esteriotipo, já que o competitivo chama muito mais atenção que um normal game, por exemplo. As minas podem ser diamante, jogarem mal e terem perdido ou estarem no campeonato por méritos de terceiros, mas não justifica o fato da péssima atitude do time adversário. 

Sim, mas a gente volta na questão: Mesmo que tenha a interpretação de "machismo", é contra as regras banir 5 suportes?

Este fato está apenas sendo analisado pelo lado interpretativo. Do mesmo jeito que estão falando nesse discurso que "mulher só joga de Suporte", que "Suporte é uma lane fácil" e que "mulheres só jogam de suporte porque não sabem jogar", eu garanto pra você que na minha interpretação, quem fala que suporte é fácil de ser jogado não sabe quase nada do jogo. Ou seja, se eu fosse mesmo interpretar o que o povo está falando, eu diria que pelo menos 90% das pessoas não estão nem no Platina.

Resumindo minha teoria, as pessoas estão seguindo a seguinte lógica, em ordem:

• "Quem joga de suporte não sabe jogar."
  • "Mulher gosta de jogar na maior parte do tempo de Suporte"
  • "Logo, mulher só joga de suporte porque não sabe jogar."

Eu preciso explicar porque essa lógica é falha? Assumir que os caras estão banindo 5 suportes só pelo fato de serem mulheres, é um erro gravíssimo do discurso. Isso quando não falam que apenas gêneros não masculino aderem com maior frequência aos Suportes. Ou seja, achar que é uma ofensa/provocação banir 5 suportes contra mulheres, é o mesmo que aderir a essa lógica, e de forma indireta acaba fazendo propaganda desse preconceito. Portanto, quem assume que os rapazes não deveriam banir 5 suportes, a pessoa pode ser militante o que for, acaba dando forças para a mesma lógica preconceituosa.

Minha opinião: A melhor forma de vencer esse discurso não é pedindo punição com base em machismo, mas sim buscando vencer e bater de frente, de igual para igual, fazendo eles respeitarem elas. Com esse discurso, o que acontece, é apenas reforçar o preconceito.

Não tem sentido querer punir os caras por algo que não é contra as regras. Ou seja, querer que eles sejam punidos por "machismo" nessa situação, é muito ilógico pra falar a verdade, porque em primeiro momento não é contra as regras, e em segundo acaba muito mais reforçando o pensamento machista.

Mas enfim, eu nem sei se as pessoas pensam igual eu. Tanto faz, militante vai continuar falando as mesmas coisas...

---

---
Aronguejo

@Endless Ryu Cada um pensa de cada forma, não tem como forçar os outros a mudarem a própria opinião.

Já disse que não é contra as regras e não acho que seria merecido uma punição. Eu sei bem que não tem essa de "lane mais facil', sou main suporte e é dificil tu se preocupar com visão, objetivo e proteção/engage.

O problema de baniram 5 suportes contra o time feminino é justamente o esteriotipo que colocaram nas mulheres dentro do lol. Imagina um monte de criança, pré adolescente e adolescentes que estão formando opinião, verem esse tipo de coisa e acharem bacana, sacou o problema? Ta justamente no esteriotipo que a própria comunidade (tóxica, por sinal) colocou em cima do sexo feminino. 

Isso aconteceu uma unica vez contra homens, em 2015, contra a Pain, mas o Dioud tava no auge do auge, o que era até justificavel, já que ele e o brTT tinham uma sinergia monstra. Não lembro isso ter acontecido ou ser noticiado uma unica vez, depois no cenario competitivo.

O que reforça o preconceito, é passar pano pra atitude machista, não achar ruim e bater de frente. 

Arauto

@Gabuzera, velho, assim, eu não to passando pano pra ninguém, pra falar a verdade estou com o horizonte bem aberto para as ideias, porém, quanto mais eu raciocínio sobre o assunto, e leio respostas, seja defensores ou acusações, mais eu chego na conclusão que estão forçando barra contra os caras.

Eu volto apenas a fazer essa questão, sem interpretações: Nas regras do jogo existe alguma menção sobre restrição de banimentos de campeões? Pode parecer "irrelevante", tendo em vista que os caras baniram 5 suportes de propósito, mas não é. Você deu exemplo de outras partidas que "homens" podem fazer a mesma coisa contra outros times parecidos no futuro, porém amigo, o sentido de banir campeões não é provocar, mas sim retirar peças fortes das mãos adversárias. Se eles fizeram isso, eles se sentiram confiantes que poderiam banir tais campeões e não serem punido DENTRO do jogo contra elas. Fazer isso é arriscado, um tiro no pé. Se eles realmente queriam ser "machista", eles teriam feito isso de outra forma, seja rede social ou stream, e não arriscando perder um jogo e colocar a credibilidade do trabalho deles em jogo. Pensa.

Analisando de forma mais profissional, já li em outros Posts que o time Vaevictis as jogadoras mais jogam de Nami, Janna e Lulu. São três suportes, mas Lulu e até mesmo Janna podem ser utilizadas em outras funções. Tendo em vista que são as campeãs que elas mais jogam, e mais possuem experiência, por que não banir tais campeãs? Alias, Thresh e Braum também são campeões fortes... agora pense: Se o time delas é mais forte principalmente no Bot, e elas jogam de forma mais experiente no Bot, por que não banir tais campeões? Dessa perspectiva, realmente foi puramente "machismo"?

"Mas os caras estavam rindo" -E quem não riria vendo 5 "suportes" sendo retirados do pick?

Esse lance de "estereótipo" foi tão grande para a comunidade, que o vídeo da partida em sí tem mais BR digitando trollagens do que os próprios gringos. Talvez a comunidade Brasileira que esteja em choque.

É muita tempestade para um time que ainda por cima sofreu um 52 x 2. Sei lá. Essa história está estranha. Falam de machismo, mas esquecem do jogo. E isso não da pra engolir.

---

---