cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

O guia definitivo: Como melhorar o ping e a estabilidade da sua internet. (Sem WTFast)

Dragão

O guia definitivo: Como melhorar o ping e a estabilidade da sua internet. (Sem WTFast)

Oi, pessoal! Tudo bem?
.
A Riot recentemente fez um vídeo muito bacana explicando todo o conceito de ping. Entretanto, ficaram alguns "buracos" no vídeo no que diz respeito a como resolver tais problemas...

Com este tópico, quero ajudar vocês a resolverem problemas de ping e estabilidade de uma vez por todas.

De início, aviso que este tópico será grande, pois são muitos pontos a serem vistos...

Mas se você quer entender e resolver de vez problemas relacionados à sua internet, não vai se arrepender de ler tudo.
.
.
.
Vou separar o tópico em partes, para que usuários básicos entendam todo o conceito, e usuários avançados saltem para a parte que importa mais.
.
.
.

  • Primeiramente, o que é ping?
    O ping (latência bidirecional) é, basicamente falando, o tempo que um pacote leva para sair do seu computador até chegar ao destino, e depois retornar ao seu computador. (Sim, o protocolo ICMP envia um pacote de volta ao seu computador quando chega ao destino, para informar se o pacote chegou ao destino corretamente ou não.)

  • E o que é pacote?
    Os dados na internet são transportados por meio de "pacotes". Considere que os pacotes são como os carros nas ruas, metaforicamente falando.


 O que afeta o meu ping?
Os seguintes fatores afetam o seu ping durante uma partida:


  1. Distância do seu computador até os servidores da Riot.
    Os servidores da Riot são localizados em São Paulo. Se você está em no norte do país, naturalmente terá um ping mais alto do que quem mora nas regiões Sul e Sudeste.

  2. A rota que a sua operadora de internet utiliza para conectar você aos servidores da Riot.
    A partir do momento que um pacote sai do seu computador, ele segue uma "estrada" até os servidores da Riot. Dependendo da sua operadora, essa "estrada" pode ser maior ou menor, congestionada ou livre. Numa viagem de férias, uma estrada menor e sem outros carros/caminhões te atrapalhando faz você chegar ao seu destino mais rápido, certo? O mesmo vale para os pacotes na internet.

  3. O cabeamento e equipamentos utilizados nesse trajeto.
    Considere os seguintes cabos como os principais:

    • Cabo que sai do seu computador até o seu modem.
    • Cabos internos da sua casa.
    • Cabos e equipamentos da sua operadora (que ligam postes, armários, centros de distribuição, backbones...)
      Tudo deve estar em perfeita harmonia para que você tenha o sonhado ping de 20-30ms. Se você utiliza uma conexão wifi, se o cabeamento interno da sua casa é antigo, ou se a operadora utiliza cabeamentos ou equipamentos antigos/defeituosos na sua rota até os servidores da Riot, seu ping será afetado.
      _
  4. O quanto você está utilizando da sua internet durante a partida.
    Você já deve ter ouvido falar que a velocidade da sua internet afeta o seu ping. Isso é uma "meia verdade"... Na realidade, o que afeta o seu ping é o quanto da sua internet você está utilizando com outras tarefas. 
    Vamos supor que você tenha 1mbps (1 mega) de velocidade contratada. Se você jogar ouvindo música no youtube ou spotify, provavelmente vai ter problemas de ping, já que o youtube/spotify utilizará 80% da sua banda para fazer o download da música/vídeo para o seu computador.
    Agora, se você tem 15mbps (15 mega) de velocidade, isso não será problema, pois esses serviços utilizarão somente ~10% da sua banda. Dessa forma, o ping praticamente não é afetado.
    O mesmo vale para conexões compartilhadas: se a sua casa tem 4 celulares conectados ao wifi e 1 computador conectado ao cabo, você precisará aumentar sua velocidade para não ser afetado pelo uso dos celulares.
    Outra coisa: dependendo da sua operadora, velocidades maiores tem direito a tipos de cabo melhores e armários menos congestionados, afetando diretamente os fatores 2 e 3.
    .
    .
    .
    .
    .
    .

 Agora que você sabe o que afeta o seu ping, saiba o que você pode fazer para diagnosticar e melhorar cada um dos fatores acima:


Fator 1 (distância) - Para esse fator, não tem muito o que se fazer a não ser dar um foco extra nos fatores 2, 3, e 4 (especialmente o fator 2, que pode reduzir virtualmente a sua distância até o servidor).
.
.
.
.
Fator 2 (rotas) - Poderíamos fazer o diagnóstico pelo tracert, mas vou optar por algo mais fácil e didático desta vez. Realize este teste no navegador Google Chrome, para fins de compatibilidade. (nada contra o firefox e outros <3)
- Acesse o site de teste do simet: http://simet.nic.br/simet-app.html 
- Instale o plugin solicitado, caso necessário.
- Inicie o teste de internet, e aguarde o término.
- Agora, o "macete". Após o final do teste, clique na lista de servidores e selecione o com maior latência, como mostra a imagem.
http://i.pi.gy/Zr3l.png 
No meu caso, é o servidor de Manaus. Após isso, refaça o teste.

Se o valor da latência ultrapassar 80ms, ligue para a operadora e reclame. Se não resolverem, abra chamado na Anatel, ou até mesmo processo judicial. É DIREITO SEU.

Anatel - Resolução nº574, de 28 de outubro de 2011 (a mesma que fala sobre velocidade mínima)

Art. 18. Durante o PMT, a Prestadora deve garantir latência bidirecional (ping) de até oitenta milissegundos (terrestre) e novecentos milissegundos (satélite)

A regra acima é válida somente para medições realizadas dentro do Brasil.
.
.
.
.
Fator 3 (cabeamento e equipamentos) - Para este teste, você precisará verificar dois valores no seu modem: o SNR (noise margin/sinal-ruído) e a atenuação (attenuation). Cada modem tem uma forma e um caminho diferente para mostrar esse valor, você precisará pesquisar no Google para saber como fazer isso no seu.
Esse tópico do Adrenaline UOL apresenta instruções de como fazê-lo em modems brasileiros: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/atenuacao-snr-e-outros-sinais-analise-seu-sinal-de-inter...

http://i.pi.gy/roem.png

Caso você tenha um SNR abaixo de 10db ou uma atenuação acima de 35db, entre em contato com a sua operadora. Provavelmente você está com problema no cabeamento entre o seu computador e o armário da sua região.

Fator 4 (uso da internet durante a partida) - Tenha bom senso. Se você mora numa casa com 5 pessoas, todas elas com celular, e com uma internet de 5mbps, terá problemas de conexão com toda a certeza. Entretanto, morar sozinho não te livra do problema: baixar torrents afetará até mesmo conexões de 15mbps, então fique atento.

O segredo para uma boa latência é correr atrás, e utilizar a resolução nº574 da Anatel a seu favor.

Se você precisar de auxílio extra ou consultoria em TI, me adicione no Skype para negociarmos como posso te ajudar.
Skype: mmpmathias

Até a próxima!

 

FONTE : https://boards.br.leagueoflegends.com/pt/c/ajuda-suporte-e-bugs/VuVRxdUI-o-guia-definitivo-como-melh...

2 RESPOSTAS

Re: O guia definitivo: Como melhorar o ping e a estabilidade da sua internet. (Sem WTFast)

Sei que a intenção é das melhores, mas JAMAIS faça o item 2, pedir pra mudar sua rota baseado em 1 dos serviços (a não ser que essa seja sua prioridade), ainda mais estando em direção oposta. A rota é uma coisa extremamente complexa, e se você pede pra otimizar o serviço pro norte do país, pode ser que seus pacotes passem longe do sudeste nos primeiros saltos, que acarreta em aumento considerável.

 

Se seu ping pode até dobrar. 

 

Você pode pedir pra otimizar para melhorar a rota para o League, como pode reclamar que um serviço está em mais de 80. Mas JAMAIS peça mudança de rota por conta própria sem conhecimento técnico do que faz. Exceto em casos que sua rota já está muito ruim.

 

Faltou explorar nessa postagem o fator 4. Da pra fazer várias configurações no roteador pra melhorar o desempenho localmente, wifi é um perigo pra latência.

 

Tem um fator 5, serviços em segundo plano no PC que utilizem a rede, muitos podem ser fechados ou interrompidos.

Barão

Re: O guia definitivo: Como melhorar o ping e a estabilidade da sua internet. (Sem WTFast)

Rainha dos tutos, já tem meu GG