cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

League of Legends cada vez mais tem perdido popularidade. Isto é um fato. O que não é incontroverso são os motivos que levam ao fato.

Entretanto, aqui vão os meus, plenamente pessoais: o maior e melhor modo de jogo do League of Legends, o mapa Summoner's Rift, cada vez mais tem se tornado uma experiência frustrante graças às últimas atualizações. Explico.

De início, e não menos importante, uma das classes mais populares de campeões foi extremamente desvalorizada e nerfada: os ad-carrys. Para mim, que jogo preferencialmente de adcarry, o jogo virou um martírio. Eu simplesmente me abstive de competir nas filas ranqueadas para evitar jogar com campeões que tenho bem menos experiência.

Simplesmente não está dando mais para jogar de adcarry. Se você está de Caitlyn em sua lane, você será morto na lane level 6 por um Jarvan IV e um Alistar NÃO IMPORTA O QUE VOCÊ FAÇA. E isso é frustrante. É frustrante você não ter como responder ao inimigo por erro de balanceamento.

O desbalanceamento do jogo não tem afetado só o gameplay de uma classe de campeões, mas o jogo como o todo em Summoner's Rift.

Cada vez mais o jogo está unilateral para uma das equipes. Está extremamente difícil de virar um jogo, o que acaba frustrando o jogador que, nos 20min de partida, tem que pedir surrender, pois não há mais o que fazer no jogo.

A melhor experiência de um jogador é encontrar uma partida disputada, uma partida bilateral em que possibilite as equipes a todo tempo vencer. E cada vez mais isso tem sido escasso no League of Legends.

Enfim. Cada dia que passa jogo menos LoL. E tenho certeza que vocês. Não sei se pelos mesmos motivos que eu, mas tenho certeza que cada um de vocês sente o mesmo: frustração.

40 RESPOSTAS

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

Eu estava prestes a elaborar um tópico com esse mesmo tema, mas como você foi mais rápido aqui vai a minha opinião:
Eu acho que a tal "queda de popularidade" está quase que diretamente ligada ao fato de que boa parte dos jogadores se sente mais à vontade de jogar na rota inferior do mapa. Eu por exemplo, jogo esse jogo a quase 5 anos e logo agora me sinto pouco motivado a logar em minha conta e entrar em uma partida, desde o início eu sabia que eu tinha entrado nessa comunidade para jogar como um suporte, sei lá é algo que vem de mim, me sinto muito mais bem ao jogar com um suporte do que com um assassino. Ao me deparar com a falta que faz crescer aos poucos junto com um atirador me sinto cada vez menos à vontade de jogar nessa rota.

Muitos devem falar que é apenas mudar de lane, e eu respondo: não é tão fácil assim! De fato você não vai simplesmente mudar de lane, você vai precisar achar outras maneiras de jogar e outros campeões para jogar, e isso não é algo que todos estão dispostos a fazer, eu particularmente não estaria disposto a mudar tão drasticamente meu estilo de jogo, até por que eu já tentei algumas vezes e descobri uma coisa: eu não nasci para jogar no top. É preciso ter uma coisa em mente, que mesmo que você se adeque a um determinado meta, como muitos acabam cedendo, nunca vai ser a mesma coisa, você nunca vai jogar com a mesma determinação e vontade como você jogava antes, pode até chegar perto mas nunca vai ser a mesma.

Resumidamente, eu acho que as últimas atualizações são/foram uma faca de dois gumes, com uma boa intenção, que era mudar o meta e diversificar mais o jogo, trazer dinamicidade, mas por outro lado, muitas pessoas saíram no prejuízo, pois muitas dessas mudanças tiveram um impacto altamente negativo na sua curva de aprendizado/jogabilidade (hoje por exemplo, me vejo preso em um dilema, ou eu jogo como suporte/adc e sofro diretamente, ou eu jogo como mid que também me sinto bem mas com um potencial reduzido, jg não é pra tanto e top nem pensar). Mudanças são sim necessárias, ninguém pode negar, mas nem todo mundo se sente feliz com elas, de toda maneira, a palavra que você usou, "frustração", foi forte porém necessária.

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

Cara, talvez a palavra que resuma a grande falha da Riot Games seja essa: MUDANÇAS.

É simplesmente inconstante. Essa Season, assim como Season passada, eu subi para o Ouro jogando basicamente de Caitlyn. E quando eu finalmente estava progredindo melhor com o campeão, vem a Riot Games e mata a classe inteira de ADCarrys e fica impossível você se arriscar na botlane para jogar de Cait: a derrota é quase certa.

Aí imagina que o cara está hoje jogando de "Morgana ADcarry" na botlane, especializando suas habilidades com o campeão e este estilo de jogo. Beleza. Só que amanhã a Riot vai e lanã uma patch note voltando todos os ADCs para a forma original e a Morgana fica inviável naquela posição. Isso frustra. Tudo que você aprendeu no jogo é JOGADO NO **cogumelo do teemo** por que a Riot está SEMPRE MUDANDO. SEMPRE. Não existe um momento do jogo em que se estabiliza.

Imagina o jogador de LeBlanc que amava a nova LeBlanc. Agora ele vai ter que reaprender a jogar com a LeBlanc antiga de novo. Imagina o cara que amava jogar com isso. O sentimento é de frustração. E assim vai. Está exaustivo. League of Legends não é mais um jogo em que você pode jogar com os campeões que você GOSTA e sim com os campeões que o patch note quer que você jogue.

Se eu acertei em falar de frustração, você acertou em cheio em falar das mudanças.
Arauto

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

Na verdade você tem até vantagem sobre o jarvan e o alistar estando de caitlyn...

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

Baseado em que estatísticas?

É sempre assim, a rotatividade de jogadores em jogos online, é muito grande, eu mesmo me afasto bastante do jogo de tempos em tempos.

Tenho colegas que jogaram muito em 2012 e nunca mais voltaram, mesmo assim o servidor brasileiro cresceu 4 ou 5 vezes em número de jogadores e atualmente o LoL já tem o mesmo número de jogadores ativos em ranqueadas do ano passado: 1,123,792 jogadores (fonte: op.gg).
Essa percepção de popularidade é super comum e na maioria das vezes: errônea.
Olhando números fica claro que o jogo cresceu, porém tenha em mente que a rotatividade no mundo dos "gamers" é muito comum. Basicamente para cada 1 que para de jogar 2 novos players começam.

Resumindo: este assunto volta de tempos em tempos no fórum (lembro de ter respondido algo semelhante num post igual ano passado) e na verdade é apenas a percepção de jogadores sobre os seus amigos parando de jogar ou de determinados grupos que acham que o jogo piorou. Em termos de jogadores o League of legends deu uma leve estagnada, porém olhando os números continua crescendo sim. Ainda assim continua preocupado? Tenho certeza que a Riot Games tem uma equipe grande de profissionais de marketing trabalhando para sempre impulsionar o jogo, porém o "fim" do crescimento em escala sempre chega, é o que está acontecendo no Fortinite, onde cada vez se vê menos jogadores iniciantes, quem joga sabe do que estou falando.

Abraço.

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

Infelizmente, amigo, é real. E aqui estão as estatísticas:

2011 - 11.5 milhões de jogadores

2012 - 32 milhões de jogadores

2014 - 67 milhões de jogadores

2016 - 100 milhões de jogadores

2017 - 80 milhões de jogadores

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

Tenho certeza que a única estatística oficial aí é até 100 milhões em 2016.

Sobre o League of legends, estar supostamente "diminuindo", é bem bobo, quando na verdade é como eu citei uma rotatividade natural.

Crescimento de jogadores é diferente de quantidade de jogadores ativos.

Se quer uma discussão séria, precisa tentar entender coisas básicas como: qual jogo historicamente se manteve crescendo por 7 anos sem recuar em relação a nenhum ano anterior? Pois é, provavelmente nenhum. League of legends é um sucesso e pioneiro atingindo números extremamente altos, que naturalmente começam a cair, pois a rotatividade vai ficar mais comum. Em combinação a isso, novos jogos estão sendo lançados todos os dias. Também não faz sentido achar que o jogo está "morrendo" por uma questão de balanceamento, quando na verdade o jogo era muito mais desbalanceado 4 anos atrás.

O mais importante, você não tem nenhuma estatística do ano de 2018, que na verdade é o grande divisor de águas, já que pela primeira vez a riot mudou tanto o jogo, dando rework em um sistema de runas que existia desde 2009. Você está julgando apenas pela sua percepção do jogo, que claramente fez mudanças que não te agradam.

Se não te agrada o jogo, sem problemas, pode reclamar como os outros 12315125 posts do fórum, afinal 80% das pessoas que frequentam aqui, o fazem apenas para reclamar de algo que "supostamente" está ruim, porém usar o argumento de que o jogo está perdendo popularidade é incoerente.

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

Quero mais que esse jogo ridículo morra e o Dota 2 domine.


Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

MetalCrawler, não me entenda mal. Eu amo League of Legends. Eu amo como a Riot Games nos trata. Como eles são atenciosos e transparentes com todas as mudanças, com a filosofia deles e com as justificativas para tudo que fazem.

League of Legends é claramente o maior jogo de sucesso nesses últimos dez anos e tem se mantido estável, mas a perda de popularidade é real e os problemas também são. E É POR AMAR ESSE JOGO QUE EU RECLAMO e não o contrário. Eu reclamo por que eu me importo.

Se você procurar no YouTube, por exemplo, vai perceber várias reclamações sobre o jogo. Até o Faker, recentemente em stream, falou sobre o sistema de balanceamento das filas ranqueadas e como isso tem prejudicado a experiência dele.

Aliás, procurando no YouTube, o Canal Minimapa fez um vídeo falando justamente sobre o fenômeno da popularidade no League of Legends.

https://www.youtube.com/watch?v=Y53UNKWINmg&t=1s
Aronguejo

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

Cara, vc é o TIPICO famboy BABACA que o Gostcrawler adora, não importa o que esteja acontecendo, vc só nega e age como se tudo estivesse uma maravilha, vi MUITO isso quando jogava WoW e TODOS alertavam para o fim do jogo, wow chegou a ter 13 milhões de jogadores PAGANTES hoje o jogo é gratuito e não chega a ter 2mi contas ativas. o lol vem perdendo 10 milhões de contas por ano e a audiência de seus jogos NUNCA foi tão baixa, a própria RITO se pronunciou sobre isso, estima-se que essa mudança nos adcs fizeram a empresa perder mais de 20 milhões de contas, sendo que E-ATLETAS conhecidos PARARAM DE JOGAR e MUITOS outros vieram a publico falar sobre a situação do jogo. Fato que a RITO esta apostando TUDO para o mundial, que em geral é o momento onde ela ganha contas etc....e o desespero é tanto que pela PRIMEIRA VEZ desde que lol foi lançado a RITO fez um comercial pra TV e está apoiando youtubers para divulgarem o jogo. A e não se surpreenda se os números de 2018 não aparecerem, é uma característica TÍPICA do gostcrawler esconder os números de seu fracasso como ele fez no WoW, onde hoje só se consegue estimativa através de sites de 3°

Aronguejo

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.


@fjesus@  escreveu:

Cara, vc é o TIPICO famboy BABACA que o Gostcrawler adora, não importa o que esteja acontecendo, vc só nega e age como se tudo estivesse uma maravilha, vi MUITO isso quando jogava WoW e TODOS alertavam para o fim do jogo, wow chegou a ter 13 milhões de jogadores PAGANTES hoje o jogo é gratuito e não chega a ter 2mi contas ativas. o lol vem perdendo 10 milhões de contas por ano e a audiência de seus jogos NUNCA foi tão baixa, a própria RITO se pronunciou sobre isso, estima-se que essa mudança nos adcs fizeram a empresa perder mais de 20 milhões de contas, sendo que E-ATLETAS conhecidos PARARAM DE JOGAR e MUITOS outros vieram a publico falar sobre a situação do jogo. Fato que a RITO esta apostando TUDO para o mundial, que em geral é o momento onde ela ganha contas etc....e o desespero é tanto que pela PRIMEIRA VEZ desde que lol foi lançado a RITO fez um comercial pra TV e está apoiando youtubers para divulgarem o jogo. A e não se surpreenda se os números de 2018 não aparecerem, é uma característica TÍPICA do gostcrawler esconder os números de seu fracasso como ele fez no WoW, onde hoje só se consegue estimativa através de sites de 3°


 

Só li verdades, Ghostcrawler é um cancer para qualquer jogo que ele toca ... olha só a fala dele no ultimo "pergunte à riot": "Por exemplo, a expectativa de que você provavelmente não vai vencer, e sim perder mesmo, é um bom elemento. No League, estatisticamente, se o gerenciador de partidas estiver funcionando muito bem, você perderá praticamente metade das suas partidas" HUAHAUHAUAHAUHAUHAAUHAHA tem épocas que tem mais derrota no meu gerenciador, que vitória porque o sistema além de estar com um pareamento porco, não está retaliando quem prejudica as partidas, nem o leave buster está punindo. Me lembro também do WoW e o que ele fez ao jogo. Fanboy é um desserviço à qualquer modalidade de jogo, console, ou mesmo OPINIÃO. 

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

Teoria básica da evolução:

Os antigos jogadores reclamam muito de mudanças, ameaçam desistir de jogar, desanimam e param de jogar.
Os novos jogadores adoram as mudanças, ficam empolgados, querem ver mais, jogar mais!

O seus avós detestam as musicas atuais acham a tecnologia dificil, ficam oriçados quando toca uns anos 80, falam que a época deles era só alegria e a de hoje é só desgraça.
Nos jovens adolescentes nascidos na década de 90 acima adoramos a tecnologia, não conseguimos ficar desconectados, adoramos as musicas de hoje milhares de views comprovadas no youtube, qualquer festa e reunião tem sertanejo tem sofrência, tem funk de besteirol.

Pessoas comparam como era os carros de antes, a gasolina era pura, os motores eram potentes, você realmente tinha um carro veloz e pouco seguro.
Hoje os carros são de plastico, obrigação cada vez mais das montadoras sobre as seguranças automotivas, milhares de airbags, controle e estabilidade, motor fraco igual um carroça, diminuição drástica dos famosos "ronco do motor", porque a vida é mais importante do que um barulho sonoro.

Consegue compreender a evolução? Esta sempre em constante e agressiva mudança, as pessoas se adaptam, é dessa forma não tem escapatória, se você não esta contente apenas aceite, o lol não vai regredir, não vai mudar, porque junto com os 5 que estão reclamando igual você existem outros 10 apoiando e acompanhando as mudanças ansiosamente.

Saudades das provas da escola, cheirando a Álcool, nossa eu era viciado em cheirar folhas!

Tropa

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

Eu concordo contigo cara.
Sendo bem sincero, eu disse a mim mesmo ontem que não planejo mais jogar lol. O jogo NÃO é mais divertido. Gold funneling, bot lane deturpada, Darius mid; tudo isso vem acabando com o jogo. O maior problema são as atualizações. Sinceramente, tentante manter o jogo bom pro competitivo (reciclando o meta) a Riot cria um jogo completamente instável e que frusta completamente os esforços dos jogadores.
Imagine, você se torna super bom de lutadores na top lane e daí os caras vem e nerfam completamente a runa mais forte deles (conquistador). A Riot tem que parar de fazer essas mudanças constantes pq os jogos mais jogados do mundo não são tão mutáveis assim (CS, Dota, etc) e ainda assim atraem muitos jogadores.
Eu vou deixar no meu comentário um link do Google Trends, mostrando como o interesse do público em relação a lol caiu e também um vídeo do cyber atleta Doublelift (traduzido) falando sobre oque ele pensa do lol atualmente.
Termino dizendo que a Riot tentando fazer um jogo mutável, esqueceu de deixá-lo divertido e é por isso que vou parar com LoL e desejo do fundo do meu coração, que o jogo morra, pois só assim pra essa empresa perceber as burradas e o descaso com os players que eles fazem.
https://trends.google.com/trends/explore?date=all&q=league%20of%20legends
https://www.youtube.com/watch?v=4DGxYBKQDjA
Tropa

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

Você está errado amigão.
O número de jogadores novos que tem interesse por LoL caiu muito. Não vem tendo mais interesse nem pelos antigos nem pelos novos. O jogo tá sim morrendo e eu espero que morra pq a Riot não aprende com os erros.

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

@Scoitel o que exatamente ele fez no WoW?



Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

O jogo continua sendo o mais jogado do mundo.

Hahaha, receber hate aqui no fórum é normal, pois 80% aqui é para reclamar do jogo, pois enquanto vocês choram, tem milhares de jogadores que gostam do jogo jogando.

Quer chorar sobre mudanças do jogo sem problema. Eu mesmo adorava season 3 jogando top e season 4 (season que mais joguei). Porém a colocação do @LynekrTHC TicTac está perfeita. As pessoas não gostam de mudanças, e cansam do jogo e acham que o jogo está morrendo etc etc.
Quando na verdade o jogo se mantém o mais jogado no mundo depois de quase 10 anos ativos, um feito NUNCA REALIZADO ANTES na história dos jogos, NUNCA.
Vocês acham que são mais inteligentes que uma empresa multinacional top 1 no mercado, tentando comparar Riot com Blizzard ou Dota 2 que são jogos que não fazem nem parte dos 5 mais jogados no mundo.

O outro fala sobre Dota 2 dominar, uma piada. O jogo que já foi o segundo mais jogado do mundo, até o primeiro por alguns meses hoje é o 11º mais jogado na Europa e NA, aqui no Brasil não deve estar nem entre os 20 mais jogados.

Outro tenta usar o argumento de "Faker", o cara jogando no server coreano, e reclamando do balanceamento pois ele como Challenger tem que jogar com diamante 1 e low Mestre, o que isso tem a ver com nossa realidade? Parece uma piada.
Enfim, quem quer se enganar continua se enganando.

Minha dica é: pare de jogar, a riot vai jurar que não quer, mas acredite, você é só mais um da estatística, que para de jogar o jogo.

Existem vários outros jogos disponíveis por aí, eu mesmo volto de tempos em tempos no lol, e ao invés de tentar culpar e achar que a Riot está errada em mudar o jogo que eu adorava, entendo que está dando certo para eles, pois estão dominando o mercado. Pode chorar e reclamar, nada vai mudar. E sim o jogo vai morrer cedo ou tarde, porém achar que seguir suas dicas sobre o jogo vai fazer ele sobreviver mais tempo é muita ingenuidade.

Arauto

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

Tá perdendo popularidade pq LoL já tem uma jogabilidade  extremamente repetitiva ...  e ainda a RIOT coloca esses metas doentis.

 Eu mesmo só jogo por PDLS, pq não me divirto mais com o jogo .
Veteranos enjoando ... , novos jogadores não tendo atração pelo jogo... eu não vejo tanto futuro para o LoL .

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.


@Scoitel@  escreveu:

@fjesus@  escreveu:

Fanboy é um desserviço à qualquer modalidade de jogo, console, ou mesmo OPINIÃO. 


 Vou levar isso como uma lição pra vida. De verdade.



Highlighted
Aronguejo

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

@Jay Pritchett
Cara, sinto lhe informar, mas tem mais de uns 3 anos que nenhuma partida é bilateral e disputada, e não é por falta de balanceamento. Na real, essas att da Riot foram pra tentar botar de volta o jogo popular, meio que inútil, porque não tem nada a ver com isso a queda de popularidade do LoL. A galera tá parando de jogar, simplesmente porque o jogo tá horrível, tá impossível tu pegar uma fila ranqueada e jogar, porque cada jogo é um troll diferente fazendo esforço pra afundar a partida, te xingando e fazendo sacanagens, e tu é obrigado a ficar com ele de 20 a 40 min no jogo, e perder pontos sem ter o que fazer. E não adianta reportar, qualquer pessoa com meio cérebro sabe que o report não funciona de nada.
Justamente por isso o jogo não vai voltar a ser popular, só vai daqui pra pior.
A decisão certa seria primeiro começar punindo os trolls do jogo, pra começar a balancear as partidas pelos jogadores. Depois disso eles fizessem uma real analise de balanceamento do jogo, verificando as classes como estão e depois os campeões que estão bem fora da curva. Swain, Urgot e Ornn são exemplos.
Mas claro, fazer isso custa tempo e punir pessoas faz a Riot perder renda, então eles vão simplesmente ignorar tudo isso, continuar fazendo att tortas assim, fazendo uns tapa buraco, falando que não pode punir jogador e inventando 10 motivos diferentes e o jogo vai indo assim até acabar. Infelizmente, o Lol que tinhamos em 2014-2015 no seu auge de bom, indo pro saco por desleixo completo dos administradores.

Re: O LEAGUE OF LEGENDS ESTÁ PERDENDO POPULARIDADE. E está na hora de discutir isso.

Resumindo a queda de popularidade
1. Regras sem sentido que vão contra qualquer outro jogo online competitivo
2. Meta sem sentido
3. Atualizações sem sentido
4. Servidor instável
Isso é só alguns dos motivos,conforme for tendo mais atualizações eles cagaram mais ainda no jogo.