Eu tenho uma ideia que ajudaria muito nas soloq,normalmente voce pega o champ que mais gosta e joga melhor ok, mas e se tivesse uma obrigaçao de ter pelomenos m3 com o champ,aquele champ que tem cartegoria facil exemplo zac,nao precisaria de m7 porque nao e muito dificil de se jogar,ja como exemplo kat teria q ser m5 por ai,isso diminuiria MUITO a toxidade por a pessoa nao saber jogar muito bem,se ela pegar alguem que sabe mais com o champ,provavelmente ela vai perder.Ja outro motivo tiraria os famosos smurfs do lol,pois teriam q ter maestria com o champ,e nao so criar outra conta, comprar o champ que gosta e sair ganhando todas as partidas.Essa foi minha ideia espero que leiam abraço.A so o yasuo que nao pode ter restriçao, teriam muito m7 xD.
A própria Riot já disse que o motivo de poder comprar campeões como recompensas de eventos é que uma das maiores reclamações de novos jogadores é sobre a dificuldade de desbloquea-los, ter que literalmente farmar maestria para poder jogar dificultaria mais ainda para eles e honestamente level e ponto de maestria não significa que você realmente aprendeu a jogar com o campeão e que é bom com ele.
é uma questão mais de bom senso da própria pessoa que está jogando ranqueadas com campeões que não domina. a idéia é interessante mas acho que as desvantagens que traria seriam maiores que as vantagens.