cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Ideia para ajudar a comunidade - Sistema de credibilidade

Tropa

Ideia para ajudar a comunidade - Sistema de credibilidade

Olá, me chamo Thiago Bomfim Campos Dantas, tenho 28 anos, sou atleta profissional, goleiro da seleção brasileira de hóquei sobre grama, participei dos Jogos Olímpicos rio 2016 e jogo League of Legends desde a season 3 (2013). O League tem feito parte da minha vida, eu jogo para me divertir, me distrair e passar o tempo. Principalmente quando estou em competição e a única coisa que posso fazer é ficar no quarto descansando. Sou um jogador casual de League mas me preocupo muito com a comunidade e com o jogo em si.

Nos últimos anos tenho percebido um total descaso da maioria dos jogadores quanto as partidas, ao jogo como um todo e principalmente as partidas ranqueadas. Esse descaso vem tanto de jogadores casuais como eu quanto de jogadores competitivos (a nível de filas ranqueadas, como challenger e mestre).

Gostaria de apresentar uma ideia a vocês que poderia ajudar a melhorar a comunidade de forma geral, eu chamei de Sistema de Credibilidade.

Para melhorar o entendimento a partir daqui, leia essas informações:

• A pontuação gira em torno de 100 pontos reais de credibilidade;
  • Existem pontos extras, podendo chegar a um total de 15, pessoas que possuírem 100 pontos e receberem pontos extras podem somar um total de 115 pontos de credibilidade (seriam pontos para segurança, você ficaria com mais de 100 pontos por ser um jogador exemplar e caso acontece um acidente como um pique de luz, um apagão ou seu cachorro desligar seu computador, você não sairia prejudicado, pois terá pontos extras para serem debitados no lugar dos seus pontos reais);
  • Caso receba uma punição serão debitados pontos equivalentes à gravidade da mesma;
  • Dependendo de quantos pontos forem debitados, sua conta poderá sofrer punições ou restrições;
  • Há também formas de receber pontos a fim de manter ou obter novamente a pontuação real máxima;

Sistema de Credibilidade

O Sistema de credibilidade seria um sistema para recompensar os jogadores amigáveis, respeitosos e educados da comunidade e punir de forma mais simples os jogadores que abandonam as partidas ou possuem um comportamento tóxico durante as mesmas. Sem ter que necessariamente banir os mesmos, já que a única forma real de punição atual no League envolve banimento da conta.

Funcionamento das punições

• Abandonar partida ou permanecer ausente propositalmente ou ficar parado na base porque não quer mais jogar (dentro do jogo já começado após a possibilidade de remake): -7 pontos / caso (àqueles que foram desconectados) retorne a mesma partida: -2 pontos (quero deixar margem para as pessoas que tiveram um imprevisto ou um acidente, como queda de internet, energia ou simplesmente o irmão mais novo puxou o cabo do computador, mas temos que ser sensatos e saber que aquilo prejudicou a partida de outras pessoas e antes que você retorne a fila deveria se certificar de que não vão haver mais problemas, para evitar perder mais pontos e prejudicar outras pessoas).
  • Abandonar a partida que acabe ocasionando um remake da mesma: -3 pontos;
  • Sofrer um report (que tenha explicação textual no mesmo): -1 ponto/ caso haja confirmação de que o report seja coerente com o comportamento do jogador reportado: -3 pontos (ao invés de ser debitado 1 ponto do total, na realidade serão debitados 3 pontos.) / Caso seja um report inválido: não receberá punição;
  • Realizar reports falsos frequentemente ou sem texto explicativo: -1 ponto e um aviso quanto ao seu comportamento primeiramente. Casos recorrentes de reports falsos: -5 pontos (por report falso recorrente/deixando claro que mesmo que tenha texto, pode ser falso.);
  • Ainda sobre os reports: levando em consideração o remake, como um sistema que evita que os outros jogadores que logaram à partida sejam prejudicados, caso haja um remake ou o jogador que caiu retorne, os pontos debitados pelos reports seriam apenas 1 para cada report e não mais 3, para mais uma vez não prejudicar àqueles que tiveram um acidente ou um imprevisto;
  • Racismo, homofobia, outros tipos de comportamentos totalmente negligenciados pela riot e pela comunidade (como comportamento troll ou tóxico): -10 pontos;
  • Abandonos recorrentes ou mau comportamento recorrente, pode gerar um aumento das punições, como por exemplo 15 pontos debitados, 20, 30...;

Funcionamento das bonificações

• Cada partida contra bot, normal, ranked, aram ou twisted treeline: +1 ponto;
  • Cada honra recebida por pessoas fora da party: +1 ponto;
  • 3 ou mais honras recebidas na mesma partida: +2 pontos de credibilidade extras além dos já recebidos pelas honras de jogadores fora da party;
  • Completar uma missão: + 1 ponto;
  • Ao receber cápsulas de honra, receberá também pontos de credibilidade extra;

Funcionamento dos pontos na prática

• Total de pontos de credibilidade: 100
  • Se possuir 90 pontos ou mais: nada irá acontecer, você estará dentro dos pontos de credibilidade aceitáveis;
  • Se possuir 89 pontos de credibilidade ou menos: deixará de receber fragmentos aleatórios de chaves, deixará de receber baús (por alguém do time ter recebido nota S- ou maior na partida.);
  • Se possuir 84 pontos de credibilidade ou menos: além das punições acima citadas, não poderá entrar na fila de partidas ranqueadas e não terá contabilidade do sistema de honras (mesmo que receba honra naquela partida, não será contabilizada);
  • Se possuir 69 pontos de credibilidade ou menos: além das punições acima citadas, não poderá participar mais de missões ou de nenhum evento realizado pela riot (como “Guardiãs Estelares”; “A casa triunfante”; blitz do nexus), apenas as missões diárias. A fila normal alternada será desabilitada;
  • Se possuir 49 pontos de credibilidade ou menos: além das punições acima citadas, não poderá jogar mais partidas pvp, apenas contra bot e sua conta começará a ser analisada pela riot, tendo risco de ser banida, as missões diárias também serão desabilitadas;
  • 29 pontos de credibilidade ou menos: além das punições acima citadas, sua conta entra em risco de ser permanentemente banida;

Pontos positivos do sistema na minha opinião:

• Esse seria um sistema automático, computadorizado;
  • Diminuiria a quantidade de reports sem sentido, falsos e aqueles que a pessoa não tem motivo, mas apenas reporta e não deixa nenhuma explicação. Reports como esses agora custariam alguns pontos de mérito se forem recorrentes;
  • Facilitaria a verificação de legitimidade dos reports pela Riot e serviria como um filtro também;
  • Vai melhorar diretamente o comportamento da comunidade;
  • Pode gerar novas formas de bonificação, novas formas de punição não tão diretas (como banimentos) por parte da própria Riot;

Pontos Negativos do sistema na minha opinião:

• Demanda de tempo para ser criado e um suporte técnico;
  • Talvez não seja tão simples adicionar ao cliente ou até mesmo ao jogo.
  • Tem que haver total suporte da própria comunidade e também testes para saber se vai realmente funcionar;

Conclusões finais

Lembrando que filas que possuem maior quantidade de abandonos e menos punição como aram e filas pvp normal, também entram na conta da pontuação de credibilidade, não deixando margem para que as pessoas atrapalhem qualquer jogador que queira se divertir ou subir de elo. Hoje em dia as pessoas abandonam partidas o tempo todo, nas filas aram e normal isso acontece ainda mais. Acabam indo para testar ping, testar se a internet não vai cair mais e são muito tóxicas, pois nestas filas não há punição. Deixando apenas a constatação de que teste de ping entre outras coisas pode ser feito em partidas personalizadas ou treinamento (ou ainda fora do jogo.).

Para evitar que as pessoas recebam muitas punições sempre que sofrerem um report, a diminuição é pequena, apenas perderá 1 ponto e imagine que receba 1 report a cada 3 partidas de uma pessoa que é tóxica no jogo e além de ser tóxica reporta todos que a contrariarem ou reporte por não receber ganks do seu jungle ou ainda por achar que você não jogou bem. Isso não afetará em nada na sua credibilidade. Deixei claro que o report para contabilizar -1 ponto ou -3 caso haja confirmação deverá conter um texto explicativo, report sem explicação não conta no sistema.

Se você recebe mais de um report todo o jogo, eu começo a pensar se algo de errado não estaria acontecendo com seu comportamento.

Possíveis dúvidas Iniciais

Eu não recebo nada por ter minha pontuação perfeita, dentro dos 100 pontos o tempo todo? Bom, isso é algo a ser analisado, mas eu realmente acho que a recompensa maior será o simples fato de a comunidade que é tóxica e prejudicial começar a sofrer danos reais. Fora que as recompensas do jogo atualmente serão mantidas àqueles que permanecerem com 90 pontos ou mais de credibilidade.

Mas a conta que eles abandonam, são tóxicos etc, é a conta fake, como ele vai sofrer danos usando a conta fake? Lembrem-se de que para ganhar pontos não é tão simples quanto para ser punido, você deverá se esforçar e jogar partidas sempre para manter sua pontuação, levando em conta que a pessoa que abandonou a partida e recebeu report de todo o seu time (não vou contabilizar do time inimigo) e com a confirmação dos reports, serão 19 pontos debitados. Ele ficaria com um total de 81 pontos, caso tenha previamente os 100 pontos na conta.          Observando isso, ele entraria na punição de não poder mais jogar partidas ranqueadas com aquela conta e terá de jogar ao menos 4 partidas para recuperar a pontuação, tendo a chance de perder ainda mais pontos caso seu comportamento se mantenha tóxico.

Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a minha ideia e claro se vocês tiverem pontos a serem melhorados e outras formas de bonificação ou punição, vamos debater.

6 RESPOSTAS
777 Tropa
Tropa

Re: Ideia para ajudar a comunidade - Sistema de credibilidade

Parabéns pela iniciativa Bomfim! O jogo certamente seria muito melhor respeitado

Ótima iniciativa!

Eu já vi essa ideia nesse fórum umas 20x.

O maior problema é a subjetividade em alguns casos do "reporte coerente".

Pessoas que caem das partidas, que xingam no chat são facilmente identificáveis e punidas pelo sistema, nesses casos a discussão fica sob o nível da punição, que hoje é branda e permissiva.

Os problemas reais do jogo são os casos de difícil identificação, que geram muitos falsos positivos, e o balanceamento das queues.

Se a Riot arrumasse o balanceamento das partidas, como prometera com o novo sistema de elos que ainda nem tem vislumbre de funcionar na prática, e fosse um pouco mais rígida com os problemas do chat, eu acredito que o LoL melhoraria bastante, a inundação de reports cairia, e talvez assim o suporte consiga tratar caso a caso com mais seriedade.
Tropa

@W4R Ensembl3  escreveu:
Eu já vi essa ideia nesse fórum umas 20x.

O maior problema é a subjetividade em alguns casos do "reporte coerente".

Pessoas que caem das partidas, que xingam no chat são facilmente identificáveis e punidas pelo sistema, nesses casos a discussão fica sob o nível da punição, que hoje é branda e permissiva.

Os problemas reais do jogo são os casos de difícil identificação, que geram muitos falsos positivos, e o balanceamento das queues.

Se a Riot arrumasse o balanceamento das partidas, como prometera com o novo sistema de elos que ainda nem tem vislumbre de funcionar na prática, e fosse um pouco mais rígida com os problemas do chat, eu acredito que o LoL melhoraria bastante, a inundação de reports cairia, e talvez assim o suporte consiga tratar caso a caso com mais seriedade.

Interessante colocação, concordo que pessoas que xingam no chat são facilmente identificadas. mas a Ideia desse sistema é exatamente desmembrar as punições que hoje em dia são somente os banimentos para aumentar o raio de ação da riot.

Pessoas que abandonam a partida ultimamente pelo simples fato de entrar na partida tendo um compromisso em 10 minutos e terá que abandonar ou pelo simples fato de não aceitar que naquela partida ele não poderá fazer muito e virá a depender do time para vencer, e desiste são inúmeras.

Concordo que há problemas com as queues mas esses problemas não diminuem nem removem o fato de que há pessoas com péssimos comportamentos e com abandonos frequentes de filas e não estão sendo sequer notificadas pela Riot por comportamento indevido.

Um sistema assim facilitaria falso positivos também, já que a punição viria imediatamente após a identificação de que você saiu da partida, ou imediatamente após o sistema identificar que houve racismo ou xingamento por parte do jogador, usando de sistemas que já existem no jogo. Casos de identificação difícil aí apenas de forma manual realmente.

A ideia não é simplesmente identificar os agressores que realmente são fáceis de ser identificados, mas criar formas mais abrangentes de se lidar com isso.

@Bomfim 

Eu entendo o ponto de vista, talvez de fato se assumirmos que a Riot não quer banir ninguém, ela pode abrir o leque de punições nesse sentido.

Eu só imagino que o jogador vai saber através da sua "credibilidade" quando ele pode xingar, quando tiver com pontos suficiente pra não "dropar" a ponto de ser bloqueado de rankeds. A Riot como interessada iria facilitar na recuperação de credibilidade, e no fim o problema seria o mesmo, já que hoje as contas possuem essa perspectiva de credibilidade internamente.

Eu vejo que na raiz da ideia, é terceirizar para os players as punições. Talvez esse seja um caminho para afirmação do meta gaming e etc... além da permissibilidade de coisas como elojob.

Não quis dizer que é uma ideia ruim, só que acredito que os problemas continuarão existindo, e além disso, nichos de jogadores sofrerão caça às bruxas.

Enquanto for possível cair Challenger com D2, Gold com Bronze, não acredito muito numa revolução no jogo.

Seu ponto de vista é interessante, e sei que é assim que funciona em muitos mobiles. 

Tropa

@W4R Ensembl3 realmente você pegou meu ponto de vista, terceirizar as punições para facilitar as coisas.

E sim nos mobiles funciona dessa forma realmente.

Os problemas realmente podem continuar existindo, e entendo a parte da pessoa saber quando poderá ser tóxica ou não, concordo com isso, mas no fim acredito que se nada for feito tende a piorar e creio que um sistema como esse, não exatamente esse sistema, poderá ajudar e muito a manter os players "na linha". Lembrando que caso haja uma punição na sua conta a recorrência se torna mais punitiva e não seria tão simples assim recuperar os pontos.

Priorizo nesse sistema todas as filas e de forma equiparada, pois acredito que os problemas com as filas ranqueadas sejam realmente mais extensos.

Obrigado pela opinião e caso queira comentar mais, sinta-se a vontade.