cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Guia GG de Wards - Coisas que aprendi em 6 anos como jogador casual e uma season como main Supp

Aronguejo

Guia GG de Wards - Coisas que aprendi em 6 anos como jogador casual e uma season como main Supp

Uma pessoa me pediu dicas de ward e, tirando screens no modo treino, acabou me dando vontade de fazer esse guiazinho rápido.

Nada aqui é exatamente desconhecido, mas muitas pessoas que conheço não sabem de alguns desses detalhes que acabam fazendo muita diferença.

Não vou citar aqui truques bem conhecidos como posicionar a ward além da metade da parede para fazê-la sair do outro lado, mas realmente pontos que são vantajosos de posicionar a ward, incluindo um ponto para a pink no covil do Drag, que trazem vantagens quanto a se aproveitar da dispersão da visão, para esconder a pink ou aproveitar melhor uma ward.

Se você olhar nessa imagem, pode parecer que não há nada dentro do covil do dragão, porém coloquei um boneco inimigo, pra substituir uma pink inimiga, pra demonstrar como esse posicionamento da pink fica quase invisível a menos que se entre no covil ou esteja usando o oráculo.
(Sim, o boneco já tá lá na imagem de cima.)

Um único passo pra dentro do covil e finalmente se torna visível o boneco no ponto em que estaria a pink.

Quanto a posicionamento das wards, um ponto que muitos wardam que acabam sendo tarde demais para se recuar e sair de um gank é a tribrush do blue uma vez que a T1 já foi derrubada.

A maioria dos JGs acaba por usar a bomba para dar a volta por trás e mesmo que não o faça, uma vez que se veja o JG inimigo na tribrush, na maioria dos casos já é tarde para se recuar de um gank.

Nesse caso, tem 2 pontos que são vantagem de se wardar.

Atrás da parede da Tribrush

Ou exatamente entre o Blue e o Gromp, que também te dá visão caso alguém esteja fazendo qualquer um dos dois, além de uma parte da passagem.

Outro ponto nessa região que acaba sendo um tanto ineficiente de wardar é a própria brush no covil do Blue. 
O melhor lugar que encontrei no caso seria atrás da parede exatamente no meio da passagem, que te dá visão de 5 caminhos diferentes que os campeões inimigos utilizarão para ir do bot ao mid ou o contrário.
O que com a ajuda de mais uma única ward no dragão, deve te dar visão de quase todos os caminhos entre o mid e o bot até a T2.

Falando na ward no dragão, caso o Arongueijo esteja morto, um dos melhores lugares para se wardar e proteger contra um gank, ao contrario da brush do rio na entrada do bot como é comumente wardado por suportes, vale a pena andar apenas um pouco mais e wardar exatamente em frente a entrada do covil um pouco mais próximo do centro do rio, que te dá visão da saída do blue, o Rio e o dragão, além dessa ward ficar protegida do efeito da pink que mencionei mais cedo.

Passando pra jungle oposta, no Red, é também muito comum se wardar na ponta do mato diretamente ao lado do covil red, porém o mato oposto, mais perto do Krugues, caso a ward seja posicionada corretamente, da visão de mais duas passagens além de dar informação sobre o Red.

Voltando agora a jg do Blue, porém em posição defensiva para sua jungle, é também muito comum que se wardem a brush da entrada da jungle, para ter uma visão cedo e ficar de olho dentro da brush, porém caso haja uma pink do time na brush do Rio, uma opção mais eficiente acaba sendo um pouco mais pra dentro, na brush próxima aos lobos, bem na pontinha, perto da bomba, que te dá visão de toda a passagem interna da entrada da sua jungle.

Do lado oposto, na JG do Red, o melhor ponto de ward defensivo o qual encontrei foi na Brush diretamente atrás do Red, bem na pontinha o mais perto possível da entrada do rio sem estar fora da Brush, que te dá visão de toda a passagem.

Já no mid, algo muito usado é se wardar atrás da parede no meio da passagem ao lado das harpias, porém quase sempre de uma forma que acaba sobrando um ponto cego que permite uma passagem próxima a parede, que caso alguém te veja posicionando vai estar ciente:

Poucas unidades para o lado, mais próximo a entrada do rio, te dão o mesmo grau de visão dessa passagem e garantem que não haja ponto cego.

Existem sempre mais pontos pra wards e pinks, que se aproveitam do como a visão no jogo funciona, porém esses são alguns dos quais eu mais uso e não vejo muitas pessoas se utilizando, porém que fazem uma diferença muito perceptível no meu jogo.

Se souberem outros pontos eficientes de ward ou os quais gostaria de dividir, adoraria ouvir nos comentários, pois sempre quero melhorar aonde posiciono minhas wards pra fazê-las valer mais e to sempre procurando pontos novos, por mais que tenha perdido bastante o costume de jogar em SR já que as pessoas sempre reclamam ou até trollam se vc pensa em criar algo novo no modo normal mesmo que vc tenha planejado, testado nos bots e até feito a matemática pra ter certeza que é viável mais de uma vez e por isso acabo jogando quase sempre só no modo ARAM.

Espero que gostem e que lhes ajude.

, \ /,,

5 RESPOSTAS

Re: Guia GG de Wards - Coisas que aprendi em 6 anos como jogador casual e uma season como main Supp

Me ajudou muito! Valeu ai Smiley Tongue
Aronguejo

Re: Guia GG de Wards - Coisas que aprendi em 6 anos como jogador casual e uma season como main Supp

@KingRebooting  escreveu:
Me ajudou muito! Valeu ai Smiley Tongue

Fico feliz que tenha ajudado ^-^

Eu já conheço um monte, mas essas eu preciso praticar mais. Ótimo post! (queria que as outras roles utilizassem mais wards também)
Highlighted
Aronguejo

@Mahtan Inglorion  escreveu:
Eu já conheço um monte, mas essas eu preciso praticar mais. Ótimo post! (queria que as outras roles utilizassem mais wards também)

Realmente. Tirando o supp, ainda vejo o time pecando mt com as wards qnd por ventura jogo normal.

Ter praticado como main suporte por um tempo me fez pegar o costume de wardar sempre que tem ward disponível e já cheguei a ser parabenizado pelo time ou até ganhar a honra de alguém que mencionou ter sido só devido a estar wardando sempre em posição que acabava ajudando.

Jogar de adc e wardar direito faz teu supp sempre ficar feliz da vida e até ajudar mais xD

Se tornou tão padrão pra mim aprender o controle de gold (se vale a pena comprar ward ou esperar um tiquinho) e SEMPRE sair da base com ward que nem sei.
Hoje em dia os jogos não costumam durar tanto mas, quando duram, minha build é de 5 itens. Um slot de ward TEM QUE TER