cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Como personagens de anime podem te ajudar na escalada de elo?

Aronguejo

Como personagens de anime podem te ajudar na escalada de elo?

**Esse texto pode conter spoilers de One Piece, esteja avisado**

Suave guys? 
Bem amigas & amigos, o título enorme desse texto deve ter deixado vocês curiosos. Alguns de vocês podem estar imaginando que é apenas um louco falando besteira, ou até mesmo um tipo de bait, contudo, sinto desaponta-los, pois vou falar sobre algo bem sério aqui. 

A questão é? Como assim personagens de anime podem me ajudar a subir de elo, ta viajando maluco? 
Mas é até simples de entender. Personagens são construções da mente humana, e tem a tendencia de mostrar alguma caracteristica humana (tanto que conseguimos encontrar humanidade até em personagens que foram construido para serem monstros, quando o autor quer que a gente encontre essa humanidade ou através de algum ato falho do mesmo) e principalmente os bons personagens são aqueles que tem caracteristicas bem mais acentuadas e com poucas contradições (exceto quando a intenção é realmente que o personagem seja contraditorio. No geral, os personagens são quase pessoas reais, só que ficcionais.

Pensando nisso, eu realmente poderia falar do grande discurso "o naruto pode ser duro as vezes", mas hoje quero falar e trabalhar sobre outro personagem, Monkey D. Luffy. Se você nunca leu nem assistiu One Piece, basta saber que o autor desse mangá já afirmou que se Luffy fosse do mundo real, ele seria brasileiro. A questão aqui não é o brasileiro real, e sim a ideia por trás disso. Para Oda, o autor de One Piece, o brasileiro é aquela pessoa que nunca desiste. Então, entramos no mindset de Luffy.

Desde o inicio da jornada do pirata Monkey D. Luffy, ele é uma pessoa totalmente positiva. Chega a ser bizarro. Ele saiu de sua ilha numa canoa, mas no primeiro episodio do anime(não sei exatamente como começa o mangá, mas deve ser igualmente) Luffy está dentro de um barril a deriva no mar que é capturado por outros piratas. Dentro de um navio pirata, cercado de inimigos, Luffy não hesita em falar que será o proximo rei dos piratas. O cara não tinha nem um barquinho mais, não podia nadar por ter comido a fruta do diabo. Enfim, tudo era contra as possibilidades dele ser o rei dos piratas. Com essa atitude e com a força de combate, ele consegue simplesmente subjugar os inimigos e continuar sua jornada. 

Você pode me falar agora : Mas ele tinha a fruta e por isso poderia vencer facilmente os inimigos, a atitude dele pouco importa. Mas quando conhecemos a fundo a infancia desse personagem, descobrimos que ele sempre foi muito positivo, e mesmo sendo positivo não era tão forte. O seu irmão adotado Ace, era muito melhor no combate que ele, mesmo com ele tendo o corpo de borracha. Mesmo assim Luffy jamais desistiu de aprender. E o seu sonho nunca mudou.

Na saga atual da animação, Luffy foi para o reino de Big Mom resgatar um membro da sua tripulação, Sanji. Luffy colocou na cabeça que iria salvar seu amigo, independente do que acontecesse. Seu mindset só aceitava o sucesso e nada menos que isso. Mesmo depois de ser espancado pelo amigo, sem levantar um unico dedo, estando já desgastado de uma outra batalha, no territorio inimigo e sem perspectiva nenhuma de ajuda e de fugir, Luffy permaneceu convicto dos seus ideiais. E assim ele continou. Sem culpar ninguém, apenas fazendo o que ele acreditava ser o certo.

E essas são alguns exemplos de varios momentos nos quais o personagem Monkey D. Luffy é um belo exemplo de Mindset. Ele é tão resistente e resiliente mentalmente como o seu corpo de borracha vulcanica, independente da situação ser a pior possivel para ele. Claro que Luffy não passa de uma obra de ficção, então o nível de resiliencia do rapaz de borracha é realmente absurdo(e a teimosia dele na vida real seria de certo modo insuportavel em algumas ocasições), mas a questão é que a virtude dele é algo que todos nós podemos lançar mão, afinal Luffy ainda é uma criação de um humano como nós, que aprendeu esse valor através de sua sociedade & cultura e simplesmente o colocou na sua imaginação quando passou a desenhar o seu mangá. Ele não criou nada novo, tanto que tem uma dezena de personagens que jamais desistem(oi naruto). Acho que o diferencial de Luffy é que ele praticamente nunca dúvida de suas capacidades, mesmo quando reconhece que suas capacidades são inferiores a dos demais. 

Por isso o mindset de Monkey D. Luffy é algo para ser aplicado em nossas vidas em certa medida. Ficar culpando o servidor, os trolls, os afks e a riot por nossos fracassos não vai nos levar a lugar algum. Esperar situações perfeitas para demostrar toda sua capacidade é burrice. O jogo jamais será perfeito, e a vida também não. Tudo depende de como vamos encarar a realidade posta a frente de nossos olhos. Por isso Monkey D. Luffy é um personagem incrivel, afinal ele sempre vê a realidade como uma possibilidade de fazer o que ele quer. É por isso quer ser o rei dos piratas, e é por isso que ele será.

1 RESPOSTA
Arauto

Re: Como personagens de anime podem te ajudar na escalada de elo?

Olha primeiramente essa história de BRASILEIRO NUNCA DESISTE é a coisa mais falsa que existe, brasileiro só não desiste quando é pra marginalizar alguém ou fazer piada ou coisa errada, pra fazer coisa certa e seguir um bom caminho brasileiro desiste em um instante.