cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Como funcionam os ganhos de pdl?

Resolvido
Tropa

Como funcionam os ganhos de pdl?

Oi!
Jogo LoL desde a Season 3 e nunca joguei muita ranked. Essa season estava começando e percebi que não entendo como funcionam os ganhos de pdl. Por exemplo, se meu time tem elo menor que o oponente, eu ganho mais pdl? Ou perco mais nas derrotas?
Comecei a me perguntar especialmente depois de algumas partidas com um amigo. Eu estou ouro 2 no momento. Ele plat 4. E quando ganhamos as partidas, ele ganha mais pdl que eu sempre, pesar de todos os outros jogadores estarem ao redor do plat. É por eu não estar jogando contra pessoas do meu elo?
Não levem como uma reclamação. Só quero mesmo entender como funciona esse sistema! Obrigado pra qualquer um que puder ajudar!
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Highlighted
Aronguejo

Re: Como funcionam os ganhos de pdl?

Olá. No geral, o ganho de PdL dependem do seu MMR e do MMR dos outros jogadores. O time com os melhores jogadores, ou seja, maior soma dos MMRs, normalmente recebe menos PdL por ganhar e perde mais por perder, já que o esperado é que ele vença, por ser teoricamente melhor. Já o time com a menor soma, ganha mais ao vencer e perde menos ao ser derrotado, pelo mesmo motivo inverso ao anterior. Quando a quantidade de pontos que você está recebendo em comparação ao seu amigo, se ele já jogava ranqueadas antes, provavelmente está recebendo PdL extra por estar em um elo abaixo ao qual ele pertence. Isso acontece, normalmente, no começo da temporada. Quando a temporada termina e recomeça, o seu elo caiu um pouco no início, então o sistema dá mais pontos para a pessoa que tinha um MMR mais alto na temporada passada do que na atual, para que possa chegar em seu verdadeiro elo mais rápido, enquanto que você, que começou agora, ainda está meio que sendo qualificado e recebendo PdL moderado para evitar que suba muito no inicio e depois caia, por ter um MMR/Liga desbalanceada ou diferente do que está, garantindo uma fila ranqueada mais equilibrada.
4 RESPOSTAS
Aronguejo

Se não me engano é assim, você ganha mais PdL que perde se seu MMR é maior que a média da sua liga (No caso Gold 2).
Você perde mais PdL do que ganha se seu MMR é menor que a média da sua liga (No caso Gold 2).

Se não sabe o que é MMR dá uma olhada nesses vídeos aqui:
https://centraldeaprendizado.br.leagueoflegends.com/videos/pdl-e-mmr
https://centraldeaprendizado.br.leagueoflegends.com/videos/partidas-ranqueadas

É da Central de Aprendizado do própria Riot.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Lute! Ou abra espaço para os que o farão!"
- Sejuani, a próxima rainha de Freljord
Highlighted
Aronguejo

Olá. No geral, o ganho de PdL dependem do seu MMR e do MMR dos outros jogadores. O time com os melhores jogadores, ou seja, maior soma dos MMRs, normalmente recebe menos PdL por ganhar e perde mais por perder, já que o esperado é que ele vença, por ser teoricamente melhor. Já o time com a menor soma, ganha mais ao vencer e perde menos ao ser derrotado, pelo mesmo motivo inverso ao anterior. Quando a quantidade de pontos que você está recebendo em comparação ao seu amigo, se ele já jogava ranqueadas antes, provavelmente está recebendo PdL extra por estar em um elo abaixo ao qual ele pertence. Isso acontece, normalmente, no começo da temporada. Quando a temporada termina e recomeça, o seu elo caiu um pouco no início, então o sistema dá mais pontos para a pessoa que tinha um MMR mais alto na temporada passada do que na atual, para que possa chegar em seu verdadeiro elo mais rápido, enquanto que você, que começou agora, ainda está meio que sendo qualificado e recebendo PdL moderado para evitar que suba muito no inicio e depois caia, por ter um MMR/Liga desbalanceada ou diferente do que está, garantindo uma fila ranqueada mais equilibrada.
Tropa

Ahh, entendi.
Muito obrigado! Esclareceu bastante as coisas pra mim.
Aronguejo

Acho que é o contrário, acho isso está até nos FAQs do sistema de liga. Ganho e Perda de PdL está ligado a seu MMR comparado ao MMR da sua liga.
Ganho e perda de MMR está ligado à diferença do MMR médio do seu time com MMR médio do time inimigo.
Se seu time tem mais MMR que time inimigo e seu time ganha vc ganha menos MMR, já que era esperado vc ganhar.
Se seu time tem menor MMR que time inimigo e ganha vc ganha mais MMR que o normal, já que era esperado vc perder.

Já para os PdLs ganhos por partida o único que importa a diferença do seu MMR com média de MMR da liga.
Tenho quase certeza disso já que o meu ganho de PdL é quase constante, atualmente sempre ganho 22 ou 21. Isso só muda quando entro em uma sequência de derrota.
E as partidas com meu time tendo mais MMR ou menos é quase 50/50. Se fosse do jeito que vc falou eu deveria ganhar 25 PdL em uma e 13 em outra depois 22 e uma e 18 na outra. E não é isso que acontece.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Lute! Ou abra espaço para os que o farão!"
- Sejuani, a próxima rainha de Freljord