cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

CAMPANHA ARRUMA O JOGO RITO GOMES

Lenda

CAMPANHA ARRUMA O JOGO RITO GOMES

Olá, bem hj eu decidi enumerar os vários problemas que o League of Legends enfrenta como um todo e que acabam frustrando seus jogadores mais fiéis diariamente e dessa formar fazer um grande feedback pra Rito Gomes, ou seja críticas construtivas com o intuito de melhorar o jogo, eu espero que realmente alguém da Riot leia isso, pois vai dar um certo trabalho, peço aos leitores tbm um pouco de paciência, pq vai ficar grande, mas eu prezo pela qualidade do post.

1) Vamos começar pela parte do pré-jogo o CLIENT (Alô Leandro):

Não é mais supresa para ninguém que o Client do lol atual sofre de diversos problemas técnicos até em PC potentes, como os dos Streamers e Pro-Players que reclamam diariamente disso (alô Kami). Para computadores piores então, acaba frustrando ainda mais a experiência de grande parte dos jogadores de lol, pois League of Legends sempre foi caracterizado por ser um jogo gratuito e leve, mas não conheço uma pessoa que não tenha passado por algo frustrante nesse Client atual. Abaixo um clipe engraçado do Kami dando rage no Client:

[video]

Kami dando Rage no Client

Os exemplos são muitos: Travamentos, bugs diversos, dificuldade em confirmar o campeão, em salvar as runas, gerando muitas dores de cabeça como perdas de PDL, MD3/MD5, não conseguindo retornar para a partida e tomar punição do Leave Buster, além claro do estresse desnecessário, a Riot Games é uma empresa muito grande para permitir esse tipo de coisa acontecer, lol é o jogo mais jogado do mundo, é um absurdo que o Client não seja muito eficiente nessa altura.

O Client antigo não era perfeito, era muito inferior em termos visuais e mais limitado, mas era simples e eficiente, realmente funcionava, mas não estou cobrando aki a volta do Client Legado até pq eu sei q isso é inviável atualmente visto a estrutura que já foi implementada no jogo, o que eu vim cobrar são melhorias quanto a esse Novo Client (nem tão novo assim), já são mais de 2 anos que as pessoas reclamam e nenhuma providência é tomada, ou pelo menos eles não passam a sensação de estarem fazendo algo a respeito ou sequer costumam se comunicar em relação a isso, sendo necessário uma discussão do Kami com o Rioter Leandro no twitter para a gente saber um pouco o que a Riot pensa sobre isso https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Outros-Assuntos-de-LoL/Kami-reclama-do-Client-e-Rioter-respo...

Além do mais, no último video que saiu no canal do Youtube da Riot, a parte sobre o Client ficou muito superficial (já coloquei no ponto certo do vídeo):

Explicações meios superficiais como: nem sempre a culpa é do Client, culpando a conectividade em alguns casos, depois ele fala do benefício que o novo Client proporcionou pro jogo e finalmente encerra com um "A gente sabe que o Client tem problemas, e a gente está ouvindo", bom sinceramente não parece pois as reclamações datam desde do lançamento desse Client novo, que nem é mais tão novo assim. Em vez de simplesmente falarem isso, proponham planos, o que vocês vão fazer a curto e longo prazo para resolver esses problemas? Quantos jogadores vcs vão esperar perder para agirem? Fica aqui a reflexão.

2) Servidor ou Provedores de Internet no Brasil, Latência, ping alto, desconexões:

Eu entendo perfeitamente que o Brasil é um país muito problemático do ponto de vista das operadoras de internet, a qualidade e atendimento da Internet brasileira geralmente é péssima, muito por causa da falta de engajamento, investimento em infra-estrutura no Brasil, mas não vamos entrar afundo nesse assunto.

Acontecem com uma certa frequência muitos problemas com algum provedor que atinge muitas pessoas, como já foram os casos da Vivo Fibra (há menos de 10 dias atrás), Net Virtua entre muitos outros. Muitas pessoas associam isso com o Servidor oficial da Riot, e por mais que as vezes não seja culpa da Riot, ela deveria buscar parcerias com essas provedoras de Internet para solucionar esses problemas, caso ao contrário vai gerar um impacto negativo muito grande no jogo, pois você afeta até as pessoas que não estão com problemas que se frustram com alguém desconectando ou com ping alto no jogo, acabando com sua experiência de jogo.

O próprio servidor da Riot chegou a dar problema esse mês. Por mais que não exista empresa livre 100% de problemas, a Riot pode fazer mais, e deveria investir mais em infra-estrutura no Brasil, essa parte deixa bem a desejar, pessoas como eu que jogam no nordeste tem experiências terríveis com latência, jogo com 60 MS cravado e já acabei me acostumando, tem gente que joga com mais, mas o problema não é bem o ping alto, é a instabilidade muitas vezes das Operadoras e outras vezes do Servidor da Riot, o que afeta um, acaba afetando todos negativamente nas partidas, afinal é um jogo online.

O que foi dito no mesmo video que eu citei sobre o Client, foi falado também sobre esses problemas de conexão (coloquei tbm no ponto certo do video):

E você acha que a Riot está fazendo o suficiente nessa área? Pois sinceramente não parece visto a quantidade de problemas que acabam acontecendo. (Só esse mês foram uns 3 no mínimo de reclamações gerais no Fórum BR).

3) Falta ou ausência de punições mais severas para jogadores tóxicos (Rage, Trolls, AFK's, etc):

Essa parte aqui parece que vai piorando a cada ano que passa no lol, jogadores desagradáveis que dão rage, xingam, fazem comentários racistas, que trollam propositalmente, que ficam AFK ou desistem na primeira morte, é bem desmotivador e acabam com sua experiência de jogo, e o pior de tudo é q você encontra isso com uma frequência relativamente bem alta para não dizer quase sempre. Você reporta esses jogadores mas não recebe nenhum tipo de feedback, você olha no br.opgg e vê que o jogador está jogando normalmente possivelmente estragando a experiência de outras pessoas.  

Embora isso não seja propriamente culpa da Riot de a comunidade ser tão tóxica assim (problema cultural, de educação e do ser humano, pois até soloq do NA e da Coreia são conhecidas por serem tóxicas), isso tudo acaba acontecendo pq a Riot não toma providências mais pesadas, não há um investimento em melhorias nessa área de REPORTS, o sistema de reports parece ser automatizado, demora demais a punir, e quando pune normalmente são punições brandas como restrição de chat, sendo necessários inúmeros reports em vários jogos seguidos para um jogador ser de fato punido com a perda de sua conta.  

Sistema de Honras: 

Apesar de ter sido feito com boas inteções, o sistema de honra precisa de uma reformulação, eu mesmo conheço jogadores que dão rage no jogo e pegaram honra 5. Já que a Riot não quer punir severamente, pq não melhorar o sistema de bonificação? Incentivar as pessoas a serem positivas? As recompensas atuais são até razoáveis, mas não vão fazer alguém tóxico deixar de ser tóxico por causa disso, tenho certeza q a Riot pode incentivar melhor os jogadores mediante a um sistema de honra mais bem organizado, a eventos de comportamentos positivos com boas recompensas. Aliás tragam a opção de honrar um jogador adversário de volta, vocês precisam incetivar o espírito esportivo.  

Além do maior investimento nessa área, precisamos que o "Feedback de Denúncias" seja que nem antigamente, você receba essa mensagem sempre que um jogador é punido, e digo mais, você deveria receber tbm qual foi a punição aplicada, para passar transparência ao caso e o sentimento de justiça foi feita. Atualmente apenas os últimos jogadores q reportaram antes do jogador ser punido são os que recebem essa mensagem:  

Tenho saudades disso, o último que eu recebi foi em 2017, passa a sensação de que o sistema de reports não funciona, a impunidade impera no League of Legends. 

4) Novos Jogadores:

Jogadores novos não recebem a devida atenção da Riot para mantê-los, pelo contrário, lol é um jogo que demora a se aprender por completo, até lá o jogador novo já desistiu, pois o jogo hj é composto por muito smurfs q destroem a experiência desses jogadores novos, desmotivando muito eles, fazendo eles parerem antes mesmo de começar. Os veteranos e smurfs não tem paciência com eles e acabam descontanto a frustração neles. A Riot não tenta combater smurfs, pois isso gera dinheiro pra ela, mas acaba sendo um tiro no pé, pois afasta jogadores novos.

Quem é iniciante normalmente só sofre nesse jogo, perde a partida, não se diverte pq pega jogadores muito superiores, toma rage do time, entre outras coisas. Olha eu realmente tenho pena de quem é iniciante no League of Legends, pois não recebe incentivos e apoio nenhum da Riot, eles tem q investir mais nisso caso o contrário só vão perder jogadores e não vão conquistar novos jogadores.

Hoje a dificuldade dos jogadores em conseguir comprar um campeão que quer com esse sistema de EA é bem mais complicado do que na época que você ganhava IP por partida, essa demora em conseguir comprar campeões é proposital da Riot que quer q vc compre campeões com RP, mas com isso você desmotiva os jogadores que querem comprar mais campeões com EA e não conseguem, pois a cápsula q vc vai ganhar ao passar de nível é aleatória, e a quantidade de EA q vc ganha desencantando é baixa. Você demora uns 2 anos ou mais pra conseguir todos os campeões do jogo, muitos não tem essa paciência e param de jogar.  

5) Skins:

As skins são a principal fonte de receita da Riot, não adianta reclamar quanto a isso, ela precisa e tem que continuar fazendo sempre para gerar lucro, compra quem quer. O problema é que o preço de RP no Brasil é bem fora da realidade brasileira, 50 reais para conseguir comprar no máximo duas skins de 1350 RP é muito, mas eu entendo q nesse caso a culpa é do dólar em alta, da inflação e outras diversas coisas.

A Riot deixou de fazer uma linha de Skins econômicas de 750 RP que eram até bem bonitas, atualmente só saem skins épicas de 1350 RP para cima, impossibilitando muitas pessoas de adquirirem suas skins. Além do mais o sistema de cromas parece um pouco de abuso, tudo bem q eles podem ser comprados com EA (os mais antigos) algumas vezes por ano, mas mesmo assim esse sistema poderia ser mais em conta, assim como os Emotes, ícones e skins de wards. O Sistema de promoções semanais da Riot tbm já foi melhor, antigamente eles davam uma lista das skins que ficariam em promoção no mês possibilitando dos jogadores se programarem para comprar aquela desejada skin em promoção. 

Linha de Skins de 750 RP bonitas.

Outro problema foi o abuso das skins prestígios, inicialmente a ideia era bastante positiva, tinha um conceito e skins bem trabalhadas como da Kai'sa e da Akali KDA, mas com o passar do tempo a Riot viu ali um mina de ouro que poderia explorar sem se esforçar muito no quesito criatividade e passou a lançar uma após outra em cada patch, a qualidade claramente decaiu nas últimas skins, claro compra quem quer, mas ainda assim é bem frustrante ver como as skins da Vayne e Ahri prestígio caíram muito de qualidade pelo preço que é cobrado, e claro a raridade da linha prestígio acabou virando algo comum.

Skins Prestígios Vayne e Ahri.

6) Eventos:

É preciso fazer mais eventos grandes, como não lembrar do grandioso evento Águas de Sentina? baseados numa lore bem elaborada e divertida, a Riot parou de fazer eventos desse porte, além disso faz tempo que eles não fazem uma semana com o dobro as vezes o triplo de IP (nos dias de hj XP extra seria uma boa) ao jogar com amigos como tinhamos antigamentes. Apesar dos Eventos passados como Darius vs Garen, Riven vs Yasuo terem sido bons, eles poderiam ter sido mais bem explorados. O novo evento dos gatos vs cachorros do 1º de abril acabou sendo bastante frustrante, poucas missões q podem ser feitas todas em um dia com recompensas não tão boas assim, e lançado tbm antes do tempo, fiquei bem decepcionado com esse evento, fora q algumas skins não foram muito criativas, esperava bem mais sinceramente (Eu sei que é um mini-evento, mas ele poderia ter sido mais bem trabalhado). Alguém aqui não gostaria de um evento Lucian vs Thresh? Fica aqui a sugestão.

Evento Águas de Sentina.

7) Balanceamento de Partidas:

Seja ranqueada ou normal game, o balanceamento de partidas tem diversos problemas, diferenças grande de elo em algumas partidas, principalmente no normal game, o sistema de autofill que acaba sendo desanimador para o jogador que cai nessa função e pro time q acaba culpando o jogador por ter jogado mal fora da função q ele sabe, a Riot prioriza o tempo de fila em detrimento da qualidade da partida e isso é um grande erro.

Aliás o normal game atualmente está inviável, jogadores q saem na seleção de campeões por não ter mais tempo de punição por sair, ocasionando numa demora muito grande para conseguir iniciar uma partida, fazendo assim com que as pessoas acabem optando por testar campeões em ranqueadas, ocasionando em mais experiências negativas. Para a ranqueada estar saudável é preciso que o normal game esteja saudável.  

8) Balanceamento de campeões:

Não é novidade que a Riot balanceia principalmente para o competitivo que são a minoria dos jogadores, e ignoram a maior parte dos jogadores da SOLOQ, campeões com baixíssimos win rates pq são muito nerfados por causa do competitivo feito Azir, Gnar, Galio, Kalista, TK entre outros. Enquanto isso muitos campeões extremamente fotes que a Riot não nerfa ou demora para nerfar, aliás o balanceamento sempre foi voltado para sistema de metas, em que sempre um campeão está mais forte que o outro, não digo que isso seja um erro, pois esses patchs de 2 em 2 semanas com mudanças é que fazem o jogo sobreviver, com buffs e nerfs, mas a equipe de balanceamento da Riot passa a sensação de ser amadora em muitos quesitos.

Há claramente um favorecimento a campeões mais populares, um grande exemplo foi quando o Yorick estava com win rates muito alto, não demorou 1 patch para nerfarem. Mas a Riven, Vayne e Zed estão com win rates e taxas de escolhas muito altas e não tomam nerf por serem os queridinhos da Riot por exemplo. O Fórum NA mesmo reclama da falta de nerfs na Riven e Vayne há mais de 3 patches, e um Rioter respondeu dizendo que "temos que ter cautela, temos que observar mais", ai fica o questionamento, pq não observaram mais no caso do Yorick? Pq os critérios são diferentes para personagens populares? A resposta é simples, esses campeões vendem muito mais skin e nerf neles afetariam uma grande quantidade de público-alvo. (Não coloquei o Yasuo na lista pq sua taxa de vitória estabilizou com o último nerf q ele recebeu).  

Se você concorda com tudo isso, deixe nos comentários, vamos fazer esse post ser o feedback do servidor brasileiro para a Riot.

94 RESPOSTAS
Tropa

Re: CAMPANHA ARRUMA O JOGO RITO GOMES

Pra min se eles resolvessem só 2 problemas eles consertavam o jogo, o primeiro é o client e o segundo é banir os trolls/afks/rages.
Highlighted
Tropa

Já parou pra pensar que a Riot BR não tem influência em nada? Principalmente nesse largado fórum BR, eles não estão nem ai pra gente.
Aronguejo

nossa... melhor post que ja li des de que entrei no forum... concordo exatamento com tudo que você disse, espero que suas criticas sejam ouvidas pelos rioters...
Aronguejo

Concordo com tudo, em gênero, número e grau.

Mas quero acrescentar minhas reclamações sobre o sistema de honra.

1 - O seu nível de honra atual não influencia o seu ganho de chaves (a não ser o Desonrado, creio eu). A única diferença é que ao passar de marcação você ganha uma orbe com uns fragmentos de chave, mas o ganho em si não muda. Então teoricamente não se perde nada tendo uma honra baixa, e sim se ganha algo tendo honra alta. Eu acho que tinha que ser os dois :v

2 - Depois das mudanças na tela de carregamento a honra tá praticamente escondida. Você tem que clicar na janela de cada jogador pra ver uma bordinha de honra, e eles ainda diminuiram E MUITO o tamanho dela. Eu pelo menos não faço tanta questão de upar a honra mais.

Mano, eu tenho uma visão igual a sua em alguns aspectos, tanto que que eu fiz essas duas perguntas sobre conexão e cliente logo de cara sem pensar duas vezes, assim que criaram o post PQQ, concordo muito com isso, @up!
(Sim esta é minha assinatura)
Aronguejo

Legal seu tópico, vc realmente se preocupa com a Riot e com a comunidade.
Vejo que são poucos que tentam ajudar muitos somente caem fora mesmo.

Eu, vejo as chances da Riot caindo como num poço fundo, cada vez que ela ignora tópicos como esse pedindo melhorias mais baixo desce no subterrâneo e depois pra voltar da trabalho.
Tropa

Concordo em boa parte do que foi dito, deveria ter uma punição muito mais severa para troll/rage/afk e todos os tipos de tóxicos que encontramos diariamente nos servidores. Já perdi inúmeras MD3/MD5 devido a esse tipo de pessoa.
Hoje em dia quando inicio uma SOLOQ ja digito o comando /muteall justamente para não passar raiva com jogadores que morrem e culpa outros membros do time pelo erro cometido.
Quanto as smurfs, eu acho que a Riot deveria vincular sua smurf com sua conta main, de forma de tentar evitar smurfs nos elos mais baixo, como no caso de alguns streamers que sempre postam videos deles estragando o jogo de low elos.

Eu acho que um NONO problema existe também (e que aliás a Riot perde muito dinheiro nisso aqui no Brasil e poderia ter uma receita extra além das skins) é a falta de suporte pra compra de produtos do LoL aqui no Brasil.

Eu andei pesquisando por ai e achei uma camisa da Poppy Guardiã Estelar por 200 R$ e se a Riot montasse uma fábrica aqui concerteza ia pagar no máximo 100 R$,e isso é super viável porque todos os produtos pra fazerem roupas você consegue no Brasil,um monte de gente compra produto de liga do sehloiro e se fizessem em larga escala o custo ia sair menor ainda pro tanto que ia vender,tanto que o EUA tem uma loja fisíca e a gente não.
(alias um Rioter que eu não vou citar nomes aqui fez um post ''explicando'' o do porque não podiam fazer uma loja aqui,e era tudo mentira pura preguiça pelos motivos q eu citei a cima,e só pra não vir os fan-boys aqui eu não vou citar um décimo primeiro motivo que é a falta de comunicação dos rioters com a gente)
#PorUmFórumComMaisLiberdadeDeIdéias AVANTE!!!

Boa iniciativa @Draicker
Lenda

@LokaoDaPoppy Apoio eu compraria uma camisa do Thresh assim como eu tenho uma do Darth Vader q nem foi tão cara para os padrões brasileiros 80 reais.

Como ja disse em outros posts, se mudarem ou reformularem o sistema de BANS com banimentos mais rigorosos e tivesse bans waves, iria deixar os trolls e rages com o C# na mão, mas enquanto não mudam, vai continuar tendo os sem todynhos nas ranqueds.

Resultado de imagem para yasuo 

UP NESSA PIRRA

up
Dragão

Tenho coisas também a complementar a sua discursão ainda mais: 

Item 3, sistemas de honras:

Quando a Riot anunciou a chegada disso a proposta era você se comporta e nós te daremos skins. Era, no passado, pois a premiação é no minimio broxante e insatisfatória não afeta em nada o psicológico do tóxico como um incentivo a ser um jogador bom. 

Ontem mesmo eu dei uma sugestão a essa questão dos trol se a Riot não consegue punir que pelo menos dê mecanismos para evita-los, no caso, eu sugerir uma possibilidade de votação para bloquear o chat de todo mundo assim ceifar uma discursão na raíz antes de ela começar. 

Item 8, balanceamento de campeões: 

Isso é a primazia da realidade, comecei a jogar lol em 2016 e sempre, repito, SEMPRE! Yasuo, Zed, Riven e Vayne são os tops bans de cada pach. É ignorância achar que a mecânica em si do campeão é que é difícil de jogar contra e isso irrita jogadores, não RIOT é o campeão mesmo que é difícil de jogar contra. Zed por exemplo tem a forma de abater mais easy desse jogo entre os assassinos, ele não precisa mediar para saber a hora que vai entrar é simplesmente apertar R E Q. Tem alguns jogadores que costumam fazer algumas jogadinhas bonitinhas mas a forma de abater um alvo é muito fácil. 

Vayne é a demostração do amadorismo que você menciona da equipe de balanceamento da empresa, colocaram menor CDR no Q quando a Vayne usa a ultimate achando que vai ficar uma maravilha! isso foi um fracasso por completo pois deixaram a campeã intocável durante a luta e aposto que agora eles vão destruir a campeã inteira mechendo em outras coisas quando o erro está aqui nessa nova passiva. Pode apostar que isso vai acontecer. 

Item 5, skins:

Quanto ao preço, Não entendo porque a Riot se ela precisa tanto de dinheiro não aumenta a quantidade de RP recebido para justificar o aumento no valor? RP é uma moeda virtual, não consigo indentificar os custos de se criar uma e se alguém souber por favor me diga. Eles podem facilmente colocar 1500 de RP a 15 reais com certeza a venda ia aumentar ^^ não sou rico ainda para gastar dinheiro atoa com item de jogo pior se for ainda os que custa 1850, dinheiro de comprar isso da para comprar uma picanha e fazer um churrasco aqui em casa que é mil vezes melhor. ^^

Quando a diversidade, é um pouco frustante para min escolher um campeão que eu gosto sabendo que ele nunca vai receber algo de novo por que o naríz da equipe de desing só aponta para Ahir e Lux ^^, Riot deveria ter respeito com jogadores casuais como eu que há anos esperei uma skin para Kindred e até agora nada e nem precisa mais trazer pois parei até de jogar depois das mudanças nos itens de atiradores. 

Enfim. 

Aronguejo

Única arma que você tem é o boicote, enquanto continuAREM comprando skin, pacote de RP caríssimo, etc, eles não vão mudar, pare de dar dinheiro, é simples.

Enquanto a maior parte dos players acharem que o MAIOOOR problema do jogo são ragers e tóxicos, a comunidade vai continuar uma grande m3rd4.

Servidor começou a cair agora......

Concordo com tudo oque disse cara, e to contigo pela melhoria do server.

Inclusive o servidor começou a cair agora, e apresentar novamente alguns bugs, a soloq parou agora a tarde, e assim que voltou, não aparecia a interface pra dar inicio a partida, e por conta disso deu como se eu tivesse abandonado o saguão e perdi a minha md5. Provavelmente isso aconteceu com mais pessoas, e isso é MUITO frustrante, porque nos prejudicamos por instabilidade do próprio client e que NUNCA tem melhoria, uma coisa que venho reparando, é que a cada atualização, e novos grandes eventos e lançamentos, o server BR fica desse jeito e eu não vejo melhoria, ou um comunicado oficial da Riot sobre. Como jogador do servidor, me sinto desamparado e desmotivado a continuar jogando!

Eu simplesmente adorei como você conseguiu contruir o post usando um ponto de vista sincero, em que aponta os defeitos da empresa, sem ignorar a realidade e as coisas boas que ela possui. Não faz pedidos sem sentido como "Volta cliente antigo" ou coisa do tipo, mas ao contrario, possui uma argumentação mais realista e tem noção de como as coisas são pelo lado da empresa também.

Maravilhoso post!!!
Aronguejo

É uma pena, uma pena mesmo! Principalmente se tratando da Riot BR que não tem autonomia pra quase nada! só serve para criar eventos "únicos" onde todas as outras regiões também tem essa autonomia. Você só está gastando tempo tentando mandar alguma mensagem para Riot BR, onde a maior parte dos Rioters são lacradores e vivem em suas bolhas sociais ( Provado na cara dura no evento do dia das mulheres )

Não perca seu tempo sugerir algo que afete a gameplay do jogo nesse fórum, só é tempo perdido.