cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

A morte das lendas

Highlighted
Aronguejo

A morte das lendas

Olá pessoas. Gostaria de criar esse tópico para gerar uma discussão saudável sobre a situação atual do nosso amado ( e estressante) Liga das Legendas. 

Eu comecei a jogar LoL no lançamento do Lucian ( 2013) e me apaixonei pelo jogo. Comecei a acompanhar o competitivo, torcer, tentar ( frustradamente) subir de elo e etc. Fiquei o ano passado inteiro sem jogar ( me apaixonei por Rainbow Six, vai ai uma dica de um ótimo jogo) e voltei esse ano. Acompanhando o competitivo e pelas experiências próprias, tenho notado que o jogo parece ausente de pessoas novas. Isso mesmo, novos jogadores. Os números de fãs que acompanham o competitivo parecem ter estagnado e parece que todo mundo que joga já está no joguinho há anos. Até mesmo criei uma conta nova para fazer um teste e até o momento 90% ( estimativa tirada da cabeça) das pessoas são smurfs. Tá, mas e aí, onde quero chegar?

Meu ponto é que, ao meu ver ( posso muito bem estar enganada), o LoL parou de crescer. Ele estagnou e seus players/viewers não estão sendo renovados. Acredito que isso se deva à alguns motivos principais: Curva de aprendizado do jogo ( pra quem nunca jogou um moba, deve ser frustrante tentar aprender tanta coisa de uma vez), comunidade tóxica ( fator principal pra espantar novos jogadores, ao invés de ajudá-los e favorecer o crescimento do jogo/comunidade), falta de atenção da RITO para esse "fato" ( talvez eles estejam acomodados com a situação/lucro atual da empresa).

Dito isso gostaria de saber de vocês. Também acham que o LoL parou de crescer? Que a comunidade não está sendo renovada? Que talvez até estejamos tendo uma perda de players/viewers? E o que nós, como jogadores que amamos trocar porradinhas saudáveis na fenda do samuel, podemos fazer para mudar isso?

É isso. Espero que todos estejam tendo um ótimo dia/semana/mês/ano/vida e compartilhem o que pensam sobre o tema.

18 RESPOSTAS
Highlighted

Re: A morte das lendas

Eu também acho que o LoL parou de crescer, mas não pelos mesmos motivos. Imagino que a renovação de players foi muito impactada pela queda na quantidade de crianças/adolescentes interessadas em computador. Pode perguntar pra 100 crianças, garanto que numa listagem estatística fica Smartphone, Console e depois PC respectivamente.

Conversando com um sobrinho, descobri que ele prefere muito mais trocar seu Samsung por um Xioami/Iphone do que ganhar um PC.

Alguns pais se sentem mais safe em dar um vídeo game pelo qual eles conseguem controlar, do que um PC. O vídeo game não tem alguns problemas que existem nos PCs, como manutenção e controle de acesso a certas coisas.
Highlighted
Lenda

"Curva de aprendizado do jogo ( pra quem nunca jogou um moba, deve ser frustrante tentar aprender tanta coisa de uma vez), comunidade tóxica ( fator principal pra espantar novos jogadores, ao invés de ajudá-los e favorecer o crescimento do jogo/comunidade), falta de atenção da RITO para esse "fato" ( talvez eles estejam acomodados com a situação/lucro atual da empresa)."

Concordo 100% com essa afirmação. Acho q o lol ter parado de crescer é um processo natural de um moba q já existe a anos e está consolidado no mercado, mas q eles poderiam incentivar e melhorar muitas coisas com toda certeza.
Highlighted
Aronguejo

Eu não tinha pensando nesse ponto, talvez seja mais um pra por na lista dos principais motivos mesmo. Como eu sempre odiei jogar no celular, esqueci que a garotada de hj em dia ( e muita gente mais velha também) tá viciada em jogos mobile. Sem falar no tanto que o mercado de games mobile tem crescido. Bom ponto, obrigada : )

Highlighted
Arauto

meu bom, gostei do seu post, realmente os pontos abordados são bem sólidos.
queria muito que a riot fizesse algo para manter os jogadores felizes, algo que não vejo, entre bug do cliente á o desbalanceamento de campeõe s, itens, etc.
" Se está no jogo, é para usar! "
Highlighted

É normal pra um jogo na idade do LoL atingir esse ponto de "maturidade" e estagnar no crescimento. Dá pra dizer que o jogo ainda tem muito sucesso e dá muito dinheiro, tanto que sempre temos eventos grandes de e-sports com muitos espectadores, as skins novas são bonitas e vendem bastante e a comunidade é vasta. O que acontece mesmo é que a galera mais jovem curte muito um joguinho mobile mais casual e principalmente entram nas ondas do momento (minecraft antigamente, fortnite hoje em dia), então o moba já não está no seu auge. Outro ponto interessante de comentar que venho notando é que dentro do próprio league a comunidade é muito fragmentada mesmo antes do TFT. A maioria das pessoas que conheço acaba se sentindo muito pressionada e estressada com o modo normal de jogo e então só jogam ARAM, onde não é muito importante conhecimento e a falta de habilidade individual não fica tão evidente também.
Highlighted

Acho que é mais a frustração do Play iniciante começar o ame jogando contra vários smurfs, o Lolzinho é triste para se jogar no inicio, infelizmente não é todo mundo que joga até aprender o game.
Highlighted

Ainda bem que larguei essa put4ria hoje encontrei TFT estou muito feliz sem xingamento sem encheção de saco sem trolls e AFKs e você sozinho jogando.
Highlighted
Tropa

comecei a jogar em 2014, na época eu achava mais divertido jogar lol e também era evidente o número de jogadores novos, ao qual era muito maior do que hoje em dia
a perca de novos jogadores e a saída de jogadores antigos é normal em um jogo
mas com certeza a riot pode melhorar diversos aspectos dentro do jogo para tentar se estabilizar novamente
Highlighted
Aronguejo

Isso é algo que me incomoda muito. Junta o número de smurfs com a toxicidade dos mesmos e cria um ambiente praticamente impossível de receber novos jogadores.
Highlighted
Tropa

jogar lol é saber que vai ester em um ambiente onde todo mundo reclama e xinga o tempo todo
Highlighted
Aronguejo

Creio que seja devido a falta de carinho que a riot tem com os players. O jogo desde que ficou insano aos olhos pro competitivo, ele é TOTALMENTE baseado pra quem joga um circuito profissional. Todos os campeões levam nerfs/buffs baseado naquilo que tem no competitivo, e querem ve-lo em cena. Nego diz que é por causa de win rate em soloq, faz me rir. É só reparar quando tem um campeonato de suma importância, vide Mid Season Invitational e o Worlds. A grande maioria dos campeões que aparecem em peso nesses campeonatos, assim que acaba, SOMEM da SoloQ. Esperam pra vender as skins dos campeões, e assim que vendem bastante, quebram o campeão.

Uma empresa que faz as coisas pra uma pequena parcela (literalmente) do próprio jogo, afasta players novos. Pra quem não conhece MOBA, ja é complexo demais, e ainda se encontra com uma base pool de champ limitada (HORRIVEL ESSE SISTEMA), que até hoje não tiram essa joça. Vide Dota 2, você baixa, e pronto, tem 100+ bonecos, TODOS LIBERADOS pra você jogar, feedar, se divertir e compreende-los um a um. Sem precisar ficar brincando de The Sims e juntando dinheiro pra comprar o próximo boneco.

Tudo desse jogo desanima um player novo, TUDO.
Highlighted
Arauto

Acredito que como alguns aqui ressaltaram, MOBA e um genero complicado de aprender, qualquer moba na Realidade, quem ja tranzitou entre mobas como Smite, Hereos of Storm e Dota 2, sabe que se tem um momento de aprendizagem não tem como vc encurtar isso e na real e a parte mais divertida e com excessão do LOL os utros jogos tem uma atenção bem legal com players novos, por Exemplo HoS e bem divertido e simples mas depois vc vai entendendo o que ta acontecendo fora a variedade de Mapas com objetivos diferentes. Ressalto tbm Dota 2 que te avisa constantemente que se vc quiser ir uma normalzinha pode se frustrar devido a inexperiência alem de o Tutorial ser bem completinho e ate legal de jogar, e como falaram tbm vc tem TODOS champs para poder jogar e como um parque de diversão com brinquedos de gratis para usar,vc sempre quer testar novos bonecos pq não testar tão Gratis pra vc usar.

Resumindo acho que LOL mesmo melhorando o Tutorial que era da Ashe com Armadura de espinhos, ainda não da suporte de jogabilidade para iniciantes, ele te apresenta os champs mais ou menos e depois vc fica a merce do jogo, podendo ir uma sa cegas PVP no lv 2 sem saber nada. Logicamente melhorou muito mas e um jogo que se vc entrar individual sem um amigo pra te guiar se ta no trotos acredito que todo Moba e assim.
Highlighted

Exato. Eu tinha pensado até em fazer um tópico sobre isso.
Até me faço a pergunta: a próxima geração de jogadores é muito boa desde o lvl 10 e quando começar nas rankeds vai pegar challenger direto ou é tudo smurf? hahaha
Highlighted
Aronguejo

Concordo que o jogo parou. Parou tanto que lançaram outro jogo.
Mas não concordo que a curva de aprendizado seja o problema, pois há inúmeros jogos muito mais difíceis e nunca tiveram problema com isso.
Pegue como exemplo seu antecessor Dota ou até mesmo o próprio Warcraft 3 que eram muito mais difíceis mas nunca tiveram isso como problema.
O Dota 2 sim, por conta da concorrência teve que fazer umas alterações nesse aspecto.
Mas se esse fosse realmente o problema, a Blizzard teria dado um tiro certo e todos os players teriam migrado para Heroes of the Storm, que realmente é muito, mas muito mais fácil que League of Legends.
O que não foi o caso. Por HoTs ser muito fácil, afastou os players que se dedicavam e não conseguiam ver resultado nos jogos.
Dota 2 fez o contrário, afastou a galera casual que morria logo de cara e não conseguia mais virar o jogo.
LoL tem a curva de aprendizado adequada, que a meu ver é o principal motivo de ter conquistado esse mercado.

Acho que o que falta no lol é um renovação.
Sempre achei que eles iriam colocar runas específicas para cada champ, mas aparentemente estão fazendo o contrário.
Até porque equilibrar um jogo com mais de 200 champs cada um com runas diferentes seria bem complicado, ainda mais por conta do foco no profissional.
E esse equilíbrio entre o jogo profissional e o casual, a meu ver, é o principal motivo da puxada no freio de mão que a Riot deu no jogo.

Não tenho lado nessa luta, até porque adoro o lado profissional que o jogo trás, que infelizmente vem junto com esse jogo sempre na mesmice.
No entanto gostaria muito que a Riot conseguisse equilibrar o jogo de forma que fluísse bem tanto no competitivo como no casual, mas acho que no momento é bem difícil.
Meu sonho ainda é ver cada personagem com suas árvores de runas próprias e você poder criar mecânicas bem diferentes com cada personagem.

Highlighted
Aronguejo

Toda vez, entra ano e sai ano e tem sempre esse mesmo topico... #TristeRito

Highlighted
Aronguejo

eu pessoalmente acho que ha hostilidade contra quem ainda esta aprendendo o jogo e começou a jogar league agora, sem amigos para fazer uma equipe pré-made para esses jogadores, gera frustração com um incentivo negativo que faz desistir, pois a curva de aprendizado só aumenta depois de 10 anos, mas a comunidade aberta não tem empatia se o iniciante entrou na ranqueada "dele".
Highlighted

Propriamente dito estagnado eu não concordo, o league está crescendo, porém em proporções ridiculamentes menores. O problema é a atenção aos novos jogadores e a atração deles com clipes introduções a o universo musical (que eu amo), e a falta de atenção à algumas falhas que vêm de longa trajetória, um exemplo é o que está sendo bastante discutido no fórum, o Twisted Treeline, e o problema com os jogadores tóxicos e balanceamento de raqueadas.

Highlighted

LoL só tem nome saber porquê? 3 modos de jogos uma cacetada de campeões só para encher linguiça e os modos especias que aparece raramente fora os jogadores que são crias do satanás resumo LoL e um jogo Pobre tem tudo parece um jogo Rico interterimento, mas administração da (rito) Gomes só tem olhos para Esporte é lamentável.