cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

"Opinião do Bronze #8" - E se encerra o Main Event

Highlighted

"Opinião do Bronze #8" - E se encerra o Main Event

Bom dia, caras pessoas.

Que bom vê-los por aqui, no oitavo "Opinião do Bronze", o artigo em que o bronze tem voz.

Demorou, mas saiu. Hoje quero expor minha visão a respeito dos dois últimos dias do Main Event do MSI, o que antecede os playoffs. Sem mais delongas, vamos à análise:

 

DIA 4

 

JOGO 1

G2 Esports X Flash Wolves:

 

O início do jogo foi bem equilibrado, até mesmo com uma leve superioridade por parte da Flash Wolves. A G2, por outro lado, respondeu como sempre. Aos poucos foi restabelecendo o controle e trabalhou na construção de uma larga vantagem, o que lhes rendeu mais uma vitória e a classificação para os Playoffs.

A Flash Wolves ainda briga pela quarta vaga.

 

JOGO 2

Phong Vũ Buffalo X Team Liquid:

 

Esse era um jogo muito aguardado por aquele que vos escreve. Em princípio, a Team Liquid era um dos únicos times que provavelmente cederia um jogo para a Phong Vũ. Não aconteceu nos Knockouts do Play-In e nem no primeiro jogo do Main Event, mas agora os vietnamitas teriam sua revanche.

O início foi mais favorável para o time da casa, mas a Liquid conseguiu travar muito bem o jogo e seguiu garantindo pequenas vantagens ao longo do mapa como o primeiro dragão e o Arauto. O ouro estava praticamente empatado aos 13 minutos, com leve vantagem para a Phong Vũ devido à conquista do first blood.

Após conseguir vantagem em abates, dragões e torres, a Liquid conseguiu três abates (aos 21 minutos) e conseguiram o Barão com facilidade. a Phong Vũ não estava tentando criar, não ia pra cima e simplesmente aceitava o jogo com passividade. Não havia muito mais que poderia ser feito. Até tentaram lutar, mas estavam muito atrás, não tinham dano.

Dessa forma, ficou fácil abrir a base e partir para o Nexus.

Vitória para a Liquid, que quebra uma longa série de derrotas e ainda sonha com a classificação.

 

JOGO 3

G2 Esports X Invictus Gaming:

 

O jogo que opunha as equipes com melhor campanha até o momento foi simplesmente frenético. Lutas incríveis na rota inferior levavam vantagem a ambas as equipes. Bons controles, foco, uma excelente atuação de Baodan e Mikyx, fora o bom desempenho de Rookie e Jensen, contribuíram para acelerar muito o jogo.

Uma luta na selva da G2 aos 14 minutos parecia que daria uma boa vantagem à Invictus, mas os europeus conseguiram virar e garantir eliminações.

Aos 23 minutos, uma boa luta no mid garantiu o Barão aos chineses que encaminharam o jogo. Não havia mais equilíbrio.

Aos 26 minutos, uma luta no bot garantiu mais quatro eliminações à IG e três em favor da G2, somado ao GA de Ning, que não teria tal bônus em uma próxima fight. Sem tal item, o jungler chinês foi prontamente eliminado aos 27 minutos.

O jogo ainda estava aberto, mesmo com a clara vantagem da IG. Se a G2 conseguisse uma boa luta, poderia mudar de vez o rumo da partida.

Aos 29 minutos, a G2 tentou uma investida pelo bot e chegaram a conquistar o inibidor, mas não queriam parar por aí. Iniciaram uma luta que deu tudo errado e perderam três jogadores. O Barão veio de forma tranquila aos chineses que, novamente, retomaram o controle.

Por que cargas d'água a G2 não recuou quando conquistou o inibidor? Essa decisão simplesmente entregou o jogo.

Vitória para a Invictus Gaming que permanece invicta.

 

JOGO 4

Flash Wolves X SK Telecom T1:

 

Seria dessa vez que veríamos uma atuação dos antigos "matadores de coreanos"? Aaah, no passado esse confronto foi um clássico, hoje a Flash Wolves não é nem a sombra do que foi um dia .

O first blood saiu quase aos 8 minutos, quando um belo gank de Clid e Khan foi bem sucedido, garantindo o abate em Rather. Logo em seguida, Clid novamente deu as caras no mid, garantindo a primeira eliminação de Faker. A SKT acelerou o jogo.

Poucos segundos depois, Clid apareceu novamente, dessa vez no top, garantindo a eliminação em Hanabi.

Pouco antes dos 13 minutos, uma boa luta dos coreanos no covil do Barão garantiu quatro abates ao time de Faker e companhia. O placar fica em 7/1, a SKT conquista o Atauro, a primeira torre do jogo no top e mais uma no mid. Ao todo, foram 10 barricadas para a SKT contra uma da Flash Wolves.

Pouco antes dos 22 minutos, a SKT derrete o Barão sem contestação.

Foi no segundo Barão do jogo que finalmente a partida se definiu. Com a velocidade em levar o objetivo por parte da SKT e a inércia da Flash Wolves, os coreanos além de conquistarem o bônus, garantiram mais três abates. Bastou seguir o caminho seguro e levar torre a torre até o Nexus.

Foi uma partida apática dos taiwaneses, mas méritos para a SKT que controlou o jogo do começo ao fim.

 

JOGO 5

Invictus Gaming X Team Liquid:

 

Convenhamos, todos sabíamos que as chances da Liquid nessa partida eram muito pequenas.

A IG conseguiu três abates antes dos cinco minutos de jogo, em favor do bot e da mid lane.

Aos 12 minutos, uma excelente luta da Liquid na mid lane garantiu 4 eliminações, mais o Arauto. Tudo graças à ult fantástica de Impact que definiu a luta.

Aos 22 minutos, o ouro estava praticamente empatado, com leve vantagem para a Liquid... Após aquela fight, eles estavam nos deixando sonhar.

Aos 25 minutos, depois de uma bela iniciação de Baolan (Rakhan) e uma ult maravilhosa de TheShy (Kennen), a IG garantiu quatro eliminações, o Barão e o jogo. Bastou empurrar as rotas com paciência, fazer o certo à base e, por fim, encerrar o jogo com um ACE.

Mais uma aula de controle por parte da Invictus. Por mais que tenham ficado atrás em certo momento do jogo, jamais perderam o controle. É o que esperávamos da atual campeã mundial.

 

JOGO 6

SK Telecom T1 X Phong Vũ Buffalo:

 

E finalmente chegamos à última partida do dia. SKT contra o time da casa, Phong Vũ. O que esperar de um jogo como esse? Um belo stomp coreano, principalmente após a bela partida contra a Flash Wolves e a apatia da Phong Vũ frente à Liquid no início do dia.

Não deu outra. Os coreanos simplesmente passearam por Summoner's Rift, sem ter sequer um desafio ao longo do jogo.

 

E assim encerramos o quarto dia de MSI.

 

 

DIA 5:

 

JOGO 1

SK Telecom T1 X Team Liquid:

 

Não há muito o que falar sobre o primeiro jogo do último dia desse Main Event... A SKT dominou o jogo do início ao fim, frente a uma Liquid apática que não conseguiu criar em nenhum momento. Foi um jogo tão dominante que, realmente... Nos faz acreditar em um jogo fantástico para encerrar a etapa do MSI contra a Invictus.

 

JOGO 2

G2 Esports X Phong Vũ Buffalo:

 

Podem me criticar o quanto quiser, mas a Phong Vũ foi uma das melhores equipes desse MSI, juntamente com IG, SKT e G2. Digo isso porque em todos os seus jogos (com exceção de ontem) o time tentava, ia pra cima, criava, jogava bem, mas dificilmente chegava à vitória. Isso se dá principalmente devido à falta de experiência e na fantástica incapacidade da equipe de encerrar os jogos, o que poderia ter-lhes dado mais algumas vitórias ao longo da competição, inclusive a primeira contra a Invictus no primeiro dia.

No jogo de hoje, os vietnamitas poderiam terminar o confronto direto com a G2 em 2/0. E conseguiram...

A equipe conseguiu controlar muito bem o jogo, conquistando inúmeras vantagens pelo mapa. Zeros às vezes dava uma emocionada, pulava no meio de todo o time inimigo e fazia esse que vos escreve a pensar: "O pessoal dos Correios chegou". Mesmo que Wunder tenha conseguido um Pentakill, não foi suficiente para neutralizar a manada, que após conseguir três eliminações, fizeram o Barão e só lhes restou atropelar a G2.

Méritos para a Phong Vũ... Esses garotos merecem. Entretanto, muitos deméritos para a G2. Jankos fez um péssimo jogo com sua Camille, isso sem falarmos de Perkz que fez uma partida pavorosa com sua Xayah.

A Phong Vũ ainda enfrentaria a Flash Wolves, enquanto a G2 teria a enfraquecida Liquid pela frente.

 

JOGO 3

Invictus Gaming X Flash Wolves:

 

Mais uma partida curiosa para a coleção do MSI 2019. A Flash Wolves desde o início começou a garantir vantagem...

Em certo momento, dominou completamente a IG, em um ponto onde não havia mais lutas favoráveis para os chineses.

Isso até os 26 minutos, onde conquistaram duas eliminações e foram rumo ao Barão.

O Ivern de Ning, que até então não havia mostrado a que veio, deixou a Margarida atacando Rather livremente, sem resposta, enquanto não havia um tank para absorver o dano do Barão. Deu tudo errado para a equipe taiwanesa. Perderam tanto o bônus quanto três jogadores.

Era tudo que a IG precisava para voltar pro jogo. Após isso, foi necessário apenas avançar e terminar a partida de uma vez por todas. É a nona vitória chinesa na competição.

 

JOGO 4

Team Liquid X G2 Esports:

 

O que esperar da grande rivalidade do Ocidente? Quem é o melhor representante na cruzada em nome dos valores ocidentais?

No primeiro jogo, a Europa se impôs, como sempre. A Liquid já vinha extremamente enfraquecida. Não que a G2 não estivesse da mesma forma, após ser dominada pelo time da casa pela segunda vez.

O jogo começou bom para a Liquid. Xmithie conseguiu dois abates no meio em bons ganks, o que deu uma boa vantagem para a LeBlanc de Jensen.

Xmithie em geral estava fazendo um bom jogo. Mostrou que seu Jarvan estava mais calibrado. Garantiu um bom gank contra Wunder, cedeu uma kill a Impact e conseguiu o Arauto.

No mid, Jensen dominava Caps mesmo em desvantagem. O jogo se desenhava inteiramente em favor da LCS.

De modo geral, foi um domínio por parte da Liquid, que trabalhou muito bem os objetivos, principalmente pela excelente atuação de Xmithie, que sem sombra de dúvidas foi o nome dessa partida, dando outra cara à Liquid após as atuações desastrosas nos últimos dias.

Essa é a Liquid que quero ver nos playoffs... Não é o mesmo que tenho a dizer a respeito da G2, mas tudo bem.

Vitória incrível da Liquid que lhes garantiu também a classificação.

Teremos dois representantes do Ocidente (G2 e Liquid) contra dois representantes do Oriente (IG e SKT). Esse MSI fala chinês, mas como diria Ronaldinho Gaúcho: "Estão deixando a gente sonhar."

 

JOGO 5

Flash Wolves X Phong Vũ Buffalo:

 

Ambas as equipes estavam eliminadas, tal jogo era apenas para cumprir tabela. Torci bastante para os búfalos atropelaram a alcatéia, mas não deu. Seria interessante ver o time da casa presenteando os torcedores com duas vitórias no mesmo dia. Não consigo parar de salientar que essa região tem tudo para crescer bastante e até mesmo superar a LMS.

Para a partida, a Flash Wolves trouxe Yasuo, Evelynn e Talon. Começaram bem, mas receberam uma bela resposta em um excelente dive aos 12 minutos de jogo na rota infertior.

A Phong Vũ chegou a dominar a partida por alguns minutos, mas foram aos 22 minutos, após uma péssima decisão de Barão, perderam três jogadores e o Barão ficou fácil para os lobos. Daí em diante bastou empurrar, e com um pouco mais de paciência, venceram outra luta e encerraram a participação de ambas as equipes.

Destaque para Hanabi/Bugi que fizeram uma excelente partida, mostrando uma ótima sincronia.

 

JOGO 6

SK Telecom T1 X Invictus Gaming:

 

E chegamos à última e mais esperada partida do dia. Última partida também do Main Event do MSI. O campeonato está chegando ao fim, mas ainda tem muita história pra ser contada.

Logo no início do game, ficou claro que não teríamos um stomp como foi no primeiro embate entre essas duas potências. O jogo se manteve bem equilibrado, no entanto, aos 18 minutos a SKT fez uma boa luta em frente o covil do Dragão, garantindo triple kill para Clid e, logo em seguida, um double kill para Faker, que fazia um excelente jogo com seu Ryze.

Aos 23 minutos, mais duas eliminações a favor dos coreanos e isso garantiu o Barão. Isso somado a mais duas eliminações no covil durante a tentativa de roubo, garantiu também o jogo.

Aos 31 minutos, a luta decisiva que garantiu o ACE e quebrou a invencibilidade da IG.

Nessa partida vimos uma SKT que evoluiu desde o primeiro dia, vindo de jogos ruins a jogos muito bons, ao passo que vimos uma IG que involuiu desde o primeiro dia, chegando muuuito bem e perdendo o ritmo ao longo do caminho, até finalmente ser derrotada em sua última partida.

 

Assim, terminamos o Main Event do MSI 2019. Tivemos boas partidas, gratas surpresas e, acima de tudo, excelentes jogos. Phong Vũ se mostrou como uma boa equipe (com muito o que melhorar, claro), apresentando graves falhas na tomada de decisões, mas se apresentando como uma equipe forte (a meu ver, o Brasil não está nesse nível, talvez melhor na questão de tomada de decisões, mas não saberemos por agora). A Flash Wolves fracassando mais uma vez, assim como o Brasil como um todo que viu seu prestígio cair split após split. Uma Liquid que finalmente trouxe a LCS de volta aos playoffs do MSI após dois anos (e CLG é time?). A G2 que vacilou no último dia, mas que continua sendo um time perigoso. A SKT que evoluiu bastante chegando a quebrar a invencibilidade da Invictus e por fim, a Invictus que ao contrário dos coreanos, foram reduzindo a velocidade, até perder sua invencibilidade.

 

Amanhã, o "Opinião do Bronze" volta analisando os Playoffs.

Na sexta-feira, pela manhã, teremos Invictus Gaming enfrentando a Team Liquid. Meu palpite é que os chineses vencem facilmente com um 3-0, ou no máximo, um 3-1, o que considero improvável.

Na madrugada de sexta para sábado, teremos SKT enfrentando a G2. Essa série será interessante. Não acharia estranho se tivéssemos um 3-2. Meu palpite é que teremos um 3-1 ou 3-2 por parte da SKT, mas espero muito estar errado e ver a G2 chegando à final.

 

Obrigado a quem leu até aqui e fiquem em paz.