cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Sugestão: Worlds 2020 com 32 times! E outras cositas mais...

Highlighted
Aronguejo

Sugestão: Worlds 2020 com 32 times! E outras cositas mais...

Olá, comunidade. Eu tenho visto algumas reclamações sobre o campeonato mundial, principalmente o fato de a fase de grupos ser formada praticamente só por regiões major (porque o seed 3 das regiões major acabam vencendo quase sempre as suas MD5). E eu concordo, com este formato o Worlds mais parece um Invitational do que um campeonato mundial propriamente dito.

Sendo assim, eu tenho algumas sugestões:

1- Reestruturação do MSI, com retorno do International Wildcard Championship;

2- Reestruturação do Worlds, de modo que a fase de grupos tenha 32 times.

---

Começando pelo MSI: ele teria um peso maior na estruturação do Worlds do mesmo ano. As 5 regiões major já teriam suas vagas garantidas na fase 2, enquanto a fase 1 se estruturaria como o antigo International Wildcard:

1- 2 grupos com 4 equipes cada (as regiões minor), em que os 2 primeiros de cada grupo se classificam;

2- Semifinais (o primeiro de um grupo contra o segundo do outro grupo) e final em formato MD5;

3- O campeão Wildcard vai para a fase 2 do MSI, que acontece exatamente da mesma forma que temos hoje.

Porém, o resultado do MSI influenciaria nos seeds do Worlds (este sim com uma grande mudança), e também no MSI do ano seguinte, pois o #6 do MSI seria "rebaixado" para o International Wildcard do ano seguinte (até então, as coisas não mudam muito, pois é sempre a região minor que termina em #6, mas vai que...).

---

Agora sobre o Worlds: a ideia é ter 32 times, sendo que TODAS as regiões levariam no mínimo 2 times representantes (e as regiões que participaram da fase 2 do MSI levariam 3 times), e os Pots seriam sorteados da seguinte forma:

1- O Campeão e Vice-campeão do MSI teriam os seeds 1 e 2 no Pot 1, e o seed 3 no Pot 2;

2- O #3 e o #4 (semifinalistas) do MSI teriam o seed 1 no Pot 1, e os seeds 2 e 3 no Pot 2;

3- O #5 do MSI teria o seed 1 no Pot 1, o seed 2 no Pot 2 e o seed 3 no Pot 3;

4- O #6 do MSI teria o seed 1 no Pot 1, o seed 2 no Pot 2 e o seed 3 no Pot 4;

5- As demais regiões (os derrotados no campeonato Wildcard) teriam o seed 1 no Pot 3 e o seed 2 no Pot 4.

Com isso, formariam-se 8 grupos de 4 times cada, e os 2 melhores de cada grupo estariam classificados para as MD5 (oitavas de final).

---

Eu penso que, com essas mudanças, o MSI teria um valor maior (pois serviria como "ranking" das regiões), enquanto o Worlds seria um campeonato mais abrangente. Então, o que acham deste formato?

4 RESPOSTAS
Lenda

Re: Sugestão: Worlds 2020 com 32 times! E outras cositas mais...

Acho q é melhor do jeito atual cara, só entram os times realmente fortes e competitivos na fase de grupos do mundial, só tem jogos interessantes de se assistir e o nível é alto.
Arauto

jogos longos e mundial de 2 meses
" Se está no jogo, é para usar! "
Aronguejo

@Draicker, eu concordo que é mais interessante assistir a jogos de times melhores.

Mas eu estou pensando a longo prazo: se você procurar os jogos dos mundiais das seasons 1 e 2, você vai ver que eram jogos "feios", quase totalmente baseados em quem tem mais dedo (duelos 1x1 da top lane que ninguém matava ninguém, mas todos flashavam pra desviar da skill finalizadora) ou na comp mais explosiva de team fight (Amumu + Karthus).

A competência das regiões major se construiu com o tempo e com a frequência de jogos em nível mundial. Se as regiões minor tiverem 2 times no worlds frequentemente, certamente elas também melhorarão o nível - além disso, times como a UOL teriam uma chance muito melhor de mostrar a sua qualidade contra grandes equipes.

E enquanto o nível geral não melhora, os jogos de altíssima qualidade ficariam nas MD5 (ou entre Pot 1 versus Pot 2), como já estão.

---

@Sullio, eu fiz as contas. No formato atual, contando com a fase de entrada, são 72 jogos MD1 e 11 séries MD5. No formato que eu pensei, seriam 96 jogos MD1 e 15 séries MD5. As 4 séries MD5 adicionais poderiam ser feitas em 2 dias, enquanto os 24 jogos MD1 adicionais levariam 4 dias para serem jogados. No total, a duração do campeonato teria apenas 1 semana a mais.

Quanto aos jogos longos, só se os times fizessem besteira ao ponto de não saber fechar um jogo com a vantagem construída. Este é um problema das regiões minor, mas não necessariamente das major.

Tropa

Eu concordo... acho que com 32 times o worlds teria mais emoção, maior chance de termos alguma "zebra" na fase de mata mata... acho tbm que veriamos uma variação ainda maior de campeões sendo utilizados. Ao meu ver o worlds iria melhorar bastante em questão de emoção e espetaculo. Acabando com essa fase de entrada chata que tem no worlds hj em dia!