cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Entenda como se faz pick e ban com jogo da LCK ( game 2)

Aronguejo

Entenda como se faz pick e ban com jogo da LCK ( game 2)

Com o objetivo de demostrar meu trabalho de analista, vou postar a analise do segundo jogo de SKT vs Afreeca.  Melhor forma de  mostrar potêncial é trabalhando. 

Análise do segundo jogo da LCK

SKT vs Afreeca Freecs| Semana 10 Jogo 2

O primeiro foi analisado no post de crítica ao CBLOL; link da analise do primeiro jogo.

Link para este jogo analisado: https://www.youtube.com/watch?v=2QBntQvNVcA

Como sabemos, o lado azul tem por potencial de criação, está de posse o que o que a Afreeca precisa para mudar o resultado do que aconteceu no último jogo.

Fase de Ban I

1:57

Tahm Kench traz muita consistência, ele auxilia um outro campeão em sobreviver mais facilmente.

Como o rio sendo o tempo, Tamh Kench transporta um aliado para seu power spike.

A Afreeca , com esse ban, demostra querer colocar um ADC agressivo.

• Suporte All-Win geralmente faz dupla com alguém que é frágil, suporte de poke, faz dupla com adcs também agressivos, porque dão follow-up e por fim, adc de all-win, como Draven, tem geralmente um suporte defensivo para ajudar no sustem. (Sim, eu sou main support)

O ban no Galio é a pressão que ele põe no mapa com seu ultimate, respondendo ou criando jogadas na fase de rotas dentro do seu “power spike” de level 6 (em aspas, porque geralmente ele vai para suporte).

2:20

Lucian é uma boa resposta contra adcs agressivos, por conta do out-play que ele pode dar na maioria dos adcs agressivos.

• A temática e morto-vivo e imortal no league é referente ao personagem que está fora do seu power spike, mas traz no seu kit alguma forma de utilidade. Por exemplo: Kalista auxiliar nos objetivos, Yorick empurrar rotas, o thresh ser totalmente utilitário (como disse antes, suporte não tem power spike) Mordekaiser e o Dragão. Ou imortal como o Ryze e o Azir, com clear wave.

O ban no Lucian telegrafa, junto com o Tamh, que algo agressivo aparecerá pelo bot.

A Lissandra tem uma team fight incrível mid-early. Ela também segura o jogo. A SKT está tentando “ baitar” a Afreeca, deixando ela na dúvida. Se eles vão jogar como no último jogo, totalmente para o early, ou vão fazer algum tipo de scale.

2:51

A SKT forçou o ban da Le Banc, só pelo psicológico do primeiro jogo, que eles jogaram pelo early.

O ban do Sylas reforça essa necessidade de não ter contra jogada, ou pressionar, deixando a Afreeca sempre na dúvida.

Fase de Pick I

3:28

Como telegrafado, Kalista é a opressão encarnada, a Afreeca irá jogar pelo bot.

Jayce pressiona muito o jogo no early, por level 1 já ter duas skils.Note que a pressão é distribuída pelo mapa, esse jogo acontecerá de forma clássica. O bot forçando tendo como resposta o top forçando.

Outra coisa que se pode perceber, é que já que o bot vai tomar pressão, a SKT pode escolher em colocar um ADC defensivo, se já vai ficar embaixo que seja alguém que se beneficia dessa situação. O mesmo acontece no top, procurar um Toplaner que consegue ficar tranquilo tomando pressão e pode dar out-play no jayce.

4:21

Pegar um suporte de All –win telegrafa um adc mais defensivo, fraco. Alistar consegue dar alguma forma de suporte debaixo da torre, o problema que deixa claro o que responder, diferente do Flamengo, vai vir uma Morgana.

Akali é out play que precisava ir para o top, e ela trabalha bem sobre pressão, não tanto como antes, os nerfs seguraram ela um pouco, mas a resposta que ela pode dar no Jayce é muito boa.

4:27

A Talliah é uma boa resposta a essa pressão de early que a SKT está mostrando ser seu modo de jogo, mas caso não aconteça e o time do Faker escolher segurar o jogo a Talliah irá flopar (desescalar e ficar sem utilidade)

A SKT se mostrou, irá jogar com scale, essa Talliah está perigando não funcionar. Vayne trabalha bem debaixo da torre, porque é isso mesmo que ela quer, poder farmar debaixo da torre, e a Kalista está lá para favorecer isso.

Fase de ban II

O ban no thresh é para não atrapalhar ao Vayne, mas com um alistar do lado não acho tão ameaçador, um suporte que consiga ficar pokeando a vayne é mais assustador. Mas o Thresh tem um potencial de ajudar em dive fantástico, diga-se de passagem (entendeu?! Passagem sombria...).

A Afreeca ainda está pensando que a SKT vai jogar pelo early, mas a vayne já telegrafou que não. Zoe dá outplay e sai para dar follow up em gank.

6:46

Lulu combina bem em perturbar a Vayne, mas não seria um pick tão bom assim para a Kalista, funcionaria com Lucian, Ezreal, Caitlyn...A Morgana seria um bom ban.

Irelia é boa em segurar o jogo por conta do seu clear wave, e seu outplay, mas ela não tem uma lane para entrar no time do SKT, porque a irelia é mid-late game.  A dançarina das Lâminas ficou meio fora do contexto, mas com o tempo se entende que era para ela não ir na mão do faker, atrapalhar a Talliah.

7:16

A elise mostra uma jogada arriscada pela Afreeca, colocar a Talliah no mid sem nenhum dado de efetividade, é a primeira vez que a Talliah vai jogar nessa role, por ser um time da LCK esperamos que tenham treinado, porque dá um sentido de improviso para surpreender...

7:58

A Morgana aparece, telegrafada assim que apareceu alistar, a SKT deu bônus para Afreeca. Uma Kalista imune a CC é bem preocupante.

E por fim o clássico Azir, não porque o é o Faker, mas porque em composição, O Imperador das Areias, Ryze, Anivia, são geralmente picks que seguram o jogo para personagens late game, ele está ali para segurar o jogo até a Vayne cresça. A chave é o Clear wave que esses personagens trazem para o jogo.

Power Spike

• Jayce: Early Game
  • Vayne: Late Game
  • Lee Sin: Early Game
  • Azir: Late Game

Afreeca

• Kalista: Late game
  • Akali: Mid game
  • Talliah: Early game (level 6)
  • Elise: early game

Como observado, não tem ninguém para segurar o jogo para a Kalista crescer, a estrutura de desespero da Afreeca que se mostrou com essa tentativa de enganar a SKT culminou em sua derrota, em League, remediar é um erro, nunca faça nada sem pensar, crie estratégia. A Afreeca está jogando muito com a sorte.

Como dito, a Talliah, não conseguiu sair da lane e acabou flopando. Em um nível alto, esse tipo de jogada que a Afreeca tentou nos picks geralmente não funciona, porque o outro time tem todo um estudo para não se prejudicar, eles sempre pensam e criam respostas, principalmente contra um time tri campeã do mundo.

"A força só se revela quando se é destroçado"
5 RESPOSTAS

Re: Entenda como se faz pick e ban com jogo da LCK ( game 2)

Pra mim existem pontos cruciais não citados na sua análise, a árvore de decisões, as referências e o flex.

Quando a primeira equipe bane TK, não significa dizer que pretendem pegar um ADC agressivo necessariamente. Eu penso que o TK é muito forte contra uma gama de campeões, é um leque que a AF pretende estudar. Poderia citar como campeões de alta prioridade: Zoe, Jarvan, Lissandra, Galio, Kalista, Thresh, Le Blanc, Alistar.

Significa unicamente que o time adversário deverá escolher 1 pick que não pretendem lidar no jogo.

A SKT volta de ban Galio tanto pela capacidade de ser Flex, quanto pela ausência do counter TK já banido. A AF não teria muitos problemas em dar fp nele.

A AF volta de Lucian, pois entende que a SKT vai ter que decidir contra o que vão jogar, provavelmente em torno de Lissandra, Kalista ou Jayce. (Lembrando que o Sylas ainda ta aberto).

A SKT decidiu lidar com a Kalista ou o Jayce (talvez teriam uma arma secreta ***deixando sylas open).

A AF interpreta que pode ir de: Sylas, Kalista ou Jayce. Ela bane LB por prever que vai dar prioridade na Kalista, e que não vai ter capacidade de lidar com ela (não menos que contra Jayce), uma vez que o counter está banido, a Lissandra.

Por osmose, a AF escolhe Kalista (uma decisão estratégica, meta, com vantagem no bot por escassez de opções), assim, não foi a AF que preveu que iria jogar assim, foi uma decisão baseada na dinâmica dos picks e bans. *Antes dos picks e bans é só suposição, que o outro time também tem conhecimento.

A SKT volta com o Jayce, porque pode ser flex (top, jg, mid, ad), e ela quer concatenar suas escolhas sob uma perspectiva de pressão, e o Alistar porque ela já reconhece que está em desvantagem no bot (nada "telegrafado", é ESCANCARADO), porque ele pode dar peel, pode engajar, e serve também pra tirar das mãos da AF. Resumo, picks safes.

Akali é flex, provavelmente vai seguir o Jayce, e a Taliah é flex.

Vayne é uma escolha "segura" baseado que eles teriam que revelar algo, que poderiam nortear os bans da AF (Eles já sabiam que tinham se lascado no bot, e usaram pra melhorar sua composição e matchups no resto do mapa).

Lee Sin eu concordo no sentido do tempo de jogo. Eles pegaram pra tentar cobrir a ausência early game. Assim, revelam que Jayce é mid ou top.

Agora se me permite ser ignorante, o meu achismo é que o erro desse jogo foi a AF ter banido Irelia e Zoe.

Eu gostaria de saber se você concorda comigo ou não? E se sim ou não, onde você acha que a AF errou, e qual seria sua postura/decisão a partir desse ponto que você aponta o erro nos picks e bans?

Aronguejo

Como eu te explico, eu escrevi esse texto vendo na hora, eu não sabia o resultado. Eu errei uma coisa, porque eu fiquei por fora de a Talliah estar fora do meta, mas eu faço isso sem conhecer o resultado do jogo, os times koreanos não trabalham com counter pick, trabalham com estratégias fixas. Se o cara trabalhar no counter pick dá para punir com o macro game. você pode me add? quero muito te mostrar umas coisas. =D vou mandar um convite
Aronguejo

A você não fica on.... o problema é que você está colocando o tk de forma sinestésica, eu estou colocando ele dentro da racionalidade dele... ele funciona com alguns personagens e não funciona com outros, eu simplismente cataloguei todos. O TK que vc falou que não é da forma que falei, mas você acabou parafraseando o que eu falei.

Quando a primeira equipe bane TK, não significa dizer que pretendem pegar um ADC agressivo necessariamente. Eu penso que o TK é muito forte contra uma gama de campeões, é um leque que a AF pretende estudar. Poderia citar como campeões de alta prioridade: Zoe, Jarvan, Lissandra, Galio, Kalista, Thresh, Le Blanc, Alistar.

Você diz que o tk é forte contra uma gama de campeões, então ele é excelente para ADCS agressivos, ele não funciona bem com All win e é pouco efetivo com adcs defensivos.

Eu cataloguei ele exatamente. Vou te dar a lista de cada um e você ve que o winrate dele, quando duo com esses que te falei é bem maior ( mas lembre que os dados da soloqueue é ruim, porque poucos jogam com ele, e muito menos são bons com ele) https://u.gg/ usa esse site,  você digita tahm, seleciona ele, e na frente do nome dele vc procura por "more stats" fica em cima de "ranked solo". e você ve o que estou tentando te falar.

Adc’s Ofensivos – Caitlyn, Corki, Ezreal, Kalista, Kindred, Lucian, Tristana, Twitch: 

Adc’s all win – Draven, Miss fortune

Adc’s Defensivos – Ashe, Jhin, Jinx, Kai’sa, Kog’Maw, Sivir, Varus, Vayne, Xayah

O Tahm faz mais com os ofensivos, ele é uma bosta com os de all win e não tão eficiente com os defensivos.

então, Ofensivos são aqueles que empurram a lane e geralmente ficam avançado, e que conseguem se livrar de um gank.

All win são aqueles que se iniciarem uma troca não conseguem voltar, é uma aposta alta

e defensivos são os que precisam  scalar, e não tem uma forma efetiva de se recuperar se estiverem fora de posição.

eu só incurtei a lógica dizendo, se vc bane tk vc não quer que o outro time responda a minha pressão. 

Você não explica o porque do Ban do Galio, por ele ser flex, não é, porque existem muitos bonecos flex:

Sion, Irelia,Aatrox, Jayce, Ziggs, Ryze, Viktor, Vladmir, Akali, Yasuo, Heimerdinger, Kennen, ...

Se o ban é por causa de não haver counter também é um erro porque ele tem muitos counters.

Galio mid> Viktor, Ryze, Akali, Azir...na lane

Galio mid counter global: Kalista, Ryze, dr mundo, Tahm kench, syndra, gragas,  singed, Malphite, akali.

Galio Suporte: Tahm Kench, Shen, Pyke, Nautilus, Braum, Fiddlesticks, thresh.

Galio suporte global> Kalista, Ryze, dr mundo, Tahm kench, syndra, gragas,  singed, Malphite, akali.

então, por counter também não é  fonte 

Então o critério que você apresentou dele não ter counter está errado, porque fico aberto muita coisa.

Eles não tiram por causa de counter, se cria uma estratégia em volta do tempo do jogo e com isso você consegue colocar personagens que juntos se organizam e estão sempre forte.

"A AF volta de Lucian, pois entende que a SKT vai ter que decidir contra o que vão jogar"

Então cara, não faz sentido, o Lucian responde o ADC agressivo porque ele da outplay, a Kalista é um ADC agressivo...  eu te dei a lista, checka lá. Man Wink

"A SKT decidiu lidar com a Kalista ou o Jayce (talvez teriam uma arma secreta ***deixando sylas open)."

Não é questão de decidiu lidar, você não pode prever o que o outro time vai pegar, eles não se conversam por trás.  A Kalista põe muita pressão, e eles querem segurar o jogo, porque a Afreeca pensa que a SKT está jogando pelo early, como fez no primeiro jogo.

"A AF interpreta que pode ir de: Sylas, Kalista ou Jayce. Ela bane LB por prever que vai dar prioridade na Kalista, e que não vai ter capacidade de lidar com ela (não menos que contra Jayce), uma vez que o counter está banido, a Lissandra."

Você precisa entender que cada personagem faz uma coisa no JOGO TODO, ele tem um campo de ação, que ele é efetivo, e isso que eu fallo, a LE BLANC coloca pressão no early e acompanha o jungle aliado em ganks... porque ela dá outplay... a lissandra countera a LE BLANC por EXATAMENTE não deixar ela rotacionar e dar outplay... Mas dinovo, existe muito mais bonecos que sabem lidar com a Le Blanc, o Sylas é um deles. ( não preciso por a lista de counter da Le Blanc para te mostrar que nenhum boneco é incounteravel) 

Por osmose, a AF escolhe Kalista (uma decisão estratégica, meta, com vantagem no bot por escassez de opções), assim, não foi a AF que preveu que iria jogar assim, foi uma decisão baseada na dinâmica dos picks e bans. *Antes dos picks e bans é só suposição, que o outro time também tem conhecimento.

Como escasses de opções? Ezreal é o melhor adc do patch... e ficou open... porque o EZ não consegue dar pressão na rota desde o level 1 ( ele precisa da GOTA)

A SKT volta com o Jayce, porque pode ser flex (top, jg, mid, ad), e ela quer concatenar suas escolhas sob uma perspectiva de pressão, e o Alistar porque ela já reconhece que está em desvantagem no bot (nada "telegrafado", é ESCANCARADO), porque ele pode dar peel, pode engajar, e serve também pra tirar das mãos da AF. Resumo, picks safes.

Como a SKT volta com Jayce porque ele é flex, já te mostrei que existe varios bonecos que por critério de flex é melhor... lógico que a duvida fica sempre no ar, mas é pela pressão do boneco no early game, o jayce perde power spyke depois do primeiro item, você pega jayce para garantir uma lane fase... o jogo não é feito de lane fase, existe um jogo todo, você tem que trabalhar com o jogo todo, não só com um momento....

Cansa ficar falando que banir e pegar para evitar flex é burrice porque existe muito flex. 

Mano como vayne é seguro? se ela não for protegida ela vira um cone, a coisa que a vayne menos é segura, tanto que tem que proteger ela...

então mano, eu louvo e acho incrível a sua dedicação em tentar contra argumentar, e ter lido o meu texto. Mas assim, eu não escrevi esse texto do nada, eu dedico muito do meu tempo estudando o jogo, eu abro o excel, vejo jogo, registro dados, leio foruns, vejo analises gringas, como falei, quero te add para te mostrar...

A AF errou por não ter uma estratégia, ela estava tentando responder a SKT o tempo todo, o erro foi na tentativa de de enganar a SKT fazendo eles deixarem open jungle, só que eles não tinham o dado da Talliah mid, e pelo jeito nem treinado ela, porque foi o primeiro pick dela no mid, esse jogo.

Não concordo com você. A postura da AF é não substimar a SKT em achar que só responder ela seria efetivo, a SKT é um time muito forte, precisa treino e estratégia. Me pareceu que eles só foram lá e tentaram ganhar no engodo, sem ter uma estratégia de time. 

queria convidar você para aprender o jogo em nível analítico. Não é divertido e pede muita concentração. Mas eu gostei da sua tentativa, respeitavel.

Bom, eu escrevi um belo texto pontuando as coisas, infelizmente não sei porque o forúm decidiu não enviar, nem me recuperar o que foi salvo. Assim, desisti de continuar.

Aronguejo

Já falei para você me ADD... nem ligo para ganhar discussão, me importa melhorar a comunidade.

me manda um email: n.spe@hotmail.com