cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Brasil no cenário internacional

Highlighted
Tropa

Brasil no cenário internacional

Bom, depois do banho de água fria de todos os anos, vamos lá, já faz um bom tempo que eu queria criar algo assim, e tenho certeza que não é a primeira vez que alguém puxa esse assunto. Eu acompanho o competitivo de Lol brasileiro desde 2013, onde o CBLol em si nem existia ainda, primeiro foi a paiN, logo em 2014 foi a Kabum, inclusive esse ano ganhamos da famosa Alliance, em 2015 tivemos a famosa campanha da paiN novamente, jogos que foram disputados, e aquele super jogo contra a CLG, apesar de tudo, nós tivemos uma chance real de passar e conquistar algo maior, em 2016 tivemos uma soberania absurda da antiga INTZ e a line up do "Exódia", fomos para o mundial, e logo no PRIMEIRO JOGO, ganhamos da EDG, eu lembro claramente do Toboco narrando esse jogo, e a euforia do chat com a vitória. A partir de 2017, claramente as pessoas já estavam mais que desanimadas com o cenário BR internacionalmente, tivemos a RED no MSI que foi aqui no Brasil, e o segundo split foi desanimador, todos os times estavam jogando mal, um time que tinha acabado de sair do Circuitão estava mais sólido saiu com a vitória, a Team oNe ganhou e nos representou lá fora, como sempre nada de relevante, em 2018 tivemos a sobenaria da Kabum, que novamente outro time que veio do circuitão, passou a mão em geral e acabou levando AS DUAS etapas do CBLol, nesse ano o mundial foi bem polêmico, fizeram todo um Hype com aquele bootcamp, e deu no que deu, não fizemos nada relevante e ainda vimos a mentalidade de alguns pro players, e agora no MSI tivemos a INTZ, 1/5, a pior campanha de um time Brasileiro lá fora, eu fiz essa "recapitulação" pois a discussão principal vem agora, "PORQUE NUNCA VAMOS BEM LÁ FORA?", sinceramente, eu to cansado, eu to cansado de ser cachota de gringo, cansado de botar Hype e apoiar um time, e chegar lá levando porrada na cara, perder pra uma região onde os caras mal tem UM LUGAR PRA JOGAR É UM ABSURDO, onde aqui temos gaming houses super equipadas, jogador tem tudo na mão, e mesmo assim não vamos bem, enfim, PORQUE NÓS NÃO VAMOS BEM? É simples e são várias coisas, vamos lá:

Nossa região é "isolada" das "top" regiões do Lol, é um fato, as melhores regiões são China, Coreia e Europa, enquanto isso nós temos o LAS e LAN perto de nós, e muito raramente jogamos contra eles, e não iremos mais, porque como a Riot já disse, não teremos o Rift Rivals aqui, eles atualmente são até melhores que nós levando em consideração a campanha no MSI de agora, em uma entrevista o Fallen, jogador de CS disse: " A RESPOSTA É MUITO SIMPLES, É O INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO QUE A TODO INSTANTE NO CS PASSOU A ACONTECER QUANDO NÓS COMEÇAMOS A VIAJAR PRA FORA, SE A EQUIPE DO LOL BRASILEIRA SÓ JOGA UMA OU DUAS VEZES COM EQUIPES DE OUTROS CONTINENTES QUE ESTÃO A FRENTE DO META QUE ESTÃO CRIANDO AS COISAS NOVAS ELES NUNCA VÃO GANHAR DELES, SENDO BEM SINCERO A CHANCE DE UM TIME BRASILEIRO DE LOL GANHAR UM TORNEIO MUNDIAL JOGANDO UMA VEZ POR ANO COM ELES É DE CAIR UM RAIO NA CABEÇA DE ALGUÉM" 
https://www.youtube.com/watch?v=1d5BGRQvegA&t=558s<

Outros fatores também não ajudam, como as atualizações grotescas no lol toda santa semana, o jogo é um, e em menos de uma semana ele tá totalmente diferente, quando os jogadores aprendem algo aqui, ele já não funciona mais, e as top regiões já sabem 4 5 ou 6 coisas relevantes na nossa frente.
Já não passou da hora de dar um BASTA nisso? Eu sei muito bem que isso é muito maior que nós, e que falar é extremamente fácil, mas chega, chega de se acomodar assim, os próprios casters estão cansados dessas campanhas cansadas do Brasil lá fora, os caras narrando quase não se aguentam de tão indignados, e quem dera se fossem só eles, uma boa parte da comunidade que tem um bom senso e sabe criticar e avaliar as coisas de um jeito racional também tá cansada disso.

*O resumo disso tudo, já não tá na hora de mudar esse formato cansado? Que tal for igual o CS, onde várias empresas realizam campeonatos internacionais, eles competem entre si o ano todo, e eu nem preciso citar que temos times Brasileiros que nos representam muito bem lá, e já ganharam vários títulos; ou que tal mudar o formato de atualizações? Chega de um patch novo toda semana, deixa o jogo fixo, deixa o jogo fluir, faça as alterações necessárias e pronto, mas parece que nem balancear algo eles conseguem, resumindo, tem solução pra isso, se é viável ou uma realidade, eu não sei, mas ficar nessa de cobrar de jogadores, não vai mudar nada, a comunidade vai continuar aumentando o ódio contra eles, contra os times que vão lá para fora, é claro que por parte deles poderia ser feito MUITO, MUITO MAIS, eu não to defendendo eles, e nem ninguém, até porque como eu mesmo disse uma região que mal tem lugar pra jogar Lol foi melhor que nós, então é um conjunto, do lol, do formato, e dos jogadores, e vamos parar de ser críticos e fazer algo pra mudar, criticar e cobrar sem fazer nada não adianta, e se nada puder ser feito, vamos ficar nessa de ser chacota de gringo, até quando? Eu nem sei se alguém vai ler isso tudo, mas eu gostaria muito que algo fosse feito a respeito do cenário como um todo, só assim teremos chances reais de algo relevante pra nossa região, obrigado.

10 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Brasil no cenário internacional

Uma solução seria trazer cérebros de fora capazes de prever as mudanças de meta, como o NA faz, mas aí você vê o caso do Tabe na Kabum e desanima... só mesmo se uma org br tentar um espaço em outra liga de fora pra ver se evolui. Mas com a franchise das principais ligas a chance disso acontecer é nula.

De qualquer forma tudo isso só serviria para contornar um problema muito mais profundo e dificil de ser resolvido, o problema cultural. O flanalista disse na stream dele nesse final de semana, que o principal problema dos jogadores brasileiros, principalmente da soloq, é a vaidade. Muitos desses jogadores com pontencial estão mais preocupados em aparecer na stream do Jovirone, Mandioca, Yoda etc fazendo uma jogada plásitca do que comprometidos realmente em crescer competitivamente. 

Agora, me fala. Tem como arrumar solução pra isso?

Eu acho que não. Nós, jogadores brasileiros, assim que temos uma qualidade rasoável, somos seduzidos pela visibilidade na comunidade. Eu comparo ao jeitinho brasileiro, que todos adoram condenar, mas na prática ninguem suporta a ideia de perder uma oportunidade de se dar bem. No fim das contas, a pessoa vai se autoenganar e acreditar que o que ela faz não é o errado. 

Não dá para subestimar a capacidade que uma pessoa tem em se autoenganar. Quantas  pessoas temos aí presas no prata achando que o problema é dos companheiros de time troll e feeders, sendo que a coisa mais fácil é sair desse elo? Esse é o ponto que mais me desanima, mas temos vários motivos também. È um problema bem complexo sem uma unica causa.

Outro ponto que acredito que seja um problema é a falta de criatividade dos jogadores br, que não tem uma leitura muito boa do meta. Sempre temos essa ideia de que o meta é uma escolha sagrada que deve ser respeitada, como se fosse uma autoridade oficial, sendo que na verdade o meta é um exercício mental contínuo de procurar as formas mais viáveis de se conquistar uma vitória.

Aí o cara ouviu um fulano dizer que x campeao tá forte e aquilo vira o santo graal, e o cara esquece todo o contexto do pq aquele pick tá forte, que é o que realmente importa!! Quando vemos outras pessoas querendo discutir o meta e procurar formas de vencer, ela é vista como lunática. Já vi muitos streamers tentando levantar essa bandeira, mas são prontamente ridicularizados por uma comunidade que, no fim das contas, quer ver yasuo solando riven. 

Arauto

Tanto faz, pior região ou campeão mundial, muda nada na minha vida nem na minha soloq. xD

Comissão técnica decente já é um avanço pro BR. Temos uma coaching staff de no máximo duas pessoas, sendo que às vezes um dos dois presta, às vezes nenhum.
Traz quem entende do jogo e dá condição de trabalho pro cara. Não faz a vergonha que a Kabum fez com o Tabe.
Um draft decente ganha jogo, uma análise decente ganha jogo, uma mentalidade diferente ganha jogo.
Você acha que os americanos da LCS são de outro mundo? Não, só estão cercados das pessoas certas.
Outra coisa, um ou dois KR por time é muito bom, porque querendo ou não eles trazem conhecimento.
Mas tudo isso que falei para em apenas uma coisa: INVESTIMENTO. Não temos isso no cenário pra grande parte dos times.
Aronguejo

Pior que não tem jeito , mesmo não mudando nada pra nós , a gente acaba torcendo , sla.. .tipo Copa do Mundo , já pararam pra pensar o quão ridiculo é ficar Torcendo, chorando ( em alguns casos ) igual um crackudo pra ver macho milionario chutando bola ?
Enfim , ainda quero ver uma boa campanha de verdade lá fora, é por isso que eu ainda boto fé no Flamengo pra esse mundial, eu vejo muito potencial neles ,acredito que atualmente são os mais fortes para representar o Brasil internacionalmente .
Aronguejo

Pois é, algo precisa ser feito, as organizações sentarem, conversarem ... porque sempre ir para la e ser derrotado, algo estamos fazendo de errado e repensar sobre o assunto é muito importante.
''Que nada lhe detenha, seja uma força da natureza'' - Yang

Essa questão de não estarmos perto de regiões boas, é desculpa.
Temos jogadores com falta de atitude e pensamento de campeões. O nosso cenário é composto por moleques mimados e cheio de ego(raras exceções e desses alguns já se aposentaram). As orgs dão tudo para essas "crianças"; casa, comida, roupa lavada, salários enormes. E pra quem tava em casa no PC só jogando Liga das Lendas isso deslumbra os caras.
Quantos dos nossos "pro players" ficam durante o split top 100 no Desafiante? poucos neh? Eles que reclamam da soloQ mais na maioria das vezes corre pro Twitter chorar com um print de um soloQ do Diamante1/Master. Quem são esses moleques pra achar que não precisam jogar soloQ???? O Faker mesmo achando ruim o balanceamento passou esses anos todos jogando todos os dias. E eu pergunto alguém aqui no Brasil tem metade do nível de jogo do Faker?
O jg do Flamengo veio e destruiu todos os jogadores profissionais no fim de semana no CBLoL, e ainda arrumava tempo durante a semana pra amassar a galera na soloQ. Agora vai lá e pergunta a ele se as partidas ruins tirou o impeto dele de continuar jogando pra melhorar.
Eu lembro de 2017, quando o Ayel falou que queria ser campeão mundial. Todos riram. Eu passei a admirar ele. São raríssimos jogadores que realmente tem vontade de ser campeões.
O comprometimento deses caras é menor que meu !@#. Pra eles basta manter um nível medíocre de jogo e ganhar um CBLoL pra manter seus salários e é isso.
O LoL brasileiro parou em 2016 quando aquela INTZ foi a equipe que mais chegou perto do nível de jogo de equipes grandes internacionalmente. Fizeram 1-6 sim, mas ali podiam ter feito tranquilo 3-3 ou 4-2. Mas resolveram de última hora mudar seus drafts e estilo de jogo que os fizeram ta ali, enfim...
Meu texto foi bem por cima e resumido, mas é só pra dar uma ideia.
Não vou expor a culpa das comissões técnicas.
Não for expor a culpa das organizações.
Vou almoçar agora.
♪ "...nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar..." ♪
Aronguejo

MANO EU QUERO MAIS É QUE SE-FOD@ ESSE COMPETITIVO, EU QUERO SABER É MAIS DO CLIENT QUANDO RESOLVER OS PROBLEMAS QUE ELE TA CAUSANDO, CBLOL É MEU OVO NA FRIGIDEIRA MANO, PORQUE MEU OUVIDOS SANGRÃO QUANDO OS CASTERS FALAM DE POLITICA NO TWITTER, DA VONTADE DE VOMITAR SDDS CBLOL DE 2015 AONDE OS CASTERS FICAVA CALADINHOS COM SEUS PENSAMENTOS IDEOLOGICO, É FAZIA O TRABALHO CERTO. MAIS FOD@-SE CBLOL AGORA PARCEIRINHO PODE 60 MIL PESSOAS TODA SEMANA OU DIA, SE TENTAREM VIM COM ESSES PAPO DE RECLAMAR DE TUDO, VÃO FALIR É QUERO MAIS E QUE TROQUEM ESSES APRESENTADORES DO CBLOL.
Aronguejo

a pior região, com os piores jogadores, isto que dá só pensar em grana, os profissionais nem se renovam, visto que os cars do circuitão dão um pau quando sobem nos antigos.

Pra mim o que falta é o desejo de dos players pela taça do mundial, os cara só tão afim de ficar fazendo stream e manter o salario.
Arauto

Não temos a vontade de vencer campeonatos e isso é notável na quantidade de proplayers mal colocados no Challenger. Num servidor onde streamer coloca conta top 10/20 e outros não chegam nem perto disso já é um problema por si só. Antes eu botaria a mão no fogo por alguns proplayers que demonstravam alguma vontade de ganhar jogos, hoje eu assino embaixo quando algum gringo fala mal de qualquer player daqui.
Falta sim jogar mais lá fora, mas se eles não tem nem vontade de jogar aqui, como que os empresários vão liberar a grana?
E garanto a você que o problema não é o meta, pois ele atualiza no mundo todo, cabe aos proplayers testarem e descobrir o que funciona ou não.