cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

O NECESSÁRIO ENFRENTAMENTO DO SIGNIFICADO DA PALAVRA ''MACACO''.

Resolvido
Highlighted

O NECESSÁRIO ENFRENTAMENTO DO SIGNIFICADO DA PALAVRA ''MACACO''.

Antes de começarmos, devemos falar que o preconceito, independente de onde ou da forma que vier, deve ser repelido com as mais duras penalidades.

Pois bem, a palavra macaco já deu suporte para justificar uma quantidade de Bans sem precedentes. Estimo, de forma humilde, que os banimentos por rage, não chegam nem perto dos banimentos que ocorreram por que o jogador A utilizou o vocábulo ora estudado e o jogador B printou abriu ticket alegando racismo. O que importa aqui é analisar se é racismo e se todas as penalidades se justificam.

É inegável que a palavra macaco quando dirigida a uma pessoa de pele escura tem conotação racista e é profundamente repugnável, devendo haver todo o rigor não só da administração do jogo de bani-lo como também da lei penal pátria.

Agora imaginemos a seguinte situação, JOGADOR A após se frustrar por perder a lane e ''não ter ajuda do jungler'' resolve fedar propositalmente e não ajudar mais sua equipe, no que o jogador B diz : cara você está agindo que nem um macaco.

É necessário perceber que o jogador B ignora a cor de A e que nesta situação o foco da palavra macaco é o comportamento pouco inteligente e integro do jogador A. A pergunta a seguir é imperativa : O JOGADOR B É RACISTA E MERECE BAN ?

Fica demonstrado assim que a palavra macaco pode ter conotação racista, mas que o que vai determinar isto é o contexto, não sendo ela por si só suficiente para banir o jogador. Assim ela também pode significar a falta de inteligência, o comportamento anormal, a falta de compostura, entre outras situações.

Claro que mesmo com o significado diverso do racista é desrespeitoso e deve ser evitado, entretanto utilizado neste sentido é um xingamento menos ofensivo que os que xingam a mãe, expressam desejo de morte, etc .

Logo a equipe da RIOT games deve se ater, na minha humilde opinião, no contexto do uso da palavra, pois muitas pessoas que não são racistas podem sofrer graves consequências por uma análise apressada.

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Highlighted
Dragão

Re: O NECESSÁRIO ENFRENTAMENTO DO SIGNIFICADO DA PALAVRA ''MACACO''.

Yeah, concordo. Já cheguei a ser reportado porque eu falei em um game "sai daí macaco".

O cara pra quem eu falei isso tava jogando de Wukong...
Já tomou seu café hoje?

Ver Resposta em Destaque no post original

63 RESPOSTAS
Highlighted
Dragão

Yeah, concordo. Já cheguei a ser reportado porque eu falei em um game "sai daí macaco".

O cara pra quem eu falei isso tava jogando de Wukong...
Já tomou seu café hoje?

Ver Resposta em Destaque no post original

Highlighted

Mano ja teve cara que tomou restricao pq chamou um que jogava de Wukong de macaco Jiahasahaiahajsbaka

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Highlighted

So pode ser meme kkkk
Nao da pra mandar "l4var l0uca" haiahauaahauaha

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Highlighted

Não importa, se quer chamar uma pessoa de animal fale outro nome simples.

A palavra macaco tem uma carga histórica PESADÍSSIMA e está enraizada na sociedade atual. Não faz nem 150 anos que a escravidão acabou no mundo, ainda existem avós que eram filhos/netos de escravos.

É muito recente pra querer desvincular a palavra "macaco" dessa conotação racista.
Quem usa tem ban merecido.

A abolição de uma palavra da língua portuguesa deve passar pelos gramáticos. Enquanto houver ela no dicionário não pode ser criminalizada por alguns a usarem de forma incorreta ou por alguns membros da sociedade se sentirem ofendido. Aliás quando a palavra macaco é usada em seu sentido habitual, ou seja não racista, isso diz mais sobre quem se ofende, no caso de ter o preconceito internalizado, do que sobre quem profere tal vocábulo.
Highlighted
Arauto

Rito gomes contrata ele!
Highlighted
Dragão

@Brave Bird 

Só é um pouco triste usar a palavra "macaco" sem intenção de ofender alguém (exemplo que dei) e ser chamado de racista.

Seu ponto é compreensível btw e eu concordo com ele.

Já tomou seu café hoje?
Highlighted

Amigo quando o mundo inteiro usa essa palavra que remete originalmente ao nome de um animal considerado inferior para ofender pessoas de outras raças por mais de 500 anos por causa de características físicas, essa palavra absorve uma conotação racista pro resto da vida.

A vida é diferente da teoria.
Esse seu argumento é a mesma coisa que tu fazer uma tatuagem de um palhaço bem grande no braço por só "gostar de palhaços" e ficar indignado por tomar um sarrafo da Polícia. Desde quando gramaticalmente palhaço significa pessoa que já matou ou faz apologia a morte de policiais????

Palavras e símbolos absorvem significados que deturpam seu significado inicial do papel, isso é natural da humanidade e precisamos entender isso!

Não adianta bater o pé e querer jogar a história no lix0 pra defender determinada palavra ou símbolo que acabou criando uma conotação ofensiva por causa de eventos históricos.

Highlighted
Dragão

@Brave Bird 

Ou usar uma suástica porque "originalmente era um símbolo sagrado no oriente" e reclamar de ser taxado de nazista...

Já tomou seu café hoje?
Highlighted

@Chokkus  escreveu:

@Brave Bird 

Ou usar uma suástica porque "originalmente era um símbolo sagrado no oriente" e reclamar de ser taxado de nazista...

Exatamente isso

Highlighted

Palavras não absorvem nada, O que absorve preconceito são pessoas. Não generalize, nem todo mundo usa da expressao macaco como racismo. Mas como vi que tens a necessidade de mostrar que tens a razão. Se eleja deputado ou senador e mude a lei penal para que taxe como crime a utilização da palavra macaco. Afinal a competência da legislação penal é exclusiva do congresso e não de sabe tudo do fórum. Ou entre para academia de letras e discuta com os maiores gramáticos a exclusão desta palavra amaldiçoada do nosso dicionário. Sei que para ti serás fácil. Até lá exerço o direito de faZer aquilo que a lei não veda, e escrever as palavras que os gramáticos utilizam. Claro, sempre deixando o preconceito de fora . Abraço.
Highlighted
Lenda

O famoso cada caso é um caso.
Highlighted
Tropa

Pois é, nunca usei Macaco como forma de agressão racista, sempre como forma de erm detalhar a inteligencia aparente de alguns individuos que entram comigo em partida. Outra palavra que vejo muito na minha tela, ehem, é "Primata"
Highlighted
Aronguejo

Não importa mano
Se tu pensa em negro quando eu falo macaco... kkk

Highlighted
Aronguejo

Nem adianta você falar isso para os jogadores, porque provalvelmente terão alguns que nem ligariam e falaria ''estou sofrendo racismo'', muitas pessoas que parecem não ligar para o interpretar vão simplesmente reportar. Jogador de League of Legends adora se vitimizar quando o assunto envolve qualquer ofensa ou coisas dentro do próprio jogo que levaram a ele a ser chamado de macaco, pode ter certeza que dá pra contar nos dedos quais pessoas vão lembrar disso e levar nesse contexto ao ser chamado de macaco antes de reportar e fazer ticket por racismo.
Highlighted
Dragão

Ai o cara joga de wukong e vc fala essa palavra, e alguém reporta sendo que talvez você só falou para o cara vir dar um gank ou não dar o gank ainda. Mas mesmo em outros contextos ofender nunca deveria ser uma opção, mas sim realmente tem vezes que acontece, o importante é aprender a não cometer o erro novamente e aprender a coexistir.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"

Highlighted
Tropa

Concordo
a unica vez que usei a palavra macaco no lol foi com um jogar de wukong
eu disse "macaco ganka bot ta dificil aqui" kk
Highlighted
Aronguejo

Cara, o tribunal do lol com pessoas elegíveis para o exercício de tal deveria voltar. Resolveria e MUITO aos bans justos e injustos.
Highlighted
Aronguejo

@Brave Bird 150 anos "VIRGULA", a escravidão de fato ainda não acabou, até podemos pegar o EUA como exemplo e colocar que a escravidão tinha acabado, mas não existia leis que defendiam os negros por lá. Até 1960~1964 você podia espancar um negro na rua que não tinha lei para punir.