cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

PERDER É TÃO BOM QUANTO GANHAR

Resolvido
Dragão

PERDER É TÃO BOM QUANTO GANHAR

Por muitas vezes já joguei jogos aonde a discrepância de qualidade dos times nem é tão grande. Todos tem potencial de jogar bem, de fazer jogadas bonitas e realmente carregar aquela partida, mas problemas ocorrem, erros são cometidos, as vezes falta sinergia, uma composição não está no power spike ainda e por aí vai. Ninguém joga mal, todo mundo tem dias melhores e piores, mas todo mundo joga pra ganhar.

O problema é que meus companheiros e colegas aqui da comunidade por muitas vezes desistem muito fácil, se preocupam mais nos erros dos aliados, perdem a cabeça (famoso tiltado) e se esquecem do objetivo principal do jogo que por mais que não concordem é sim de se divertir. A pressão é grande principalmente nas ranqueadas aonde os erros são frustrantes e as derrotas seguidas nos fazem não acreditar mais em nós mesmos. 

Por isso, em várias ocasiões acabamos desistindo sem nos esforçar de verdade. Se a partida for difícil, se for desafiadora, se encontrarmos obstáculos, a gente desiste e manda aquele GG aos 5 minutos de partida. Sem perceber que nenhuma, NENHUMA partida acaba até o Nexus cair e subir o enunciado derrota que tanto tentamos evitar.

Sem muito perceber que perder não é um problema, desistir é muito pior do que perder. “Vencer é ótimo, mas é na derrota que se cresce”. “Perder ou vencer, o importante é participar”. “O importante é competir”. São clichês repetidos aos quatro ventos, especialmente depois de uma derrota. Mas é dos clichês que podemos tirar as nossas maiores lições.

O DERROTADO E O PERDEDOR

Patterson é derrubado por Johansson (imagem acima)

Em uma competição esportiva, a derrota em si não define ninguém, a forma como se reage a derrota sim. Mike Tyson mordeu a orelha de Evander Holyfield enquanto perdia a luta. Por outro lado, o pugilista norte-americano Floyd Patterson foi derrubado sete vezes pelo sueco Ingemar Johansson em uma disputa do título mundial, antes do árbitro interromper a luta.

Em uma entrevista, dias depois, Patterson disse: “Eles falaram que eu fui o homem que mais foi derrubado, mas eu também fui o que mais me levantei”.

Patterson foi campeão olímpico, bi-campeão mundial dos pesos pesados e venceu Johansson duas vezes depois disso, ambas por nocaute.

Nas vitórias honramos as boas jogadas, aqueles que carregaram a partida, nossa raça, o suor deixado nos campos da justiça. E quando perdemos?

Nós perdemos juntos, não importa se eu joguei bem ou mal, se nossa equipe era melhor ou pior, quem jogou bem e quem feedou. A derrota é um remédio amargo, mas te faz melhorar. A derrota aponta os erros e os detalhes, que uma vitória poderia esconder. Sempre procuramos saber onde perdemos, mas quantas vezes sentamos e refletimos onde ganhamos. Temos que deixar o ego de lado e começar a nos preocupar em tirar o maior proveito das nossas derrotas, em entender melhor quais são os pontos que poderiam ser melhorados, entender que temos potencial mas erramos assim como os nossos companheiros que estão ali dando o seu máximo, mesmo que não seja o suficiente pra essa partida, juntos quem sabe consigam superar os desafios. E mesmo se não conseguirem estarão mais preparados para a próxima, a próxima e a próxima, até o dia em que poderá falar com o peito aberto:

Eu consegui! Eu joguei bem, eu alcancei o meu objetivo porque eu não desisti e continuei lutando, não para vencer e sim para melhorar.

A DERROTA ENSINA A GANHAR

E por fim deixo as palavras do mito Rock que dispensa apresentações:

"E não importa o quão durão você seja, você apanhará e ficará de joelhos se assim permitir. Nem você, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida. Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."

Por isso nunca desista! 

Sei que nem 1% dos jogadores brasileiros irá ler esse tópico, mas quem foi forte e seguiu até o fim, tente absorver essas ideias e repassar para os colegas, é só assim que vamos conseguir uma mudança em nosso cenário e vamos conseguir evoluir como pessoas e jogadores. Obrigado pela leitura, se sintam livres para acrescentar e me ajudarem nessa ideia para formentar o pensamento da comunidade a respeito de como reagir a derrotas. Abraços, Juuno.

#juntosporleague

Dream: sonho por um league sem surrender e que as vitórias e derrotas sejam divertidas, acirradas e recompensadas. Muitas pessoas não consegue entender e uma ajuda da Riot em amenizar e mostrar aos jogadores que vale a pena lutar até o fim mesmo que percamos seria revigorante para Legue. 

Créditos ao escritor Diego Dubard do PapoDeHomem, aonde me inspirei, editei, acrescentei e adaptei parte de um dos seus textos para a nossa realidade. 

EDIT: Acrescentando um vídeo que @dark5 fez sobre o tópico, lendo e dando a opinião dele sobre o assunto. Confiram lá.

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Dragão

Re: PERDER É TÃO BOM QUANTO GANHAR

Um exemplo, que acabei de jogar. Partida aonde o Udir estava 0/11 até pegar um abate no final do jogo. 

Galera começando a dar rage, palavrão daqui e de lá, linhas e linhas de rage.

Eu só fiz o meu jogo, digitei /muteall porque ninguém é de ferro e a curiosidade de ler o que está no chat acaba atrapalhando mesmo que eu não responda nada.

Mandei mensagens positivas como, dá de virar, vem aqui e faz isso que a gente ganha. Dei uma call de barão e de algumas lutas certeiras e viramos. Resultado, no final ganhamos e ainda recebi 3 honras, em um jogo que claramente estavamos sendo muito pressionados e meu time colocando a culpa inteira no Udir 0/11 com 5k de gold atrás do Shen do time adversário. 

Não digo que irá funcionar 100% das vezes, mas não precisa. O importante é como se comportar dentro do game e que tentes sempre ganhar, não importa o que aconteça. 

@Little Laura 

138 RESPOSTAS

É um belo texto, valeu por trazer para o fórum! ^^
Dragão

@Clockwork Jack Obrigado ^^ espero que o pessoal leia e consiga absorver o que tentei passar. 

Aronguejo

texto bacana, é isso aí
Como os porquinhos grunhirão. Quando souberem como o velho Javali sofreu
King Ragnar Lothbrok
Arauto

Ótimo texto Juuno, extremamente enriquecedor. Fica de lição para muita gente que queira pegar isso e levar pra vida no geral. Pra muita gente é difícil adentrar mesmo na cabeça, mas quem sabe um dia se pegue lendo e começando a reconhecer muita coisa... Já é um grande passo.

Há sempre um novo dia pra recomeçar!

Não me vem com sermão, não. To ligado do rage que vc deu ontem.

Dragão

@Sirian @GosmaFeliz Obrigado, que bom que gostaram!

@BurningInFire Sermão, aonde? E eu não dou rage não, abraços.

@Junnosei não, hein? Eu acho suspeito esse tipo de tópico. Nada contra.

Dragão

@BurningInFire É só um tópico baseado na observação e reclamação da maioria dos jogadores.

E claro da minha própria experiência, de jogadores desistindo aos 5 minutos de partidas por ter morrido 1x e falar:

"Não vou perder tempo com esse jogo (palavrões e mais palavrões), vou dar banho no meu dog."

Exemplos do tipo, que desanimam os jogares e não conseguem entender qual o real ponto do problema.

Se eu fosse rage ou quisesse dar sermão, não perderia meu tempo escrevendo esse tópico. Com o intuito de formentar a comunidade a ter um pensamento mais crítico sobre sí mesmo e um espírito esportivo mais saudável e competitivo. Escrevia algo como: Devolvam meus pdls, e palavrões mais palavrões. Ah, claro, em Caps Lock. 

Cuida com as falácias do espantalho, dá uma lida com carinho de novo, sei que consegues tirar algum ponto positivo pra tua vida, ou pelo menos para alguns jogos que tiveres. 

É juntos que conseguimos a mudança, abraços.

#juntosporleague

@euJuuno Justo. E continua com a mudança ai.

Francamente, um excelente texto e com certeza um dos menos valorizados do fórum.
Com certeza irei tirar ensinamentos dele leva-los pra hoje em diante.
Parabéns meu amigo, você é destaque na comunidade.
Dragão

Obrigado  @Amo o Roadhog só tentando ajudar do meu jeito.

E postei hoje, em breve o pessoal vai dando uma atenção, texto mais longo e tals.

Mas claro que, nádegas >>> resto.

Sad but true hahahahaha

Tirando as menções de boxeadores que não conheço e nem me inspiram, gostei do texto!

Muito bacana!
Dragão

@II Benihime II Foi só uma analogia, sobre se entregar e reagir de forma errada e sobre cair e nunca desistir de forma limpa. A galera acha que é um problema recorrente do League, mas não é não, por isso quis deixar o exemplo. E muito obrigado! 

Off: comecei a 3 semanas a lutar Muay Thai, acho que é o motivo de querer utilizar esses exemplos específicos haha

O que aliás ajuda muito até no League, exercícios, foco e responsabilidade. Corpo saudavel mente sadia.

Arauto

@euJuunoescreveu:

@II Benihime II Foi só uma analogia, sobre se entregar e reagir de forma errada e sobre cair e nunca desistir de forma limpa. A galera acha que é um problema recorrente do League, mas não é não, por isso quis deixar o exemplo. E muito obrigado! 

Off: comecei a 3 semanas a lutar Muay Thai, acho que é o motivo de querer utilizar esses exemplos específicos haha

O que aliás ajuda muito até no League, exercícios, foco e responsabilidade. Corpo saudavel mente sadia.

Oi,*tutubao*? meu cachorro pediu imagens do seu físico pra ele avaliar (-͡°-͜ʖ-͡°)

Aronguejo

@euJuunobom post, mas como eu sou desistente, depressiva, triste e afins eu me rendo aos 15!

Anyway eu vou te eleger como minha inspiração a partir de hoje, hahaha

Obrigada por esse belo post :3

Dragão

@Envy Ada Sei que é brincadeira hahaha mas tenho namorada moça.

Arauto

@euJuunoescreveu:

@Envy Ada Sei que é brincadeira hahaha mas tenho namorada moça.

Tudo bem é só brincadeira mesmo hihi

Dragão

@Little Laura Isso, esse é o objetivo, que sirva inspiração. Não desiste não, tenta aprender nas derrotas, aproveitar o jogo mesmo que não esteja ganhando. Tenho certeza que se tu focar e não desistir tu vai vencer algumas. Se de 10 partidas que tu desistiria tu vencer 2, 3, já está no lucro, além de aprenderes mais pra aplicar nas partidas que serão vitórias certas. Não tens nada a perder, quem desisti é que sai perdendo. Obrigado e animo!!! 

em uma luta de boxe voce esta 1 contra 1 no lol voce esta 5 contra 5 dai vem alguem passa 3 min e quita dai voce nao pode dar remake e tem que dar ff aos 15 eai perder é bom? hEUHEuhEUHEuehUEhueHU