cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Junglers Podem Farmar Na Rota???

Tropa

Re: Junglers Podem Farmar Na Rota???

Dependendo da situação, sim!
Há momentos em que isso é vantajoso tanto para o próprio jungler quanto para o laner, como para ajudar a avançar a wave até a torre inimiga após um gank bem-sucedido, quando o laner morreu e a wave será farmada pela sua própria torre(assim ninguém ficará com o XP), e, por final, quando o late game chega e os laners já estão full build enquanto você não está.
Por outro lado em certas situações isso pode atrapalhar, e muito, o laner, levando-o a, até mesmo, perder a lane. Já que se isso ocorrer incorretamente seu laner ficará atrás no XP e no gold e, consequentemente, o inimigo dominará a lane, abrindo possibilidade para dar roamings e distribuir tal vantagem para o resto do time.
Resumindo, isso pode causar um snowball daqueles!

Sim. ue! Tudo na vida tem um preço, inclusive o gank.

É bem complexo, pois cada caso é um caso.

Antes de mais nada, é MUITO IMPORTANTE que vocês aprendam sobre como funcionam as rotas, saber quando uma wave vai avançar ou recuar. Visto isto, vou falar por partes:

Farmar quando seu aliado está morto ou na base:

Quando seu aliado está morto ou na base, o jungler só deve farmar nestes casos:
1 - Dando apenas o last hit (não importa onde estiver a lane):

O jungler pode farmar sua lane dando apenas o last hit, que não vai mudar nada na sua rota. Isso é usado quando a lane está freezada, ou está criando um slow push pra torre aliada. Também é usado as vezes em baixo da sua torre, quando seus minions já estão batendo nos minions abaixo da torre.

2 - Puxando a wave (atacando com as skills sem dó nenhuma):

Primeiro, que fazer isso em um elo baixo é arriscado, visto que o laner não vai entender o que está acontecendo. Porém, você deve fazer isso em dois casos:

2.1: Quando a wave estiver avançando e/ou quase na torre inimiga:

A wave irá parar na torre inimiga, e isso causará um reset na wave, impedindo um possível freeze do inimigo. Como sua wave estava puxando pra torre inimiga, você(laner) iria acabar perdendo aqueles minions igual.

2.2: Quando a wave estiver na sua torre, e/ou seus minions ainda não chegaram nos minions que estão batendo na torre:

Você ataca rapidamente para impedir que os seus minions cheguem nos que estão atacando sua torre, porque isso criaria um slow push pra torre inimiga.

Farmar quando seu aliado está na lane:

Você só deve fazer isso após um gank bem sucedido (tirando flash/summoner spell/ult, ou até dando/pegando kill. Agora, entendam que nem sempre isso é o melhor, já que o jungle perdeu experiencia e ouro dando um gank que acabou falhando, mas isso que estou dizendo em geral é pra SoloQ. Se você tira algo do inimigo, aquele farm que você pegou compensa, porém se não tirar nada, seu aliado não vai pensar que está ajudando o time dele todo deixando você pegar farm, ele simplesmente vai pensar "esse idiota nem sabe gankar e ainda veio roubar meus farms.".

Posso tirar algumas dúvidas se precisarem, não está exatamente bem explicado, mas se quiserem dou umas dicas sobre controle de wave.

Aronguejo

Claro que Sim o Jungle tem todo direito !! Algumas pessoas não entendem !! Mais aqueles minions que seu alido vai perder pra torre pois ele voltou base !! O jungle pode sim farmar de boa !! Eu sempre deixo meu jungle farmar 3 minnions quando vai me gankar e o ganke não é bem sucedido pois sua viagem não será em vão e deixo também quando vejo que vou perder os minnions pra minha torre, ele tem a otal liberdade para farmar os minnions !! Não só vc precisa ficar forte o jungle também pense nisso !!

Bom, até pode sim. O problema é os junglers passarem na sua rota pegando XP sem te ajudar em nada, te atrapalhar, fazer você ficar atrás e depois no fim do jogo te reportar e dar rage em você.

Aronguejo

Sim, se for pra avançar a rota

Existem horas certas obviamente se seu aliado morreu e vai demorar uns 16segundo para retornar puxar a rota até a torre inimiga é uma boa ideia. Porém, se seu aliado já esta quase chegando na rota puxar ela só vai deixar ele em modo ''batata'' como eu digo pois, ele não vai ter o que fazer e você tecnicamente abriu brecha para o jungler inimigo o gankar. 

Resumindo: Tem hora certas.

Rex tremendae majestatis
Qui salvandos salvas gratis
Salve me, fons pietatis
Salve me, fons pietatis

Antes de tudo, ótimo post. Essa é uma dúvida recorrente entre jogadores. Jungler deve sim farmar a lane em algumas situações, mas não deve ser aquele master yi que passa na sua lane, smita a catapa e sai fora *cof, cof*. Existe o termo "Tax", que funciona da seguinte forma. Quando o jungler acerta o gank e fica com a kill pra ele, não há necessidade de fazer o Tax, que seria pegar os minions da rota,mas pode sim ajudar a empurrar os minions pra de baixo da torre inimiga, assim como o suporte faz quando o adc pega uma kill na botlane. Porém, se o contrário aconteça e o jogador da rota fique com o abate e o caçador fique com a assistência, o jungler deve, sim, farmar a wave que estiver na rota. Você perdeu 30 segundos da sua selva indo em uma rota ajudar o seu aliado, nada mais justo do que cobrar uma taxa pelos seus serviços.
Highlighted
Tropa

Sim, Tax é traduzido literalmente como "Imposto", e é bem isso. Ele te presta um serviço (gank, kill, tirar flash adversário) e você o paga de alguma maneira (minnions)

No meu caso quando vou dar um gank e ele não dá certo porque o amiguinho da lane n acompanha eu smito a catapa só pra ele ficar ligado 

@No 0ne Knows escreveu:

No meu caso quando vou dar um gank e ele não dá certo porque o amiguinho da lane n acompanha eu smito a catapa só pra ele ficar ligado 

Qunado o jungle faz isso eu coloco um monte de interrogação em cima da cabeça dele, é muito chato isso, porque minha cataputa? Quem manda o jungle ser um ninja vai gankar tão invisivel que nem os aliados conseguem ver.

Quando o gank dá certo e se mata o oponente é bom ajudar a puxar a wave de minions pro inimigo perder exp, mas caso contrário é melhor só sair e deixar a lane como tava, dar aquele smite na catapulta n vai ajudar em nada seu companheiro de equipe.
Aronguejo

Depende da situação:

1 - Rule of thumb: Se a lane está na vantagem no geral é interessante manter ela congelada, daí puxar a lane se torna um problema (a menos que você queira preparar um dive quando o laner voltar, ou pressionar outro objetivo, ou caso ele queira fazer roaming). Caso seu aliado esteja em muita descantagem, puxar a lane pode ser o último prego no caixão (perder farm/risco de gank), analise conforme a situação;

2 - Sem disperdício: caso o farm esteja sob a torre (sendo morto pelos tiros dela) mesmo que o "dono da lane" não queira puxar, você pode farmar dando last hit para que a XP não seja disperdiçada (qualé, um jg com mais XP é um jungler feliz);

3 - Após um gank bem sucedido contra um adversário sem TP: PUXA A DROGA DA LANE (a menos que seu laner sea um Nasus ou algo que dependa muito de farm);

Aronguejo

Como diria o Rodil, é o preço do gank
Tropa

Sinceramente acho que depende MUITO da situação. Se não for atrapalhar seu laner e ajudar o adversário em questão de controle de wave, não vejo problema.

Eu farmo e pronto , não quer gank ? Dê algo em troca 

Quer viver para ser lembrado , ou então morrer sumiu (8)

Já vi muito neguinho brigando por isso heuheuheuheu, mas falando sério agora, são poucos os casos em que é ideal o jungler farmar na lane, como no caso da morte do laner ou para negar ouro e experiência depois de um abate ou uma ida forçada à base, de resto acredito que o ideal é deixar que o laner fique com a experiência/ouro sozinho.

Sim jungle pode farmar na rota mais tem hora pra isso acontecer, se a pessoa do seu time morrer e as tropas inimigas tiver na sua torre farma, porque torre não ganha gold então não faz mal você pegar, se você e seu aliado matar o player inimigo e quiserem adiantar a rota pra levar a torre também farma, tem hora que da pra farmar mas se você acha que pode atrapalhar seu amigo farmando então não farme tenta freeza a lane pra ele etc. 

Tropa

Aronguejo

se for um daqueles malditos jungler power farm que so passam pra farmar então não.