cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Guia Iniciante

Aronguejo

Guia Iniciante

Estou repostando neste forum o Guia Iniaciante, uma vez que foi mencionado que o outro forum ficará fora de uso e esse tópico não foi movido para o novo. 

Por já ter tido contato com diversos jogadores que utilizaram o Guia Iniciante do outro fórum, espero que continue ajudando neste. 

------------------------------------------------------------

Oi pessoal.

Sou o Ironwill, não sou high elo, não sou streamer nem nada.
Sou um jogador que joga casualmente e as vezes busca ajudar iniciantes no jogo (jogando, apontando onde estão errando e o que podem fazer para melhorar).

Pela minha experiência com jogadores iniciantes (os realmente iniciantes, não os smurfs, não os Bronzes, Pratas, Ouros que são considerados iniciantes por não estarem no Platina+) e também por já ter sido iniciante em 2013, venho aqui colocar um guia básico para os iniciantes terem uma melhor noção de como melhorar no jogo a ponto de não achar um cara Bronze "smurfando" em uma conta low lvl uma coisa absurda de dificil.


Antes de tudo, o LoL é um jogo estratégico, não é um jogo de FPS onde simplesmente ter mais kills ganha a partida. Busque ter o foco em objetivos e em farmar (explicarei mais adiante no texto)


1 - Jogue sem se preocupar com a vitória

Não se preocupe em VENCER, se preocupe em APRENDER.
Para tal:
- aprender o mapa,
- os tipos de dano,
- leia as skills,
- leia os itens na loja,
- conheça seu campeão,
- apertar TAB e leia os items do pessoal do seu time e do time adversário,
- aprenda a perceber o mini-mapa,
- aprenda a farmar,
- aprenda do que é o META (Most Effective Tactics Available),

  • Aprender o mapa faz toda a diferença, pois você deve saber além do basico (Top, rota do topo; Mid, rota do meio; Bot, rota inferior; JG ou Jungle, todas as areas que ficam entre as rotas).
    Deve aprender onde se encontram os buffs (RED e BLUE) e os tempos deles assim como para que esses buffs servem.
    Deve aprender onde se encontram os objetivos maiores, como Dragão, Barão e Arauto e os tempos deles assim como para que esses buffs servem.
    Deve aprender os caminhos da JG para saber como se mover, se posicionar e se proteger nas rotas e como caminhar pela JG.

  • Os tipos de dano é importante porque define os itens que você vai comprar e como vai utilizar seu campeão.
    Tem o dano AD, que é o dano fisico ou Attack Damage, dano de ataque. Pode ser bloqueado por Armadura.
    Tem o dano AP, que é o dano mágico ou Ability Power, poder de habilidade. Pode ser bloqueado por Resistência Mágica
    Tem o dano real, que é um dano diretamente no HP, vida, do alvo, não sendo considerado dano AD nem dano AP e não sendo bloqueado nem por armadura nem por resistência mágica.

  • Ler as skills é importante pois ali se encontra tudo que você pode fazer com seu campeão, além de clicar em cima e usar Auto-Ataque (AA) no adversário e tropas. Conhecer suas skills, além de conhecer os alcances das skills, faz muita diferença. Busque ler também para aprender as melhores combinações em sequencia de habilidades para poder fazer jogadas com o campeão que está jogando.

  • Ler os itens na loja é importante porque sem saber o que os itens fazem, eles são apenas números de ataque, defesa e vida . . .e nada mais. Muitos itens tem passivas que, se não forem bem entendidas, podem não ser adequadamente utilizadas.
    Construir os 6 itens é muito importante e isso se chama montar sua "build".
    Os itens podem ter atributos normais, passivas e ativas.
    Os atributos normais são atributos que mudam diretamente os stats basicos que seu campeão utiliza.
    As passivas são efeitos que são realizados automaticamente, quando atingidas as condições.
    As ativas são efeitos que precisam ser ativados pelo jogador, caso contrário não tem nenhum efeito.
    Os itens podem ser combinados na build, como  e  onde o  garante dano e % de chance de acerto crítico mais % de acerto crítico extra e o  garante roubo de vida, dano, velocidade de ataque e tem uma ativa que causa dano e lentidão no alvo. Torna-se um kit forte para muito campeões, porém não fica tão forte em vários outros pois esses 2 itens são importantes para certos campeões que dependem de ataques básicos, AAs, para causar dano e campeões magos ou tanks conseguem melhor efetividade com outros itens, o que nos leva ao próximo item.

  • Conheça seu campeão, pois é com isso que tudo vai fazer diferença.
    Se você já leu as skills e já conhece os itens, já tem uma pequena noção para realmente entender seu campeão.
    Se seu campeão não tem mobilidade nas skills, significa que ele tem de andar até o alvo, ou andar para recuar ou se reposicionar, o que significa que é um campeão de alto risco que não admite erros de posicionamento e tomadas de decisão.
    Se seu campeão tem mobilidade nas skills, significa que ele pode chegar mais facilmente no alvo ou esquivar de habilidades do adversário com maior facilidade e isso é algo que faz muita diferença (tente guardar as habilidades de mobilidade de seu campeão para momentos de perigo, porque se você gastou a habilidade para chegar no alvo, sobrará apenas  ou  para você poder esquivar e se salvar e, caso não tenha, você arriscou tudo para causar mais um pouco de dano e quem sabe conseguir uma kill).
    Se seu campeão tem habilidades que causam dano à distancia, sem se comprometer, use-as para causar o máximo de dano possível no adversário de uma posição segura (mas não fique utilizando de qualquer maneira pois as habilidades tem tempo de recarga e, na maioria dos campeões, tem custo de mana. Ficar com as habilidades em CD, Cooldown ou tempo de recarga, ou ficar sem mana, pode tornar seu campeão inútil por bastante tempo se ele depende das habilidades para ser efetivo.
    Se seu campeão não causa muito dano, verifique se ele não é um tank.
    TANK: referência aos tanks militares, que são eficientes por aguentar muito dano e conseguir seguir adiante no campo de batalha mesmo em locais hostis onde as tropas não poderiam prosseguir. Fazem a linha de frente.
    Se seu campeão for um tank, Você tem de se preocupar mais em sobreviver do que causar dano. Normalmente o dano dos tanks vem dos itens de tank, como    , porém há itens que mesclam dano AD e Armadura, dano AD e Resistência Mágica, dano AD e dano AP, Resistência Mágica e Armadura. Tudo isso pode fazer toda a diferença para a melhor utilização, de maneira mais efetiva, de seu campeão.

  • Apertar TAB e leia os items do pessoal do seu time e do time adversário é importante pois ali você tem a noção do que realmente está mais te causando dano, os campeões e habilidades que deve focar mais em evitar e inclusive o que buildar, quais itens fazer, para conseguir fazer mais e melhor durante a partida.
    (quando morrer, vai aparecer um botãozinho no topo da tela, indicando os danos que foram causados, quem causou o dano e o que causou o dano)
    Caso um certo campeão, com uma certa habilidade, esteja sendo a maior fonte de dano, busque ir para cima apenas quando você viu que ele utilizou aquela habilidade em alguém ou quando ele já errou a habilidade.
    Lembre-se que as habilidades tem tempo de recarga, algumas CD alto, outras CD baixo então, não pense que porque ele utilizou uma vez não pode utilizar novamente pois ele pode inclusive recuar até que a habilidade dele esteja pronta para utilizar novamente.
    Caso você seja um tank, verifique o que está mais te causando dano para saber o que deve fazer de item, visando ou matar mais rapidamente ou sobreviver mais tempo.

  • Aprenda a perceber o mini-mapa, pois possibilidades de jogadas estratégicas e perigos podem ser percebidos pelo mini-mapa, assim como pode ser percebida a estratégia do time adversário.
    Por isso mesmo, as wards (sentinelas) são importantes.
    Aprenda a wardar para se proteger.
    Aprenda a wardar para proteger seu time enquanto se move de uma rota para a outra
    Aprenda a wardar para prteger seu time enquanto ele faz um objetivo (Dragão, Barão, Torre ou Inibidor adversário).
    Aprenda também onde seu adversário pode wardar para saber onde deve retirar wards. Você pode destruir wards do adversário com    que te garantem visão das sentinelas e permitem que vc as ataque, destruindo e tirandoa visão do time adversário dali.
    Vale lembrar que as sentinelas normais tem tempo de vida e se auto destroem após passado esse tempo, retirando a visão da area.

  • aprenda a farmar.
    Farmar é matar tropas.
    Farm é a quantidade de tropas que você matou.
    Farm ideal: 10/minuto (100/10 minutos, 200/20 minutos, 300/30 minutos . . . )
    Aproximadamente, cada 13 tropas que você matar da o equivalente a 1 kill (13 tropas x 20 ouro = 260 ouro) e é possível ter o farm ideal, ou até superior ao farm ideal.
    Se você quer ver quanto ouro deixou de conseguir, basta fazer as contas:
    Você farmou durante a partida: 127 tropas, 2540 ouro.
    Tempo de partida: 27 minutos.
    Farm ideal: 270, 5400 ouro.
    Quanto você deixou de farmar: 143 tropas, 2860 ouro.
    Ou seja, você deixou de ganhar o equivalente a 11 kills durante a partida, onde poderia ter quase montado mais um item.

  • Aprenda do que é o META (Most Effective Tactics Available).
    Não que você não possa "inventar" . . . poder pode, mas tem um motivo para o META existir, que é facilitar sua vida e permitir que utilize as melhores ferramentas para ser mais efetivo e conseguir ajudar seu time a vencer a partida.
    Existem diversos sites que mostram os METAs e como utilizar, existem diversos videos e, caso queira verificar o META atual, assista ao cenário profissional do League of Legends.


2 - Não se preocupe em chegar no nível 30 para jogar rankeadas

Mesmo chegando nível 30, com os campeões em quantidade necessária para ir rankeada, não vá.

Treine mais, jogue mais normal game e inclusive outros modos de jogo se fizer você se sentir mais a vontade para testar outros campeões e builds, e aprenda mais sobre o jogo.
Na partida rankeada, os jogadores vão buscar fazer o melhor deles para conseguir a vitória e, mesmo que o melhor deles não seja o suficiente, não quer dizer que o seu melhor tem também de não ser o suficiente.
Vale lembrar que sempre que você sentir que precisa treinar, não precisa continuar indo rankeada uma atrás da outra. Até determinado elo você não perde PDLs (Pontos de Liga) por não jogar rankeada.

Pense que, por exemplo, se você não consegue vencer, com facilidade, em uma partida personalizada 1x5 Bots iniciantes no Summoners Rift (sem nenhum amigo nem bot no seu time, você sozinho contra 5 bots), não conseguirá jogar o suficiente para se comparar a um Bronze 5, que é o elo mais baixo das partidas rankeadas.


3 - Aprenda que há diversas posições no jogo e que você não vai poder jogar sempre em apenas uma

Conheça as outras posições e aprenda a jogar em pelo menos mais 2 posições, nem que seja aprender o mínimo possível para conseguir se virar sem ficar muito para trás na partida, pois nem sempre você vai conseguir jogar na posição que gosta mais.
Aprender todas as posições te da vantagem estratégica, pois se você conhece o que as outras posições fazem e precisam fazer durante a partida, você conhece as ferramentas que o adversário e que o pessoal do seu time usam e pode usar isso a seu favor, para momentos de gank (GANK: quando você ajuda ou recebe ajuda de outra lane, de outro jogador que está em outra posição na partida) e controles de objetivo.


Isso tudo é o básico e faltou muita coisa, mas espero que ajude aos iniciantes terem uma melhor visão do que é o League of Legends, de como começar a treinar e melhorar.

 

4 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Guia Iniciante

4 - Atitudes do jogador e aproveitamento nas partidas

Uma coisa é o jogador já ter experiência e estar perdendo porque cometeu um ou dois erros ou porque o adversário simplesmente é melhor, outra coisa é o jogador estar perdendo porque não tem a noção.

Se o jogador não tem a noção (ou seja, se ele esta achando que sabe jogar ou treinando na rankeada), reclamar, dar rage ou qq coisa similar não adianta de nada, pois ele já deveria estar treinado ali na rankeada e não treinando. Caso seja um normal game, até é normal o jogador não ter experiência e estar treinando, melhor (pra ele mesmo e pros outros) do que fazer aquilo na rankeada.

De qualquer maneira, há 4 tipos de atitudes dos jogadores:

  • Passiva: jogador que, apesar de ter alguma confiança, joga recuado, até com medo de entrar em combate. Pode ter chance de farmar melhor mas é mais suscetível a tomar ganks e dives porque fica visível que esse jogador não consegue fazer a trocação de dano. Esse tipo de jogador tem problemas se tiver de jogar agressivamente.

  • Agressiva: jogador que tem confiança excessiva e joga avançado, que não aceita se deixar pressionar e não aguenta ficar sem pressionar. Pode ter chance de vencer a lane mas tb é suscetível a tomar ganks e cometer erros de fazer dives quando não deveria. Esse tipo de jogador tem problemas se tiver de jogar passivamente.

  • *Caça (agressivo/passivo): apesar da referencia a "caçador da selva", o "JG", não é dele que estou dizendo, é jogador que, mesmo na lane, faz jogadas de maneira passiva e depois agressiva, buscando forçar o jogador adversário a cometer um erro, a cair na armadilha dele. Pode ser que de tudo errado e ele perca a lane, pode ser que de certo e ele faça o jogador adversário perder a lane e até se perder, perder a confiança, porém o que não pode é atrapalhar o ritmo desse jogador que esta fazendo essa atitude de bait, pois se ele não estava contando com o gank, por momento, posicionamento do adversário ou mesmo tempos de recarga, não adianta querer gankar, e não adianta tb querer forçar esse jogador a ser extremamente agressivo, ou a parar de ser agressivo as vezes e ficar passivo na lane.

  • Medo: jogador que após ter tomado pressão ou não ter conseguido colocar pressão (ou mesmo jogador que já vem dessa experiência de outras partidas) perde a confiança e fica ali, aguardando a oportunidade depois dos 14, 16 minutos nas team fights e não é difícil esse jogador não fazer nada mesmo na team fight, principalmente se o time adversário estiver melhor.

Não adianta tentar forçar a atitude passiva de um jogador, não adianta tentar forçar a atitude agressiva de um jogador e não adianta tentar forçar coragem num jogador que esta com medo. As coisas tem de fluir.
Normalmente:

Atitude Passiva
- se vc fala pra um jogador passivo que ele deve ser agressivo, ele te chama de noob, fala que não vai ficar indo pra morrer e mesmo que 2 jogadores gankem pra ele ele vai ficar mais recuado e perder o momento do gank (mesmo que ele tenha pedido o gank) porque não é assim que ele joga. O jeito é contar com ele pra:
1) entrar atrasado na team fight, mas uma hora ele acaba entrando
2) limpar as lanes em um possível split push
3) ajudar a defender quando o time adversário estiver pressionando
Então, apesar de tudo, ele ainda pode ter utilidade mesmo sendo tão passivo que chega a temer o combate. Todo mundo, encurralado contra a parede, uma hora reage e talvez com mais força do que o esperado, porque não tem mais pra onde fugir (óbvio que tem aqueles q simplesmente morrem mas . . \o/ )
Se esse jogador resolveu criar coragem excessiva, ele vai ir pra cima feito doido sem saber direito o que esta fazendo nem o q esta acontecendo, porém . . .
1) vai iniciar a tf ou focar qq coisa assim q alguém iniciar um ataque no adversário
2) vai querer sair forçando tudo quanto é objetivo
3) vai querer ir pra cima mesmo tomando pressão
Quer dizer, vc vai poder contar com a birutice desse jogador pra ou servir de isca, ou servir de fonte de dano se for um ADC ou Mid (talvez até fonte de isca mesmo sendo ADC ou Mid se ele resolve ficar iniciando as tfs). Caso esse jogador fique vagando pelo mapa e sendo pego, ele pode ser usado como distração enquanto seu time faz outras coisas, defender, levar objetivo, cercar o time adversário . . . Até essas criaturas tem alguma utilidade se souber aproveitar (porém 4 birutas no time não da).

Atitude Agressiva
- se vc fala pra um jogador agressivo que ele deve ser passivo, ele te chama de noob, fala que não vai ficar entregando a lane dele e mesmo que ele fique 0/10 em 10 minutos, ele vai culpar o jg, o sup, o mid, o top, não vai admitir que esta errado e vai continuar fazendo a mesma coisa ou vai quitar. Boa parte dos jogadores (do Ouro pra baixo deve contar +- uns 70% a 80% do servidor e próximo de 50% desses é assim) é dessa maneira e prefere ficar agressivando independente da situação, ou fica gankando agressivamente quando não vê o HP do aliado, não ve se o aliado tem ult, feitiço de invocador, mana ou qualquer outra coisa que possa ser utilizada para poder acompanhar o gank. As vezes o jogador começou a jogar defensivamente, de forma passiva, e o outro chega com tudo esperando que milagrosamente, uma Jinx com 10% de HP e Mana seja capaz de se meter no meio do rolo só porque o JG ou o Mid pingaram avisando o gank e a Jinx "supostamente" era pra estar ali aguardando eles (quando a Jinx tb pode ter tomado a pressão, até um gank talvez, e ficou viva mas no toco de HP).
No caso, ele vai funcionar inversamente do que o jogador passivo funciona, nas mesmas bases.
1) vai iniciar a tf ou focar qq coisa assim q alguém iniciar um ataque no adversário
2) vai querer sair forçando tudo quanto é objetivo
3) vai querer ir pra cima mesmo tomando pressão
Então vc vai poder contar com ele pra alguma coisa depois, porém, se ele perder a confiança ou acabar se forçando a jogar passivamente . . .
1) pode acabar quitando a partida ou ficar afk/trollando porque pra ele o "sentido da partida" já se perdeu
2) entrar atrasado na team fight, mas uma hora ele acaba entrando e talvez saia feito um doido atrás dos alvos
3) limpar as lanes em um possível split push
4) ajudar a defender quando o time adversário estiver pressionando
Fora o caso que ele tb pode acabar servindo de distração se resolver ficar andando pelo mapa sendo caçado.

Atitude Agressiva/Passiva (bait)
O jogador que gosta de caçar gosta de forçar pick-offs, o que as vezes força entregadas de partidas ou ele q acaba se entregando com um pick-off. Vai depender muito da noção dele pra fazer isso e do time adversário (por isso q ficar pedindo pra alguém forçar um pick-off quando esse alguém não esta fazendo é complicado porque, se ele não tem a noção e habilidade necessária pra isso, vc ta mandando o cara se matar e se seu tiem o seguir vai estar entregando a tf).
Porém, um caçador pode
1) iniciar bem uma tf, garantindo um pick-off em alguém importante
2) ficar fazendo objetivos, com split-push ou fazendo dragão enquanto seu time defende (se conseguir defender)
3) caçar melhor quem vaga pelo mapa
4) ter melhor atenção com caçadores do time adversário e inclusive avisar o próprio time dessas movimentações (mesmo sem wards, baseando na experiência dele e do que ele estaria fazendo se ele estivesse no tiem adversário)

Medo
O jogador que esta com medo . . . esse ai pode não dar em nada como pode virar qualquer coisa ao longo da partida, pois ele pode continuar no medo a partida toda, ou o resto da partida e não fazer nada, como ele pode sair desse medo e começar a fazer as coisas (assim como pode começar a fazer tudo loucamente porque esta sem controle nenhum). Por isso mesmo que, o jogador que esta com medo é o pior tipo, porque não da pra aproveitar nada dele além dele ser mais um alvo ou se tornar um pirado no jogo caso perca o medo e justamente por isso que não se da rage ou se tenta humilhar porque o jogador pode perder qualquer confiança que tinha, ou simplesmente ficar nervoso, e o resultado é esse, ou ele não vai acertar fazer mais nada, ou vai ficar medroso e não participar de nada, ou vai simplesmente quitar a partida ou ficar afk porque não acha que vale mais a pena.


Independente do seu elo, de ter ou não elo, conseguir tirar proveito das situações é o que pode te garantir vantagem suficiente para vencer e, para tal, é necessário compreender os jogadores do seu time e do time adversário, ter a capacidade de perceber tudo isso durante a partida e ver onde podem ser exploradas falhas no adversário e acertos no seu time.

Re: Guia Iniciante

Uma boa adição de conhecimentos.
Obrigado!
UP
Tropa

Re: Guia Iniciante

Uau, o tópico é muito bom! Mesmo pra quem já é "macaco velho" no jogo, repassar essas informações é essêncial. Aos poucos indentificamos o nosso estilo de jogo, as estratégias e como vamos aplicar, e por isso esquemos de coisas bem básica. Ler esse tópico me fez ver que estou errando coisas beeem bestinhas, do qual podem ser facilmente evitadas.

 

UP para o tópico!

Re: Guia Iniciante

Comecei a jogar não faz muito tempo más me lembro bem que nos 3 primeiros meses eu não sabia que existiam itens ativos! Eu lia aquele nome ativos e achava que era algum tipo de efeito visível eu sei lá kkkkkkk, quando percebi que eu tinha que apertar o botão do item me senti o cara mais burro da terra KKKKKKK