cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Entenda o que é META, e como se adaptar a ele (guia atualizado)

Aronguejo

Entenda o que é META, e como se adaptar a ele (guia atualizado)

Boa noite invocadores!

Este é um de uma série de guias que irei fazer em 2018, sobre como se tornar um jogador melhor em League of Legends, e outros jogos também!

Primeiro guia : https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Novos-Jogadores/Entenda-o-que-%C3%A9-ladder-stress-e-como-mi...

Nesta parte do guia, irei explicar um pouco sobre o tão 'amado, temido e odiado' METAGAME.

Glossário 

1- O que é Meta?

2- O que cria um meta?

3- Qual é o meta, de league of legends?

4- Como entender o meta?

5- Quais são as principais coisas, que alteram ao meta?

Vamos ao guia então!

1- O que é Meta?

Meta, é um aspecto psicológico, muito frequênte no nosso dia a dia.

Meta, poderia ser simplesmente qualificado, como tendência.

No geral, ele é uma ferramenta, ao qual jogadores novos se prendem, e simplesmente julgam como 'a única correta', o que acaba prendendo eles a composições ultrapassadas (explicarei logo abaixo)

A principal parte do meta, que muitos jogadores ignoram, é que ele é extremamente volátil! É muito raro, que um meta perdure por bastante tempo (a menos que haja problemas no balanceamento do jogo, mas daí, é outra coisa).

2- O que cria um meta?

No geral, para que o meta exista, são necessárias algumas análises, como ;

O que é mais forte, contra o que estou jogando contra atualmente, existem hard counters inimigos, que conseguem me anular completamente?

Qual é a forma mais simples e direta, de conseguir ter sucesso com minha estratégia?

É possível ter uma taxa de vítórias consistente com esta idéia?

Quais os pontos fracos, e como posso contornar eles?

3- Qual é o meta, de league of legends?

Atualmente, o meta de League of Legends consiste em 2 jogadores na rota de baixo, 1 na rota do meio, 1 na rota do topo, e um na selva.

Este meta, é reforçado pela equipe de balanceamento da RiotGames, praticamente, todas as mudanças atuais no jogo, são tendo em mente esta composição. 

Geralmente, na rota do topo, é colocado algum personagem seguro em sua rota (Vladimir, Riven, Garen), na rota do meio, um personagem com dano explosivo muito alto (Leblanc, Ahri, Veigar, Talon, Zed), na rota de baixo, um atirador (Varus, Vayne, Caitlyn), e um suporte, o qual, pode ser tanto de utilidade, quanto dano (Karma, Lulu, Sona, Lissandra), enquanto na selva, temos um bocado de liberdade em nossas escolhas, podendo escolher desde suportes para utilizar lá (Ivern, Leona,), como carregadores (Yi, Vayne, Jax, Yasuo) como tanks (Rammus, Sejuani, Amumu).

4- Como entender o meta?

Para entender ao meta, primeiro, você precisa olhar para ele, como um jogo de 'pedra tesoura e papel'.

Utilizarei um exemplo mais extremo aqui, Por exemplo, digamos que o meta atual, seja dominado por Ziggs e Taliyah.

Nesta rota, personagens com muita mobilidade, e dano explosivo, teriam vantagem contra eles (principalmente Kassadin, o qual irei utilizar neste caso). Kassadin do nada, começa a ser escolhido bastante, fazendo com que Ziggs e Taliyah se tornem picks inviáveis, com isso, por sempre ter Kassadin em jogos os jogos, o meta da rota do meio é alterado, aonde os jogadores começam a escolher personagens mais 'all-in' e / ou resistente a composição de dano. Neste caso, começariam a aparecer bastante Galio, Zed, Yasuo, o que tornaria a vida de Kassadin bastante complicada. Tendo um aumento nestes 3 personagens, personagens como Ziggs, Taliyah, e Lux se tornam extremamente abusivos, já que conseguem ter uma lane segura, enquanto farmam, até se tornarem praticamente impossíveis de controlar.

Acho que vocês conseguem entender a lógica.

No meta, pode-se dizer que ele é alterado a CADA JOGO, dependendo das escolhas de cada time. Por exemplo, em uma partida contra 5 personagens de dano físico, Taric, Malphite se tornam extremamente fortes, enquanto, contra dano explosivo Ap, nem tanto.

5- Quais são as principais coisas, que alteram ao meta?

O meta, pode ser alterado tanto pela popularidade dos picks, quanto por mudanças de balanceamento.

Um exemplo claro, desta temporada, é Hecarim, aonde, antes, era considerado um pick 'ok', e com a adição da runa 'Predador', se tornou extremamente abusivo, e foi mudado para 'assassino, ao invés de 'bruiser / diver'.

O exemplo que citei, no parágrafo anterior, também é uma perfeita explicação de porquê alguns picks 'do nada' param de funcionar, já que, os jogadores no geral, se acostumam, e aprendem a se adaptar contra certas escolhas (esse período de adaptação, é muito, mas muito mais rápido e necessário em elos altos, por isso, é dito que 'jogadores de elo mais alto são quem moldam ao meta'.)

Em caso de dúvidas, não hesitem em perguntar, aqui no fórum, ou ingame!

Atenciosamente,

Raphael 'Elfomal' Rocha

Nem todos os que vagueiam estão perdidos.
12 RESPOSTAS
Arauto

Re: Entenda o que é META, e como se adaptar a ele (guia atualizado)

Quem te ressucitou, foimal?

Aronguejo

Tédio de final e início de ano + preguiça de jogar!

Velen ou Tolkien?

Aronguejo

Ambos! =)

Mesmo que eu ultimamente esteja numa vibe mais WoW, jamais esqueço Tolkien <3

Ótimo post, principalmente pra quem é mais novo, nos primeiros anos que comecei a jogar eu n fazia ideia do que era meta.

Mas se usa ele no Heathstone,já sei que é câncer kkkkk 
E foi um ótimo post.
Seria legal um explicando em como jogar em cada lane,para quem está começando isso seria de grande ajuda <3

Tópico mt bom e explicativo.
Parabéns
Barão

Não entendam não novatos. Taca o FUEDA-SE no meta e joguem com os champs que vocês realmente gostam!!! É a melhor dica que eu posso dar.

Aronguejo

ou seja contra o sistema! que se dane o meta!
Aronguejo

Boa iniciativa, mas permita-me algumas correções e adendos:

1) Meta (abreviação de metagame) não é um aspecto psicológico! O metagame é um conjunto estratégico composto pelos elementos mais eficientes para se chegar à vitória, e foi determinado de forma racional. A estratégia "1 Topo / 1 Caçador da Selva / 1 Meio / 1 Atirador / 1 Suporte" foi tão eficiente, e estabeleceu-se de tal forma, que hoje é impensável jogar LoL de uma forma que não seja essa (este meta, inclusive, é a base sobre a qual a Riot realiza o balanceamento do jogo). Não vou discorrer sobre os motivos dessa formação ser a mais forte (até porque não tenho capacidade), mas é sobre essa "macro estrutura" que as composições se estabelecem. Concordo com o fato do metagame não ser a forma correta de se jogar, principalmente por ele não se propor a ser a forma correta, apenas a mais eficiente.

2) Outro motivo do meta mudar pode ser o descobrimento de uma nova estratégia. Eu lembro que, no período logo após seu lançamento, a prioridade sobre a Kalista aumentou quando alguém (C9 Sneaky acredito eu) introduziu o Furacão de Runaan em sua build. Outra mudança recente foi o meta do Turíbulo Ardente, que permaneceu intocado por vários patches até perceberem a força do item.

3) Os jogadores de elo alto realmente moldam o meta, pois são eles os mais engajados com o jogo, mas jogadores de elos mais baixos também são capazes de descobrir essas novas estratégias.

Excelente Post, parabéns.

Aronguejo

Eu não acho que ele está errado ao colocar que o meta é um aspecto psicológico, afinal de contas, existem muitas discordâncias e sempre está em discussão se algum ou outro campeão estão no meta ou não. É psicológico porque o meta se forma pela concordância entre a maior parte de jogadores mas não quer dizer que é uma verdade.

Discordei do autor do post só quando ele diz que o meta se altera a cada jogo... o meta é como o "favorito da copa". Hoje em dia discute-se muito quem é o time favorito em campeonatos mas ninguém pode afirmar um único favorito. Ele é formado através de consenso entre jogadores e não importa o que está acontecendo na partida, o meta não se altera. O que acontece é ter match ups favoráveis, um time estar mais forte que o outro mesmo com campeões que não se encontram no meta. Por exemplo, se um time tem Xerath suporte mas o outro com uma Sona consegue vencer a bot lane, no mid um Karthus vence um Zed (aconteceu comigo a um mês atrás, mais ou menos) e etc. O Karthus e a Sona não entram no meta por conta disso, mas eles tiveram uma fase de rotas melhor por conta de kit e mecânicas. O meta é consensual mas ninguém pode falar que um campeão com péssimo win rate está no meta, ou um campeão que tem a característica de ser forte no early mas está nerfado e não consegue crescer na partida por causa da falta de dano.