cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Dúvida: Suporte comportamento na Lane

Tropa

Dúvida: Suporte comportamento na Lane

Olá, comecei a jogar tem há uns 10-15 dias e estou gostando muito.

Minha questão é a seguinte:

- Durante o "farm" como suporte devo ou não atacar a wave, preparando eles para o ADC só dar o last hit?

Jogando o modo alternado, alguns ADCs reclamaram de eu não ajudar, e outros reclamaram de eu ajudar.

Eu estou jogando agora com a Karma, testei Janna, Morgana e Zyra. Estou gostando mais da Karma. Acho a mecânica dela simples de usar e bem útil em TFs.

Obs.: não entendi essa coisa de tag. Se fiz algo errado, já peço desculpas.

Obrigado.

Tags (1)
13 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Dúvida: Suporte comportamento na Lane

Depende da situação, você tem que saber avaliar quando se freeza e quando se empurra a wave;

Na maioria das vezes você só vai bater nos minions pra resetar antes de ir base, tentar colocar a sua wave na torre inimiga pra negar xp e gold do inimigo.

Nao jogo no bot mas posso chamar gente que joga la @Draicker@Bikman , @iMiraZuke e @Maria Júlia 

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Lenda

De baixo da torre é importante ajudar o ADC, preparar os minions pra ele dar o last hit. No início do jogo vc só ajuda a matar os minions mais rápido se vc e seu ADC quiserem puxar pra pegar o lv 2 primeiro e dar o all in no adversário. Outra hora q vc ajuda é quando vcs querem ir Base, então para acelerar ajude o ADC a puxar a lane deixando os last hit para ele. Mas tirando esses casos, acredito q seja melhor deixar o ADC farmar sozinho, pq vc pode acabar atrapalhando se ficar o tempo todo batendo nos minions.

Tropa

Entendi.
Obrigado. Vou tentar entender as situações então dentro das partidas.
Arauto

e o que o draicker falo, como so suporte, o que eu faço por joga de tank, sim eu mato e vou batendo nos minions de tras pra ajudar o adc pegar lv rapido e upar o relicario, agora de janna e boneco de peel nunca e bom voce fazer isso porque tu vai acabar roubando farme do seu adc, se esse for o caso recomendo usar moeda antiga
Tropa

Eu tenho focado em melhorar com a Karma.

Atualmente o que tenho feito e pokear o adc ou o suporte adversário.

Depende do champ.

Como o Q da Karma buffado com R da um AOE legal, eu espero a melhor chance de acertar os dois e evito acertar os minions.

Do level 1 ao 5 Karma da bastante dano com essa skill.

Aronguejo

Não tenha medo de acertar creeps com o Q, Karma é boa quando coloca o inimigo na torre, o alcance dela é suficiente pra zonear os oponentes.
Dragão

Como jogo na posição ADC, vou te dizer o que mais sinto falta nos sup's que caem comigo no bot.

Acho que a primeira e principal coisa é o farm embaixo da torre, 99% dos Sup's não sabem fazer isso. Ir pra baixo da torre no early game é horrível quando o suporte não sabe te ajudar no farm. Então, é bom vc aprender o quanto de dano a torre vai dar nos minions e quanto de dano o seu adc vai dar. Pq assim vc poderá ver o quanto de dano você terá que dar até que ele possa dar o last hit. Embaixo da torre, quando os minions estão de vida cheia, os melee's precisam de 2 ataques da torre para o adc poder dar o last hit e só isso. Os minions ranges já são diferentes, quando de vida cheia, precisam de UM ataque da torre e UM ataque básico antes de poder dar o Lasthit. Você dando esse ataque básico dificilmente o ADC perderá farm embaixo da torre. Ter essa noção vai te ajudar a saber quando dar a ajuda ou não. Por isso nunca jogue skill's indiscriminadamente nos minions, PRINCIPALMENTE quando estiver embaixo da torre. Foque o minion que será focado pela torre, que será o que está mais próximo dela. Se você ver, por exemplo, que se a torre acertar aquele minion ele vai morrer, talvez seja uma boa hora de vc acertar uma skill nele ( E APENAS NELE ) para que ele fique com pouca vida e o adc possa dar o last hit. Acerte skills nos minions apenas quando vocês forem avançar a lane para dar allwin ou ir para base, mas evite pegar o farm. Quando for dar poke evite acertar os minions sempre, principalmente se vcs estiverem apanhando na lane, por que nessa situação, o que menos vcs vão querer é que a lane avance. Se estão ganhando, evite os minions e procure afastar o ADC inimigo para que ele perca farm. Você acertar os minions só fará o adc perder farm, a lane avançar mais rápido, dar minions de graça pro adc inimigo farmar e xp.

Outra coisa que eu acho IMPORTANTÍSSIMA, e que acontece em 99% das partidas, e que na maioria das vezes faz a botlane perder a fase de rotas ou entregar a vantagem que tinha é a hora do recall.

Algo que acontece MUITO é o adc dar o recall para a base e o suporte ficar na lane. Muitos ficam avançando a lane até o adc chegar e dai dão o recall, deixando a wave embaixo da torre do inimigo e o adc, que acabou de chegar da base, sozinho na lane. Fazendo isso vc tirou XP e farm do ADC, deu de graça XP e farm pro inimigo (muitas vezes entregando a vantagem de gold e xp que vcs tinham), isso no minimo. Pq se o seu adc for burrinho, ele vai querer de qualquer jeito pegar aquele farm, ficar avançado e como eh de costume tomar um allwin 2v1 ou até 3v1 se o jungle gankar. Se isso acontecer, vc tem uma parcela de culpa muito grande. Se o adc vai pra base, ajude ele avançar a lane O QUE DER e de o recall ou vá ganhar visão, tirar visão ou roaming. Nunca fique avançando a lane sozinho e dê o recall quando o adc chegar na lane.

https://banjomanbold.files.wordpress.com/2012/12/pato_aviao.jpg?w=640
Arauto

@Maria Júlia vlw eu faço isso que tu falo e refleti vou tenta melhorar isso tambem gora que vi, e todo dia se aprende algo novo
Highlighted

Bom amigo, é muito relativo... em leveis e elos mais baixos é comum haver divergência de opiniões quanto a isso, porém em elos mais altos a visão de todos aumenta e acabam fazendo o correto para a situação de forma "automática".

Como eu gosto de jogar de adc, vou expor aqui o meu ponto de vista:
- A lane está puxada e estamos pressionando. Sim. É hora de puxar, tentar dar harass (agredir o adversário com pokes) e bater na torre a fim de levar barricadas (80+80 de gold para ambos, sup e adc).

- A lane está puxada e estamos perdendo. O recomendado neste momento é não atacar, freezar (congelar) a onda de minions próxima ao rio, pois pode ser necessário se mover pelo rio para contestar um invade do jungler inimigo ou um dragão, por exemplo.

- A lane não está puxada e estamos ganhando. Puxar a lane o mais rápido possível para criar oportunidades de um gank ou counter gank do seu jungler pela lane, ou tentar levar barricadas, controlar visão no rio para executar o dragão, etc. É recomendado usar habilidades para puxar a lane rapidamente nesse momento, principalmente se o dragão ou uma rotação para o mid puder ser realizada. (É comum que o suporte faça ganks no mid ou invades na bot side com o seu jungle em elos mais altos).

- Alane não está puxada e estamos perdendo. Novamente, é o momento de abrir mão da vantagem, tentar freezar a wave e segurar a lane o máximo possível, de frente para a torre, mas fora do alcance da mesma. Se a torre atacar os minions, é comum que adcs menos experientes percam muito XP e GOLD com isso.

Enfim, se quiser aprender mais sobre mecânicas de jogo eu posso te ensinar o que sei, basta me adicionar no jogo que jogaremos junto.. boa sorte, e lembre-se, a perfeição está a um detalhe de distância...!

Parabéns pela excelente resposta amigo..

É tudo questão de avaliar as coisas e tomar a melhor decisão. O Senso comum é ficar na rota que está sendo puxada, para evitar que o adversário leve barricadas e acumule mais vantagem ainda por voce perder todo o XP dos minions.

Also, se voce é um jungle que faz objetivos, já tem o meu respeito. Jogo a muito tempo, mas nunca fui muito bom (meu elo mais alto foi Diamante 3) e o estilo de jungle que mais me agrada é o que faz objetivos, não o que ganka. Lembre-se que 1 dragão irá ajudar os outros 4 membros do seu time o tempo todo, e é comum que após fazer um oceano os próprios jogadores da sua lane que estavam em desvantagem passe a ganhar pressão por conta do bonus adquirido.!
Arauto

@Shionsuke  escreveu:

Olá, comecei a jogar tem há uns 10-15 dias e estou gostando muito.

Minha questão é a seguinte:

- Durante o "farm" como suporte devo ou não atacar a wave, preparando eles para o ADC só dar o last hit?

Jogando o modo alternado, alguns ADCs reclamaram de eu não ajudar, e outros reclamaram de eu ajudar.

Eu estou jogando agora com a Karma, testei Janna, Morgana e Zyra. Estou gostando mais da Karma. Acho a mecânica dela simples de usar e bem útil em TFs.

Obs.: não entendi essa coisa de tag. Se fiz algo errado, já peço desculpas.

Obrigado.

Vou ti dar minha sincera opinião como jogador de autofill (-Atirador, por favor)
EU gosto muito de jogar de suporte quando quero ficar só surrando o time inimigo =)

Antes de falar o que penso a respeito de ser suporte em uma sintese, eu ti digo que imponha-se independente da rota em que você jogar, não existe só o time inimigo tentando lhe derrubar, muitos jogadores do servidor são complicados e se colocam em pedestais ridiculos, prejudicando a equipe em que foi colocado na fila.

ENTÃO!
Cada partida tem sua historia e necessidades.
Se você estiver na rota e falta ~30 de ouro pra você comprar um item e é urgente PRO TIME VENCER, mata 1 ou 2 minions pra isso. Principalmente para comprar sentinela de controle e melhorar a situação DO TIME. 
Se o demente do seu atirador birrar, leva a partida na paz(muta ele) e se perder a partida ti garanto que não será por conta do farm "roubado" que você pegou por necessidade.
ps.: Tenta respeitar o máximo possivel o controle de wave que é GGIZI.

FIM

For what way u go?
Arauto

*Se você atacar a wave, os minions morrerão mais rápido, isso faz as tropas avançarem para a torre inimiga mais rapidamente
(isso se torna ruim caso vocês estiverem apanhando em lane, já que você vai ficar mais vulnerável a ganks tão avançado e perto da torre inimiga, certo?).

*Se você não bater na wave, isso se chama Frezzar, ou seja, a lane ficará "congelada" no lugar (lembre de um freezer, fica mais fácil gravar o nome), e vai ficar naquele lugar por mais tempo, já que os minions ficarão vivos por mais tempo. (É uma maneira mais segura de farmar e não avançar podendo morrer em possíveis ganks OU se vocês estiverem muito fortes, seu inimigo vai ser obrigado a chegar perto de vocês para farmar, assim, vocês podem agressivar e mata-los)

Então analise a sua situação no bot (recomendo você bater nos minions e ajudar seu ADC a empurrar a rota quando você for dar B, assim seu inimigo perde XP e dinheiro na torre)