cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Uma atualização sobre o desempenho (FPS) do jogo

Rioter

Uma atualização sobre o desempenho (FPS) do jogo

E ae, pessoal! No primeiro Debugando o Servidor falamos sobre os problemas de performance e queda de FPS que o jogo estava tendo e, devido a ajuda de vocês, conseguimos identificar e corrigir uma série de problemas que estavam ocorrendo. Os times de desenvolvimento tem essa mensagem aqui para vocês sobre o que temos feito e o que ainda está por vir de melhorias:

Fala, galera! Alguns de vocês têm comentado, já há algumas Atualizações, que perceberam problemas com o desempenho do jogo. Já estamos trabalhando para resolvê-los. Mas queremos aproveitar o momento para revisar a situação e explicar nossa abordagem.

Existem, na verdade, diversos problemas com os quais estivemos lidando. Vamos falar deles individualmente:

1. FPS médio reduzido
  2. Aumento nas quedas bruscas de FPS e perda de quadros
  3. O jogo trava completamente

FPS médio reduzido

O FPS médio é exatamente o que o nome diz: o número médio de quadros renderizados por segundo em sua tela ao longo de uma partida inteira. Embora importante, essa métrica não é na verdade a mais crítica uma vez que, contanto que o seu FPS seja estável, você receberá informações com frequência consistente (embora, às vezes, não otimizada).

Outro detalhe importante quando discutimos sobre FPS: o número que você vê no jogo pode estar mais alto que a quantia que o seu monitor é capaz de entregar. A maioria dos monitores opera em 144Hz ou 60Hz. Este número indica a quantia mais alta de quadros que o monitor pode renderizar por segundo. Se você, por exemplo, está vendo 170 FPS em um monitor de 144Hz, esses 26 quadros adicionais não existem de verdade.

(APT: FPS Médio por especificação de sistema. Quanto maior, melhor.)

O FPS médio melhorou razoavelmente na 8.13, mas a maior parte dessa melhoria foi lentamente perdida nas Atualizações seguintes. Isso ocorre porque não há uma única "ferramenta de FPS" para manter — sempre que adicionamos ou alteramos algo do jogo, isso pode ter impacto no desempenho. Ultimamente, conteúdo novo e atualizado (skins, Campeões) tendem a incluir diversos recursos (visuais, funcionalidade das habilidades, etc) com exigência de desempenho mais alta do que o conteúdo antigo. Fazer coisas mais legais acaba pesando no limite do que o jogo pode fazer antes que o FPS comece a cair. Estivemos trabalhando em um recurso para melhorar o FPS de maneira significativa, mas passamos por alguns desafios no caminho — vamos falar disso em breve.

Atualização: as frequências de quadros até 18 de setembro estão abaixo.

Aumento nas quedas bruscas de FPS e perda de frames

As quedas bruscas são perdas curtas e repentinas no FPS, sendo que as perdas de quadros (quando o FPS chega a zero) são os piores casos. Essas quedas bruscas têm impacto maior do que um FPS médio baixo porque, por um momento, o jogo lhe dá bem menos informação do que você costuma ver e isso pesa bastante nas suas tomadas de decisão. Elas também costumam acontecer devido a ações no jogo, como conjurar uma habilidade — exatamente os momentos em que você mais precisa que o jogo lhe mostre o que está acontecendo.

(APT: Quedas por sistema de jogo. Quanto menor, melhor.)

Olhando o gráfico acima, as quedas de FPS começaram a piorar na 8.15. Encontramos problemas significativos no teste da 8.16, mas conseguimos resolver os piores antes de lançar a Atualização. Mas novos problemas emergiram na segunda metade da 8.17 e estes não conseguimos resolver adequadamente antes do lançamento. Por sorte, fizemos um progresso muito bom na 8.18, com somente dois sistemas (um com o manuseio de eventos de jogo; o outro relacionado a renderização) ainda elevados acima dos níveis pré-8.15.

O jogo trava completamente

É aquele momento em que nada funciona e a única solução é o famoso Alt+F4, além de reiniciar o cliente. Esta é, de longe, a pior das ocorrências que estamos discutindo hoje, mas felizmente é uma das que conseguimos conter. Durante a Atualização 8.16, testamos um recurso que deveria melhorar drasticamente o FPS em sistemas com processadores multicore (aquele que mencionamos anteriormente). Embora tivéssemos visto os ganhos de FPS que estávamos buscando, eles infelizmente vieram acompanhados de um aumento absurdo na frequência em que o jogo travava, então o desativamos completamente. Mas ele foi acidentalmente reativado no lançamento da 8.17, causando outro aumento nos travamentos do jogo até termos desativado novamente. Então, por agora, os travamentos do jogo estão sob controle.

Nossos próximos passos

Continuaremos testando para tentar isolar o motivo de alguns sistemas estarem travando com a correção do FPS para multicore. Assim que estiver pronto, poderemos lançar uma melhora boa no FPS para muitos jogadores. Caso contrário, continuaremos monitorando o FPS e os níveis de queda brusca para assegurar que os problemas de desempenho não voltem. Também estamos trabalhando para melhorar nossa capacidade, internamente, de atribuir degradações de desempenho adequadamente ao recurso de jogo que está causando o problema (efeito visual, Campeões, itens, etc.) para que possamos corrigi-los mais rapidamente no futuro.

61 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Uma atualização sobre o desempenho (FPS) do jogo

GGWP

eu só queria saber porque eu atualizo o lol e meu fps de 120 cai pra 60...
Dragão

Há um tempo atrás, eu percebi que o jogo, que rodava a 140-150 fps estava indo para 90-110 e agora não passa de 80. Em lutas, caía pra 50.
Aguardando essa atualização Smiley Happy.
Aronguejo

Uffa! Eu considero minha placa de video média e o monitor também (Radeon rx560) e monitor (LG 17 ) mas estou utilizando um D-sub de conversor para placa de video(hdmi), e um processador médio(Ryzen 5 1400) e mesmo assim estava tendo quedas de FPS 170 - para 90-40 ou até travar.
Acadêmico de Piltover

Convenhamos um pouco né, mas as prestações de serviços de Internet e de dados moveis no Brasil, deveras, é, precária. Ao ponto de que muitas vezes termos prestadores de distribuição de serviços que devem fazer milagres para compatibilizar todas as prestadoras de uma vez só.

Lembrando que tivemos tempos atrás uma queda em sequencia de uma prestadoria de internet que faço uso, mas que não quero falar o nome, que é a Net Virtua, que do nada veio a quebrar a comunição com os servers da RITO e exclusivamente dela, quando em qualquer outro game, era possivel de ser jogado.

Enfim, a pluralidade de empresas do mesmo ramo é bom para se obter concorrencia, assim, as vezes o preço cai, mas por outro lado, a falta de fiscalização do estado, acaba por muitas vezes falhando na prestação do serviço 100%.

Muitas dessas justificativas, talvez nem seja culpa da RITO.

Arauto

@JimmieJohnson Meu amigo seu comentario foi tão bom que tive que comentar q foi bom, pqp kkk, um simplis GG não ame satisfez, e parabens a Rito por sempre estar mandando respostas sobre os bugs no jogo aqui no forum. E dificil encontrar empresas que façam isso

Dragão

eu costumava jogar com 50 de fps, desde da ultima atualização foi pra 20 no máximo chegando a 25,

por que isso ocorreu? em um dia 50 de fps, no outro quando atualizei 20,
Aronguejo

@Marcelo Agostta O meu deu isso uma vez caia de 120 pra 50-30, não sei se é o seu caso mas o meu voltou ao normal qdo o windows 10 atualizou

Tropa

Resumindo o pessoal fica lançando skin a cada 10seg deixando jogo mal otimizado e como tem que lança vai todo cagado msm
Tropa

JÁ TÔ ANSIOSO PRA DIMINUIR MEUS LAGS KKKK
Tropa

O jogo em si deixou de ser amigável com as máquinas mais modestas, conforme foi atualizando, a beleza foi priorizada acima do desempenho, somente agora foram perceber essa péssima decisão. Realmente tenho esperança de que futuramente será possível jogar League of Legends com tranquilidade em uma máquina nem tão fraca e nem tão forte.

@JimmieJohnson
a minha internet esta normal amigo o problema é o lol mesmo que quando atualiza o fps cai absurdamente
Aronguejo

Eu sabia que meu pc não era tão ruim assim :v

Eu perdi o ânimo em jogar, simplesmente minha partida não carrega. Todos ficam no 100% e nada acontece, quando consigo finalmente reiniciar o cliente e entrar na partida, eu levo LeaverBuster...

Tropa

É bom saber, que mesmo com a aparência do jogo, não mudando, vocês continuam a fazer a manutenção do jogo.
Aronguejo

o jogo tá tranquilo, o problema é o cliente.
Aronguejo

GG

Tropa

HMMMMMMMM

Bom o meu pc esta abaixo da media sim, considerando que eu comeco a partida com 50, fps e quando as tropas saem o jogo cai drasticamente pra 26 ou ate msm 17 fps ( fica variando 26 a 17 fps) sera que os minions fazem parte do caimento de fps?

Arauto

Eu sei que dificilmente vocês me levarão a sério, mas e se a questão que faz o jogo perder em quadros tiver correlação com algo que vocês não trabalham (ainda) que no caso é física quântica.

Atribuindo conceitos de realidade dentro do próprio jogo, transformando jogadores relativamente em invocadores, o que vocês acham que criam? Paradoxos... A maioria vai ler isso com deboche, ou se for um pouco inteligente, tentar entender o que quero dizer e acabo desistindo por conta de pessoas de baixo QI me forçarem a desistir de expor.
For what way u go?