cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Desbugando o Servidor - Edição de Agosto

Resolvido
Rioter

Desbugando o Servidor - Edição de Agosto

E aê, meus diplomatas!

Por aí me chamam de Valarin - e apesar de já ter alguns anos de Riot nas costas, recentemente assumi o papel de Live Producer do servidor brasileiro, o que significa que agora eu sou a pessoa que está sempre de olho nos problemas que estão acontecendo seja no servidor, seja na rede ou seja no jogo em si.

Durante muito tempo, a gente tem deixado vocês meio no escuro sobre o que tem acontecido no servidor e uma das coisas que queremos trazer para vocês é mais transparência - então queremos começar essa série de publicações mensais.

Só para deixar claro: nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL.

Bora lá:

Servidor

Quando falo de servidor, me refiro a duas coisas: a plataforma, que é onde fazemos o login, onde estão históricos de partida, replays, missões, loja, etc.; e o servidor de jogo, que é onde os jogos propriamente acontecem.

Os servidores tanto de jogo como de plataforma tiveram um agosto bem tranquilo. Único problema que tivemos foi na madrugada do dia 28 de agosto quando um serviço de login deu uma engasgada e fez com que jogos falhassem ao iniciar (quando o contador de início chega em 0 e simplesmente o jogo não carrega, te jogando de volta pra tela de início do cliente). Como foi de madrugada e o problema durou somente 30 minutos, poucas pessoas foram impactadas.

Então, quando vocês xingam o servidor… bem… dessa vez ele definitivamente não é o culpado.

Conectividade

Quando falo de conectividade me refiro à infraestrutura de internet geral do Brasil, às redes das operadoras de telecomunicações e ao Riot Direct (a “operadora” da Riot que tem rede própria para melhorar a latência nos jogos).

Julho e agosto são marcos para o servidor brasileiro em conectividade, pois atingimos a marca de 80% dos jogadores jogando abaixo de 60 ms. Para você ter uma noção, isso coloca o Brasil no top 5 de melhor latência entre todos servidores da Riot.

Fato curioso: a Coreia do Sul é a top 1 com 99,5% dos jogadores nessa marca - porém, a Coreia do Sul tem mais ou menos a mesma extensão do estado de Santa Catarina, o que torna nossa marca um momento para celebrar, pois imagina os desafios de manter uma boa latência em um país com o tamanho do Brasil.

Infelizmente, nem tudo são flores: quando chamo o Riot Direct de operadora, o que eu quero dizer (entre outras coisas) é que temos presença de servidores nos pontos de troca de tráfego, ou PTT, onde a nossa rede é diretamente ligada à rede das operadoras de internet brasileiras. O PTT tem apresentado uma série de problemas e instabilidades desde julho, que tem gerado alguns picos de desconexão principalmente em usuários da Vivo e da Net. Esses problemas acontecerem em 4 ocasiões esse mês e duraram cerca de meia hora. É pouco quando você para para pensar em um mês todo, mas quando isso acontece em pleno final-de-semana… aí é bem ruim, né?

O PTT é administrado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, que na madrugada de 29 de agosto realizou uma manutenção nos servidores e esperamos que as instabilidades parem de acontecer.

“Ah, mas eu fui jogar outro jogo tal e tava normal. Só LoL estava com latência alta”.

Sim, isso acontece, pois nem todos os jogos investem em ter rede própria ou presença no PTT. Esse é um investimento que fazemos, pois ele abaixa e muito a latência de vocês (esse marco de latência que citei acima só foi possível por causa dele), então é uma pena que esses problemas tenha acontecido no último mês.

Saúde do Jogo

Em saúde do jogo eu falo sobre o cliente, sobre bugs, performance e mais tantas outras funcionalidades do jogo.

OK, direto ao ponto: é aqui que estamos feedando com vocês. Vou até separar em assuntos:

FPS baixo e engasgadas

Desde a Atualização 8.16, alguns jogadores têm encontrado problemas com FPS mais baixo que o normal, ou engasgos acontecendo em momentos nada oportunos (como teamfights) e ainda outros onde o jogo simplesmente congela.

Esses problemas estão ocorrendo devido a alguns bugs, por mais contra-intuitivo que isso soe, em novas funcionalidades que foram colocadas no jogo justamente para melhorar o FPS. Não é um problema que afeta todo mundo, mas obviamente não é nada bom para quem está sendo afetado.

Nós estamos fazendo uma força tarefa para resolver estes problemas o mais rápido possível, preferencialmente no patch 8.18, ou ainda antes (ontem já foram feitas algumas correções em relação ao congelamento, mas não posso afirmar que está 100% resolvido).

Cliente lento e bugado

O Brasil no passado foi responsável por atrasar o lançamento do novo cliente, pois não estávamos satisfeitos com a performance dele nos computadores dos nossos jogadores. Bastante tempo passou. Funcionalidades foram sendo acrescentadas, e o novo cliente foi ficando… lagado.

Nós não introduzimos bugs para trollar o seu Lolzinho. Os problemas são consequência dessas novas funcionalidades e atualizações que fazemos no cliente com o objetivo de melhorar o jogo e ainda assim achamos que valem o esforço. Mas nós não estamos ignorando os problemas.

Nós ouvimos a comunidade brasileira, e saibam que o feedback de vocês tem total impacto na identificação dos problemas. Inclusive montamos um novo time focado em identificar todos os problemas e começar a resolvê-lo, então pode levar algumas semanas até vermos os resultados, mas estamos confiantes de que vocês verão eles aparecendo.

Se eu fosse resumir o mês nos três assuntos:

Servidor - Tá voando. 10/10

Conectividade - Estamos melhor do que jamais estivemos, apesar de alguns problemas pontuais.

Saúde do Jogo - Aqui estamos feedando e não é pouco. Sabemos. Já estamos trabalhando para melhorar.

Por esse mês é isso. Espero que o post tenha ajudado vocês a entenderem melhor o que está por trás do nosso joguinho e o que está indo bem, assim como o que não está. Espero que essa seja a primeira publicação de muitas, então comenta aí e fala pra gente o que você achou.

Valeu!

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Rioter

Re: Desbugando o Servidor - Edição de Agosto

Pessoal, queria agradecer quem deu GG, quem elogiou, quem xingou e quem cobrou da gente sobre outros problemas que estão lhes afetando.

Li cada comentário e apesar de não conseguir responder todos (são mais de 600 enquanto escrevo essa resposta), queria dizer que estou indo atrás dos problemas que muitos de vocês relataram. Vocês falarem aqui esses problemas me ajuda a trazer pros times de desenvolvimento o que está doendo e o que devemos arrumar o mais rápido possível.

Três coisas antes de eu fechar o tópico:

-> O problema de longe mais falado por vocês foi o botão de Encontrar Partida não estar funcionando. Já trouxe o problema internamente e estamos averiguando o porquê disso acontecer;

-> Algumas modificações já foram feitas que devem ter solucionado o problema do jogo congelar, se o seu jogo ainda está congelando, abre um ticket no nosso Suporte pra gente pegar os logs do seu jogo e entender o que aconteceu: https://support.riotgames.com/hc/pt-br;

-> Quando vocês tomam uma punição de Leaver Buster durante um problema de grande escala, vocês também podem abrir um atendimento no link acima, o Suporte vai analisar a sua situação e se fizer sentido a sua punição será retirada

A ideia é continuar fazendo essa postagem todo mês, cada mês com novas informações e explicando como funcionam as coisas por trás do Lolzinho.

Então é isso, galera.

Valeu

595 RESPOSTAS

Se for por aqui te chamam de Valarin por lá te chamam de "Já foi Larin"?
Imagine a risada da dublagem do veigar em inglês rindo https://youtu.be/dtpYEHC2QeY?t=31

Namoral apanhei feio para as assinaturas.
Rioter

Aí brilhou no Tixinha, @MWMWMWMWMWMWMW

Aronguejo

Olá, venho notando umas engasgadas no FPS em relação ao barão e aos dragões.
Sempre que estou batendo no dragão ou no barão, parece que o jogo dá uma reduzida de velocidade, não sei bem o que está acontecendo, só sei isto.

Tropa

foda em eu tava na seleçao de uma rank deu como falha na rede, eu reloguei e tava na tela de carregamento mais n carregava eu reinicie o cliente e n tava logando agora q eu conseguir logar perder minha MD3 e to na fila de baixa prioridade, ae mano como nos vai resolver isso ae?

Cara nao acho que esteja tao bom ja tem 3 dias que estou caindo toda hora e nao é a minha internet pois meus amigos tambem estao e inimigos tambem, ta impossivel de jogar desde terça/quarta-feira

eu tive agora pouco um problema de congelamento que durou 17 minutos com isso acabei recebendo um aviso de que estava deixando o jogo com isso atrapalhando meus companheiros e tive que concordar mesmo não sendo culpa minha

GG WP
Informação é tudo!
Thanks you!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Att,

Strogonoff de Carne de Gato

Welcome to the Jungle!
Tropa

Cara já tem dois dias que na minha primeira partida do dia todos os jogadores ficam 100% (inclusive eu) mas a partida não inicia apenas para mim e por causa disso eu acabei levando um Leaver Buster e perdendo 32pdl. E isso acontece só na primeira do dia se eu tento começar outra tudo vai normal.

Cara, achei isso muito bacana! Porque nos deixa a par do que anda acontecendo e de certa forma, não ficamos mais com aquela sensação de que estamos sofrendo com os bugs e não somos ouvidos ao reportar os bugs e etc. Gostei muito dessa janela de comunicação pra nos manter informados! GG Riot! <3

E o bug da tela de carregamento? Me diga que vocês já estão resolvendo isso por que ta muito chato já, eu tomei leaverbuster novamente por causa que eu não consigo entrar na partida, por favor tentem corrigir isso por que ta triste jogar com isso ocorrendo.

De fato isso vem ocorrendo com muita frequência durante a inicialização do client e durante a escolha dos campeôes e até mesmo durante o all game. Mas sei que vcs são feras no que fazem, e sei  também que, se não fosse por vocês, nos não teriamos o prazer de umas teamfights legais sem bugs.kkk 

Concordo amigo! Também de acordo com essa nova janela! Como diz o Payke .... bem pensado!!!!kkkkkkkkk
Tropa

NIce! li tudo, vlw pela transparência e esclarecimento, eu ja sabia de boa parte dessas coisas pq manjo de T.I , sempre achei injusto uns xingamentos, mas ainda bem que vcs explicaram muita gente pode entender melhor com isso!
Tropa

Estranho que está extremamente bugado hoje Smiley Sad
Tropa

Cade as novas skins Cosmicas????

itrRe: Desbugando o Servidor - Edição de Agosto

meu lol ta travando muito e ficou caindo na tf minha net ta de boa servido esta muito lagado ,antes eu jogava sem plobema das luta no late game agora n consigo so direito por causa desse lag eu queria muito q vcs consertava isso pois muito obrigado ai vlw

Tropa

Não sei se esta acontecendo só comigo este problema ou algo similar esta acontecendo com os demais jogadores em relação ao cliente, veja bem, desde o inicio da desta semana meu cliente tem tido problemas como não conectar a partida ou ate mesmo reiniciar em outro idioma (NA/KR/US) após o inicio de uma partida qualquer - bot, aram, soloq, etc - no qual já abri ticket em relação a tal. Fiz uma "limpeza geral" no meu PC e consultei meu provedor (net) e não tem problema nenhum, como tambem reinstalei o jogo e continua com o mesmo problema no qual ja me prejudicou na soloq no qual muitas vezes tenho que trocar o servidor do cliente e atualiza-lo no qual leva em media 10-15 min, isso durante uma partida no qual o cliente dá problemas.
espero que isso seja apenas um problema isolado ou apenas seja o capeteemo me infernizando. Obg pela informações relacionadas ao servidor GG.

uma dúvida, n seria possível ser feito um Cliente Legado ou algo assim? com menos funcionalidades diretas e mais simples, uma versão Lite, até pq eu tenho um PC razoavelmente melhor q de muitos, basicamente um i7 e uma 1060 e ainda sofro MUITO com travamentos do cliente, a cada duas partidas eu preciso fechar o LoL e reabrir, pois ele congela, já tentei reinstalação, formatar o pc e etc, e sim, só no LoL isso acontece, o que é muito frustrante, tem partidas que eu nem consigo honrar ou reportar alguém, pq o jogo simplesmente congelou
Tropa

Arrumem isso logo sempre quando foi joga a primeira partida carregada tudo só não entra na partida enfestou levando vários bans por erro de vocês e isso está desanimado