cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Debugando o Servidor: Março de 2019 - Águas de Março

Rioter

Debugando o Servidor: Março de 2019 - Águas de Março

E aê, meus chuvosos!

Águas de Março fechando o verão e aproveitando para romper umas fibras pelo país atrapalhando o nosso lolzinho. Tivemos dois probleminhas do nosso lado esse mês e queria aproveitar para falar de um terceiro tema.

Bora lá:

1. Ping alto no dia 20 de Março
  2. Problemas para usuários da Vivo
  3. LoL fora do ar em pleno sábado?

Disclaimer:

Nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, de Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), de funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL, etc.

1. Ping elevado no dia 20 de Março

Por volta das 20h da noite nesse dia, jogadores enfrentaram latência elevada durante as partidas ou dificuldades durante a seleção de campeões. O problema aconteceu devido a um rompimento de fibra dos links que chegam aos nossos servidores e tivemos que operar com os links reservas enquanto os reparos aconteciam.

Apesar disso, a derrota impedida foi ligada com rapidez, o que impediu que muitas pessoas fossem afetadas de forma negativa com derrotas indevidas.

Derrota Impedida: quando temos algum problema sistêmico do nosso lado que impacta uma grande quantidade de jogadores, habilitamos a Derrota Impedida no servidor. Isso significa que perder uma ranqueada não resulta em perda de PDL (nem dodge durante a seleção de campeões), porém vitórias conferem menos PDL.

Infelizmente esse é o tipo de problema que não temos muito como controlar. Fibras são rompidas o tempo todo e calhou dessa ser uma bem importante para nós. Eu fico feliz da resposta ter sido rápido e da derrota impedida ter entrado automaticamente, o que fez o problema ser menos doloroso do que poderia.

2. Problemas para usuários da Vivo

Ao longo de mês, reportei via Twitter e também vimos vocês postando aqui no fórum, sobre situações em que jogadores que são usuários da Vivo passaram por problemas de latência elevada e desconexões. Sobre esse assunto eu queria responder duas perguntas que apareceram durante esses episódios:

Por que vocês não ligam Derrota Impedida?

Como eu expliquei ali em cima, a Derrota Impedida tanto impede que quem esteja jogando perca PDL, como ganhe o que deveria. Quando algum problema acontece por culpa da Riot, prontamente ligamos a Derrota Impedida, pois sabemos que o problema provavelmente impactará todo mundo que está online naquele momento, afinal a culpa é nossa (vide os dois casos que aconteceram esse mês).

Porém quando o problema está segregado somente a uma operadora (que geralmente acontece em uma região específica do país), não podemos prejudicar a experiência de todos jogadores devido a um problema localizado. Não me entendam mal, eu sei que é muito frustrante perder PDL quando a culpa não é sua, mas sim da sua operadora, porém a Derrota Impedida pode ser muito boa ou muito ruim. Grandes poderes, trazem grande responsabilidade.

O LoL tá horrível, mas a stream aqui tá normal. Problema na operadora é o #@$%&!!!onze!

Diferente de streams ou outros tipos de conteúdo, latência e perda de pacotes são essenciais para que você consiga jogar o jogo. Por isso mesmo quando a sua operadora está passando por uma instabilidade, isso não necessariamente significa que a sua internet vai ficar fora do ar. Isso pode significar simplesmente que sua latência está maior ou que ela está perdendo pacotes demais e por isso não consegue estabelecer uma conexão confiável com o nosso servidor.

Durante os episódios desse mês me apresentaram esse site: https://downdetector.com.br/empresas

que apesar de não ser 100% confiável (já que a informação é alimentada por usuários, não nada que faça uma verificação automática ou que puxe os dados de informações oficiais) pode ajudar vocês a verem se outros usuários também estão tendo problemas.

3. LoL fora do ar em pleno sábado?

No dia 30 de Março começando pela manhã e se estendendo até às 18h, alguns sistemas nossos começaram a exigir demais dos servidores, o que provocou problemas principalmente no início (e término) de partidas. Jogadores também reportaram dificuldades de se conectar ao jogo.

Novamente, a derrota impedida foi ligada de prontidão enquanto nossos engenheiros trabalhavam para identificar e corrigir o problema, o que levou muitas horas para acontecer e culminou na necessidade de reiniciarmos o servidor, que voltou a operar normalmente por volta das 19h.

Curiosidade: Reiniciar os servidores é uma ação relativamente rápida (dura 10 minutos se muito), porém para garantir que tudo está operando nos conformes rodamos uma série de testes automatizados que, esses sim, levam um tempo para serem completados e somente então reabrimos as portas do servidor.

Peço desculpas pelo ocorrido, pois o grande problema se deu na nossa dificuldade de identificar os sistemas culpados. Já estamos trabalhando em formas de melhor identificar quando estes sistemas estiverem operando de forma inesperada de modo a atuarmos mais rapidamente no futuro evitando frustrar o lolzinho de vocês.

É isso para esse mês, galera. Se tem mais alguma situação que ocorreu esse mês com você e eu não falei sobre, deixa aí nos comentários.

Valeu!

27 RESPOSTAS
Barão

Re: Debugando o Servidor: Março de 2019 - Águas de Março

@Valarin Valarin não teria como a Riot fazer algo que beneficie um pouco o time q tem um jogador que caiu por mais de "X" de tempo? Em outros jogos como CS e Heroes of the Storm um bot substitui o jogador e até ajuda, no caso do lol em que a IA do Bot não é muito boa eu sei que não seria uma boa escolha.

Então não teria como dar um pouquinho de gold extra ou velocidade de movimento pra compensar ou algo do tipo, algum buff simples? Pq normalmente partidas 4x5 não são tão incomuns e é bem frustrante perder PDL quando se tem um jogador a menos e suas chances de vencer caem drasticamente.

Já pensaram em algum tipo de solução para melhorar a experiência de quem sai prejudicado quando isso ocorre? o remake foi uma boa por exemplo, gostaria de mais coisas do tipo.

Ah e eu queria saber de uma coisa, vcs sabem diferenciar quem QUITA proposital de quem apenas caiu a internet ou luz e aplicar a punição de acordo?

É isso agradeço pela atenção.

Aronguejo

@Draicker É verdade. Alguns jogos o cara farma 10 minions até 5min e cai. Acontece, também acontece comigo da energia cair, net, etc. Mas eu sei como é chato pra quem ta jogando, não dá pra dar remake, fica 4v5 e é bem frustante perder jogos assim. Sobre o que você falou do IA eu até concordo mas porque são modos feitos pra iniciantes, lembra do Doom Bots? Eu sei que seria roubado demais se os bots tivessem essa IA mas poderia se fazer algo como o CS sim Smiley Very Happy achei bacana sua ideia.

o meu hoje, dia 05/04/2019, o servidor esta muittooooo lento, em qualquer coisa que voce clica, demora uns 3 segundos para haver uma resposta do servidor

Rioter

Nós sempre somos muito cautelosos em dar qualquer tipo vantagem para o time quando ocorre alguma desconexão, pois o que observamos é que sempre há formas de se aproveitar dessa vantagem de forma mal intencionada.

O remake foi uma das implementações que entendemos que não prejudica nenhum dos lados, mas não temos planos de implementar mais nada do tipo por agora.

Sobre a identificação de quem quita, do lado técnico não temos como saber, então depende muito de uma análise comportamental das condicões da partida quando isso acontece.

Rioter

@s1r1us black eu posso te afirmar que hoje não tem nada rolando com o servidor, então provavelmente é algo que você precisa ver com a sua operadora! Smiley Wink

Aronguejo

OU ontem e hoje a primeira partida que eu joguei deu uma caida de uns 1 minuto e meio mais depois joguei firme sem nada acontecendo,muito estranho isso...
(e não,não é nem minha internet porque os outros jogos estão de boa lisinho e meu PC ta tudo em dia e se fosse culpa dele ia rodar direto lagando coisa que não acontece,aliás acontece muito raramente)

Sei que nesse post vc não fala sobre campeoes que não estao tendo skins,Mas eu gostaria de pedir mais skins para a Kindred como a lua sangrenta,Emissária da escuridão etc...
Aronguejo

@Valarin Ainda podem não ter a informação, mas tem algum problema de comunicação. Fui jogar agora e apresentou exatamente o mesmo problema que @s1r1us black citou. Perdi a partida em decorrência de tal problema, um delay absurdo de 3 segundos, apesar do ping estar normal. Até reiniciei o jogo ficando mais atrás ainda pelo tempo até abrir e mesmo assim o problema permaneceu. Já sei que não jogo hoje mais pelo menos por umas 4 horas, sem condições isso.
Dragão

Pelo menos por aqui, com a Net Virtua, não tive problemas no jogo, mesmo usando wifi..
No entanto, percebi que o tempo de resposta do cliente está um pouco lento. Vou ver se é a minha internet mesmo.
Arauto

Famoso league of bugs.
Mordekaiser que o diga.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"

@Draicker, realmente ajudaria muito se o jogo ativa-se a Riot coloca-se bots, quando um player quitasse ou cai-se da partida, isso seria de grande pra alguns players, mas agora só o que resta é esperar pra sermos ouvidos pela Riot 😁

@Valarin Valarin queria denunciar um bug.. que ocorre comigo e muitos outros jogadores, bom deixe-me esclarecer o bug acontece durante a tela de carregamento da partida. O jogo simplesmente para no 100% (Isso ja esta a acontecer des da tela de carregamento antiga). Espero que resolva isso pois comprei um computador novo na esperança de poder entrar em uma partida mais não da! peguei Leaves buster por causa do bug

Espero ter uma resposta quanto a isso confio muito em vocês... e esse motivo é de tar perdendo bastante jogadores peço que foquem mais no cliente e no que os Jogadores pedem pois pode ser fundamental para melhorar o jogo com ajuda de denuncias sobre bugs

Desde já agradeço Att: Confuso Sobrinho

Tbm acho uma boa essa de colocar bot no lugar de um jogador
Pois as vzs perde uma partida pq o top levou td e 5 min dps o jogador conecta :c
Tropa

boa tarde,gostaria de reporta esse erro de de loguin.No qual se encontra uma dizendo ¨voce tentou entra muitas vezes em um curto periodo de tempo.Por favor aguarde um instante antes de tentar novamento¨.Só que eu nao tentei uma vez e apareceu isso!..E me deram ban novamente por causa desse erro,e outro erro é pra entra na partida que esta travando!.

Tropa

YES

Sim

@dieron esse problema pode afetar muito sua integridade social no fórum, porém se todos que sofreram algo parecido se juntem para reclamar, só assim vcs terão resultados.
Já a questão do travamento da partida pode está ocorrendo por causa da sua internet ou por algum problema do jogo, que caso pode ser resolvido se você se comunica e reclamar sobre isso com a Riot Games
Arauto

@Confuso SobrinhoIsso tá acontecendo comigo faz quase uma semana, fica nisso e nem reiniciando o cliente (que já demora naturalmente pra carregar) volta ao normal ou inicia. Também tomei leavebuster e espero no mínimo uma resposta.

Sim já contactei o suporte sobre, e não, não ajudou em nada.

Paysafecard n estou mais coseguindo usar

RIOT me desculpe mas o servidor esta muito ruim temos os modos de pagamentos de rp mas o paysafecard n esta pedindo nem o codigo em pela amor de deus riot assim n da neh plz arrume isso por favor Gastei meu dinheiro mas n esta funcionado nem pedindo o codigo esta 

ASSIM N DA

ASS: AzirThugLife12