cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

Rioter

Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

B181I3D

E aê, meus bons!

Ano começando, temporada começando, muita coisa acontecendo e muita coisa pra acontecer.

Assuntos desse mês:

1. Lançamento conturbado do URF
  2. Ping da galera do Norte/Nordeste
  3. Queda de fps aos 10 min
  4. Cliente

Disclaimer:

Nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, de Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), de funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL, etc.

Bora lá para então:

1. Lançamento do URF

O dia do lançamento do URF foi conturbado, com muita gente sofrendo latência altas nas partidas. Isso aconteceu pois alguns dos nossos links estavam operando com problema, e só fomos alertados quando obviamente uma grande quantidade de pessoas foi logando no final do dia para jogar.

Redistribuímos as conexões para não utilizarem essa rota, enquanto o problema era consertado, e a situação foi normalizada no dia seguinte.

Já havíamos planejado dobrar a quantidade de links que temos para evitar situações do tipo, porém os links novos entrariam somente em alguns meses, mas estamos trabalhando para adiantar isso e termos eles o quanto antes. Bom explicar que aumentar a quantidade de links não significa melhorar a latência, somente evita congestionamento em dias que muitas pessoas estão jogando (como grandes lançamentos de modos de jogo especiais ou basicamente os finais-de-semana) e principalmente quando, por situações não-planejadas, os links não estão operando conforme o esperado.  

2. Aumento de ping no Norte/Nordeste

Tickets e posts no fórum têm aparecido, vindos  de jogadores no Norte/Nordeste reclamando que estão jogando com latência maior do que o normal nas últimas semanas.   De fato observamos que a latência média dessas regiões aumentou. A situação parece afetar jogadores clientes de certas operadoras específicas e não estão sendo causadas por qualquer problema do jogo, mas pela forma como estas operadoras estão traçando suas rotas até o nosso servidor.

Estamos trabalhando do nosso lado para encontrar uma maneira de reestabelecer a latência de vocês aos patamares anteriores, porém sugiro que, caso você esteja sendo afetado, procure sua operadora para entender o que pode estar acontecendo. E caso ainda esteja insatisfeito, lembre-se de usar a nossa ferramenta de Lag Report para descobrir qual operadora da sua cidade tem uma conexão melhor com os nossos servidores: https://lagreport.br.leagueoflegends.com.

3. Queda de FPS aos 10 min

Alguns jogadores nos reportaram que o FPS do jogo cai repentinamente por volta dos 10 minutos de partida. A situação foi investigada, o problema encontrado (um conflito do nosso sistema de anti-cheat com alguns programas comumente instalados em muitas máquinas) e uma correção foi aplicada há uns dias atrás. 

4. Cliente

“Conserta o cliente, Riot!”

Essa pequena mensagem tem aparecido com bastante frequência nas nossas últimas comunicações, e nós temos falado de melhorias do cliente há algum tempo aqui no Debugando o Servidor. O ponto é que nos últimos meses fizemos muitas melhorias no cliente e, mais do que nunca, parece que vocês estão insatisfeitos. Então vou trazer aqui uma informação:

PLx9hHN

Acima temos a quantidade de erros no cliente por país e selecionado ali em rosa temos em segundo lugar o Brasil atrás somente da China (quando se fala em números absolutos, é muito difícil ficar na frente da China em qualquer coisa dado o tamanho da população por lá). Os Clientes brasileiros travam muito mais que qualquer outro no mundo mesmo comparando com servidores muito maiores do que o nosso. Em terceiro lugar temos o Vietnã e dali em diante começam a aparecer as regiões com maior número de jogadores.

E por que logo Brasil e Vietnã se destacam? Performance dos computadores. São dois dos países onde é mais caro ter ou onde há menos acesso à compra de computadores de todos os países onde League é publicado. Uma parcela significativa da base de jogadores brasileira ainda joga em processadores de mais de 10 anos de idade. E bom, League foi lançado há 10 anos atrás e inevitavelmente o jogo evoluiu de lá pra cá, exigindo mais dos PCs que não seguram mais a bronca que seguravam lá no começo.

Damos extrema importância ao fato de League ser o mais acessível possível para todos, independente da grana que você tem para montar um PC, e nós do escritório brasileiro sempre trabalhamos com os engenheiros do jogo para garantir que isso fosse uma preocupação. Porém para evoluir o jogo é inevitável que certas tecnologias sejam defasadas (por exemplo, encerraremos o suporte ao Windows XP e Vista a partir de Maio).

Isso não quer dizer que pararemos de otimizar ou melhorar o cliente, mas gostaria de ser transparente e comunicar para vocês que há um limite de onde conseguiremos chegar.

O resumo é que tivemos algumas questões de conectividade externas e internas, mas foi um mês relativamente tranquilo com derrota impedida ligada no total por somente 90 minutos (30 minutos a mais que dezembro, mas 7 horas a menos que novembro).

Continuamos investindo pesado no servidor brasileiro, que é muito importante para a Riot Games no mundo e temos alguns projetos para esse ano para melhorar ainda mais a experiência de vocês em jogo, então espero trazer mais boas notícias para vocês ao longo deste ano.

Valeu!

77 RESPOSTAS
Arauto

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

First :3

Mas eu concordo com o fato de que a questão maior do problema com o Brasil é que a maior parte dos jogadores tem uma base muito fraca no computador, fazendo com que se torne quase impossível jogar na máquina (HELLO, OLHA EU AÍ)

Highlighted

Senhor Valarin, obrigado por ser transparente com a comunidade, que tanto precisa de respostas, grato. Que o servidor esteja sempre em melhoras, torço por isso,
(Sim esta é minha assinatura)

ótimo post!!!!
tenho uma duvida, meu jogo não inicia a tela de carregamento após os picks e bans, já reparei o cliente 2 vezes e nada, o problema pode ser no mue PC de alguma forma ou a ultima atualização está com problemas? moro no Norte, mas acredito que não tem relação já que a internet está normal para outros usos

A culpa sempre é do PC kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
#PorUmFórumComMaisLiberdadeDeIdéias AVANTE!!!
Rioter

@BõJacK Horseman essa é a hora em que você sai do servidor de plataforma para o servidor de jogo. isso aconteceu em algum momento específico ou está acontecendo desde a atualização sem parar? quem te instruiu a reparar o cliente foi o nosso suporte?

Na moral, melhor edição do desbugando o servidor tocou nos assusntos importantes sem tentar jogar para de baixo do tapete.

Continue assim sendo transparente é muito bom ver a RIOT assumindo a culpa do que compete a ela e mostrado o culpado daquilo não cabe a ela.

@Valarin Parabéns mano, só a ponto dois problemas que precisam ser resolvidos urgentemente:

1. Hoje quando entrei no LOL percebi que o Yasuo ainda está no jogo.
  2. O titulo do tópico é "debugando" ou "desbugando" 

É isso se puder dar prioridade ao problema numero 1 agradeço. BOM FIM DE SEMANA Smiley Very Happy

ou a Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

Começou derrepente, fiz a atualização e joguei algumas partidas de URF, quando mudei para nomal game (escolha alternada) começou tudo. Eu tentei reparar por mim mesmo, n foi o suporte quem instruiu. estou reinstalando pra ver se volta ao normal, alguma dica? 

as vezes eu consigo ver a tela de fim da partida, já no cliente, e eu n sou o único AFK, pelo visto n sou o único afetado, por isso acho que o problema n é no meu PC, mas mesmo assim estou reinstalando 

Rioter

Re: ou a Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

@BõJacK Horseman é, pode ser algo da atualização que não está lidando bem com seu PC. Abre um chat no nosso site do suporte que lá o pessoal pode te ajudar a diagnosticar o que pode estar acontecendo!

https://support.riotgames.com/hc/pt-br

Re: ou a Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

blz, vou tentar a reinstalação primeiro, se n der jeito vou mandar ticket, vlw
Tropa

E eu achando q era meu pc q tava travando, e era o game *_* , formatei 2 vez e n mudava nada huehueheuhe
Aronguejo

Obrigado pelos esclarecimentos Valarin, depois dessa semana estavamos precisando de respostas pra dormirmos em paz e saber que a riot estava fazendo algo para melhorar nosso lolzinho.

Só discordei de um ponto apresentado, sobre o cliente, suponho que esse gráfico mostra a quantidade crashs do Cliente, mas para mim e muitos o problema não é esse, mas sim o consumo exagerado de recursos da máquina. O cliente seria capaz de registrar informações de lentidão? Acho que não, porque não acontece um evento como a quebra. O meu computador não tem 10 anos, o meu processador foi lançado o ano passado, mesmo assim sofro muito na hora de banir um campeão - a sorte é que já vou seco no - e selecionar as runas, o pior momento é este.

Abraços.

Tropa

Sou um novo jogador de LoL, vejo que se preocupam mesmo com os jogadores e a experiência em jogo. Obrigado
Arauto

Bem que eu via várias pessoas reclamando do cliente e o meu sem dar nenhum problema.
Aronguejo

O PC é brincalhão assim mesmo

"O ponto é que nos últimos meses fizemos muitas melhorias no cliente e, mais do que nunca, parece que vocês estão insatisfeitos"
onde e que estao essas melhorias ? eu nunca nem vi, o que eu vejo na pratica essa nojeira aqui.
https://clips.twitch.tv/AliveFragileCatDoubleRainbow
"acredite no seu potencial, reaja a um assalto"

A palavra correta não seria Desbugando não? enfim não seria mas fcail antes de sair um modo que pode prejudicar em ranked ou o server, desativar as rankeadas ou fazerem um teste antes de jogarem no client?

@Sunxadras  Se preocupam com os jogadores? a vá, com o tempo sua opnião vai mudar rapidinho, jogo desde 2014 o server só anda bugado, semanalmente tem skins novas, critica apagam posts, ou mandam os mods apagarem, para não ficar feio para eles, sei que todo jogo tem bugs, isso é fato, mas desde que mudaram o mapa para um novo, nunca mudaram o client em si, e outra esse tipo de critica que estou fazendo sempre é apagada, pois critica é algo que não aceitam, fico falando que é HATE.

Arauto

Podia montar uma ferramenta pra ajudar no upgrade dos caras!

no Mercado Livre, fiz meu upgrade la, ficou da hora. Bem acessível!
"O lance não é quanto tempo você tem, e sim como o usa!"
Arauto

Um dia o cliente e o servidor serão igualmente bons para todos, (risos ao fundo) , ei eu falo serio.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"