cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

Rioter

Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

B181I3D

E aê, meus bons!

 

Ano começando, temporada começando, muita coisa acontecendo e muita coisa pra acontecer.

 

Assuntos desse mês:

 

  1. Lançamento conturbado do URF
  2. Ping da galera do Norte/Nordeste
  3. Queda de fps aos 10 min
  4. Cliente

 

Disclaimer:

 

Nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, de Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), de funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL, etc.

 

Bora lá para então:

 

  1. Lançamento do URF

O dia do lançamento do URF foi conturbado, com muita gente sofrendo latência altas nas partidas. Isso aconteceu pois alguns dos nossos links estavam operando com problema, e só fomos alertados quando obviamente uma grande quantidade de pessoas foi logando no final do dia para jogar.

 

Redistribuímos as conexões para não utilizarem essa rota, enquanto o problema era consertado, e a situação foi normalizada no dia seguinte.

 

Já havíamos planejado dobrar a quantidade de links que temos para evitar situações do tipo, porém os links novos entrariam somente em alguns meses, mas estamos trabalhando para adiantar isso e termos eles o quanto antes. Bom explicar que aumentar a quantidade de links não significa melhorar a latência, somente evita congestionamento em dias que muitas pessoas estão jogando (como grandes lançamentos de modos de jogo especiais ou basicamente os finais-de-semana) e principalmente quando, por situações não-planejadas, os links não estão operando conforme o esperado.  

 

       2. Aumento de ping no Norte/Nordeste

Tickets e posts no fórum têm aparecido, vindos  de jogadores no Norte/Nordeste reclamando que estão jogando com latência maior do que o normal nas últimas semanas.   De fato observamos que a latência média dessas regiões aumentou. A situação parece afetar jogadores clientes de certas operadoras específicas e não estão sendo causadas por qualquer problema do jogo, mas pela forma como estas operadoras estão traçando suas rotas até o nosso servidor.

 

Estamos trabalhando do nosso lado para encontrar uma maneira de reestabelecer a latência de vocês aos patamares anteriores, porém sugiro que, caso você esteja sendo afetado, procure sua operadora para entender o que pode estar acontecendo. E caso ainda esteja insatisfeito, lembre-se de usar a nossa ferramenta de Lag Report para descobrir qual operadora da sua cidade tem uma conexão melhor com os nossos servidores: https://lagreport.br.leagueoflegends.com.

 

        3. Queda de FPS aos 10 min

Alguns jogadores nos reportaram que o FPS do jogo cai repentinamente por volta dos 10 minutos de partida. A situação foi investigada, o problema encontrado (um conflito do nosso sistema de anti-cheat com alguns programas comumente instalados em muitas máquinas) e uma correção foi aplicada há uns dias atrás. 

 

       4. Cliente

“Conserta o cliente, Riot!”

 

Essa pequena mensagem tem aparecido com bastante frequência nas nossas últimas comunicações, e nós temos falado de melhorias do cliente há algum tempo aqui no Debugando o Servidor. O ponto é que nos últimos meses fizemos muitas melhorias no cliente e, mais do que nunca, parece que vocês estão insatisfeitos. Então vou trazer aqui uma informação:

PLx9hHN

 

Acima temos a quantidade de erros no cliente por país e selecionado ali em rosa temos em segundo lugar o Brasil atrás somente da China (quando se fala em números absolutos, é muito difícil ficar na frente da China em qualquer coisa dado o tamanho da população por lá). Os Clientes brasileiros travam muito mais que qualquer outro no mundo mesmo comparando com servidores muito maiores do que o nosso. Em terceiro lugar temos o Vietnã e dali em diante começam a aparecer as regiões com maior número de jogadores.

 

E por que logo Brasil e Vietnã se destacam? Performance dos computadores. São dois dos países onde é mais caro ter ou onde há menos acesso à compra de computadores de todos os países onde League é publicado. Uma parcela significativa da base de jogadores brasileira ainda joga em processadores de mais de 10 anos de idade. E bom, League foi lançado há 10 anos atrás e inevitavelmente o jogo evoluiu de lá pra cá, exigindo mais dos PCs que não seguram mais a bronca que seguravam lá no começo.

 

Damos extrema importância ao fato de League ser o mais acessível possível para todos, independente da grana que você tem para montar um PC, e nós do escritório brasileiro sempre trabalhamos com os engenheiros do jogo para garantir que isso fosse uma preocupação. Porém para evoluir o jogo é inevitável que certas tecnologias sejam defasadas (por exemplo, encerraremos o suporte ao Windows XP e Vista a partir de Maio).

 

Isso não quer dizer que pararemos de otimizar ou melhorar o cliente, mas gostaria de ser transparente e comunicar para vocês que há um limite de onde conseguiremos chegar.

 

***

 

O resumo é que tivemos algumas questões de conectividade externas e internas, mas foi um mês relativamente tranquilo com derrota impedida ligada no total por somente 90 minutos (30 minutos a mais que dezembro, mas 7 horas a menos que novembro).

 

Continuamos investindo pesado no servidor brasileiro, que é muito importante para a Riot Games no mundo e temos alguns projetos para esse ano para melhorar ainda mais a experiência de vocês em jogo, então espero trazer mais boas notícias para vocês ao longo deste ano.

 

Valeu!


77 RESPOSTAS
Arauto

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

First :3

Mas eu concordo com o fato de que a questão maior do problema com o Brasil é que a maior parte dos jogadores tem uma base muito fraca no computador, fazendo com que se torne quase impossível jogar na máquina (HELLO, OLHA EU AÍ)

Highlighted

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

Senhor Valarin, obrigado por ser transparente com a comunidade, que tanto precisa de respostas, grato. Que o servidor esteja sempre em melhoras, torço por isso,
(Sim esta é minha assinatura)

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

ótimo post!!!!
tenho uma duvida, meu jogo não inicia a tela de carregamento após os picks e bans, já reparei o cliente 2 vezes e nada, o problema pode ser no mue PC de alguma forma ou a ultima atualização está com problemas? moro no Norte, mas acredito que não tem relação já que a internet está normal para outros usos

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

A culpa sempre é do PC kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
#PorUmFórumComMaisLiberdadeDeIdéias AVANTE!!!
Rioter

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

@BõJacK Horseman essa é a hora em que você sai do servidor de plataforma para o servidor de jogo. isso aconteceu em algum momento específico ou está acontecendo desde a atualização sem parar? quem te instruiu a reparar o cliente foi o nosso suporte?


Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

Na moral, melhor edição do desbugando o servidor tocou nos assusntos importantes sem tentar jogar para de baixo do tapete.

 

Continue assim sendo transparente é muito bom ver a RIOT assumindo a culpa do que compete a ela e mostrado o culpado daquilo não cabe a ela.

 

@Valarin Parabéns mano, só a ponto dois problemas que precisam ser resolvidos urgentemente:

  1. Hoje quando entrei no LOL percebi que o Yasuo ainda está no jogo.
  2. O titulo do tópico é "debugando" ou "desbugando" 

É isso se puder dar prioridade ao problema numero 1 agradeço. BOM FIM DE SEMANA Smiley Very Happy

 


ou a Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

Começou derrepente, fiz a atualização e joguei algumas partidas de URF, quando mudei para nomal game (escolha alternada) começou tudo. Eu tentei reparar por mim mesmo, n foi o suporte quem instruiu. estou reinstalando pra ver se volta ao normal, alguma dica? 

as vezes eu consigo ver a tela de fim da partida, já no cliente, e eu n sou o único AFK, pelo visto n sou o único afetado, por isso acho que o problema n é no meu PC, mas mesmo assim estou reinstalando 

Rioter

Re: ou a Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

@BõJacK Horseman é, pode ser algo da atualização que não está lidando bem com seu PC. Abre um chat no nosso site do suporte que lá o pessoal pode te ajudar a diagnosticar o que pode estar acontecendo!

 

https://support.riotgames.com/hc/pt-br


Re: ou a Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

blz, vou tentar a reinstalação primeiro, se n der jeito vou mandar ticket, vlw
Tropa

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

E eu achando q era meu pc q tava travando, e era o game *_* , formatei 2 vez e n mudava nada huehueheuhe
Aronguejo

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

Obrigado pelos esclarecimentos Valarin, depois dessa semana estavamos precisando de respostas pra dormirmos em paz e saber que a riot estava fazendo algo para melhorar nosso lolzinho.

 

Só discordei de um ponto apresentado, sobre o cliente, suponho que esse gráfico mostra a quantidade crashs do Cliente, mas para mim e muitos o problema não é esse, mas sim o consumo exagerado de recursos da máquina. O cliente seria capaz de registrar informações de lentidão? Acho que não, porque não acontece um evento como a quebra. O meu computador não tem 10 anos, o meu processador foi lançado o ano passado, mesmo assim sofro muito na hora de banir um campeão - a sorte é que já vou seco no - e selecionar as runas, o pior momento é este.

 

Abraços.

Tropa

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

Sou um novo jogador de LoL, vejo que se preocupam mesmo com os jogadores e a experiência em jogo. Obrigado
Arauto

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

Bem que eu via várias pessoas reclamando do cliente e o meu sem dar nenhum problema.
Aronguejo

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

O PC é brincalhão assim mesmo

 

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

"O ponto é que nos últimos meses fizemos muitas melhorias no cliente e, mais do que nunca, parece que vocês estão insatisfeitos"
onde e que estao essas melhorias ? eu nunca nem vi, o que eu vejo na pratica essa nojeira aqui.
https://clips.twitch.tv/AliveFragileCatDoubleRainbow
"acredite no seu potencial, reaja a um assalto"

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

A palavra correta não seria Desbugando não? enfim não seria mas fcail antes de sair um modo que pode prejudicar em ranked ou o server, desativar as rankeadas ou fazerem um teste antes de jogarem no client?

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

@Sunxadras  Se preocupam com os jogadores? a vá, com o tempo sua opnião vai mudar rapidinho, jogo desde 2014 o server só anda bugado, semanalmente tem skins novas, critica apagam posts, ou mandam os mods apagarem, para não ficar feio para eles, sei que todo jogo tem bugs, isso é fato, mas desde que mudaram o mapa para um novo, nunca mudaram o client em si, e outra esse tipo de critica que estou fazendo sempre é apagada, pois critica é algo que não aceitam, fico falando que é HATE.

Arauto

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

Podia montar uma ferramenta pra ajudar no upgrade dos caras!

no Mercado Livre, fiz meu upgrade la, ficou da hora. Bem acessível!
"O lance não é quanto tempo você tem, e sim como o usa!"
Arauto

Re: Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

Um dia o cliente e o servidor serão igualmente bons para todos, (risos ao fundo) , ei eu falo serio.


"Alguma vez você já escutou o chamado?"