cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Debugando o Servidor: Fevereiro de 2019 - Edição de Carnaval

Aronguejo

Debugando o Servidor: Fevereiro de 2019 - Edição de Carnaval

E aê, meus ranqueados!

Estamos chegando no final daquela festa popular anual que alegra tantos e aborrece tantos outros, o URFea (na realidade, anunciamos hoje que o modo vai estar disponível durante os patches 9.5 e 9.6, mas eu não quis perder a piada). Mas apesar do fim da festa, tivemos um mês de fevereiro bem tranquilo sem nenhum grande problema, então vamos aproveitar o Debugando desse mês para falar mais do astro do momento: o Cliente.

Assuntos do mês:

1. Tapa geral nos números
  2. Problemas no cliente mesmo em PCs modernos

Disclaimer:

Nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, de Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), de funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL, etc.

Bora lá para o que aconteceu esse mês:

1. Tapa geral

Tivemos 0 problemas críticos nesse mês (então 0 horas de derrota impedida ligada), agora 82,8% da base está jogando abaixo dos 60 ms de latência (nosso atual recorde) e a única situação que observamos foi uma semana em que a Vivo passou por alguns problemas e muitos jogadores sofreram com desconexões durante alguns dias, mas as coisas já voltaram ao normal.

Do ponto de vista do servidor, foi um mês bastante tranquilo.

2. Problemas no cliente mesmo em PCs modernos

Mês passado falei sobre como problemas com o cliente eram mais comuns no Brasil devido a quantidade de pessoas com PCs um pouco mais antigos e muita gente comentou dizendo que estava com problemas mesmo tendo PCs novos.

Longe de mim dizer que temos o melhor, mais rápido e mais feroz cliente da história dos vídeo-jogos, porém hoje em dia ele é bem estável e deveria rodar muito bem se o seu computador tem especificações similares às recomendadas.

O que é completamente oposto à experiência que muitos de vocês dizem ter com ele. Partindo disso vou tentar abordar duas teorias:

1. Seu jogo está com uma instalação “suja” ou “quebrada”: League of Legends é um jogo que é atualizado constantemente. Duas vezes por mês fora os micropatches, seu jogo passa por atualizações e devido a N fatores, arquivos podem ser corrompidos, caches podem estar bagunçados e a sua instalação pode simplesmente estar pedindo para você ir chamar a Marie Kondo o mais rápido possível;
  2. Você pode estar sofrendo muito com perda de pacotes: pode ser alguma configuração do jogo, a forma como o jogo está trabalhando com a sua internet ou um problema na sua internet. Sabe quando você deixa pra pickar nos últimos segundos, clica em confirmar e acaba dando dodge? Pode ter sido que o cliente realmente não entendeu o seu comando devido a essa perda.

Para ambos tipos de situação, você não precisa virar um mestre do método Konmari, pois lançamos há muito tempo atrás a saudosa Ferramenta de Reparos Hextec (você pode ler mais sobre a ferramenta aqui: https://support.riotgames.com/hc/pt-br/articles/224826367).

Essa ferramenta automatiza a correção de alguns problemas comuns que jogadores de League sofrem, inclusive forçar uma reatualização do cliente ou mesmo reinstalar as partes chave do jogo.

Então se você tem um PC moderno e está sofrendo bugs estranhos, sugiro baixar e tentar iniciar uma reparação, em específico marcar a opção “Forçar Reatualização”, o que deve ajudar seu cliente a ficar estável novamente.

A Ferramenta de Reparo Hextec não vai solucionar todos problemas, mas vai gerar informações importantes para que vocês disponibilizem ao nosso Suporte ao Jogador quando forem abrir um ticket. Eles são as pessoas mais bem preparadas e equipadas para ajudar vocês a descobrirem onde os problemas possam estar acontecendo e contorná-los. 

Vocês podem entrar em contato com eles no link: https://support.riotgames.com/hc/pt-br

É isso para esse mês, gostaria muito de ouvir se quem estava tendo problemas com o cliente teve seus problemas resolvidos com a ferramenta de reparo Hextec ou se continuou na mesma. Deixa seu comentário aí pra gente.

Valeu!

89 RESPOSTAS

Re: Debugando o Servidor: Fevereiro de 2019 - Edição de Carnaval

@Valarino problema e q vcs querem força a gente engolir esse cliente q passou da fase beta com muitos problemas ja tem mais de 1 ano de cliente e os problemas q estavam no beta ainda estão presente, não importa trazer novidades se o vc tem problema no pre jogo(escolhas de campeões ) q pode impactar muito na partida trazendo frustamento para o jogadores nao conseguirem selecionar o campeão ou ser punido por esse problema (o famoso tempo de espera de fila), vcs deveriam focar em alem de trazer novidade tentar ouvi a comunidade (pô ate pro players reclamam desse cliente) e ve os pontos aonde vcs podem resolver a curto prazo e fazer um plano a longo prazo para minimizar os problemas do cliente.

Tropa

Resumindo cliente horrível ADM pior ainda.
Tropa

Eu não sou muito de falar no Fórum, para falar a verdade essa é a primeira vez em que me comunico por aqui.
O que realmente tem de errado com esse cliente é o fato de você realmente não estarem fazendo nada significativo a curto prazo e tentando nos fazer engolir "soluções" como estas que vocês acabaram de nos indicar. Já uso essa ferramenta a um bom tempo e nada disso ajudou, tenho varias amigos que desistiram do jogo porquê simplesmente desistiram de perder PDL por não conseguir seleccionar personagem, jogo fechando sozinho e entre outros. Vocês poderiam escutar mais a comunidade, que está a muito tempo pedindo para ser feito algo e nada significativo vem sendo feito.

Tropa

Basicamente disseram "O problema que vocês estão dizendo tanto não passa de fruto da sua imaginação".

O que queremos que vocês façam

1. Simplifiquem o client do jogo ou deixem opcional entre o antigo e esse **cogumelo do teemo** novo;
2. Melhorem a user experience no client;
3. Tornem a usabilidade fluida e limpa (Sem travamentos e lentidões);
4. Parem de fugir dos problemas do seu sistema e os arrumem.

Problemas existentes desde que o client mudou

1. Client mais pesado que o próprio jogo;
2. Apresenta defeitos no processo de entrada no lobby de partidas;
3. Escolha de personagens;
4. Banimentos;
5. Trocas de picks entre players;
6. Inicialização do jogo.

O que vocês precisam saber

Ninguém mais tem estômago para ver posts desse tipo que oferecem uma gambiarra no lugar de resolver definitivamente o problema.

Re: Debugando o Servidor: Fevere 2019 - Edição de Carnaval

Parabens, ativei isso e ficou pior ainda tão mandando bem no jogo.

Mano, meu LoL bugou semana passada. Ficava pedindo toda hora pra refazer a atualização e eu desisti desinstalar e instalar novamente

Sabe oq mudou? exatamente, nada

toda vez q isso acontece tenho que usar a ferramenta de reparo hextech, ou seja, quase todo dia. Tá foda já

Tropa

Falow td que devia ser DEZIDO!!!

Olá, @Valarin.

Preciso muito da sua ajuda, e espero mesmo que me responda.

Ultimamente (faz 2 dias) estou com o MS na média de 200. Queria saber se é alguma instabilidade no Servidor, ou se resolveria se eu usasse a Hextec Tool.

Na verdade, teve uma tempestade bem hard aqui na região em que moro, esse pode ter sido o problema, mas fui medir a velocidade da minha internet e estava em 45 MGBS (de 60). A NET Virtua, como você tinha falado, tá com problemas com o LoL, isso eu sei, mas esse problema normalmente deixava meu ping em 40 e subindo as vezes pro 100, por curtos momentos.

Estou bem chateado, porquê eu gosto muito do jogo, e não estou podendo jogar por isso.

Outra pergunta é sobre a NET Virtua, como no videozinho diz, vocês "falam" com as operadoras de Internet para a informação chegar até os servidores da Riot, e o que no caso teria acontecido com a estabilidade do LoL pela NET Virtua? Gosto muito da operadora, a maioria dos jogadores de LoL do Brasil usam essa operadora, e na verdade, até final do ano passado meu MS ficava de 20 a 30, o que é normal, porquê eu moro um tanto quanto longe de SP (moro em PoA - RS).

Não acho que o problema seja por causa dessa tempestade, porquê se fosse já teriam arrumado, e como eu disse, faz 2 dias que está assim, mas não dispenso possibilidades, realmente a tempestade foi feia e pode ter dado problemas técnicos na operadora, espero eles arrumarem rápido, e que a estabilidade da NET Virtua com o LoL volte rápido.

Me ajuda, por favor <3

Agradeço desde já, bom trabalho pra vocês ai da Riot, GGWP! o/

Estamos todos presos... seja por correntes, ou asas.

"A lei não tolera imperfeições... e eu não sou exceção." -- Kayle, a Justa

Aronguejo

Up eles fica postando esse post que n explica nada pois o Cliente deles e Muito ruim mesmo no pc novo que tenho e uma porcaria esse Cliente

Tropa

Rito deveria levar a sério a %$#@ do client que vocês deveria arrumar, esta %$#@, pleno 2019 tem que abrir [2] client, um pro lobby e outro pro game, que %$#@ isso, Riot esta mais preocupada em Skin do que pra arrumar este %$#@, usando engine ultrapassada mau otimizada, nunca vi não poder usar o navegador enquanto o jogo está aberto, que nojo, tenho de jogar sem som porque faz barulho que tudo está travandono client, tenho um Processador Octacore, 16GB de RAM 1600mhz , jogo está no SSD 480Gb e uma placa de vídeo Gtx 1070 Ti 8gb e se abre a **cogumelo do teemo** de um navegador com Client aberto parece explodir a máquina, vou ver o uso de processamento mostrando uso da CPU em 30%, jogo e tenho outros mais pesador que o lol e faço 100x mais coisas simultâneas e meu PC nem abala, agora com o LOL meu Deus tenho de fecha tudo principalmente o navegador, resumindo o clinet e uma merda que deveria ser prioridade da Riot.
- Claro que com todo meu desabafo aqui, vai vir os advogados free que toda empresa de jogos tem, os que defende com todo tipo nojento de argumento, Ainnn o jogo e de graça, ainnn ela trabalha para manter um ótimo bla bla bla.., aiiimmm está ruim para de jogar ainnnn aiinnnn..
Jogo isso desde o Beta no N.A não nego as melhorias etc. toda evolução ou longo dos anos, por isso me vejo no direito assim como muitos aqui perdem ou ganhão um tempo precioso para se entreter neste jogo, mais com este cliente deficiente não tem como a Riot simplesmente ignorar isso, e só mandar mais e mais Skins.
aguardo uma unificação do Client em um só, assim como em muitos outros games e uma melhora de estabilidade.
Tropa

Faz tempo que não passo por aqui... Comecei a jogar lol no final de 2013 e parei em novembro de 2017... Por que eu parei? Devido ao client do league of legends, pra mim era frustrante meu PC ter configurações melhores que as recomendadas e meu jogo ter esses problemas de escolher champ, banimento, loja e fora o famoso BUG SPLAT, entre outros erros... voltei a jogar no inicio deste ano, tentei dar uma chance e ver o que acontece, continua a msm coisa... esta complicado... a experiência com o jogo esta ficando desgastante e não vemos nada de melhora, só vejo lançamentos de skins e de campeões pra gnt comprar RP (QUE ESTÁ SUPER CARO) e ver vc lucrarem com um jogo que faz tempo que deixou de ser divertido... Tenho saudades do league of legends antes de ter sido comprado pela TENCENT... as season pré 2015 foram otimas... AGR A GNT SÓ ESTÁ VENDO VCS FORÇANDO VENDA DE RP... GALERA TA ENJOANDO DE SKIN, TODO DIA LANÇA UMA SKIN, VAI CHEGAR UMA HORA QUE GERAL VAI CANSAR E PARAR DE COMPRAR... DISPONIBILIZEM O CLIENT ANTIGO, POR FAVOR...
Tropa

Cara to com um problema desde DEZEMBRO do ano passado, os adm já me mandaram fazer várias coisas, desinstalar tudo do pc, reinstalar o driver, só pq meu jogo trava nos 100% na tela de carregamento. Eu já enviei MAIS DE 20 TICKETS e nenhum me deu uma resposta certa, só falaram que era minha internet e meu pc, é foda cara. Falaram que estavam resolvendo esse problema já desde o início de fevereiro, e já estamos em 7 DE MARÇO... só queria jogar em paz... mas eles só querem saber de usar o dinheiro pra fazer skin que ngm ta nem aí.... se essa empresa falir eu vou ser o primeiro a dar risada deles
Tropa

@Coffee Lover  escreveu:

Olá, @Valarin.

Preciso muito da sua ajuda, e espero mesmo que me responda.

Ultimamente (faz 2 dias) estou com o MS na média de 200. Queria saber se é alguma instabilidade no Servidor, ou se resolveria se eu usasse a Hextec Tool.

Na verdade, teve uma tempestade bem hard aqui na região em que moro, esse pode ter sido o problema, mas fui medir a velocidade da minha internet e estava em 45 MGBS (de 60). A NET Virtua, como você tinha falado, tá com problemas com o LoL, isso eu sei, mas esse problema normalmente deixava meu ping em 40 e subindo as vezes pro 100, por curtos momentos.

Estou bem chateado, porquê eu gosto muito do jogo, e não estou podendo jogar por isso.

Outra pergunta é sobre a NET Virtua, como no videozinho diz, vocês "falam" com as operadoras de Internet para a informação chegar até os servidores da Riot, e o que no caso teria acontecido com a estabilidade do LoL pela NET Virtua? Gosto muito da operadora, a maioria dos jogadores de LoL do Brasil usam essa operadora, e na verdade, até final do ano passado meu MS ficava de 20 a 30, o que é normal, porquê eu moro um tanto quanto longe de SP (moro em PoA - RS).

Não acho que o problema seja por causa dessa tempestade, porquê se fosse já teriam arrumado, e como eu disse, faz 2 dias que está assim, mas não dispenso possibilidades, realmente a tempestade foi feia e pode ter dado problemas técnicos na operadora, espero eles arrumarem rápido, e que a estabilidade da NET Virtua com o LoL volte rápido.

Me ajuda, por favor <3

Agradeço desde já, bom trabalho pra vocês ai da Riot, GGWP! o/

Estamos todos presos... seja por correntes, ou asas.

Irmão, tô exatamente com o mesmo problema, sendo com o meu LoL NUNCA laga... espero que a Riot realmente investigue isso, pq tá ruim mesmo

Tropa

Aronguejo

Com todo o respeito, mas essa resposta é no mínimo risível. Não é uma ou outra pessoa q reclama do client há muito tempo, não são casos isolados e não acontece só com jogadores q não possuem um PC moderno. Da pra chutar q pelo menos 60% da comunidade do lol tem/ja teve algum problema com o client. De proplayers à jogadores casuais. O numero de problemas e reclamações que vejo entre meus amigos é enorme desde que esse novo client entrou em vigor. Se for pra fazer uma analogia, ele é tipo o windows vista enquanto o client antigo é o Windows XP.
Eu não sei pq a Riot insiste nesse client novo. Só consigo pensar que seja melhor pra se trabalhar, porém quando isso começa afeta a jogabilidade, que é  o mais importante dentro do jogo, acho que é hora de parar e pensar um pouco. Conteúdo visual nenhum substitui um jogo rodando liso. Se não querem melhorar/remover o novo client, podiam pelo menos buscar uma opção de manter o client novo com o antigo, como era antes.

@Valarinmais uma vez você falou que o problema não é da Riot em si,mais e o Kami???
Pelo que eu saiba o Kami não faz stream com PC a manivela e internet de 5 Megas

#PorUmFórumComMaisLiberdadeDeIdéias AVANTE!!!

eu posso estar enganado mas na época q vcs trocaram o client 80% dos players usou o client legado até ser forçado a trocar para esse
Lenda

Tenho um PC bom, conexão com internet muito boa, já utilizei a Ferramenta de reparo hextec, e fiz muitos outros procedimentos que a Riot me pediu, e de vez em quando ainda sofro com muitos problemas de travamentos, bugs, não selecionar o campeão entre outros, acho q a Riot deveria ouvir mais a player base que se importa com um negócio mais funcional do que bonitinho, assim com o próprio Kami falou, assim como eu vejo streamers e pro players com PC's muito bons reclamarem diariamente. Nem o "Modo de Configuração leve" faz esse client ficar leve, é um problema geral e a Riot tem sim que dar atenção URGENTE a ele. São 2 anos de reclamações gerais.