cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Debugando o Servidor - Edição de Setembro/2018

Rioter

Debugando o Servidor - Edição de Setembro/2018

E aê, meus consagrados!

Valarin na área novamente para falarmos sobre como anda o nosso servidor neste mês de setembro. Antes de mais nada, gostaria de agradecer todo mundo que comentou na edição passada, pois foi de grande ajuda para identificarmos e corrigirmos uma série de problemas.

Disclaimer habitual:

Nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, de Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), de funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL, etc.

Bora lá para o que aconteceu em setembro:

Servidor

Quando falo de servidor, me refiro a duas coisas: a plataforma, que é onde fazemos o login, onde estão históricos de partida, replays, missões, loja, etc.; e o servidor de jogo, que é onde os jogos propriamente acontecem.

No dia 9 de setembro, a plataforma do jogo teve um problema de alimentação de energia elétrica - o que não deveria ser nada demais, já que temos alimentação secundária que assume quando isso acontece, mas por algum motivo os servidores não “puxaram” a eletricidade da segunda fonte, o que impediu os jogadores em toda a América Latina de logarem no jogo.

O problema durou cerca de 3 horas, o que é um tempo muito longo de indisponibilidade - já que, além de restabelecer a energia, precisamos reiniciar o servidor de jogo (que fica em outro lugar e não foi afetado) para garantir que tudo estava funcionando nos conformes. Por isso quem já estava no meio de uma partida não viu que tinha acontecido nada até a partida terminar e a tela de pós-partida não aparecer.

Devido ao problema, aproveitamos para fazer uma verificação de alimentação de energia secundária nos servidores do mundo todo para garantir que isso não ocorra novamente.

Além disso, os servidores andam muito bem, principalmente os servidores de jogo.

Conectividade

Quando falo de conectividade me refiro à infraestrutura de internet geral do Brasil, às redes das operadoras de telecomunicações e ao Riot Direct (a “operadora” da Riot que tem rede própria para melhorar a latência nos jogos).

Esse mês eu diria que conectividade foi o que mais afetou os jogadores brasileiros (não só o League, mas uma série de outros serviços de internet). Dias 7, 11, 12 e 13 de setembro publicamos nos nossos canais que um problema no Ponto de Troca de Tráfego (PTT) estava afetando League e queria aproveitar pra explicar para vocês o que é o bendito PTT:

Pense na internet como um emaranhado de várias redes. Como se você estivesse pegando a rede da sua casa, juntado com a do seu vizinho, que junta com a da casa dos pais dele, que juntam com a sua rede de novo. A internet não é nada mais, nada menos que um emaranhado de cabos da Operadora A que se juntam com a Operadora B, C, D e assim em diante. Só que para efetivamente juntar essas redes, existe o PTT. O PTT é literalmente um lugar onde existe um grande roteador que a Operadora A, B e C plugam os cabos de redes delas e tudo se junta.

Nós da Riot Games entendemos que nem sempre as operadoras conseguem entregar a melhor experiência de internet possível para jogar e por isso criamos o Riot Direct (link infelizmente disponível somente em inglês. Estou trabalhando para que tenhamos as legendas dele português em breve). Riot Direct é como se fosse a “operadora de internet da Riot Games” onde temos a nossa rede própria e conseguimos garantir uma qualidade ótima de conexão para jogar League. Desde que implementamos o Riot Direct no Brasil, a latência e perda de pacotes da base melhorou em mais de 60%, o que foi um marco para a gente. Pessoas que jogavam com ping maior que 100 ms, passaram a jogar com 40 ms.

Tá, mas... onde entra o PTT nisso tudo? Como temos a nossa própria infraestrutura de rede, precisamos do PTT para trazer a conexão da sua casa pra sua operadora e depois para a nossa rede o mais rápido possível para garantir que você tenha a melhor experiência de conexão possível. Quando alguma treta acontece no PTT, não conseguimos trazer vocês para a nossa rede e aí os problemas de conexão ocorrem (não só em League, mas qualquer outro serviço que invista nessa infraestrutura -- sites de vídeos, streams, bancos, etc. Você pode conferir a lista de empresas que estão no PTT aqui).

O maior PTT no Brasil, que é esse em que estamos, é administrado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que publicou esta nota reconhecendo que os problemas estavam constantes devido a uma incompatibilidade nos equipamentos deles após uma atualização feita e eles se comprometeram a resolver a situação o mais rápido possível.

Apesar de ter sido bem frequente no começo do mês, estamos há 14 dias sem nenhuma instabilidade no PTT e aparentemente o CGI.br conseguiu resolver em definitivo o problema deles, o que nos deixa contentes, pois assim vocês vão voltar a ter uma boa experiência de jogo como antigamente.

Saúde do Jogo

Em saúde do jogo eu falo sobre o cliente, sobre bugs, performance e mais tantas outras funcionalidades do jogo.

Mês passado falamos bastante de FPS e Cliente, então vamos direto pra esses dois pontos pra gente ver o que aconteceu.

FPS baixo e engasgadas

Na última segunda-feira, fiz essa publicação no Fórum com a mensagem do time de desenvolvimento sobre as melhorias que estão sendo feitas em relação à performance do jogo, então se quiserem maiores detalhes, só irem lá.

Resumo: boa parte dos problemas foram resolvidos, uma nova funcionalidade está chegando que vai melhorar o FPS nas lutas de equipe e estamos desenvolvendo uma forma melhor de identificar o que está causando os problemas, para fazermos as correções mais rápido.

Além disso, o Invocador brasileiro @iSupreme entrou em contato com o nosso suporte e investiu um tempão para nos ajudar a encontrar e resolver um bug que estava prejudicando alguns jogadores (ele incluso), então um gigantesco GGWP pra você, iSupreme! =]

Cliente lento e bugado

Mês passado comentei que montamos um time focado em fazer melhorias no cliente e como, comentei, as mudanças ainda devem levar um tempo para aparecer então aqui ainda vamos ficar devendo. Espero poder trazer novidades na edição de outubro.

Resumão do mês:

Servidor - Tivemos um problema gravíssimo esse mês, mas foi um caso isolado que já solucionamos.

Conectividade - O problema no PTT prejudicou muitos no começo do mês, mas aparentemente voltamos à programação normal.

Saúde do Jogo - Melhoramos no quesito FPS, mas ainda estamos devendo nas melhorias do cliente.

Então por esse mês é isso, galera! Se vocês querem que a série continue, deixa seu comentário pra gente saber o que vocês estão achando e sobre o que vocês gostariam que eu falasse.

Valeu!

143 RESPOSTAS

Re: Debugando o Servidor - Edição de Setembro/2018

Continue, gosto de ler essas coisas!

Tem algumas coisas que nunca foram concertados, e existe a muuuuito tempo:

Sobre o cliente, existe um bug que nunca foi concertado desde que o cliente foi lançado. Quando você confirma a partida, não sei o que acontece, o jogo e tende que você não aceitou. Isso tá acontecendo com mais frequência nesses últimos patchs.

Com frequência quando você está procurando partida, o botão de cancelar pareamento não funciona de jeito nenhum.

Às vezes a aba espólios não carrega, precisando clicar em outra aba e voltar a ele para que funcione.

Quando eu deixo o cliente aberto enquanto eu jogo outro jogo em tela cheia, acontece que o cliente se torna um quadradinho minúsculo no canto da tela. Só é possível fechar com o gerenciador de tarefas.

Às vezes os emotes não aparecem durante a partida.

Em jogo, se ativar a opção de espelhar o placar, o mesmo fica totalmente bugado. KDA e jogadores sobrepondo um ao outro.

Na tela de carregamento o jogo crasha depois dos 100% e não abre o game.

O remake não funciona se o cara desconectar antes dos 3 min. de jogo.

Às vezes o jogo resolve iniciar em modo janela por algum motivo desconhecido.

O sistema bloqueia compras mesmo tendo RP/EA suficiente.

Tropa

Nice! Obrigado a todos que ajudaram a melhorar nosso servidor ^-^

A série está muito legal e intuitiva, fornecendo ótimo suporte. Continue!

Vi também alguns bugs frequentemente ao tentar entrar na aba de espólios e loja, sendo necessário reabrir o cliente para poder acessar. Também, alguns "delays" ao confirmar partidas, ou selecionar campeão.
Dragão

Tem um monte de gente com problema na tela de carregamento, muitos estão ficando com 100% no load e não iniciam o game nunca! Inclusive eu já passei por isso umas 3 vezes. deem uma olhada ae

Aronguejo

Gostei do tópico!
O bug mais frequente que eu vejo, de acordo com o meu amigo (que é a pessoa que passa por isso sempre), só acontece no saguão quando se tem mais de uma pessoa, você entra para a fila e de acordo com ele, a mensagem de "aceitar" a partida não aparece para ele, porém, a mensagem para aceitar aparece para o restante do grupo, e quando a gente volta pro saguão por alguém não ter aceitado, ele fica como se ainda não estivesse entrado no saguão "...", então, eu tenho que expulsar ele e chamar de novo.
Outro bug que eu observei muito mais no ARAM do que em outros mapas, é que os emotes simplesmente somem durante a partida, como se eu não tivesse colocado nenhum nos espaços.
Esses são os que se repetiram comigo diversas vezes, de resto, eu tenho que fazer um esforço e tentar lembrar ksjdksks

outro fator do cliente que incomoda bastante, é que em computadores menos potentes na questão de GPU é o consumo exagerado dela, mesmo que esteja com configurações em modo baixo, como o amigo acima citou está bem incomodo a questão do bug de aceitar partidas.
Aronguejo

Post esclarecedor. Venho notado que alguns bugs estão meio que frequentes que são:

Quando alguém me convida pra uma partida tem um certo delay até eu aparecer no saguão.
Depois de recusar uma partida fica alguns segundos preso na tela de cancelamento.
Após o banimento de campeões, com o meu campeão selecionado não consigo confirmar o tempo acaba e volto pro saguão, o que conta como dodge e perco -3 pdl (isso me ocorreu 3x vezes, em dias diferentes).

E só isso mesmo, parabéns pelo trabalho que você e sua equipe tem realizado.
Aronguejo

Mais blá-blá-blá de melhorias quando na verdade ninguém as vê.
Tropa

loguei só pra curtir, pq esse comentário foi GOD demais!
Tropa

A Tecnologia desse client já ainda é muito antiga e vcs deveriam refazer do zero
Tropa

Que bom saber que estão cuidando do lolzinho e do famoso client bugado

mano... acontece direto isso das partidas mesmo..
vc aceita a partida, blz... alguem nao aceita... a tela nao muda ate aparecer que voce nao aceitou a partida.
ou seja, a tela fico travada la, achou outra partida, e ai vc nao aceito a outra... isso acontece muito
Tropa

A passiva da Fiora não tá ativando direito com o Q. As vezes funciona, as vezes não. A flecha de indicação apontada diretamente pra Fiora, dou o Q e não sai o proc.
Tropa

Não sei especificamente qual área isso entra, mas eu não consigo jogar no modo tela cheia, pois quando ponho neste a tela fica piscando e o fps sobe muito chegando atravar em certos momentos, sengo possivel jogar somente no modo sem abas oq de vez em quando da o problema da barra de tarefas ficar na frente da tela tapando o minimapa e a parte inferior toda.

Tropa

Eu queria entender a definição de normal pra vcs pq nas minhas partidas o Normal é começar 2 afk, 2 reconectarem e depois um cair.

Como eu disse na postagem anterior, eu amei essa iniciativa de vocês! GGWP Rito <3
Aronguejo

Cara, não sei se é bug geral, coisa normal ou só aqui, mas todo dia que estou logando está aparecendo uma espécie de mini atualiação. Abro o LoL e dá o aviso que tem uma atualização e precisa reiniciar, nisso ele abre uma atualizacão de 0.4~0.9MB.

Outros: -"Ah cara, larga de choro, isso ai não leva um segundo"

beleza, realmente, mas o que demora é como se estivesse aplicando as atualizações, leva cerca de 5 min. E depois abre o client e começa uma atulização também, mesmo processo e demora mais uns 5 min. 

"A lâmina que não se vê, é a mais bem escondida"
Aronguejo

@NEEKO NEÉKO NII  escreveu:
Continue, gosto de ler essas coisas!

Tem algumas coisas que nunca foram concertados, e existe a muuuuito tempo:

Sobre o cliente, existe um bug que nunca foi concertado desde que o cliente foi lançado. Quando você confirma a partida, não sei o que acontece, o jogo e tende que você não aceitou. Isso tá acontecendo com mais frequência nesses últimos patchs.

Com frequência quando você está procurando partida, o botão de cancelar pareamento não funciona de jeito nenhum.

Às vezes a aba espólios não carrega, precisando clicar em outra aba e voltar a ele para que funcione.

Quando eu deixo o cliente aberto enquanto eu jogo outro jogo em tela cheia, acontece que o cliente se torna um quadradinho minúsculo no canto da tela. Só é possível fechar com o gerenciador de tarefas.

Às vezes os emotes não aparecem durante a partida.

Em jogo, se ativar a opção de espelhar o placar, o mesmo fica totalmente bugado. KDA e jogadores sobrepondo um ao outro.

de todos bugs que você mencionou, o único que nunca tive é o de deixar o client aberto.
O restante tenho toda semana, alguns todo dia como o da partida que fala que alguem n aceitou mesmo aceitando, e o da loja.
Sem contar em outro... sempre que abro o jogo ele inicia em modo janela, ai tenho que ficar mudando para janela sem bordar, toda vez que abro o client.

Pode continuar com a série, esta interessante acompanhar!! #GGWP <3
Tropa

Gosto bastante desse tipo de tópico, creio que o investimento no PPT serviu de grande ajuda para o servidor.
Mas sobre o cliente, espero que a equipe responsável trabalhe arduamente para melhora-lo pois o estado dele está critico.
O cliente buga tanto em computadores fracos como os mais potentes (vejam os vídeos do Kami, ele reclama do cliente toda hora).
mas em suma, estão realizando um ótimo trabalho!
Att.
Tulio "SirYoung" Cassios