cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Debugando o Servidor - Edição de Outubro/2018

Rioter

Debugando o Servidor - Edição de Outubro/2018

E aê, meus saiyajins!

Valarin na área novamente para falarmos sobre como anda o nosso servidor neste mês de outubro. Essa edição veio um pouco mais tarde, pois estava esperando rolar o Clash e a análise que os times de desenvolvimento fizeram sobre o que aconteceu. Mas como diz o ditado: antes tarde, do que mais tarde ainda. Bora lá.

Disclaimer habitual:

Nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, de Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), de funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL, etc.

Bora lá para o que aconteceu esse mês:

Servidor

Quando falo de servidor, me refiro a duas coisas: a plataforma, que é onde fazemos o login, onde estão históricos de partida, replays, missões, loja, etc.; e o servidor de jogo, que é onde os jogos propriamente ditos acontecem.

Só para deixar claro aqui: o problema que aconteceu com o Clash não foi culpa do servidor, mas um problema de como certas partes do jogo foram desenvolvidas e acabaram causando impacto nele, então vou falar do Clash na seção que se refere   à saúde do jogo, não aqui.

Depois do problema que aconteceu mês passado no servidor Brasileiro, fizemos uma manutenção e verificação nos servidores do mundo inteiro, o que causou um impacto positivo nas nossas operações, que teve um mês bem saudável.

Único problema grande que tivemos foi no dia 11 de outubro quando um dos containers que gerencia as partidas nos Servidores de Jogo ficou doidão e precisamos habilitar as derrotas impedidas por aproximadamente uma hora.

Conectividade

Quando falo de conectividade me refiro à infraestrutura de internet geral do Brasil, às redes das operadoras de telecomunicações e ao Riot Direct (a “operadora” da Riot que tem rede própria para melhorar a latência nos jogos).

É o primeiro Debugando o Servidor em que  vou falar isso, então imagina minha alegria: não tivemos nenhum problema com o PTT no mês de outubro. Aparentemente o NIC.Br resolveu em definitivo o que estava acontecendo, então sucesso: tivemos um ótimo mês em conectividade.

Com esse problema fora do caminho, voltamos a observar um crescimento na quantidade de jogadores que jogam League abaixo de 60 ms. Para 2019, aumentar ainda mais esses números vai ser uma das nossas prioridades aqui no Brasil.

zrjPoIL

Percentual de jogadores da base que jogaram abaixo de 60 ms

O único problema de conectividade que rolou foi no dia 6 de outubro quando tivemos um problema em um dos nós da nossa rede, mas não durou mais que 20 min devido a uma atuação rápida dos nossos engenheiros de rede.  

Saúde do Jogo

Em saúde do jogo eu falo sobre o cliente, sobre bugs, performance e mais tantas outras funcionalidades do jogo.

Nessa parte, como de costume, vou dar uma pincelada nos assuntos que vocês tem falado pra gente que não estão muito legais (FPS e Cliente) e vou falar mais um pouquinho sobre Clash.

FPS

Mês passado falei sobre o que o time de desenvolvimento estava preparando nessa área e enquanto eles trabalham e testam as funcionalidades, posso dizer que, diferente do que rolou entre os patches 14 e 17, o FPS médio da base está estável, isto é, não subiu mas também não caiu.

Cliente

O time formado para melhor a experiência do cliente já está testando as primeiras melhorias, então devemos começar a ver algo de concreto rolando durante a pré-temporada. Por hora, observo que a quantidade de bugsplat caiu de forma significativa, então estamos no caminho certo

Clash

O Sanke fez um post esses dias falando em linhas gerais o que rolou com o Clash, então ao invés de repetir o que ele disse vou dar um pouco mais de contexto técnico do porque o Clash tem sido um desafio pra gente.

A forma como League gerencia o início de partidas envolve muitos sistemas diferentes: lobby, páginas de runas, maestria, sua coleção de skins, os campeões que você tem e alguns outros mais. Quando esses sistemas foram desenvolvidos, eles não foram pensados com as pessoas pedindo para dezenas de milhares de partidas começarem rigorosamente ao mesmo tempo. Com alguns desses sistemas datando quase 10 anos, natural existir muita coisa que não está otimizada para esse tipo de situação. Assim, esses sistemas acabam sobrecarregando o servidor, o que não deveria ocorrer se esses sistemas tivessem sido desenvolvidos pensando nesse tipo de situação ou otimizados para ela.

Clash consumiu tanto da plataforma naquele dia, que tivemos que fazer um reset do servidor para que ele voltasse a um estado saudável.

Acredito que poderíamos ter feito um melhor trabalho de testar a capacidade de sistemas antes de fazer um teste com os jogadores, mas gostaria de agradecer a paciência de vocês em nos ajudar a melhorar todos esses sistemas antigos. No final das contas, o que está sendo otimizado para o Clash vai melhorar a experiência de League of Legends como um todo.

Resumão do mês:

Ficamos com a derrota impedida ligada durante 7 horas este mês (um aumento de uma hora em relação a setembro) boa parte delas devido ao Clash.

Servidor - As manutenções do mês passado surtiram efeito e tivemos somente um problema pontual.

Conectividade - PTT estável novamente, ping dos jogadores voltou a melhorar.

Saúde do Jogo - Times de desenvolvimento focados em melhorar FPS e Cliente, enquanto arrumamos nossos sistemas mal otimizados para que o Clash possa rolar.

Então por esse mês é isso, galera! Se vocês querem que a série continue, deixa seu comentário pra gente saber o que vocês estão achando e sobre o que vocês gostariam que eu falasse.

Valeu!

235 RESPOSTAS
Tropa

Re: Debugando o Servidor - Edição de Outubro/2018

Continue com estes posts, é interessante saber o que acontece com os servidores de uma empresa que suporta este tamanho de jogadores

Como eu já disse outras vezes, a criação dessa janela entre Riot e jogador foi excelente. ^-^
Dragão

Excelente tópico @Valarin! Ajuda a ter uma ideia do que realmente aconteceu e como aconteceu.

Gostaria de tirar uma dúvida rápida sobre o Client:

- O Cliente Alpha terá as suas funções refeitas ou serão apenas otimizadas?

Agora deu pra entender que boa parte das funções que há nas telas do Client são antigas, como você mesmo relatou no tópico (algumas chegam a datar quase 10 anos).

Pois há uma grande insatisfação dos players que relatam aqui no Fórum perder suas MD3 e MD5 por causa do bug da seleção de campeões (eu já perdi 2 MD3 por causa deste bug).

Desde já agradeço ao excelente tópico! Adoro ler sobre esse tipo de conteúdo! Por favor continue postando xD

Tropa

Acho, além de excelente, um diferencial da Riot Games esse compromisso e transparência com os jogadores. Não observo esse tipo de informação em nenhuma outra grande empresa de jogos. Fico feliz e motivado a jogar, quando percebo que a empresa se preocupa com o tipo de experiência que temos e, além disso, nos mostrar os diversos fatores que impactam no gameplay, suas causas e o que está sendo feito para minimizá-los. Parabéns.
Rioter

@Ríke

Não está sendo refeito.

2 coisas importantes para dizer:

- Nós lançamos o cliente há um tempo e enchemos ele de novas funcionalidades que deixaram ele lento

- Muitas dessas coisas que acrescentamos deixaram ele lento, coisa que ele não era quando foi lançado

O que estamos fazendo é um time olhando para tudo que foi colocado depois do lançamento e fazendo isso rodar lisinho independente da máquina e corrigindo qualquer bug que esteja prejudicando vocês (como esses que algumas pessoas caem no meio da Seleção de Campeões).

Aronguejo

o que me impediu de jogar o clash foi a minha operadora de Internet que resolveu fazer manutenção de rede na minha região ;-; to triste pq não consegui o que eu tanto queria o ícone do beta do clash, toda vez que vejo alguém com esse ícone dá vontade de fazer uma macumbá sáravá kkkkkkkkkkkkk pra essa pessoa pra no próximo teste ela passar pelo o que eu passei ficar sem net das 6 horas da tarte ate 6 horas da manhã no dia do clash. no próximo teste disponibiliza as 3 chaves a de 4, 8 e 16 equipes

Tropa

pow aki antes rodava com fps 60 agora o game fica caindo meu fps pra 04 no meio das tf isso atrapalah muit oamno

Tem um bug no ALT + TAB (tela cheia), que faz demorar para voltar para o game depois de pressionado. Esse problema veio depois que o windows 10 atualizou a um tempo atrás. E isso está relacionado ao assistente de foco do windows, depois que desativei voltou ao normal.

Existe alguma forma de vocês resolverem isso? não queria ter que desativar uma função do windows...

´✫¸.•°*”˜˜”
..✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫
☻/ღ˚ •。* ♥♥ ˚ ˚✰˚ ˛★* 。 ღ˛° 。* °♥ ˚ • ★ *˚ .ღ 。
/▌*˛˚ ░ ░ٌٌٌ♥░ NEEKO NEÉKO NII ˚ *
/ ˚. ★ *˛ ˚♥♥* ✰。˚ ˚ღ。* ˛˚ ♥♥ 。✰˚* ˚ ★ღ ˚ 。✰ •* ˚ ♥♥” ✰˚ ♥* ♥♥

Reportado!

.

"Uma risadinha deve resolver o problema".

diferente de todos os outros meses, esse foi o único me que eu senti o servidor com problemas, perdi muito a vontade de jogar nesse último mês, pois, foram vários dias em sequencia q o ping de todos dentro do jogo estava a cima de 80 e travando de mais, e sobre isso a riot nem se pronunciou
Tropa

@SoLs2Lua  escreveu:

A R G U M E N T O  E L O Q U E N T E

(Sarcasm)

Uag Tropa
Tropa

vcs falam de melhorar o ms e falam q o fsp nao foi alterado

mas a cada atualização o fps em meu computador fica pior, no começo do ano passado eu troquei de computador pq depois d uma atualização, se eu n me engano foi a 7.5 o lol simplesmente nao abria mais as partidas que eu tentava inicia, eu estou preocupado em ter q trocar de ocmputador de novo pois mesmo q vcs falem q o fps foi inalterado eu senti uma alteração como senti em todas as outras atualizações

em relação ao ms eu n tenho oq reclamar pois minha internet é boa

o problema mesmo é o pc q eu n tenho condiçoes de compra um computador melhor ou troca as peças para melhor sempre que acontecer alguma atualização

Aronguejo

Bom voltar depois de um tempo e ver que muita coisa melhorou! 

Tropa

.
Highlighted
Rioter

Opa, @Sandoval Sensual! Se esse mês em particular estava ruim o ping, eu tentaria dar uma olhada para ver se não é um problema da operadora na sua região, pois como eu comentei no tópico, esse mês não tivemos nenhuma grande problema de rede no nosso lado (nem no PTT)

Tropa

Re: Debugando o Servidor - Ediçãfo de Outubro/2018

Meu Fps era 60/70 depois dessa atualização 8.22, fica 15/10 não da pra fazer nada vcs podem resolvder isso pf ? Computador é novo 

Aronguejo

@Valarin  escreveu:

Opa, @Sandoval Sensual! Se esse mês em particular estava ruim o ping, eu tentaria dar uma olhada para ver se não é um problema da operadora na sua região, pois como eu comentei no tópico, esse mês não tivemos nenhuma grande problema de rede no nosso lado (nem no PTT)

não sei o que vcs fizeram, mas ta impossivel jogar no PBE tbm, no inicio do ano dava pra jogar de boa ping de 100, hj triplicou o MS ontem eu entrei e estava com 333 de MS

Tropa

achei muito bom esse tipo de conteúdo, facilita a comunicação entre os jogadores e a empresa, quanto ao clash acho q poderia talvez ter mais horários disponíveis para quem não pudesse entrar no horario marcado 

Aronguejo

Quero mais estatísticas sobre qual composição ganho mais, com duos ou não, e saber se tem duo no meu time, como o grupo, que alguns tem, pra min quitar logo. Pois o jogo fica mais difícil pra quem joga solo.

Poem esses duos da solo/duo na flex!
ficando somente solo/solo, evitando os smurfs/jobers.