cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Debugando o Servidor - Edição da Friaca (Dezembro/2018)

Rioter

Debugando o Servidor - Edição da Friaca (Dezembro/2018)

E aê, meus honoráveis!

Chegamos ao fim de 2018 e também ao nosso último Debugando o Servidor do ano! Foi uma honra abrir esse canal para falar com vocês sobre o estado do nosso querido joguinho.  Também é ótimo receber a gratidão de vocês pela transparência ou puxões de orelha sobre problemas aos quais não estávamos dando a devida atenção. Em 2019, espero que possamos evoluir esse canal ainda mais.

Disclaimer:

Nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, de Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), de funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL, etc.

Bora lá para o que aconteceu esse mês:

Servidor

Quando falo de servidor, me refiro a duas coisas: a plataforma, que é onde fazemos o login, onde estão históricos de partida, replays, missões, loja, etc.; e o servidor de jogo, que é onde os jogos propriamente ditos acontecem.

Fim de temporada é a época mais crítica do jogo não só para quem está tentando subir aquele elo de última hora, mas também para os servidores: é quando temos mais pessoas jogando simultaneamente, logo qualquer problema vai gerar um impacto imenso em vocês. Imagina dar problema no servidor no último dia da galera tentando pegar elo? Nagacáburos que me dibre.

Felizmente nada aconteceu nas últimas semanas da temporada e em dezembro tivemos somente uma hora de derrota impedida ativada (depois do fim da temporada) em um problema que aconteceu de madrugada devido a uma configuração errada feita por um de nossos engenheiros, que acabou afetando alguns servidores.

Conectividade

Quando falo de conectividade me refiro à infraestrutura de internet geral do Brasil, às redes das operadoras de telecomunicações e ao Riot Direct (a “operadora” da Riot que tem rede própria para melhorar a latência nos jogos).

Esse mês tivemos alguns problemas na integração da nossa rede com as redes da Tim e da Vivo que afetaram alguns jogadores. A situação com a Tim foi resolvida, porém a nossa integração direta com a Vivo ainda está desabilitada enquanto trabalhamos em conjunto para entender o que está acontecendo (isso significa que os clientes da Vivo podem estar jogando uma latência maior do que estão acostumados, principalmente fora das regiões metropolitanas).

Saúde do Jogo

Em saúde do jogo eu falo sobre o cliente, sobre bugs, performance e mais tantas outras funcionalidades do jogo.

Em fim de temporada evitamos lançar novas funcionalidades ou fazer mudanças de grande impacto na infraestrutura do jogo, devido às festas de final-de-ano ou férias, então não tenho muitas novidades nessa seção esse mês. Continuamos trabalhando em melhorias do cliente que devemos começar a implementar ano que vem e continuamos trabalhando nas otimizações necessárias para fazer o Clash acontecer em 2019.

Resumão do mês(TL;DR):

Servidor - Mês tranquilo, final da temporada rolou sem problemas.

Conectividade - Problemas na integração com algumas operadoras podem estar aumentando a latência para alguns jogadores. Estamos trabalhando para normalizar.

Saúde do Jogo - Sem muitas mudanças, pois congelamos para o final-de-ano. Novidades voltam em janeiro.

Então por esse mês é isso, galera! Voltamos no final-de-janeiro com maiores novidades do que vem por aí.

Valeu! 

110 RESPOSTAS
Dragão

Re: Debugando o Servidor - Edição da Friaca (Dezembro/2018)

Há alguns dias atrás (começo desse mês), eu vi gente reclamando sobre um ping alto com a Net Virtua, no meu caso, tava de 150-170. Vocês detectaram algum problema nas rotas com a Net Virtua?
Aronguejo

Legal esse canal! Parabéns pela transparência da empresa.
Esse mês tive um dia de fúria com o LoL sobre latência alta (justo no dia em que mudei minha net de 10Mb para 100Mb).
No outro dia já estava ok! ping médio é de 30ms. Show de bola!
Highlighted
Rioter

@SeventhYuu@  escreveu:
Há alguns dias atrás (começo desse mês), eu vi gente reclamando sobre um ping alto com a Net Virtua, no meu caso, tava de 150-170. Vocês detectaram algum problema nas rotas com a Net Virtua?

@SeventhYuu detectamos, sim. Até tentamos algumas medidas para ver se melhorávamos a situação, mas como foi do lado deles, infelizmente não tínhamos o que fazer

Tropa

bem....e o lance do cliente todo lagado,bugado,demorando para carregar a loja o ´´jogar´´,a aba de missões? Creio que não seja só comigo pois vi algumas pessoas no fórum reclamando sobre isso e tbm alguns streamers com o mesmo problema (em uma escala bem menor mas era o mesmo problema) iram arrumar isso assim que a temporada de 2019 começar? abraços

Então Seventh, conheço uma galera q possue Net Virtua e de vez em quando ficam com o Ping fixado em 60~69, eu tenho, e o que também acontece comigo e outros amigos que tem o serviço, é desconexões repentina. Enquanto estamos no client, aparece: "Tentando Reconexão", se estamos na fila por mais de 5min, aparece, se passamos algum tempo com o client aberto, aparece, enfim. Isso é com quase todos os usuários da Net, a conexão é estável e nenhum outro jogo tem esse tipo de problema além do LoL, isso é em relação a operadora e a Riot Games.

Rioter

@SLIFERXYZ@  escreveu:
bem....e o lance do cliente todo lagado,bugado,demorando para carregar a loja o ´´jogar´´,a aba de missões? Creio que não seja só comigo pois vi algumas pessoas no fórum reclamando sobre isso e tbm alguns streamers com o mesmo problema (em uma escala bem menor mas era o mesmo problema) iram arrumar isso assim que a temporada de 2019 começar? abraços

@SLIFERXYZ não digo logo no começo da temporada, mas temos alguns projeto e melhorias que devem entrar nos primeiros meses do ano que devem dar uma melhorada boa no cliente

Aronguejo

@SeventhYuu   eu tbm uso Net e meu ping fica assim as vezes, mesmo sem ninguem usando a net, mesmo resetando o modem etc.

@Valarin  valeu por trazer pra gente esse canal, no aguardo de novidades!

Tropa

cara acho que que tem coisa errada ainda ai seu ping ta bem alto pra 100mb, pq eu tenho 10mb e meu ping é 17

@Valarin
Em relação ao problema do lobby com amigos, quando acontece de um estar na fila e o outro não, ou da partida não iniciar mesmo com todos na sala e com suas escolhas de rota, e etc. Já possui alguma atualização sobre?
Dragão

@Faker Here 

É... o negócio é pressionar a operadora, que de vez em quando coloca a rota pra passar na Casa da Mãe Joana até chegar ao server, mesmo com Riot Connect e talz.

@Acaso Distorcido 

Na verdade isso foi um caso um tanto quanto diferente, todos que eu vi tavam dizendo que era de 150-180, achei bem esquisito.

@Valarin

Eu entendo o lado da Riot. É triste ter que "esperar a boa vontade dos outros" pra poder fazer isso funcionar. Eu acho que foi só uma "anomalia", e pelo menos, o meu ping voltou ao normal, que é 60-80 com o Wifi e 60-75 com o cabo, mas, ainda tem gente reclamando, e com razão. 

@SeventhYuu
Exato, foi nesses dias mesmo. Pelo menos aqui no RJ, o ping tava entre 60~69, dando aquela sensação de delay alta mesmo.

Poxa,  eu uso um provedor chamado iMICRO, que tem rotas da telemar, e direto eu to com meu ping oscilando, mas é só com o lol, outros jogos estão normais.
e o dns do google ta com ping mto alto, 63, enquanto outros por exemplo da cloudfare estão 14, 18, que é o meu ms normal.
Teria algo haver com esses problemas?

o seus 4head, tem como0 criar lçogo as skins do renekton

@Valarin E os dodges que não estão tendo punição? Isso é permanente? 

Re: Debugando o Servidor - Edição da Friaca (Dezembro/2018) Banido por erro do servidor

mano sem brincadeira fui banido pela 3 vez por motivo do cliente fechar do nada ou a quando eu estou de boa jogando e o cliente da erro ja desinstalei o lol diversas vezes agr to com outro bam na conta (pedro tuner022) sera que vcs poderia me fazer um favor de retirar esse banimento por erro do cliente que vocês desenvolveram........ des de ja obrigado

é bug o fps ficar dropando mesmo com todas as qualidades no low em um pc i5 7400 , 3.01ghz , placa intel graphics 630 ? x,x
Tropa

Olá @Valarin, já faz um tempinho, acho que uma ou duas semanas estou tendo problemas com conexões com o servidor, durante as partidas as vezes acabo me desconectando e tenho que reiniciar o cliente ( sair do jogo, fechar o cliente, logar de novo e tentar me reconectar), tenho certeza de que não é problema com a minha conexão, já que isso aconteceu diversas vezes quando estava jogando Blitz do Nexus com meus amigos conversando pelo Discord, e a conexão continou funcionando. (Sempre que a partida cai, eu realizo um "ping 8.8.8.8" pra verificar se foi problema local ou com os servidores do League).
Minha operadora é Vivo, será que isso estaria ligado aos problemas citados na publicação? Vocês tem alguma ideia de quando isso será resolvido?
Obrigado desde já!

@SLIFERXYZ@  escreveu:

Cara comigo tambem, tomei ate Puniçao de afk ai agora estou na fila de baixa prioridade tendo que esperar 5 minutos pra achar partidas, isso que nem culpa minha foi porque a internet aqui em casa é boa, jogo fica com 11-22 de ping e maninho meu game ficou no carregamento da partida (onde mostram os champs e a porcetagem de carregamento dos players, detalhe que estavam todos 100%) e ficou ate eu fechar o game e abrir dnv pra ai sim eu conseguir jogar porem em grande desvantagem, e meus amigos estavam em call cmg no discord e disseram que fazia tempo que o game ja tava rolando, acabou a partida (vencemos) e tomei puniçao por afk e nem culpa minha foi, culpa do client bugado, geral ta reclamando, fui no suport da Riot mandei um email explicando e nao se pronunciaram, mas fazer oque, espero a puniçao acabar né... abraço 

"Servidor - Mês tranquilo, final da temporada rolou sem problemas."

ATA, foi o mês com mais desconecte no JOGO