cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

"Todo campeão exige habilidade!" - Uma discussão sobre Mecânicas de Jogo e campeões!

Re: "Todo campeão exige habilidade!" - Uma discussão sobre Mecânicas de Jogo e campeões!

@Gemada de Taric@  escreveu:

Eu simplesmente falei o que ele falou.
Sem contar que tem o ponto em que ele comenta, que apesar de ser habilidades gerais, o champ influencia.
Você se sentir ou não, confortavel com o champ pode influencias coisas que são globais.

E sinceramente, champs diferentes pedem maneiras de pensar diferentes. Você não se comporta na lane de Nasus do mesmo jeito que um Yasuo se comporta, por exemplo. Então digo que o jeito de se jogar, pode influenciar muito, logo eu gosto de considerar isso uma "habilidade" que precisa ter com o champ.

E por sinal, já não é a primeira pessoa que me fala isso. parece que não lêem o post como se deve .-: .

Eu NUNCA citei que não existe champs mais faceis que outros. Eu até ENFATIZEI isso. Vou repetir: O meu ponto é provar que todo o champ exige mecânica, sendo simples ou não.

"Sim, todo o campeão exige habilidade para jogar. T O D O S. Sem exceção.

A diferença está que alguns exigem mais mecanicamente, outros exigem mais em noção de jogo e conhecimento. Uns mais e outros menos, mas enfim, todos precisam de habiliade.

Como ele mesmo disse, existe diferenças como no caso: "Mecanicamente falando, um Kassadin é mais simples e facil do que Azir"."

>A diferença está que alguns exigem mais mecanicamente, outros exigem mais em noção de jogo e conhecimento.

Essa frase simplesmente demonstra que o tópico vale de nada, conhecimento/noção de jogo não é específica e não existe ponto negativo em saber mais, deixar de saber algo porque você usa X campeão é bobagem

É óbvio que todo campeão precisa apertar os botões no momento adequado pra ter o potencial máximo utilizado, só que dificuldade existe por comparação e é bobagem colocar todos no mesmo patamar usando elementos gerais do jogo pra justificar...

E não, nem todos precisam de mecânica e seu grande erro é traduzir o termo que ele usa (skill) pra mecânica, ele não está falando sobre Micro game, ele NÃO ESTÁ FALANDO que todos os campeões são mecanicamente intensivos, ele está falando que conhecimento de jogo junto com mecânica mesmo que básica é necessário pra obter sucesso em diferentes matchups e isso torna todos os campeões complexos, isso acontece em praticamente qualquer jogo PvP jogado hoje em dia...

É a mesma discussão que acontece quando falam sobre Suportes, querem se defender justificando que a classe precisa de "mais" noção de jogo/conhecimento mas isso é totalmente idiota, não existe conhecimento específico pra Suporte que outra classe não precisa/deve aprender. Um jogador decente sabe/entende como o jogo funciona em geral, não apenas sua classe, não apenas suas matchups, não apenas os minions da side, ele conhece o jogo EM GERAL e quando você chega próximo a esse nível a única diferença real é a parte prática, a execução...

e Garen simplesmente não exige habilidade pra ser usado quando comparado a Riven porque seus padrões de troca são estáticos, seu combo é estático, a tomada de decisão dele envolve bem menos possibilidades por ele ser um campeão limitado. 

Mas pode continuar usando seu exemplo em que existe apenas Garen porque é óbvio que ele exigirá habilidade nesse caso, não existe nada pra comparar. É como dizer que é necessário esforço tanto pra concluir o Ensino Médio quanto fazer um Doutorado, afinal de contas terminar o Ensino Médio envolve esforço...

→Thepgfk←

Re: "Todo campeão exige habilidade!" - Uma discussão sobre Mecânicas de Jogo e campeões!

@Mente Maluca

O ponto do tópico prevalece, e eu vou defender meu ponto. Sim TODOS OS CHAMPS precisam de habildade para jogar. Ponto.
Você ao menos viu o video que eu coloquei? Se viu, pelo visto viu errado.

Bobagem é achar que conhecer seu champ é irrelevante e que não é parte do aprendizado de dominar ele e ser bom com ele, ou seja, achar que Game-Sense e Game-Knowledge não se aplica ao seu champion e que é igual para todos, e não faz parte da habilidade necessaria para jogar com ele.

Saber sobre ele, saber o que fazer com ele e como fazer e suas tomadas de decisões SÃO SIM habilidades que se precisam ter para poder dominar e utilizar um champion eficientimente.

Conhecimento geral é afetado pelo seu champion sim. Se pegar Zed, Lux, Caitlyn e um Maokai, e comparar o meio de farmar com cada um deles, eles são diferentes, por exemplo. Por mais que saber farmar seja global, a forma que se aplica seu conhecimento de farm vai mudar de champ pra champ devido a questões de diferença de Range, velocidade de animação, velocidade de projétil, dano base, etc...
Estar habituado em utilizar o conhecimento geral do jogo em seu champ faz diferença e é totalmente relevante.

Precisar de habildade envolve mais do que combos ou complexidade de kit. Envolve conhecimento de jogo aplicado ao SEU CHAMPION em especifico. E isso faz parte da mecânica necessaria para se usar um champion.

Então, não estou querendo colocar Garen e Riven no mesmo nivel, e dizer que ambos são tão dificeis quanto.
Nunca neguei e vou negar a existencia de diferentes niveis de dificuldades entre champions, pois são coisas obvias.
Mas nunca vou admitir que algum champ nesse jogo não precise de habilidade para jogar. Se não precisasse, todos os jogadores daquele Champion seriam iguais. Ponto.
Nunca alguém me vai convencer que se pegar champ X, você pode jogar de qualquer jeito que você ganha, pois ele supostamente "Não precisa de habilidade".

Todo o champ exige habilidade tnato em conhecimento quanto em mecânica, por MAIS SIMPLES que seja. Não é atoa que todo o champ possui win-rate diferente conforme se vai jogando com ele. Pois é algo que se chama Skill-Cap, e você vai alcançando esse limite conforme aprende e utiliza suas mecânicas de forma mais eficiente.
O ponto é que champs diferentes possuem skill-caps e skill-floor diferentes, mas o objetivo é mostrar que todos POSSUEM isso.

Mais um excelente post do Gemada, parabéns ai irmão pelo trabalho pela comunidade.

Eu concordo com tudo.
Garen é dos campeões mais difíceis do League, bem como master yi, teemo etc e a cada patch conforme aumentam a força dos rangeds garen e outros ficam em uma posição ainda mais complicada de reagir num jogo.

O que eu posso passar da minha experiência.

Certos campeões vendidos na loja a valores caros são mais fáceis de jogar do que outros campeões vendidos mais baratos.
O que você quer dizer velho hardcore?
Quanto mais caro um campeão na loja, mais atenção e mecanismos a Riot deu a ele para ele se suceder bem durante uma partida, porém caso um campeão baratinho que é muito mais difícil suceder-se bem com ele durante uma partida consiga atingir a plenitude do seu potencial teremos muito mais potencial para esse campeão baratinho. Parece justo né...É a recompensa pela habilidade.

Exemplo meio fora de contexto, no point blank tinhamos várias facas, a m7 era a faca padrão, mais curtinha, gratuita. A fang blade e machete eram pagas e bem apelonas.
Eu fiquei jogando uns 3 anos apenas gostava de jogar de m7, meu amigo, quando eu peguei o jeito do negócio, não tinha fang, não tinha machete, nada que me matasse, o cara vinha eu dava um ou dois passos pra trás e metia o HS nele assim que ele errava a facada e assim fazia frags monstros com a faca padrão do jogo.

Os campeões do Lol principalemente os mais baratos e acessíveis são bem desafiadores de jogar bem no jogo mas sua recompensa para quem faz um jogo perfeito é muito maior.

Só discordo que o lee sin seja fácil e o shaquittinho.

Shacola de mesquita pode ser izi de entrar e sair de uma luta mas para ele realmente funcionar é bem dificil e precisa de um jogador com um BAITA knowledge e uma excelente mecanica.

Todo campeão exige habilidade para desempenhar corretamente ele, uns mais, outros menos, no caso do Garen e do teemo exige muito KNOWLEDGE do jogo.

Quantas vezes eu to lá de garen passando aperto, freezando a lane e de repente chega level 8 e eu tenho a brecha perfeita para matar o meu top laner opressor que as vezes já está até com 2 kills na frente e eu viro o jogo por saber encaixar bem as minhas mecanicas.
É recompensador.

@Mente Maluca

O ponto do tópico prevalece, e eu vou defender meu ponto. Sim TODOS OS CHAMPS precisam de habildade para jogar. Ponto.
Você ao menos viu o video que eu coloquei? Se viu, pelo visto viu errado.

Bobagem é achar que conhecer seu champ é irrelevante e que não é parte do aprendizado de dominar ele e ser bom com ele, ou seja, achar que Game-Sense e Game-Knowledge não se aplica ao seu champion e que é igual para todos, e não faz parte da habilidade necessaria para jogar com ele.

Saber sobre ele, saber o que fazer com ele e como fazer e suas tomadas de decisões SÃO SIM habilidades que se precisam ter para poder dominar e utilizar um champion eficientimente.

Conhecimento geral é afetado pelo seu champion sim. Se pegar Zed, Lux, Caitlyn e um Maokai, e comparar o meio de farmar com cada um deles, eles são diferentes, por exemplo. Por mais que saber farmar seja global, a forma que se aplica seu conhecimento de farm vai mudar de champ pra champ devido a questões de diferença de Range, velocidade de animação, velocidade de projétil, dano base, etc...
Estar habituado em utilizar o conhecimento geral do jogo em seu champ faz diferença e é totalmente relevante.

Precisar de habildade envolve mais do que combos ou complexidade de kit. Envolve conhecimento de jogo aplicado ao SEU CHAMPION em especifico. E isso faz parte da mecânica necessaria para se usar um champion.

Então, não estou querendo colocar Garen e Riven no mesmo nivel, e dizer que ambos são tão dificeis quanto.
Nunca neguei e vou negar a existencia de diferentes niveis de dificuldades entre champions, pois são coisas obvias.
Mas nunca vou admitir que algum champ nesse jogo não precise de habilidade para jogar. Se não precisasse, todos os jogadores daquele Champion seriam iguais. Ponto.
Nunca alguém me vai convencer que se pegar champ X, você pode jogar de qualquer jeito que você ganha, pois ele supostamente "Não precisa de habilidade".

Todo o champ exige habilidade tnato em conhecimento quanto em mecânica, por MAIS SIMPLES que seja. Não é atoa que todo o champ possui win-rate diferente conforme se vai jogando com ele. Pois é algo que se chama Skill-Cap, e você vai alcançando esse limite conforme aprende e utiliza suas mecânicas de forma mais eficiente.
O ponto é que champs diferentes possuem skill-caps e skill-floor diferentes, mas o objetivo é mostrar que todos POSSUEM isso.

????????????????????????????????????

Por que você insiste em complicar coisas que deveriam ser conceitos básicos?

Eu realmente não sei se eu subestimo a capacidade do jogador médio desse jogo ou se é tão baixa assim, é tão difícil entender as características das classes a ponto de ser complicado entender como farmar com cada uma?

Enfim, você vai continuar forçando que Garen exige habilidade porque vai continuar usando Garen isolado como exemplo mas a existência de campeões como Riven torna a mecânica necessária pra ser efetivo com Garen insignificante...

→Thepgfk←

E eu to tentando entender se você se faz de sonso ou se simplesmente se recusa a intender, pois não estou tentando complicar nada, estou só falando que eu eu vejo como um fato no game.
Pela milésima vez nesse fórum, EU NÃO DEFENDO GAREN POR JOGAR COM ELE. Eu literalmente pouco me lixando pro que falam ou pensam dele.

O que eu vou provar aqui é que todo o champ exige alguma habilidade.
Eu não to comparando a mecanica da Riven com a do Garen. Não precisa esfregar na minha cara que ela é 1001X mais complexa e dificil de masterizar que ele. Eu nunca discordei disso e não sei nem por que diabos você tocou nesse assunto pois eu não ligo se champ X é 100 vezes mais dificil que champ Y, dificuldade não é o único ponto do post.

Não to dizendo que Garen é dificil, que Master é dificil, e que precisam de anos pra se aprender a jogar.

A única coisa que to provando aqui,é que por mais simples e fáceis sejam os champions, eles exigem um mínimo de mecanica basica para serem jogados, e pra negar uma coisa tão simples e óbvia, tem que ter um ego muito fragil.

Riven pode exigir mais de 200 games para ser dominada.
Garen pode exigir 10.

Mas o ponto é que, ele VAI exigir algo, pois todo o champ, não só o Garen, tem alguma mecanica para ser aprendida e utilizada, queira você adimitir ou não, pois isso está no design de cada champion.

Não to querendo defender meu champ
Não to querendo dizer que ele é dificil
E nem to botando ele no mesmo pedestal de complexidade que tu coloca a Riven.

Simplesmente estou dizendo no post, que todo o champ precisa de mecanica,seja simples ou complexa. Da pra entender assim?

Aronguejo

Quando falo de habilidade eu costumo estar me referindo à mecânica.

A habilidade do jogador com o champ vem de aplicar e utilizar sua noção e conhecimento de jogo com seu champ, e dominar suas mecânicas no kit.

É isso que eu considero exigir habilidade. Até onde eu conheço de game design, é impossível tu criar algo que não exige nenhuma habilidade do jogador, pois todo o kit exige uma habilidade, seja mais simples ou mais complexa :v
Aronguejo

Bom tópico, apesar de algumas discordâncias, como por exemplo: Ahri, ela jamais e jamais mesmo é uma campeã com dificuldade 8 para jogar! kkkk

Dragão

O autor deve ter colocado essa imagem só pra ilustrar e exemplificar mesmo, não da pra levar ela a sério porque é bem antiga, da pra notar que nem o Yorick tinha tomado rework ainda, muita coisa ficou mais dificil e mais facil desde que foi feita
#VoltaBoards!!!

Sim sim, eu pus por simples ilustração mesmo, não leve ao pé da letra não hauahsu

Até pq é fan made e antiga!

E eu to tentando entender se você se faz de sonso ou se simplesmente se recusa a intender, pois não estou tentando complicar nada, estou só falando que eu eu vejo como um fato no game.
Pela milésima vez nesse fórum, EU NÃO DEFENDO GAREN POR JOGAR COM ELE. Eu literalmente pouco me lixando pro que falam ou pensam dele.

O que eu vou provar aqui é que todo o champ exige alguma habilidade.
Eu não to comparando a mecanica da Riven com a do Garen. Não precisa esfregar na minha cara que ela é 1001X mais complexa e dificil de masterizar que ele. Eu nunca discordei disso e não sei nem por que diabos você tocou nesse assunto pois eu não ligo se champ X é 100 vezes mais dificil que champ Y, dificuldade não é o único ponto do post.

Não to dizendo que Garen é dificil, que Master é dificil, e que precisam de anos pra se aprender a jogar.

A única coisa que to provando aqui,é que por mais simples e fáceis sejam os champions, eles exigem um mínimo de mecanica basica para serem jogados, e pra negar uma coisa tão simples e óbvia, tem que ter um ego muito fragil.

Riven pode exigir mais de 200 games para ser dominada.
Garen pode exigir 10.

Mas o ponto é que, ele VAI exigir algo, pois todo o champ, não só o Garen, tem alguma mecanica para ser aprendida e utilizada, queira você adimitir ou não, pois isso está no design de cada champion.

Não to querendo defender meu champ
Não to querendo dizer que ele é dificil
E nem to botando ele no mesmo pedestal de complexidade que tu coloca a Riven.

Simplesmente estou dizendo no post, que todo o champ precisa de mecanica,seja simples ou complexa. Da pra entender assim?

E quem está falando sobre você defender por que usa? Só comentei que usar Garen ISOLADO não faz sentido porque NÃO EXISTE COMPARAÇÃO, não tem como estabelecer uma escala de dificuldade e dessa forma Garen aparenta exigir habilidade...

O negócio é que, assim como você falou:

>Riven pode exigir mais de 200 games para ser dominada.
>Garen pode exigir 10.

Se Garen exige 20x menos jogos que Riven pra ser usado de forma efetiva, ele é por pura e simples comparação, Brainless.

>M-m-mas eu tenho que apertar botões pra usar Garen!!!

Não importa, a definição de brainless/no skill é um campeão tão simples que a quantidade de habilidade necessária pra ele ser utilizada é baixa, quase nula e não INEXISTENTE.

>M-m-mas então todos os Garens deveriam ter o mesmo Elo!!!

Outra falácia porque os termos são obviamente direcionados ao micro do campeão e uma das grandes diferenças entre um jogador consistente é seu conhecimento geral de jogo, você pode repetir quantas vezes quiser, só que os combos utilizados pelo Garen Diamond e o Garen Gold são OS MESMOS, a parte mecânica do campeão é IDÊNTICA. O Garen gold pode não saber como trocas em geral funcionam, pode não entender controle de wave, pode ter uma movimentação não tão sólida, mas seu combo é IGUAL

Resumindo, ele não exige habilidade porque sua dificuldade é INSIGNIFICANTE comparado a campeões que realmente exigem habilidade mesmo que ele OBVIAMENTE PRECISE APERTAR BOTÕES.

Por exemplo, é válido dizer que respirar exige habilidade sendo que qualquer pessoa normal faz isso automaticamente?

→Thepgfk←

Oloco, tu ficou tão pistola com os cara pedindo nerf no Garen q tu abriu uma bíblia para calar o choro deles.

@Mente Maluca
Ta meio que na cara que não tem pra que eu forçar isso mais do que já estou. Ainda mais contra alguém que se recusa a entender ou ver coisas um tanto obvias.

Menospresar um champion por ser simples, e idolatrar champions de altas mecânicas é uma atitude besta que membros da comunidade estão adotando cada vez mais, e eu estou aqui pra acabar com isso, pode ter certeza.

Por que um champ ser facil é ser brainless? Qual argumento que você usa pra isso? Simplesmente por ser simples ele pode ser jogado de qualquer forma?
Brailess e no-skill é um termo usado pra dizer que NÃO EXIGE APRENDIZADO E DOMINIO SOBRE O KIT. Qualquer um joga de qualquer jeito e vai dar o mesmo. Isso é o que o pessoal afirma ser brainless, e eu tenho mais do que provas concretas que nenhum champion funciona assim.

Eu ESTUDO Design de Jogos, e eu sou um fanático de balanceamento, e conheço o game de League a 4 anos. E eu posso afirmar com a maior certeza do mundo, que é IMPOSSIVEL você criar um champ que não precisa de mecânica.
Por quê?

Pra ti, parece que só combinhos e mecanicas de Kit contam. Mas o fato de um champ precisar de conhecimento pra ser jogado, já o torna em um champ que exige mecânica.

"Ain, mas conhecimento de jogo e game-sense são coisas globais pra tudo"

Sim, mas aplicar esse conhecimento e noção no champ é mecânica, queira adimitir ou não.
A partir do momento que você precisa saber e pensar no que vai fazer e como fazer, por mais limitado e padrão que seja muitas vezes, já é exigir mecânica.
Por mais que Garen tenha o mesmo combo do bronze ao diamante (o que é mentira por sinal, pois as skills dele tendem a ser cada vez mais situacionais e builds variam. Sem contar que um jogador MESTRE de Garen joga de forma MUITO diferente de um Prata, como se fosse outro champion), existe aspectos no kit dele que precisam ser dominados. NÃO É ATOA QUE TODO O CHAMP MUDA DE WIN-RATE CONFORME SE JOGA MAIS PARTIDAS COM ELE.
Isso é a curva para dominar o kit. Se Garen precisa de 20 partidas, ele precisa de algo. Se tu me mostrar UM campeão que possui a mesma win-rate desde o primeiro game, ai eu vou calar a boca e pedir desculpas.

Ninguém, NUNCA em hipótese alguma, vai jogar com um campeão da mesma forma no primeiro game, e no 50º Game. Pois é um processo de aprendizado do champ e dominação do seu kit. Isso é exigir mecânica.

"Ah mais qualquer um joga de Garen"
Já ouvi isso muitas vezes no fórum. E sim, qualquer um joga de Garen.
Ué, qualquer um joga de Riven tbm. Qualquer um joga de zed. Qualquer pessoa pode jogar com qualquer champ.
Jogar bem é outros 500 :v

Falar que ser facil é a mesma coisa que brainless é uma falácia sua.
Brainless é um termo idiota justamente por que não existe um champ que se encaixe nisso.
Ser fácil e simples, é por quê sua MECANICA e EXIGENCIA DE HABILIDADE é baixa, e não por quê não possui, coloque isso na sua cabeça.

"Resumindo, ele não exige habilidade porque sua dificuldade é INSIGNIFICANTE comparado a campeões que realmente exigem habilidade mesmo que ele OBVIAMENTE PRECISE APERTAR BOTÕES."

Você ta me afirmando que sua justificativa pra dizer que Garen não exige mecânica é o fato dele precisar de muito menos habilidade do que um champ complexo??
Cara, me perdoa, mas esse foi o argumento mais ridiculo que já ouvi em muito tempo de fórum. O fato de exigir ou não mecânica vem do própio kit, e não de comparações com champs mais complexos.

@Jax o implacável
Isso não tem nada haver com o Garen. O assunto de "champs sem mecanica" é algo que abordei uma vez a muito tempo atrás, e decidi trazer o assunto aqui novamente, devido ao preconceito e mentiras que acontecem no game.
Aronguejo

Sendo franco, não acredito que num jogo onde há apenas personagens com quatro habilidades (Salvo aqueles que tem mais como Nidalee, Lee sin e outros...) seja realmente dificil masterizar todos; Claro que alguns levam mais treino, mas nada que uma dedicação não faça né? É aquele velho ditado dos tóxicos do lol "Ganhou maestria na persistência".

Me dá qualquer champ aí.
Dragão

E o assunto de "champs sem mecânica" sempre causa discussão. É chato ficar falando "aah, só tem 1 dedo..".

@Jhino
Sim, concordo contigo adsadshuhu

É que o único ponto que to querendo provar aqui é que existe sim champs mais faceis e mais complexos, sem duvidas!!
Mas mesmo sendo faceis e simples, esses champs exigem alguma mecanica, mesmo que facil.

@SeventhYuu
Eu que o diga. Acho que já arranjei tanta treta por isso... adshuadshud

TIL jogador médio é incapaz de realizar ações básicas e precisa complicar isso pra parecer melhor
→Thepgfk←
Dragão

@SeventhYuu
Eu que o diga. Acho que já arranjei tanta treta por isso... adshuadshud

Tretas sempre acontecem nesse mundo "lolzístico". Cada champ tem suas mecânicas e truques, e, nós jogadores podemos até fazer uma coisa engraçada, como por exemplo, usar  e , só que podemos receber pings de "mia" após o processo, hahaa.