cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

"Todo campeão exige habilidade!" - Uma discussão sobre Mecânicas de Jogo e campeões!

"Todo campeão exige habilidade!" - Uma discussão sobre Mecânicas de Jogo e campeões!

Olá! Gemada de novo aqui!

Hoje eu vou querer puxar um assunto que vai ser bem bacana de discutir com vocês, e que já discuti no fórum a muito tempo: Não existe campeões sem-dedo ou sem habilidade!

E para apoiar a discussão, vou usar como base um video feito pelo jogador Dong Huap que comenta essa situação.
Eu legendei o video completo e enviei a contribuição para que ele colocasse no video, então fiquem a vontade para assistir o video com as legendas em portugues que eu coloquei!

• "Every Champion takes skill to play"

Essa é a fala que quero abordar para começar o assunto. 

Sim, todo o campeão exige habilidade para jogar. T O D O S. Sem exceção. 

A diferença está que alguns exigem mais mecanicamente, outros exigem mais em noção de jogo e conhecimento. Uns mais e outros menos, mas enfim, todos precisam de habiliade.

Como ele mesmo disse, existe diferenças como no caso: "Mecanicamente falando, um Kassadin é mais simples e facil do que Azir".

No inicio do video, ele comentou uma situação que pode ser bem frequente para muitas pessoas. Dong costumava jogar de Fizz, e quando ele se saia muito bem, pessoas davam hate nele sobre o champion. 

Isso se deve a uma coisa MUITO frequente no League: "Frustração se sobrepor ao conhecimento de jogo".

O que eu quero dizer é: Pessoas tiltam, e sua raiva faz elas não reconhecerem coisas simples e falar mentiras ou coisas obvias como se fossem algo absurdo, e esquecem do propósito de certos champs.

Ele comentou o exemplo: "Pessoas reclamam que fizz tem muita mobilidade e muito Burst. Mas adivinha, Fizz é um assassino. A maioria dos assassinos Tem mobilidade e muito burst!"

Entendem aonde que quero chegar? É como reclamar que a água é molhada.

A frustração de tomar pau pra um champion faz com que as pessoas percam noção de jogo a ponto de falar e achar coisas normais serem absurdas.

Estamos num ponto do LoL onde pessoas reclamam que:

-Tank é resistente
-Assassino bursta
-Lutador tem mobilidade
-Magos tem muita range

Poxa, é obvio, são caracteristicas da classe, e os champs dessas classes compartilham caracteristicas semelhantes.

Mas não sou hipócrita, eu também reclamo quando estou com raiva, e sei que todos nós fazemos isso.

Mas é importante manter o raciocinio limpo e evitar ideias erradas como essas.

Lembrem-se do seguinte: Champs da mesma classe compartilham pontos fortes semelhantes, mas também compartilham pontos fracos também.

Mas o assunto não é balanceamento, então continemos com o tópico..

• "He has so many possibilities that makes him a very high skill-cap champion"

Skill-Cap/Skill-ceiling. Algo que muitos jogadores não sabem o que é, ou não entendem direito.

Isso significa o potencial maximo que se pode ter com um Champion.

Muitos champions podem ser faceis de usar, mas cabe ao jogador explorar o Kit dele ao maximo e todas as suas possiblidades. WW por exemplo, é um champ simples de jogar e pegar o jeito. Mas ele possui varios pequenos aspectos no kit dele que cabe ao jogador explorar ao máximo. Isso é Skill-Cap.

Ou seja, isso diferencia muitas vezes jogadores casuais e Mains. Master Yi é outro exemplo: É facil e simples de jogar em um todo. Mas se você pega aquele jogador que sab usar as skills na hora certa, e conhece cada detalhe do seu champion, ele fará um estrago. Isso é a prova de que todo o champ exige mecânica e habilidade e que nem todos os jogadores daquele champion são iguais.

E isso vem a um assunto bem interessante:

"If Garen takes no skill to play, we wouldn't have high-elo Garen and Low-Elo Garen..."

Ele abordou o tema em um dos champs mais simples do jogo e disse: "Sim, até Garen precisa de habilidade para jogar". E afirmou que, se não precisasse, não existiria Garen's low elo e High elo.

A maior diferença de um Garen High-elo e Low-Elo é "Conhecimento de jogo e Noção de Jogo".

De acordo com o exemplo dele: "Um Garen high elo pode trocar, farmar, wardar, e fazer tudo isso melhor que um Garen low-elo. Ele sabe os match-ups que perde e os que Ganha. Sabe quanto dano vai dar e com que itens."

Conhecimento de Champ entra no quesito de exigir habilidade.

Saber o que ele faz, como ele faz e o quão bem ele faz algo, é uma habilidade que se domina com cada champion e é importante ter isso em mente ao masterizar um champion.

E antes que digam que toda a parte de ward, trade e farm se aplica a todos os champs, ele complementa dizendo: "Mesmo que você saiba de todas essas coisas, é dificil aplicar em um campeão que você não está familiarizado"

Ou seja, você pode ser o deus do farm com seu main, mas ao mudar pra um champ de classe e mecanica totalmente diferente, você não vai aplicar todo seu conhecimento de farm com a mesma eficiencia. Você não está confortavel com esse champ diferente e pode esquecer coisas bobas como wardar e farmar direto.

E essas coisas são essenciais para todas as roles e lanes.

Mas agora, vou entrar acho que no meu tópico favorito do video: Relevancia.

• "How relevant can I be compared to the enemy laner?"

Relevancia é algo muito importante que se deve pensar no League. Não importa o quão diferente seu champ possa ser, você tem que pensar em como você pode ajudar seu time MAIS DO QUE o seu oponente de lane.

Continuando o exemplo do Garen que foi dado, ele disse: "Então a uncia diferença de Garens bons e ruins é Noção e Conhecimento de jogo? Não." . Ele comparou Garen as 2 classes predomintantes no Top (Vale lembrar que o video é de 2015 e não existia colossos na época): Tanks e Bruisers/Lutadores.

Tanks são resistentes, muito CC e etc..

Lutadores tem otima mobilidade e um bom dano.

Garen... Não se encaixa em nenhum. É muito mais facil para essas 2 classes startar uma luta ou uma TF, do que um colosso como Garen. Tanks tem toneladas e CC e engage, e lutadores possuem muita mobilidade para tocar a back-line.
Garen tem um buff de 30% de Movespeed :v

Bom, Garen é bem resistente, e pode dar uma boa quantidade de dano, mas ele consegue ser TÃO UTIL QUANTO o Top-laner inimigo? isso que você deve sempre se perguntar.

E esse é o assunto que pode ser mais importante na hora de comparar champs limitados e faceis contra champs complexos e completos: RELEVANCIA IN-GAME.

Exemplo: Garen, um champ simples e direto, está contra um Gnar.

O que o Garen pode fazer pelo seu time para ser tão útil quanto um Gnar que pode potencialmente ultar um time inimigo inteiro?

Garens normalmente tem que ter um bom posicionamento para flanquear e tocar a back-line. Têm que campar em bushes para pegar kills ou seria simplesmente caitado.

Um Garen tem que pensar em VARIOS fatores como: Quem pode me caitar?  Quem pode me parar? Quanto dano vou tomar até alcançar a back-line?

Ou seja, para um Garen, que possui um kit simples e facil de se jogar contra, ser tão útil quanto outros toplaners, ele tem que se posicionar e pensar muito no que faz para poder se relevante contra outros tipos de Campeões.

Como um jogador de Garen, vou acrescentar que ele exige tanto planejamento ou senão mais, quanto outros champs mais complexos (Não estou tentando dizer que Garen é dificil ou defender ele de forma alguma por ser meu campeão, estou usando ele de exemplo). Pois os limites do kit dele põe ele em situações em que ele não pode sair.

Exemplo, Um momento onde um engage da errado. Um Jarvan IV por exemplo, poderia simplesmente usar E+Q para sair da zona de perigo caso seus CD's estiverem disponiveis. Um Lee Sin pode colocar uma Ward e apertar W. Garen não possui luxos assim e provavelmente morreria soterrado em CC e dps em situações que outros campeões poderiam fugir ou virar a seu favor.

E isso não se trata só de Garen. Ele foi só um exemplo. Mas personagens como Master e Annie, que são simples se comparados aos outros champs da mesma classe, podem entender o que quero dizer. Ser punido pelas limitações da simplicidade do kit e ter que planejar muito antes de fazer as coisas para não ser punido demais pelos erros que comete, pois essa é uma caracteristicas de champs faceis: São punidos absurdamente por seus erros.

Em suma, não se trata de apenas "Apertar botões" com esses champs. Se você quer ser bom e subir com eles, você tem que botar muito esforço da mesma forma.

Você pode resumir tudo em "apertar botões".

Riven é tão facil, é só apertar os botões.

Zed é tão facil, é só apertar os botões.

Xerath é tão facil, é só apertar os botões.

Então, falar que é só apertar um combo não é justificativa alguma, e muito menos um tipo de argumento para criticar o campeão. Pois jogar League e jogar com um champ, vai MUITO além de combos e botões. E isso deve se ter em mente para todos os campeões do jogo.

Enfim, agradeço quem teve saco de ler até aqui e por todo o apoio que já tive aqui no fórum!

Adoraria conversar e ouvir as opiniões de vocês aqui sobre esse tema, pois se trata de um preconceito gigante dentro do League of legends!

Sugiro novamente que assistam o video por completo, e visitem o canal do DongHuap, pois ele possui MUITOS videos extremamente úteis e interessantes sobre o League!

Obrigado a todos e até a próxima!

55 RESPOSTAS
Dragão

Re: "Todo campeão exige habilidade!" - Uma discussão sobre Mecânicas de Jogo e campeões!

Tópico muito bom, mas quando as pessoas falam sobre, por exemplo, Master Yi ser monodedo, estão falando justamente sobre mecânica, o que temos que fazer qui é justamente separar o que é mecânica e o que é noção de jogo, "aaahhh Master Yi é dificil sim, por isso ele só tem win rate em high elo, porque la eles sabem a hora certa de entrar na TF", meu querido, saber a hora certa de entrar na TF não é mecânica é noção de jogo, Master Yi é um assassino/lutador é obvio que ele não pode entrar na TF de qualquer jeito igual a qualquer assassino/lutador, na verdade até tank precisa saber a hora de entrar na TF ou você nunca viu aquela Leona que ulta numa Morgana de Escudo Negro? Você pode ser extremamente critico pra saber direcionar o Master Yi mas no final, depois de você tomar suas decisões, a mecânica vai continuar sendo extremamente simples.
#VoltaBoards!!!
Arauto

Re: "Todo campeão exige habilidade!" - Uma discussão sobre Mecânicas de Jogo e campeões!

mano, desculpa, n posso ler agr mas queria comentar, ( depois leio e escrevo mais ) com relaçao a habilidade, vc realmente precisa saber jogar n importa o champion, questao de farm, saber ir pra cima e quando voltar, mas isso é algo de todo o champion, porem vc n pode negar que e existem campioons muitos mais faceis, eu por exemplo, odeio garen, pq e facil de jogar, n vejo desafio algum nele, o maxximo de play que vc faz com ele é correr girando e se der certo, deu, se nao, vc corre pra torre e tenta se curar, e muito chato, fora que no late game se vc n tiver feedado vc n da dano, so tanka.

Dragão

Vou destacar essa parte: 

"Master Yi é outro exemplo: É facil e simples de jogar em um todo. Mas se você pega aquele jogador que sab usar as skills na hora certa, e conhece cada detalhe do seu champion, ele fará um estrago. Isso é a prova de que todo o champ exige mecânica e habilidade e que nem todos os jogadores daquele champion são iguais."

É só um Main Yi dizer que ele tem seus "truques", que recebe um hate gigantesco. Ele desvia de skills "chatas" (Yasuo 3ºQ e W, Cho Q, Brand W, Morg Q, Lux Q, Ori R, Taric E, Veigar W e E, R de Ashe, Ez, Draven e Jinx...), tem um reset de AA que dá mais dano, e o pessoal não se liga que ele não deve entrar no começo da luta. 

Mas o povo gosta de julgar o livro pela capa e esse é um bom texto para reflexão.

@EngShady

Primeiro, obrigado pelo elogio!

Enfim, como comentei com outro cara, o ponto não é afirmar que Master é complicado ou coisa do tipo.
Mas sim, retratar que por menor que seja, todo o champ exige alguma mecânica para ser utilizado. Uns mais e outros menos, mas exigem. Ter conhecimento do que seu champ pode ou não fazer, e saber como utiliza-lo própiamente pode ser considerado uma "habilidade" que tem que ter para usar um champion.
Skill/Habilidade é dividida em 2 pontos: Habilidade mecanica e Habilidade de jogo/Conhecimento.

Master, Garen, Annie... Todos esses possuem mecanicas simples e diretas. É um fato e ponto.
E os jogadores compensam os limites deles estudando eles e utilizando ao maximo as habilidades e game-sense possivel para faze-los fortes!

@Hiyota

Mas eu em momento algum afirmei que não existe campeões mais simples e fáceis.
Meu ponto foi abordar que TODO o champ exige alguma mecânica, por mais simples que possa ser, e possui algo para ser dominado e se destacar entre outros jogadores do mesmo personagem!
Dragão

Com certeza. As pessoas não percebem que campeões mecanicamente fáceis ainda tem suas dificuldades. Lulu por exemplo, quase todas as skills são click point. Mas a dificuldade dela tá na escolha do que fazer. Se usar o E pra pokear, perde o shield. O que ajudará mais speed ou polimorfismo? Qual dos inimigos será mais efetivo usar o polimorfismo? Ultimate para melhorar o engage do time ou guardar pra salvar alguém? O único combo que a lulu tem, EQ, não é sempre que se vê sendo bem usado. Outro dia eu estava vendo um challenger jogando de lulu e depois esbarrei numa stream no gold tbm com lulu. Parece outro campeão, a lulu da stream tinha todo seu potencial disperdiçado.

Acredito que campeões "fáceis" precisam de estratégia para serem bem aproveitados.

@Nik1984
Exatamente. Se baseia muito em decisões e escolhas, pois kits mais simples e diretos tendem a serem mais punidos por erros que outros tipos de personagens.

Mas esse ponto sempre vai prevalecer, não existe nenhum champ do game inteiro que não precisa de hablidade alguma para jogar. Tanto mecanicamente quando em questão de conhecimento.
Dragão

Sobre o Master Yi: usar o Q pra engage e para desviar de skills faz toda a diferença.

Vc só morre pro Yi que chega dando Q se vc estiver sem nada (sem spell, sem mana, etc). Mas quando o Yi sabe o que ta fazendo, aí complica. Suponha uma sona. Se ela tentar usar a ult pra pará-lo, Yi desviará com o Q. Se ela não usar, vai morrer em 3 hits. Isso não é só noção de jogo, é mecânica tbm, pq precisa ter muito reflexo pra desviar de algumas skills.
Arauto

eu falei que n li, so expressei minha opniao

@Hiyota
eu sei adsuadhsu
Só que é um tanto estranho você comentar sem ler pois vc aborda coisas que foram já explicadas no texto e pode falar coisas erradas sem saber o que eu realmente escrevi!
Então deixa pra dar uma lida mais tarde, ai tu volta pra conversar certinho sobre o assunto!
Arauto

sem problemas, e que falei mais com base no tema.

Dragão

eu concordo com tudo menos com a annie no numero 3 ela deveria estar abaixo do garen

Adoro seus topicos,penso na msm forma q vc,todos os champs exigem graus de conhecimento,sem exceção,com o Novo aatrox por exemplo,se eu errar um combo decisivo na tf,pode resultar até na morte do meu time

Ponto é que noção de jogo é uma habilidade geral, você está desvirtuando o vídeo do Dong Huap pra tentar validar seu ponto...

Apesar de LoL não ser um jogo tão intensivo mecanicamente existem sim campeões simples e que são mais fáceis de utilizar que outros, fim.
→Thepgfk←

Eu simplesmente falei o que ele falou.
Sem contar que tem o ponto em que ele comenta, que apesar de ser habilidades gerais, o champ influencia.
Você se sentir ou não, confortavel com o champ pode influencias coisas que são globais.

E sinceramente, champs diferentes pedem maneiras de pensar diferentes. Você não se comporta na lane de Nasus do mesmo jeito que um Yasuo se comporta, por exemplo. Então digo que o jeito de se jogar, pode influenciar muito, logo eu gosto de considerar isso uma "habilidade" que precisa ter com o champ.

E por sinal, já não é a primeira pessoa que me fala isso. parece que não lêem o post como se deve .-: .

Eu NUNCA citei que não existe champs mais faceis que outros. Eu até ENFATIZEI isso. Vou repetir: O meu ponto é provar que todo o champ exige mecânica, sendo simples ou não.

"Sim, todo o campeão exige habilidade para jogar. T O D O S. Sem exceção.

A diferença está que alguns exigem mais mecanicamente, outros exigem mais em noção de jogo e conhecimento. Uns mais e outros menos, mas enfim, todos precisam de habiliade.

Como ele mesmo disse, existe diferenças como no caso: "Mecanicamente falando, um Kassadin é mais simples e facil do que Azir"."

Vamo falar do Combo da Elise: Q+E+Smite+W+R(ARANHA)+E+Q+W+R(MULHER)+Q+W+Protobelt

E quase esqueço!! Um ótimo post, nada fora do normal!!

Arauto

Tá mas tem exceções né? Principalmente em "skills-chave de vários campeões"

Exemplos:

Ult do Veigar: Não prescisa acertar nem nada, só apertar , counterplay quase 0 porque nem resistência mágica dá conta maioria das vezes

Q da Sona: Nem mexer o cursor prescisa 0% counterplay

E do Fiddlesticks: Só spammar ,spammar e spammar, e 0% counterplay

W da fiora: Como se não bastasse ela escapar de CCs, ela fica imune a qualquer tipo de dano e ainda lhe devolve com um atordoamento e dano e no late game ela faz isso sem parar, mesmo  com toda a mobilidade que ela tem, ela insiste em spammar o W

Segundo Q da Camille: O fato de ser on target não conta, porque ela é obrigada a chegar perto pra usar , mas dá dano verdadeiro explosivo com base na VIDA MÁXIMA do alvo(Sendo que a única forma de se resistir a dano verdadeiro é fazendo mais vida)

E várias outras...

@iMiraZuke

Eu estou falando de kits e champions em um geral. Não se pode julgar umas skill em especifico fora do Kit.

Exemplo, falar que o Q da sona é só apertar e pronto.
Mas dentro do kit dela, ela tem que administrar a mana ao spammar skills, a passiva que ganha a cada habilidade usada e a aura que oferece pros aliados.

E do fiddle por exemplo. Existe maneiras ruins de usar ele, como por exemplo, usar o E em um alvo isolado, em vez de esperar ele chegar perto de um minion ou Champion pra maximizar o dano.

Enfim, isso se trata de mecanicas de champions em um geral, não de counterplay ou dificuldade de usar uma skill em especial.