cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

"Diga alô para as minhas pedrinhas!" - Um guia para Taric Supp Tank!

"Diga alô para as minhas pedrinhas!" - Um guia para Taric Supp Tank!

Eae! Gemada de Taric aqui!

Depois de marcar muita presença aqui no forúm, e com o bom feedback que tive com meu guia de Garen, por que não apresenta-los ao meu estilo de jogar com Taric também?

Já adiantando que minha build e estilo de jogo são adaptados do velho Taric (pré-rework), então é algo focado para um Tank/Utility de Batalha ao invés de um Supp Full Utility.

• Introduzindo o Champion:

Taric é um suporte Tank/utility que serve como um otimo Anti-AD se buildado e jogado da forma correta.
Com escalas de Armadura e HP, Escudos e Curas, seu peel e seu dano se são fortes com muita armadura, sendo poderosos contra comps AD

Com seu W, ele pode marcar presença em 2 lugares ao mesmo tempo durante as lutas: Stunnando os inimigos na frontline, e salvando a bundinha de seu Ezreal na BackLine. Tornando ele um Suporte extremamente versátil e Útil! (e também muuito estiloso)

ATENÇÃO: Seu look inspirado no modelo Fabio, pode causar a perda de masculinidade, tome cuidado.

Mas sem mais demoras, vamos ao seu F A B U L O S O kit:

1. Passiva - Bravata:

Após conjurar uma Habilidade, os próximos 2 ataques basicos de Taric são fortalecidos e atacam de forma consecutiva, dando 25 - 93 (Baseado no nivel) (+ 15% da armadura bônusde dano magico bônus. E reduzindo o tempo de recarga de suas habilidades em 1 - 0.55 (Baseado em sua Redução de Tempo de Regarga). Os ataques Basicos de Bravado lhe dão 1 stack do seu Q.

Comentario: Em conjunto com seu Q, lhe permite um spam aburdo de Habilidades nas trocas, junto com um alto DPS. Não disperdice esses AA's nunca. Mesmo se não houver inimigos por perto, ataque um minion, pois é sempre bom reduzir o CD de suas Skills.

Não subestime seu dano. Em trocas no early game, um bom spam de skills junto com sua passiva fazem você aplicar um dano absurdo em squishies ou até mesmo nos suportes. NUNCA aperte todas as skills de uma vez sem usar sua passiva antes, a não ser que seja uma situação em que seu aliado esteja MUITO low e precisa urgente de suas skills.

2. Q - Fulgor Estelar

Passiva: Taric guarda 1/2/3/4/5 (conforme o nivel da Habilidade) cargas de Fulgor estelar. Seu Q não pode ser ativado se não houver Cargas.

Ativa: Taric consome todas as Cargas para curar a Si, seu aliado de Bastião, e aliados proximos a ambos em 30 (+ 20% AP) (+ 1% da vida Maxima de Taricpor carga guardada, até um maximo de 150 (+ 100% AP) (+ 5% da vida maxima do Tariccom 5 cargas.

Comentario: Sua fonte de Sustain e obviamente, Spam de habilidades.

Ao contrario das outras Habilidades de Taric, o seu Q sempre estará disponivel para usar quando vc aplicar 2 Golpes com a Bravata, permitindo que abuse de um combo frequente de Q+AA+Q+AA... e assim, aplicar dano constante e dimunuir CONSIDERAVELMENTE o cooldown de suas outras habilidades.

NUNCA permita usar seu Q sem usar os Ataques de Bravata em sequencia, pois seu cooldown irá para 13 segundos, e se vc não possuir outras skills para usar, você será inútil até suas outras Habilidades voltarem.
Por isso, sempre que usa-lo na lane, de pelo menos 1 AA em um minion ou Catapulta, para que ele volte na hora.

3. W - Bastião

Passiva: Taric e o alvo de Bastião, ganham 10 / 12.5 / 15 / 17.5 / 20% da armadura de Taric como Armadura Bônus.

Ativa: Taric dá um escudo a sí e seu aliado de 8 / 9 / 10 / 11 / 12% da vida máxima do ALVO (de quem recebe o escudo) health por 2.5 segundos, e causando todas as habilidades de Taric serem replicadas no seu aliado. Efeitos das habilidades não stackam.

Comentario: Uma das marcas registradas do Taric, que faz com q ele tenha muita presença nas lutas. Permite vc causar impacto em 2 lugares diferentes, e tornar seu aliado mais resistente. Não subestime esse detalhe, pois seu aliado normalmente irá ganhar 60 de armadura no late-game, o que é MUITA coisa.

4. E - Deslumbrar

Ativa: Taric conjura um feixe de luz e após 1 segundo de Delay, stuna inimigos em uma linha por 1.25 segundos e causa 105 / 150 / 195 / 240 / 285 (+ 50% AP) (+ 30% da armadura Bônus)

(Deslumbrar reseta o Ataque Basico de Taric)

Comentario: Um stun muito poderoso para ser sincero. Com sincronia com seu aliado de Bastião, você pode ter uma área de efeito enorme e pergar inimigos desprevinidos. Potencialmente você pode até mesmo stunar os 5 jogadores inimigos juntos se bem posicionado, o que é extremamente poderoso. O dano que escala com Armadura também é otimo, visto que você terá armadura de sobra, o que significa que o dano será bem forte também.

5. R - Resplendor Cósmico

Ativa: Após um delay de 2.5 segundos, uma energia Cósmica concede ivulnerabilidade à Taric, seu aliado de Bastião e e aliados próximos por 2.5 segundos.

Comentario: Uma skill que nem eu domino até hoje. Quantas vezes estou cansado de ver meu aliado morrer aos 2.49 segundos de espera antes da ult cair? É uma ultimate absurdamente forte, mas precisa de um Timing perfeito. Ou será cedo demais e o time inimigo simplesmente dá desengage, ou tarde demais e seu time está morto antes dela cair. Não é algo facil de dominar, e muitas vezes, você VAI errar, é normal.

• Build:

Sendo meu estilo de Jogo focado em ser um tank/off-utility, minha build se resume tem:
    , (core) ,  , ou  e mais um item tank dependendo do tipo de dano que o inimigo mais possui, podendo até ser uma Warmog.

Essa build consiste em ser resistente e ter mana, para maximizar seu potencial de Spamm de skills, dano e peel, e seu potencial de Anti-AD.
Particularmente detesto itens como ou, pois não combinam com o propósito do meu Taric.

Agora, o por que eu considero Manopla um Core?
Acho que Taric abusa muito bem de todos os aspectos dela, incluindo status e a passiva. A mana ajuda a manter trocas mais extendidas sem acabar a mana, a armadura..bem... armadura, sempre bem vinda!

E como Taric spamma muita skill, ele usa a passiva de Slow com frequencia, graças a Bravata, que incentiva o uso de Skills+AA. E o slow se torna uma area enorme devido a quantidade de armadura que você possui, sendo impactante em TF's e combando com o talento de marcar inimigos com CC para aliados curarem!

• Runas:

Focando como sempre, em ser um parrudo com utilidade.

• Estilo de jogo:

Como Taric, você é o guarda-costas pessoal do seu atirador, mas que faz umas escapadinhas ajudando no engage da frontline  e protegendo outros membros de equipe.

Na lane, procure forçar trocas somente ao nivel 3, quando possuir todas as skills, e aguarde que o inimigo abra uma brecha, ou de engage antes.
TARIC NÃO POSSUI ENGAGE.
Você terá que esperar que um inimigo avance demais na lane de bobeira para você acertar um stun, ou que o Supp inimigo dê engage e vc de seu Counter-engage.

Supps como Alistar, Blitzkrank, Nautilus e principalmente Thresh são os match-ups mais faceis. 
Assim que eles forem pra cima deu seu atirador, vc utiliza o bastião e seu Stun, para usar o ADC para stunar o supp inimigo, enquanto você stuna o ADC. 2 coelhos com uma cajadada.
Em seguida, começe o spamm de habilidades, utilizado sua bravata no ADC inimigo. Skill+AA+Skill+AA... e nisso você manterá seu ADC vivo, enquanto o adc inimigo morre só pro seu dano, que pode ser muito alto earlygame.
Mas tomando cuidado com sua Barra de mana que ira se esvaziar facilmente.

Sugestão: Volte base com  um . Mana, Armor e CDR, é um pequeno power spike que vai lhe ajudar no early game, principlamente com o alto consumo de mana do Taric.

Muitas vezes, o melhor jeito de virar as trocas é indo pra cima. Enquanto focam seu ADC, vc foca o ADC deles, usando seu stun para tira-los de seu Atirador, enquanto vc causa dano ao inimigo. Isso pode virar muitas trocas.

Em Team Fights, se posicione de forma que sua Ult pegue o maximo possivel de aliados. Ult quando começar a luta, não muito cedo ou muito tarde.

Ordem de Skills:

Isso vai de jogador para jogador, mas particularmente, uso a seguinte ordem:
1. R
2.Split entre Q/W
3.E

O split funciona assim: Comece com o Stun lvl 1 para evitar engages, e em seguida seu W, para também evitar engages (2 areas de stun) . Lvl 3 pegue sua cura, e lvl 4 coloque um segundo nivel nela.
Você ficará com 2 pontos no Q, 1 no W, e 1 no E.

A partir daí, sugiro splitar entre Q e W, a cada nivel colocando 1 ponto no Q, e em seguida no W, e depois de volta no Q, e assim vai...

Por que?
Pois assim vc não terá um custo excessivo de mana no Q, o que permite maior spam, e seu W lhe dará mais shield e armor, oq ajuda muito nas trocas.

Se tiverem alguma pergunta ou duvida sobrematch-ups, dicas, etc.. pode deixar o comment que eu IREI responder com prazer!
Agradeço ao apoio e boa sorte nas partidas!

EDIT: Quero agradecer a todos pelo imenso feedback positivo, fico feliz que ajudei muitas pessoas aqui a jogarem com o Taric! E também um agradecimantoe oara pessoal do League Of Legends que compartilhou meu Guia no Twitter, me dando uma força e reconhecimento. Vocês são fantasticos!

67 RESPOSTAS

Re: "Diga alô para as minhas pedrinhas!" - Um guia para Taric Supp Tank!

otimo tópico. 

Dragão

Turibulo é forte nele pq, com a passiva, vc sempre tem cura em área no Q. O W tbm estaca turíbulo, apesar de com menor frequência.
Jogo com ele no Twisted Treeline, turíbulo fica broken. Dá pra fazer Gota e spammar o Q. A função dele no 3x3 é um pouco diferente, pois é mais fácil dar engage com ele lá, devido aos campeões do meta. Geralmente sigo a build com juramento e coração congelado OU solari. Sei pq manopla é boa pra ele, faço coração no lugar por causa do atack speed do Carry inimigo. Vou me convencer a fazer manopla qdo não tiver "power"-carry.

Gostei da sua ordem de skills, vou ver se fica bom >< .

@NeroRockShooter
Agradeço, amigo!

@Nik1984
Eu sou um cara mais fã de mana bruta, do que mana Regen, por isso opto por manopla ao invés de turibulo :v

E curto manopla pois encaixa bem no kit dele, fortalencendo os aspectos de peel e defesa com 65 de armor, e seu dano graças a passiva da manopla. Opto por ela pois faz com q o dano do taric seja ainda mais impactante, e também, o slow em area com frequencia graças ao spam de skills se torna algo bem potente.
É meu estilo pessoal, faço manopla desde o antigo taric!

E a ordem de up como eu disse, é pra poder extender mais as trocas sem perder tanta mana com seu Q, e também, abusar um pouco mais dos status do W ^^
Aronguejo

@Gemada de Taric Muito bom!

Há pouco tempo andei jogando de Taric e achei interessante algo que fiz. Na primeira página de runas, coloquei feitiçaria, principalmente para ter o uso de Aery (a cura também dava shield) e de Faixa de Fluxo de Mana (devido ao alto consumo de mana). E o buildei somente com itens de tank (não tinha tanks na equipe em uma das partidas!); um deles, Semblante Espiritual (se algo desse errado pelo menos eu vivia hehehe). E terminou em vitórias!

Mikael é bom nele?

@R A P O S S A
Como eu disse, eu não sou muito de fazer itens full utility nele.
Pode até ficar bom, mas é fora do meu estilo de jogo.
Lenda

Um ótimo guia. Seu tópico está sendo colocado nos atalhos para os melhores Tópicos-Guias.
Caso queira que eu tire só me contatar <3
Abraços

Pode conferir isso clicando aqui!

"Eu estou em todos os lugares. Eu sou todos. Você só sabe do que precisa saber, e só vê o que eu quero que veja." - A Feiticeira Pálida

Aronguejo

Sinceramente com o Taric indo para o meta estou com medo que o nerfem, ele é meu main das rankeds, sou literalmente mono Taric, embora prefira jogar top, eu só jogo ranked de suporte.
Seu guia é excelente, eu faço o mesmo em questão de itens, mas faço em ordem diferente.
1 - Relicário
2 - Tabi ou Mercurio
3 - Juramento
4 - Solari
5 - Manopla
6 - Qualquer item de armor que se encaixe (antes não fazia pois precisava do Face da Montanha + Ward)
E as habilidades minha sequência SEMPRE é essa:
W (uso na base para nao gastar mana) E Q W W R W E E Q R Q Q Q W R E E
Foco o W no começo para me defender e defender o adc de poke, depois foco o E para dar engage/counter engage, depois o q para poder spammar a passiva enquanto curo em trocas ou em objetivos.

>

@LéBlanc
Muito obrigado mano! Que bom que considerou bom o suficiente para isso! Agradeço msm!

@Ulta Taric
Entendo o seu jeito!
Realmente, o consumo de mana do Q é abusrdo, e limita mt as trocas. Mas tbm, acho o Q inutil com somente 1 carga, então, me brigo a upar uns niveis msm, mas compro Mana pra compensar :V
Dragão

É irônico, mas eu odeio ele como Sup..

Ele fica meio escravo no early, não dá pra fazer tantas coisas, e é previsível o engage, sendo fácil de desviar..

Único lugar que eu jogo com ele é no TOP, ele ganha fácilmente de vários MatchUps, por conta da passiva dar MUITO dano no começo do jogo, fora que você consegue facilmente usar ela, já que o seu Q reseta sempre que você usa a passiva, o único porém é que qualquer investida com ele é All in, já que pra lutar, a mana come de um jeito absurdo kkkk

Mas nada que um item que dá mana não resolva, por exemplo a Manopla..

E ás vezes brinco com ele na JG tbm, no começo ele faz a JG peidando muito, mas ele compensa e muito nos ganks, é igual um Shaco da vida, se você não estiver atento, level 2 você pode morrar com um gank dele xD

Joguei uma partida de Taric JG e um Swain no Mid, nossas lutas foram muito delicia kkkk
Swain ia no meio de todo mundo, ultava, eu ultava e ele ficava la no meio paradão dando dano nos 5 lul

Na real que jogo com ele justamente por ele n ser tão escravo.
Vc vira troca muito facil, deivdo ao sustain, peel e dano early. Ele é ruim pra engage msm, por isso n se da engage de taric :v
Aronguejo

olá, adorei o post e creio que será bastante útil para eu começar a jogar com um suporte novo ( eu jogo bastante com suportes de Peel e não muito com sups tanks ), eu acabo levando muito em consideração nos meus picks sobre o que meu adc irá pickar também ( no caso de sinergia com adc's ), e queria saber na sua opinião, quais os melhores adc's para se jogar com Taric? 

===========================================================
''Adagio, Invocador!''

@Söna
Fico feliz que tenha gostado!

Oha, Taric é bem versatil, então ele consegue ir muito bem com uma grande penca de adc's:
Jinx, MF, Twitch e outros Hard-carries sem mobildiade são otimos com ele, pois o peel do Taric permite q eles fiquem free-hit facilmente e ajuda muito eles com as trocas no early-game. Pessoalmente, são os adc's que mais adoro ter comigo!

Outros como Ezreal ( S2 ) , Lucian e carries com dashes podem ajudar muito com engage. É bom combar o stun do Taric com Ezreal e Lucian por exemplo, pois gera engages surpresa e pegam outros desprevinidos, mas é necessario MUITA sincronia.

Acho que pessoalmente, só tem 1 ADC que eu não gosto comigo: Vayne.
Acho que isso pode ser algo mais pessoal, mas não sei, não consigo jogar com Vayne. Parece que ela até tenta se matar de propósito, é muito difcil dar Peel pra ela. :v
Tropa

Tryndamere e Taric na bot lane é bom? ja testo? XD

@Guailer
Você mesmo sabe muito bem não é?
7.5 segundos de ivulnerabilidade é para poucos Duos aí né hdsusaduhdsauh
Tropa

Nossa, e eu me considerava main Taric. Vou colocar todas essas dicas em prática de agora em diante!

(kk eae Miconhoco)

__________________ MAIDEN WAIFU DANE-SE__________________
Lenda

@Jurgmund
Eae Nich haha

"Eu estou em todos os lugares. Eu sou todos. Você só sabe do que precisa saber, e só vê o que eu quero que veja." - A Feiticeira Pálida

Aronguejo

Seu guia me levou pro Gold IV na MD10. Foi a melhor colocação que eu consegui em anos. Muito obrigado <3

Alguém ai tem a build dele pro top?