cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

duvida sobre rotação da jungle e ver se estou no caminho certo.

Aronguejo

duvida sobre rotação da jungle e ver se estou no caminho certo.

Olá forum. Estou feliz porque é muito gratificante ver seu esforço para promover o forum, postar coisas relevantes ser recompensada. Sei o que eu posto não é algo popular, nem muito menos divertido, mas estou feliz com as pessoas que iteragem comigo e fazer perguntas, comentam. Obrigado

Esses dias eu estava pensando, bom primeiro preciso contar que eu sou uma pessoa exigente comigo mesmo e depois de uma serie de jogos que eu achei que eu estava mandando muito mal, parei e fui treinar. E tive uma epifania, eu notei um padrão relativamente alto do caminho da jungle e como é extremamente facil saber onde está o jungle.

eu sou Main suporte, e o que eu tinha na minha cabeça "como eu vou saber quando é para agressivar ou quando é para ficar safe?". Notando replays de challenger e anotando o tempo das coisas, notei isto que vou relatar:

1 minuto é o que leva para sair de um buff para outro.

3 minutos (aredondado, geralmente 2: 45) o jungle faz os buff e o arongueijo.

5 minutos é o que demora para fazer a jungle toda - sem gank- 

- tempo dos spawn ( consegui no lol wiki)

BUFF - Spawna 1:30 e tem 5 min de respawn

monstros da jungle  spawna 1:27 e tem 2:30 de respawn

Arauto spawn 9:50

Barão spawn 20:00

Dragão  2:30 - O wiki diz que o respawn é aleatório, mas eu vi uma rotina de ter 7 min para respawn ( acho que estou errado)

Dragão ancião 35 min.

Arongueijo 2:00

com isso em mente dá para ficar imune a 90% dos gank (eu suponho)

entre 2:45 a 3:15 eu notei um padrão de tempo para o primeiro gank.

notei que o segundo ocorre sempre na lane oposta entre 4:45 a 5:15,

entre 6:45 a 7:30 o jungle está no buff que ele começou.

como tem 1 min para travessar o mapa ( buff a buff)  entre 8 a 9:15 ele está nos segundo buff. ( geralmente aqui os caras fora do challenger fazem o jungle inteira antes, o buff fica parado um bom tempo, porque ele fez o primeiro caminho rapido e o segundo demorado, tem um brecha enorme para roubo).

12:00 ele volta para o primeiro buff que fez ( mas esse padrão é bem nivel alto, diamante em diante os cara tão andando pelo mapa e os buff estão parados)

os jungles sempre tendem a ficar perto onde seus buffs vão nascer, então se vc memorizar que demora 5 min para nascer, da para saber sempre onde o cara está. E sabendo que os outros campos tem 2:30 é só ver, por exemplo:

A bot lane demorou para vir, pode ser que, ele fez bot side (nesse exemplo será lado azul), então entre 2:30 ele vai fazer arongueijo, O top tem que ficar de olho, se até 2:50 o arongueijo  perto não apareceu para vc, mostra que o jungle inimigo está perto da sua lane, porque foi feito pelo inimigo. Baixa a probabilidade do cara deixar o arongueijo sem fazer, mas tem sempre a chance. Não precisa ficar chorando quando levar o gank, só recuar, que o outro jungle perde o tempo dele e o seu ganha mais tempo, se for esperto rouba a outra jungle, se não ja vai limpando a jungle, porque pega vantagem e na primeira troca está mais forte. Outro fator, se o arongueijo que apareceu é na botlane, mostra que seu jungle está mais longe que o inimigo, mais fatores para ficar esperto.

A bot lane tem que fazer uma coisa no começo do jogo, ver se o seu arongueijo não foi feito pelo inimigo, porque mostra que o cara ta perto. O jungle inimigo com essa info que o jungle inimigo ta bot side, pode rotacionar para roubar o outro buff.

A ward trincket dura no level 1,5 minutos, se ao sair do leash (bot lane) ou o top sair e vc jogar ela no rio você vai cobrir o spawn no arongueijo e saber se ele foi feito, porque vc chega na lane, no maximo 2:00, no caso o top chega mais cedo, mas é só cronometrar, e vai estar com a ward até 3:50. perfeitamente evita o primeiro gank. 

e assim sucessivamente,  porque o item de ward começa a funcionar a partir das 10, que é o tempo minimo de conseguir a quest. Sabendo controlar a trinket, o jungle inimigo sempre vai ser frustrado.

Está meio tosco, mas é que eu estou aprendendo isso, e  postei aqui para compartilhar e quem sabe alguem compartilhar o que sabe.

Para treinar e decorar isso na mente eu vejo streamer jungle de diferentes elos, pimp, okina, vejo o Rodil e o Rei Yi para treinar isso. É dificil treinar isso na soloqueue porque tem muita distração, acho melhor observar e quando estiver internalizado eu ir para a soloqueue treinar a prática.

Espero que tenha gostado, larga um GG ae se curtiu. vlw <3 

"A força só se revela quando se é destroçado"
9 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: duvida sobre rotação da jungle e ver se estou no caminho certo.

Gostei cara, aparentemente você estuda bastante o jogo.

Quando eu estava aprendendo a fazer Jg, eu sempre fazia a mesma rotação.
Buff bot side, todos o campos + buff top side e gank Top/Mid.

Até ficar manjado e eu ter que "pensar" para jogar hahahaha.
Acadêmico de Piltover

é legal a sua ideia

mas o problema é que seu time, certamente não tá nem ai, 

pode pingar a vontade, e eles irão ficar full avançado.

Cara eu te digo com total certeza, antes de eu jogar jg (nem pensava na possibilidade de jogar na jg) eu tomava muito gank bobo, MUITO mesmo. Depois q fiquei jogando um bom tempão na jg, hj em dia nem lembro mais qual foi a ultima vez q tomei gank e morri na lane fase no top e mid
Aronguejo

sou apaixonado por engenharia de games, principalmente moba.
Aronguejo

Nossa vc está muito centrado nos números! E números são coisas exatas. Porém a mente humana não funciona de forma EXATA. o jungle talvez não vá seguir totalmente essa rotação... Se o jungle aparecer do outro lado do mapa, vc pode agressivar. enquanto não aparecer vc terá apenas tuas wards para delimitar sua visão,E seu time também ajudar. fora isso é papo furado. Saber aonde o jungle está apenas quando você ver. Pois hipoteses podemos criar a qualquer momento. Porém não é uma verdade absoluta. só usaremos isso em Competitivo... agora uma SOLOQ tanto faz... Se as 5 pessoas que estão na partida usarem Suas pinks estrategicamente poderam sim reduzir a quantidade de ganks! isso é fato. inclusive pinks agressivas sugiro. As vezes a pessoa empurra a lane e fica esperando vir a outra. E olha seu inimigo farma. PO coloca uma pink no bolso e quando vc tiver a oportunidade aumente seu campo de visão isso te defenderá também vc está "ganhando" o jogo. pq vc tá tirando tempo do inimigo. ao invés de ele ter feito um campo e farmado xp tá la tentando de gankar perdendo tempo. E são 75 de gold. 75 de gold elimina vc ter que voltar base. em respaw e dar gold pro inimigo. Teoricamente é tão fácil , mas veja se seu adc tem pink. veja se seu JG compra pink. Dificilmente tem 5 pinks no jogo. E isso pode fazer vc tomar a decisão MAIS "acertiva".Ajuda a lutar na hora correta. Então pinks ganham jogo.
Aronguejo

desculpe, mas não é tanto faz.. A riot controla todo o gameplay, se vc sair do path que eles criaram e o outro jungle perceber o seu erro, você vai voltar para jungle com ela vazia. assiste um replay de coreanos... eu vi varios, O jogo é uma coisa exata, mesmo você sendo humano. A lol é um jogo de punir erros em uma dança lógica, Você está dentro de um mundo lógico, não é a realidade lá, não são os humanos que controlam aquele mundo, é a Riot que controla aquele mundo, você só tem que fazer o que eles querem.

Sobre o ponto da Pink, é releavante, mas adianta nada você por uma pink ver o jungle inimigo top aos 5 min de game sabendo que ele começou bot, e não saber que o que fazer. Um challenger iria invadir e comer a jungle bot do cara. porque está tudo lá vazio. Assiste um replay de profissionais e te convido a me add e me contar o que aconteceu.

Abraços. Só seja mais gentil. Não escrevo aqui porque sou deus da razão, escrevo aqui porque amo compartilhar o pouco que sei.
Aronguejo

A grande maioria dos jngs fazem as coisas por fazer, sem ter 1 motivo final, c tenta dar track pela lógica da jng e os mongol fazem umas coisas retardadas, tipo ir base e voltar pela side que acabou de clenar....

Bom...isso dai é uma noção básica da básica de spawn dos monstros mas eu te falo como fazer a selva.

1- starte sempre no lado da bot lane para não prejudicar seu top laner.
2- a partir da primeira volta base sempre compre pink ward e coloque no dragão a 1, depois no arauto a segunda e nos demais dragões as outras e por fim a ultima no barão.
3- Faça arongueijo após fazer 2 campos iniciais.
Caso o jg inimigo tenha mais life recue e vá para o aronguejo do outro lado.
4- Monitore os dragões e jogo no lado do mapa deles se eles forem importantes.
5- Aos 10 minutos nasce o arauto, mude para o top side e jogue no top gankando e farmando apenas top side.
Caso apareça um dragão infernal mude de lado para bot side mas monitore o arauto com pink ward.
Flw
Dragão

São muitos números para se decorar e não da para prever quem o caçador vai gank com eles, mas tem como prever onde ele está. Eu não decoro números eu apenas entro na selva do caçador adversário e vejo se os campos estão feito, se não tiver é porque ele está base ou do outro lado do mapa. 

Para saber de que lado o caçador começou é só olhar quem chega por ultimo na rota, se ambas as rotas chegarem por ultimo veja quem gastou mana, sempre que os bônus estão prestes a nascer eles ficam com uma ampulheta no mapa.