cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

diferença de sup do plat pro diamante

diferença de sup do plat pro diamante

A 2 anos criei um tópico após sair do bronze de como um suporte prata chegaria ao gold, ano passado criei de como um gold poderia pegar platina, voltei a jogar a 2 meses depois de um inicio de season frustrante  e  peguei platina, e cá estou eu hahaah queria pedir umas dicas e relatos pra vocês sobre a diferença de visão de jogo de um platina e um d5 ( ja que não pra generalizar todas divisões do diamante), se alguém poder dar uma olhadinha no meu perfil e dar umas dicas ai tmj quero tentar subir ainda nessa season

5 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: diferença de sup do plat pro diamante

Fala meu querido!
Dei uma olhada no seu histórico, seu KDA não está muito ruim, e é um pouco difícil analisar apenas pelo histórico mas já upei smurf e lembro bem de como é jogar no platina então posso te dizer algumas coisas sobre os suportes de lá, e compará-los com os do diamante. 
Ao contrário do que você pensa no diamante também tem muitos problemas na bot lane. É suporte que não para de dar roaming, adc que não sabe trocar e farmar ao mesmo tempo, adc que não warda e não olha mapa, suporte que se afoba, etc, etc. Basicamente o problema de todo elo existe também no diamante (principalmente o V). Então vou falar de uma perspectiva dos melhores suportes que já peguei e o que diferenciou eles dos suportes do platina.
Bem, para começo, os suportes do platina são muito passivos. Em contraste um suporte do diamante entende muito bem de troca. Um alistar que sabe a hora de ir para cima, sabe ficar na frente das skills importantes (Q do ezreal, W da kaisa, Hooks são exemplos) sabe usar o W para jogar o cara na parede e depois usar o Q (isso faz com que o tempo de imobilização seja maior e você não usa o combo inteiro direto). Um Thresh que sabe a hora de dar aquele hook mitológico, quando recuar para deixar a lanterna e o momento exato de usar o E. Essas são coisas raras de se ver no platina. Os suportes do diamante impõem muita pressão na lane (porque no começo do jogo o supp da tanto dano quanto ou até mais que o adc). Já vi um bardo no diamante dar 33k de dano e disputar top dano com o mid e o adc em 30 min de game. O cara era um pé no saco completo que não parava de rodar o mapa e tentar pegar kill deep na jungle inimiga. E ele sempre saía fora com o E. Um verdadeiro psicopata da Queue. 
Como suporte você tem que tomar muito cuidado pra não morrer e dar as calls certas na hora certa, é tudo sobre fazer o certo na hora certa, ou você acaba colocando tudo a perder. Saber punir o inimigo e estar lá para punir o inimigo quando ele errar é fundamental. Quando o carry vai farmar e você da aquele atk basico ridiculo de 200 de dano com a passiva, sem ser punido por isso. Você é o maior responsável pelo zoning nos minions, pela pressão da rota e pelo sucesso dela. O problema é que se você errar, for na hora errada ou não perceber como se adaptar ao estilo do seu adc, ele provavelmente vai se matar junto contigo ou no minimo tiltar. Não tenha medo de arriscar na Queue, você tá jogando pra aprender e evoluir então se você acha que se der Flash Q e Ignite você irá pegar uma kill, apenas faça. Aprenda seu dano, aprenda a mastigar kills para o seu adc, faça tudo e ele só vai ter que farmar e clicar nos inimigos. Isso é um suporte que todos chamam de "God". Não é simples, mas é o que os melhores fazem em elos baixos. 
Quando estiver com vantagem tente wardar a jungle inimiga, as acuâminas, o red, dragão e barão são responsabilidade sua (porque você não pode depender do seu time na Solo). Pingue bastante e preste atenção no mapa, as vezes você vê aquele gank ridículo que o top vai tomar e não sabe o que fazer a respeito. Quando tiver informação do caçador inimigo na top side tente forçar trocas na sua rota, as vezes uma mera mudança de postura (entre passivo e agressivo) já vai assustar os inimigos e te garantir punições grátis em cima deles. E não esqueça de pingar para todos, seja o seu carry, jungler, mid ou top. Sua maior vantagem é não precisar farmar, abuse disso olhando sempre para o mapa, wardando bastante e atacando o adcarry inimigo sempre que possível. 
Ficou bem grande mas espero que ajude um pouco ^^!
Sorte man

Dragão

Ontem eu joguei contra uma Lulu G2 (n é plat, mas n ta tão longe). Ela perdeu a rota, por subestimar meu dano (Sona) - acredito que com mais reflexos, poderia ter negado bastante do poke e não devia ter dado bobeira qdo estava com pouca vida. Eu sei bem o dano da Sona: dei flash Q AA e a bot lane inimiga não teve tempo de reação. Suponha que seu inimigo SABE usar o campeão, a não ser que ele mostre o contrário (uma Janna que usa o Q pra poke, não deve ser muito boa de Janna, dá pra aproveitar disso e jogar em cima dos erros).

Qdo vi que ela tava itemizando Solari first item, eu fiquei tipo WTF?! Isso não é um bom primeiro item pra Lulu - que depende de CDR e potencialização do escudo. Solari em suportes utility é situacional: sofrendo contra um Brand, com certeza é viável, mas contra um time full AD, não é nada worth.

Estou contando esta história pq pedistes pra olhar o seu perfil. Sua última partida, bardo de semblante e isso me lembrou o problema de otimização que citei. Como suporte, vc quer fazer itens para o seu time, não para o seu campeão. Semblante aumenta a cura que vc recebe e te dá resistência mágica - ele não ajuda o time em nada. A função do suporte não é tankar, é dar peel para o time. Precisas escolher uma otimização que combine com seu campeão e ajude seu time. Nesta partida, o Malzahar era o maior problema - imagine como um cadinho ou uma redenção ajudariam seu time a escapar da ult dele.

Acredito que quando não conseguimos subir de elo, é pq estamos cometendo erros e identificá-los é crucial. Os meus erros podem ser diferentes dos seus, então é difícil dizer: resolva X e pronto. Eu, particularmente, qdo jogo contra time com um suporte de elo alto tenho dificuldade de dominar a visão (teve um sup q colocou 21 pinks em UMA partida - em sinergia com o jg, isso dá um domínio de mapa difícil de enfrentar). Não tenho esse problema enfrentando D5-, parece que as wards de D2+ são mais bem pensadas. Além disso, eles são rápidos em responder a rotações: joguei uma partida que Adc e sup eram D1, nosso Adc foi pushar lane na hora errada, eles correram barão e rusharam 2 inibidores - foi muito rápido, um erro de rotação e o jogo acabou.
Dragão

Lembrei de uma coisa: controle de wave (é função do suporte também). Qdo cai um ADC platina, a maioria não é mto esperto em relação a quando pushar a wave e ir base. Ajude eles a pushar qdo for necessário e pingue se achar que dá pra pegar mais uma wave ou se é hora de ir base. Isso é essencial, é o que dá snowball pra bot lane.
Aronguejo

Olha, em 4 meses fui do Prata ao Diamante jogando apenas de Suporte, então lembro bem como era no prata, gold e platina, e sinceramente eu acho que faço a mesma coisa desde sempre, auehauheuahe.
Apenas duas coisas mudaram: Visão de jogo e controle de wave, melhora essas duas coisas que o elo vem.

>
Dragão

Não vejo diferença nenhuma, ele continua não fazendo nada e sendo carregado.