cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Zoe foi uma bola fora da Riot? (textão)

Tropa

Zoe foi uma bola fora da Riot? (textão)

Já faz tempo que a Riot tem demonstrado uma melhora significativa no desenvolvimento dos campeões. Mesmo que nem todos sejam parte do meta competitivo, a maioria deles, seus conceitos e gameplays são muito sinérgicos. Sinceramente, não consigo lembrar nenhum campeão dos mais recentes, que não seja muito bem trabalhado em relação ao seu conceito e suas habilidades. Zoe não é exceção. Seu lado brincalhão está muito bem demonstrado em suas habilidades, que trazem o caos para os campos de batalha. E ainda que a equipe tenha feito um excelente trabalho em construir um campeão tão rico de expressões e personalidade, será que era o campeão que League of Legends precisava?

Quem lembra do dano das lanças da Nidalee pré-rework talvez já tenha feito a comparação entre ela e Zoe.

Não é uma comparação 100% justa, já que a Nidalee demonstrava uma discordância entre seu kit e sua jogabilidade, naqueles tempos, seu gameplay consistia em distribuir lanças o mais distante possível e torcer para que uma acertasse. A contabilidade do dano inclusive se dava no momento do hit, então era comum o jogador arremessar a lança e recuar ainda mais do seu adversário. Era um contrassenso ao conceito de caçadora da Nidalee, metade do seu kit se baseava na aproximação de seu alvo para finaliza-lo na forma de felino. Entretanto o poder da lança era tão alto, que a seu gameplay, principalmente no mid (posição comum para a Nidalee naquela época) girava exclusivamente na possibilidade de matar um oponente com 70% da vida com apenas uma lança.
Desde então Nidalee foi refeita para estar mais bem estruturada de acordo com seu conceito e parecia que aquele seu gameplay parecia ter desaparecido. Isso, até o surgimento da pequena Zoe.

Zoe não tem os defeitos conceituais que Nidalee possuía, a esfera de problemas de Zoe é de outra ordem. Não é incomum lermos a expressão: high riskys, high rewards quando estamos lendo sobre o desenvolvimento de personagens. "Quanto maiores os riscos, maiores as recompensas" é uma forma econômica de pensar. Quanto mais audaciosa a jogada, mais benefícios podem ser retirados dela. Uma Katarina pulando corajosamente no meio do time inimigo, está colocando seu pescoço em risco na tentativa de matar até o time inteiro inimigo. Será que esse pensamento foi aplicado na Zoe? Aparentemente não.

Zoe parece não estar relacionada a riscos e sim a tentativas. A questão de Zoe, não é se ela vai conseguir fazer o time inimigo recuar com alguma jogada mirabolante onde se falhar sua penalidade é morte. Um bom uso de seu Q, já é suficiente para assegurar ou destruir um siege. Voltamos a era da Nidalee, onde o antigo HotshotGG proferia: "você erra todas as lanças que não dispara". Esse é o espirito que ronda a Zoe, o do lucky shot, onde um tiro com sorte o suficiente mata um inimigo desavisado. Na verdade, nem tanta sorte, seu "stun" tem cd e artificios suficiente para assegurar que morte espreite qualquer um (ADC) que não tenha os equipamentos necessários para sobreviver um combo de seu E + Q.

A pergunta que me incomoda é: por que a Riot se deu o trabalho de reviver uma mecânica que já havia sido superada? Ver um ADC morrer em um único tiro da Zoe é tão interessante para os jogadores de LoL? A frustração de morrer com apenas um acerto do inimigo é algo que acrescenta a experiencia de jogar LoL?

Sinceramente, gostei muito de como a personagem evoca esse caos durante a partida, mas acho desnecessário um campeão que ressuscite um gameplay que já havia sido colocado de lado. Não acho que a Riot tenha acertado a mão dessa vez, Zoe caminha de forma inconsequente sobre a tênue linha da frustração e da emoção. Ainda que talvez tenha sido uma decisão de design, é importante lembrar que para cada grito de emoção em eliminar um jogador com apenas 1 tiro, existe a frustação exatamente no espectro oposto dessa jogada.
107 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Zoe foi uma bola fora da Riot? (textão)

Excelente texto
Aronguejo

Concordo 100%

Zoe é um burst mage e deve ter dano suficiente pra matar um campeão squishy usando apenas uma rotação de Skills como qualquer Burst mage…

Os maiores problemas do Kit dela são o RNG do W, não ser possível retirar o CC do E antes de chegar no Sleep e talvez a Hitbox do E quando não acerta em ninguém. De resto os números brutos podem ser modificados, tanto em relação ao dano quanto o tempo de recarga…
Arauto

Não acho ela roubada (traduzindo seu textão) ela é um mago de dano explosivo como a Lux que te mata se ela tiver nível 6 e acertar todas as habilidades de dano em você (Q, E e R) tem campeões piores que a Zoe ( Vayne) que te mata só rodando e te dando hit básico, eu até poderia citar Syndra porém a Syndra só da mais dano no seu R no inimigo dependendo de quantas esferas ela colocou no mapa porque assim como a Zoe e Lux ela é maga de dano explosivo, então se tem que certificar que uma das habilidades dela vai dar muito dano que o resto e ela vai depender muito das outras, porém a Zoe ela é o seguinte de todas as Habilidades o Q dela é o único que da dano ( se ela não tiver de Aerie ou o Meteoro) diferente das outras magas e magos de dano explosivo, todas as habilidades dela pode ser counterada se um simples minion aparecer na frente. Sim ela bota a cabeça dela em risco, porque pra ela acertar o inimigo com o Q quando ele for voltar ela precisa se aproxima do inimigo por isso na maioria das vezes se ela não ficar no fundão na TF ela é estourada até pelo suporte tank do time inimigo, então sim ela é uma campeã que tem muita mecânica e é muito equilibrada o E dela felizmente não pode ser counterado quando já acertou, porque seria ridículo você se da o trabalho de acerta o Q ai na hora que ele vai ativar aparece uma Morgana e solta shield dela (que é roubado) e cancelaria o Sleep dela sem o mínimo esforço só por botar mesmo então ainda bem né, porque ai não iria existir main zoe, porque ela seria que nem um campeão de 450 muito fácil de ser counterado.

A luz canta mais alto que qualquer escuridão, basta querer escutar ela com amor e atenção.
Aronguejo

Para mano, óbvio que o Q causa toneladas de dano, mas não é a skill que irá te “burstar”, se ela errar o sono você só toma o Q se quiser… de todo modo, eu gostei bastante da mecânica dela, fazia tempo que eu não ficava animado com um campeão novo, acho que a Riot acertou nela, só mexeria nos CD dela.
Aronguejo

Concordo, ela realmente tem baixos riscos pra tanto dano e realmente ela joga por tentativa e erro…a analogia que vc fez com a Katarina é perfeita.

Ela lembra um pouco nesse sentido o  que é um burst mage que mata em instakill e é extremamente safe, a questão é que como ele é noob friendly vc consegue encontrar formas de chegar nele, counterar… eu ainda não estou vendo fraquezas na Zoe..

Mas…lembremos que os últimos champs que a Riot lançou vieram fracos demais….eu já imaginava que a Zoe viria fora da casinha e depois fossem acertando..acho que provavelmente vão diminuir um pouco o dano e aumentar o custo de suas skills para penalizar mais a quantidade de tentativas que ela tem

Arauto

eita preula, segundo o league of grafics ela esta com 71,7% de ban rate eheuehue, e com 46,9% de win rate

https://www.leagueofgraphs.com/pt/champions/stats/zoe
Aronguejo

É o que eu venho falando sobre o dano base do Q dela, mesmo quando está atrás ela tem uma capacidade de dano enorme, enquanto outros champions da mesma classe quando estão atrás não contam com essa capacidade.
Arauto

Cara… eu sei que vão me xingar horrores,seja pela minha opinião,pelo meu pouco tempo de jogo (3 meses e meio),seja pelo meu elo(estou entre os 13% melhores do país),ou seja por impatia com a minha pessoa….

Whatever. Verdade que seja dita é que : A Zoe,pequena criança de dano muito explosivo,não é desbalanceada.

A Riot foi bem clara: Queremos um mago de busted,que altíssimo dano e que mate todo mundo seja tanker ou seja Carry… Isso se vê no dano real que ela aplica que não é nenhum pouco baixo…

Tá,eu vou ser bem claro aonde eu quero chegar para não fazer outro textão….

A Zoe depende 100% de 1 skill. Tudo o que ela consegue fazer,depende 100% se ela vai ou não acertar a skill proposta.

Que skill é essa? É o adormecer dela. Se ela erra aquilo,você só tem 1 trabalho: Prever aonde o Q dela vai parar.

O que eu quero dizer é : Não adianta cara…. Você tem que ser bom.

Eu sei que segundo as estatísticas 27.88% é Bronze,44.67% é prata e 13,77% é ouro e assim por diante,e que a MAIORIA do jogo é elo baixo (bronze e
prata),sem choro que ouro e platina e diamante 5 é elo baixo,por quê não é,se fosse tão poucos não chegariam lá,mais vamos focar:

A maioria do jogo é ruim.

Simples assim… o choro todo se deve somente a isso. Quase ninguém sabe prever aonde ela vai soltar as skills….

Não adianta falar A ou B ,por quê é assim e pronto. Ela tem muito dano,ok… e dai???

Eu jogo de Vladimir em muitas partidas,e até hoje eu queria ter dificuldades contra ZOE…. eu não consigo sentir NENHUMA dificuldade contra esse campeão.

Sabem por quê? Por quê eu sei o que as skill´s fazem,eu sei o que ela vai fazer,eu sei o que eu preciso entender para ela ser ineficaz… É simples,é lógico,ta ali bem grande : ESTUDE O CHAMP,pronto…. *

Não tem mistério,juro pra vocês,não tem mistério…. Agora,se você pega um cara que é sei la… o Faker,lógico que ele vai prever o que você vai fazer,e você vai morrer e morrer…. Ok… Mais ai é do nível do jogador sabe?

Tudo bem,o W dela é broken ? Sim é muito broken….porém,e ai ? Você vai deixar de jogar por conta disso?

Ela vai ser ajustada,ok vai sim… porém precisa disso tudo? E digo mais,quando ela for ajustada será só no MID/EARLY GAME…. vocês vão ter que aprender a jogar contra ela…

É o mesmo caso do :champion157: :champion164: ….

São bonecos de doente? SÃO SIM! Porém,tem como matar…

Ahhh,mais o jogo sempre fica com 40/50 minutos,eles sempre ficam fortes… EU SEI! Dai sabe oque vocÊ faz?

Pega um champ mais broken que eles velho…. Se alguém pega algo apelão,você pega algo pior ainda:

:champion141: :champion268:

Simples assim…. é desde de jogar com os champs corretos sabe? Mecânica e visão de jogo….

Compra Ward,roda o jogo,faz o jogo rodar… Ajuda o time,saiba quando trocar,o que fazer… Esse tipo de coisa…

É isso,não tem muito o que falar,é ser bom,é jogar bem…

Se você não é bom,ok…. pelo menos Olhe o mini-mapa,isso é 50% pra vitória… Saiba onde ir e o que fazer…

Desculpem,acabei fazendo textão também… enfim. É isso minha opinião sobre a :champion142: e sobre o que eu acho do jogo…

The River´s will run red

Cara, concordo contigo.
Já é o terceiro tópico relacionado a Zoe que vou comentar, e vou falar a mesma coisa como um disco arranhado: Meu trauma dela é com o E.

Eu ja tinha dito uma vez: Eu não me importo de tomar 1500 K de dano na cara, se eu sei que fui eu quem joguei mal. Eu me conformo, my bad a cagada foi minha. Mas zoe? Zoe não é assim.

Eu me sinto preso quando tento jogar contra ela na lane, pois tudo que ela precisa é acertar 1 E, e esse E não é dificil de acertar, pois a hit-box do projetil é gigante para pegar a queima roupa.

O Q dela é totalmente spammavel, com CD baixo e custo de mana baixo tbm. Eu me sinto jogando Touhou quando estou contra ela na lane. Com a diferença que Touhou parece até mais justo, pois vc sempre tem chance de reação.

Sinceramente, quanto a Zoe, tbm adorei a personagem, e o Kit com potencial. mas a frustração de se jogar contra fala mais alto.

É na real, que também é a PRIMEIRA vez que eu me vi sendo Burstado enquanto jogo de tank, nunca esperava que ia tomar mais de 1200 de dano de um champ com o W do meu Garen ativo :v
Aronguejo

ué…mas ele não falou que não existem formas de parar uma Zoe…tudo o que vc disse é certo e não contrapõe o que está de errado nela, que é a quantidade de vezes que ela pode tentar te burstar, o custo pra ela fazer isso e o risco que ela corre ao fazer.

E jogar de Vlad contra ela não é exatamente a invenção da roda, desde que ela lançou ele é um dos poucos counters do burst dela,,

vc está certo..e o cara que escreveu o texto também..quanto a prever movimentos..olhar mapa ..essas coisas..vale pra qqer champ..

Ah, e se no jogo temos os seguintes elos .. bronze – prata – ouro – platina – diamante – master – challenger .. estar entre os 3 últimos elos em 7 no total é sim estar no elo baixo
Aronguejo

Achei muito válido o seu texto. Normalmente sou do grupo que diz que ‘’tudo é questão de se aprender a jogar contra’’. Mas sobre a Zoe, não vai ser assim. Você tem total razão. O Q causa MUITO dano. E até agora eu não entendi qual é a daquela bolha do soninho. Se ela te acertar, mesmo que você saia da zona, você fica stunado por fucking minutos, certo? Isso é muito roubado. Já não aguento mais nem ouvir aquela musiquinha. Além disso, o bicho tem praticamente a passiva da Lux (que eu acho uma passiva forte, mas esse nem é o pior problema), e com o R pode entrar e sair facilmente de confrontos sendo bem difícil de segura-la. Já joguei contra várias Zoe, e notei que mesmo que o oponente se saia melhor que ela durante a fase de rotas a Zoe vai acabar ficando forte e dando hitkill por ai mesmo que tenha perdido uma lane. Acho isso no mínimo idiota.

> A Zoe depende 100% de 1 skill. Tudo o que ela consegue fazer,depende 100% se ela vai ou não acertar a skill proposta.
>
> Que skill é essa? É o adormecer dela. Se ela erra aquilo,você só tem 1 trabalho: Prever aonde o Q dela vai parar.

Pois então cara, o problema é que ela não erra esse E.
O E é extremamente facil de acertar por ter uma hitbox muito grande e a velocidade do projétil é bem rapida.

Ela não é punida por jogar seu E de perto, de longe, pela parede ou seja como for.
Essa skill que torna ela frustrante de se peitar. Pois vc vai tomar ela, vc vai dormir, e vc vai morrer em seguida seja atirador, jg, tank ou o q mais.

Eu ja falei mts vezes em relação a Zoe, que eu n me importo de ser explodido, contanto que eu tivesse chance de reagir, e a cagada tenha sido minha pq joguei errado.
Mas eu não tenho essa chance, pois sempre que ela joga o E, não tem como vc andar direito pro lado, pois a hitbox ainda pega :/

Eu também tava acostumado a achar que tudo do forum era só choro, e não sabia jogar contra e tinha medo de champ novo.

Mas eu notei que esse caso é bem diferente :v
Arauto

Mais você tem chance de reagir….

Esse que é o problema…. vocês erram e não querem ser punidos.

Querem errar e ter 5 minutos para reagir ,matar o adversário e voltar….

Você tem 2 segundos ate ficar dormindo.

2 FUCKING SEGUNDOS.

Se você não consegue pensar em nada nesse tempo,pela fé…

Foi por esse tipo de argumento que nerfaram e mataram a .

Pense nisso : DESVIAR/2 SEGUNDOS….

Quer mais o que???

The River´s will run red

Mas contam, só não fica tão explicito por ser dividido pelo Kit…

Anivia: Q + E = (320 + 80% ap) + (300 + 100% ap)
Syndra Q + W + E = (230 + 0.65) + (230 + .7) + (250 + .6)
Veigar = Q + W = (230 + 0.6) + (300 + 1)
Zoe = E + Q = (220 + .4) + (330 + 1.65)

Não considerei a Ultimate de nenhum campeão, anyway não estou dizendo que Zoe está necessariamente saudável, só apontando que outros Burst Mages tem tanta capacidade quanto ela de causar muito dano, prolly vão aumentar o CD de algumas habilidades, tirar o RNG do W (ou tornar mais friendly) e yadda yadda

PS: O dano máximo do Q é 412.5, mas no geral 100% já é uma grande distância (1950 distância).

Vc entendeu errado. Qual parte do “eu n me importo de ser explodido, contanto que eu tivesse chance de reagir, e a cagada tenha sido minha pq joguei errado.” não entendesse?

Cara, o negocio não é os 2 segundos de delay. É o cast inicial. O counterplay não ta faltando no delay, e sim em não tomar a skill no geral.

Me diz cara, vc tomou o Sleep na lane, oq vc vai fazer? Não são todos os champs q são como LB, Kassadin, Zed… que podem usar um dash e sair da range dela.

É igual a bomba do zillean, cara. Vc tomou já a skill, e sabe q aquilo vai ativar vc querendo ou não.

Não é a primeira vez que vejo essa champ na top, onde em sua maioria são tanks e bruisers

Agora VOCÊ pensa o seguinte: Desviar é dificil demais pois a hitbox e a velocidade da skill são grandes. Vc vai tomar o sleep de um jeito ou de outro, e vc não pode fazer nada quanto a isso, pq são poucos champs que tem tanta mobilidade ao ponto de sair da range dela.

A reação ta baixa demais, pois não importa se tem 2 segundos dps q vc toma a skill, o sleep vai sair de um jeito ou de outro, e vc VAI morrer quando sair.

A propósito, LB ta tomando rework em breve, e qualquer coisa é melhor que aquele negocio sem counterplay que era antes do rework dos magos, isso é um fato.
Tropa

Kra o E da zoe está completamente buffado, esses tempos atras estava de adc com um suport normal, (nem bom, nem ruim um blitz q puxava o NADA e a bot lane dos kras era um bard e uma zoe.. Kra, nao consegui fazer nada no bot de draven, era um 2×1 com bard me pokeando e a zoe só nos stuns, um atras do outro.. impossivel.. Deviam aumentar o tempo de recarda do E dela
Arauto

Entendi seu ponto!

Bom…. Eu nunca reparei no que você,e os outros estão dizendo …. Veja,o ponto de ser “rapido demais para conterar” …. Realmente você tem razão,é muito rápido mesmo…. Mais se fosse devagar,não viraria uma ???

Não sei,não gosto muito de um champ de busted ter tempo pra dar busted…. sei lá,não é errado isso?

E você falou de champ sem mobilidade…

Todas as Zoe que eu enfrentei foi de e … Nenhum dos dois tem mobilidade ora….

E o que eu faria se eu tomasse o sleep? Bom…

Eu esperaria 1.8 segundos,e viraria poça com o … Ela ia perder o Q,e provavelmente o R… Ai quando eu saísse eu usaria ela,apertaria R bem lindo,Seguraria o E em direção dela,estouraria,Apertaria Q,ela ia Flashar ,eu usaria atrás,ela ia usar o R como ultima escapatória,o R estouraria,ela ia da um dano o R ia recuperar o dano,e eu mataria ela quando ela voltasse do R com o Q e sairia com 58% do HP e com a fúria do Q do vlad,pronto pra matar o Jungle que provavelmente é muito bom e que já estaria dando cover,e eu com 72% da vida de novo…

E no caso do : Se eu tomasse o sleep,eu Na cara dela,apertaria Q,E/R/SMITE ,ficaria lá por que o Sleep pegou,ai ela ja estaria morta…. Se não tive-se morta: Ela usaria ,eu correria atrás dela por que teria 40% de vida e ela 8%,ela pensaria que eu sou ruim,e voltaria no R,e eu morria com ela quando o Q dela voltasse dando dano real em mim,e eu mataria ela no Range maximo do meu Q assim que o segundo portal voltasse e ela pudesse tomar o dano. (Mais talvez eu saisse vivo com 4% do HP,ia depender da sorte.

The River´s will run red